Rosmarinho e Manjericão: Uma Dupla Deliciosa, Mas Não no Jardim
Rosmarinho e manjericão formam uma combinação deliciosa em Herbes de Provence, com sabores brilhantes e saborosos que encapsulam o gosto do verão. Mas eles são bons vizinhos no jardim? Não necessariamente. Embora alguns requisitos de cultivo se sobreponham, outros não são os mesmos. Existem companheiros melhores para ambos, seja no jardim ou em um vaso.
Rosmarinho e manjericão podem prosperar na mesma área, mas é sábio espaçá-los para atender às suas diferentes preferências e hábitos de crescimento. Seguindo a ciência do plantio companheiro, cultivar rosmarinho com manjericão não traz vantagens óbvias para nenhum dos dois. Aproveite-os juntos na culinária, mas dê-lhes espaço no jardim para atender às necessidades de ambos.
Ambas as ervas também precisam de solos bem drenados para florescer. Um bom fluxo de ar ajuda a prevenir problemas fúngicos que surgem do excesso de plantas. O manjericão é suscetível ao míldio, o rosmarinho ao oídio, e ambos ao botrytis (mofo cinzento) em condições úmidas e abafadas. A podridão radicular ocorre em solos encharcados e saturados.
As Principais Diferenças Culturais
O manjericão precisa de mais água do que a maioria, mas não gosta de ficar encharcado.
A principal diferença nas condições de cultivo entre manjericão e rosmarinho está relacionada à água e à umidade do solo. O manjericão precisa de água regular durante a estação de crescimento para manter o solo uniformemente úmido. O rosmarinho prefere situações secas e necessita de pouca, se alguma, irrigação suplementar.
O rosmarinho é tolerante à seca e acostumado a verões quentes e áridos e invernos frios e úmidos. O manjericão, provavelmente nativo do Sudeste Asiático e da África subtropical, precisa de mais água para seu crescimento anual.
Outra diferença nos requisitos de cultivo é a fertilidade do solo. Nenhum dos dois é exigente, mas o manjericão se beneficia de solos ricos em matéria orgânica. Um reforço de fertilizante no plantio e novamente cerca de dois meses depois ajuda a sustentar o crescimento durante o verão. O rosmarinho, no entanto, tolera texturas mais pobres e arenosas. Embora tolere composto e alguma riqueza orgânica, não se beneficia de fertilizante suplementar.
Forma e Hábito
Cada um precisa de seu próprio espaço, caso contrário, será empurrado pelos vizinhos.
Fora da zona 10, o Ocimum basilicum (manjericão) cresce como anual. Também cresce em ambientes internos durante todo o ano ou para passar o inverno, mas eventualmente enfraquece. Começar do zero na primavera traz novo crescimento tenro. A Salvia rosmarinus (rosmarinho) é perene nas zonas 8-11. Variedades mais resistentes (‘Arp’ e ‘Madelene Hill’) são resistentes ao frio até a zona 6 com proteção. O rosmarinho é desafiador para crescer em ambientes internos sem problemas de pragas como ácaros.
O rosmarinho, seja uma variedade ereta ou rasteira, pode formar um pequeno arbusto. Caules rígidos e lenhosos e raízes extensas ocupam mais espaço na maturidade do que o manjericão. O manjericão tem folhas densas e arbustivas, mas geralmente permanece mais baixo e menor que o rosmarinho. A planta anual cresce rapidamente em uma única estação.
Em proximidade, é possível que o rosmarinho possa sufocar o manjericão. Pode sombrear a forma menor e competir por recursos como luz solar, umidade e nutrientes.
No Solo
Mantenha um pequeno espaço para suas diferentes necessidades de solo.
Para cultivar a dupla na mesma horta, deixe um pequeno espaço entre eles para alcançar condições ideais de solo. Plante rosmarinho e manjericão duas ou três fileiras separadas para distinguir os requisitos de cultivo.
Irrigue o manjericão e culturas semelhantes, mas pule o rosmarinho. O mesmo vale para o fertilizante; não há necessidade de usar os recursos na nativa mediterrânea de fácil manutenção.
Em Canteiros Elevados e Vasos
Amigos tolerantes à seca fazem ótimos companheiros em vasos maiores.
Cultive o rosmarinho em seu próprio vaso ou combine-o com outras ervas tolerantes à seca e amantes do sol como lavanda e tomilho. Garanta um recipiente grande o suficiente para acomodar o crescimento maduro ou para um plantio combinado. Você também precisará regar com menos frequência com vasos maiores e as seleções tolerantes à seca (mas não permita que os solos sequem completamente).
O manjericão combina com outras seleções que precisam de água mais frequentemente do que o rosmarinho, incluindo flores comestíveis como a calêndula. Tanto o rosmarinho quanto o manjericão fazem a ponte entre a paisagem ornamental e comestível e são adições únicas a bordas e vasos decorativos.
Em canteiros elevados, coloque o rosmarinho em uma extremidade ou em uma área que possa ser separada da irrigação e do fertilizante. A extremidade norte do canteiro evita que ele sombreie culturas de crescimento mais baixo. Na extremidade sul, pode proteger seleções menores de queimaduras solares.
Plantio Companheiro
Certas combinações tornam o solo mais feliz e as colheitas mais saborosas.
O plantio companheiro é o arranjo de plantas em proximidade para beneficiar uma ou ambas. É uma medida eficiente em termos de espaço e reduz danos de pragas ao se associar a repelentes naturais. Certas substâncias e óleos essenciais têm qualidades repelentes para afastar pragas de outras plantas. Eles ajudam a afastar pragas através do cheiro, mascaramento ou atraindo predadores benéficos para a área.
Outras técnicas de plantio companheiro incluem variação de estações de crescimento e tempos de colheita. Com crescimento sobreposto, uma cultura pode produzir e desaparecer assim que a outra começa a se desenvolver. Rabanetes e cenouras são ótimos companheiros, pois os rabanetes de rápido desenvolvimento estão prontos para serem colhidos enquanto as cenouras continuam a se desenvolver. Sua colheita areja o solo para os vegetais de raiz em desenvolvimento.
Outras combinações fornecem sombra refrescante para espécimes menores. Tomates altos protegem uma colheita tardia de alface do calor crescente, por exemplo. Aqueles com diferentes estruturas de raiz beneficiam a saúde do solo sem competição. Combinar diferentes necessidades minerais também reduz a competição por nutrientes. Feijões e berinjelas, por exemplo, extraem diferentes nutrientes e crescem harmoniosamente.
Bons parceiros podem até melhorar o sabor. Com suas substâncias naturais nas raízes, folhas e caules, eles podem aprimorar suas culturas emparelhadas.
O Que Plantar em Vez Disso
Rosmarinho e manjericão são bons companheiros para outras culturas. Com sua folhagem aromática e óleos essenciais, eles ajudam a repelir pragas. Seus óleos também afastam mosquitos; use-os em áreas de estar para aproveitar sua aromaterapia enquanto diminui os insetos picadores.
Companheiros do Rosmarinho
Uma combinação inteligente que mantém as pragas longe da colheita suculenta.
O rosmarinho é ideal com outras ervas mediterrâneas como sálvia, lavanda e tomilho, que toleram condições secas e pleno sol.
Outros companheiros incluem:
- Brócolis
- Repolho
- Cenouras
- Cravos-de-defunto
- Cebolas
- Morangos
O rosmarinho é um excelente companheiro para morangos, conhecido por realçar seu sabor doce. A erva de folhas em forma de agulha pode ajudar a afastar lesmas dos frutos. Com o hábito de crescimento baixo e espalhado dos morangos, não há competição no crescimento superior ou no espaço das raízes.
Com as cenouras, o rosmarinho ajuda a afastar as moscas da ferrugem da cenoura. Como as cenouras dependem de mais água do que o rosmarinho, plante-as próximas em um local menos irrigado ou em um vaso.
Para Brassicas como repolho e brócolis, o rosmarinho atua como uma fragrância de mascaramento. As folhas verdes atraem mariposas de repolho e outras lagartas. O aroma forte do rosmarinho mascara o cheiro das Brassicas para confundir as larvas.
Companheiros do Manjericão
É um ajudante natural que pode até impulsionar o crescimento das plantas vizinhas.
O manjericão pode ser uma planta indicadora que sinaliza problemas nas condições culturais. Com sua suscetibilidade a murcha, míldios e botrytis, pode mostrar sinais antes de outras seleções. Fique de olho no manjericão como um alerta para a saúde do canteiro ou do vaso.
Emparelhe o manjericão com culturas que apreciam o mesmo nível de umidade e exposição ao sol.
Parceiros incluem:
- Aspargos
- Camomila
- Cebolinha
- Alho
- Alface
- Orégano
- Salsa
- Tomates
Manjericão e tomates são uma combinação clássica, não apenas em saladas Caprese e massas, mas no jardim. O manjericão pode até promover o crescimento do tomate. Emparelhe a dupla com cravos-de-defunto africanos, e você provavelmente verá uma redução nos tripes.