Por que as folhas dos meus narcisos estão ficando marrons e amarelas?

O que esperar nesse post

Não entre em pânico! O amarelamento e o escurecimento das folhas dos narcisos são uma resposta normal às mudanças de estação. Essas plantas crescem a partir de bulbos que armazenam energia, umidade e nutrientes para os caules, folhas, flores e sementes. Elas são efêmeras, brotando na primavera e morrendo no final da estação.

À medida que morrem, elas retiram energia de sua folhagem de volta para seus bulbos. A cor muda de verde brilhante para amarelo e, em seguida, para marrom. Isso é completamente normal e acontecerá sem falha todos os anos. Às vezes, a folhagem marrom ou amarela pode aparecer antes das flores ou no início da primavera, sinalizando um problema mais profundo.

Replantar bulbos com dificuldades em solo rico e úmido ajudará na maioria dos casos, embora algumas pragas e doenças possam atacar plantas fracas. Fornecer o melhor cuidado para suas plantas ajudará a mantê-las saudáveis e a resistir a pressões externas.

Se elas sucumbirem a pragas ou patógenos, algumas opções de prevenção e tratamento estão disponíveis para remover essas pressões incômodas. Primeiro, vamos descobrir por que as folhas dos narcisos estão ficando amarelas ou marrons antes de aplicar qualquer tratamento.

Resposta Curta

As folhas dos narcisos ficam marrons e amarelas em resposta às mudanças de estação. Elas começam a amarelar de seis a oito semanas após as flores desabrocharem, e as plantas estão totalmente dormentes no final do verão e início do outono.

Um problema mais significativo pode estar presente se a folhagem amarela ou marrom aparecer antes das flores ou do período de dormência. Observar de perto os bulbos, caules e folhas ajudará a diagnosticar o problema e fornecer uma solução viável.

Resposta Longa

Várias pragas, doenças ou condições culturais inadequadas podem levar ao amarelamento e escurecimento prematuro das folhas dos narcisos. É importante diagnosticar o problema primeiro antes de tratá-lo, pois tratamentos desnecessários podem piorar a condição.

Qual é a Estação?

Folhas desbotadas no verão são normais, mas o amarelamento na primavera não é.

Folhas de cores estranhas não são um problema se for outono, inverno ou final do verão. É normal ver folhagem murcha enquanto as plantas estão dormentes. Folhas amarelas no final do inverno ou início da primavera são problemáticas, pois indicam uma possível infecção fúngica, uma praga subterrânea ou condições de cultivo inadequadas.

Para fornecer a melhor defesa contra folhagem de cor estranha, dê aos seus narcisos solo rico e bem drenado, livre de água estagnada. Proporcione sol pleno ou sombra parcial, com pelo menos três horas de luz solar direta diária.

Narcisos funcionam excepcionalmente bem sob árvores decíduas; eles brotam folhas e flores antes que a maioria das árvores abra seus botões. O solo é bem iluminado e quente na primavera e sombreado no verão, proporcionando um lar ideal para as plantas dormentes.

Plantas em Vasos Podem Lutar

Mover plantas em vasos permite que você aproveite as flores em qualquer lugar.

Narcisos podem definitivamente crescer em vasos! Exemplares em vasos requerem fertilizante e proteção contra condições climáticas extremas. Plantas no solo são resistentes e duras, proporcionando flores confiáveis por décadas. Elas se multiplicam no subsolo e por meio de sementes, criando grandes manchas ao longo do tempo.

Embora as plantas no solo sejam mais resistentes, os exemplares em vasos permitem que você os mova conforme necessário ao longo do ano. Uma vez que entrem em dormência, você pode armazenar os vasos em uma garagem ou galpão até que as plantas emerjam e floresçam na próxima primavera.

Para manter suas plantas felizes, forneça-lhes um recipiente profundo o suficiente para suas raízes. Use um vaso padrão de dois galões ou um recipiente com pelo menos um pé de profundidade e largura. Fertilize-as quando emergirem com um fertilizante orgânico bem equilibrado. Quando os botões das flores brotarem, aplique um fertilizante baixo em nitrogênio e alto em fósforo e potássio para promover flores grandes e resistentes.

Moscas do Bulbo de Narciso

Se as folhas murcharem rapidamente, larvas escondidas podem ser as culpadas.

Moscas podem infectar seus narcisos! Esses insetos incômodos atacam variedades em todo os EUA, em jardins domésticos, paisagens comerciais e plantações selvagens. Moscas do bulbo de narciso se assemelham a abelhas; elas têm corpos peludos com tons de marrom, preto e amarelo.

Bulbos infestados crescem folhas semelhantes a grama que murcham rapidamente sem que apareçam flores. Moscas adultas emergem após um ano de pupação no subsolo nos bulbos. As moscas acasalam e depositam ovos nos caules dos narcisos. Os ovos eclodem em larvas que penetram no interior do bulbo, comendo todo o seu conteúdo. Se você desenterrar as plantas e encontrar larvas gordas e brancas dentro, você tem uma infestação de moscas do bulbo de narciso.

Banhos de água quente matam as larvas e previnem infestações no ano seguinte. Submerja as plantas em água não mais quente que 43-44°C por 40 minutos para matá-las. Quando as folhas naturalmente ficarem amarelas no final da primavera, remova-as rapidamente antes que as moscas adultas possam depositar ovos nelas. Perturbar um pouco o solo para cobrir os buracos onde as folhas emergiram pode impedir que as moscas as encontrem.

Podridão Basal

Morte precoce e bulbos marrons podem significar uma infecção oculta.

A podridão basal é uma condição fúngica causada por verões quentes e solo úmido. Uma vez presente, é extremamente difícil de erradicar. Seus esporos permanecem no solo por dez anos ou mais, e eles fazem com que os bulbos fiquem moles e marrons no subsolo. A podridão se espalha em condições de armazenamento e no campo, levando a baixo desempenho no jardim doméstico.

Você saberá que a podridão basal está presente se a folhagem crescer e morrer prematuramente antes que os botões das flores desabrochem. Desenterrar os narcisos revelará exemplares marrons e moles com raízes morrendo. Comece o controle cultural desenterrando e armazenando-os após entrarem em dormência. Descarte qualquer um infectado e inspecione o lote durante o inverno para garantir que não apareça mais podridão.

Considere cultivar novas variedades em um novo local longe do local original. O fungo Fusarium pode persistir no solo por muitos anos e causar novas infecções. Plantar narcisos em recipientes com solo para vasos ou composto é outra maneira de protegê-los do patógeno fúngico.

Podridão do Pescoço

Bulbos moles e morte precoce são sinais de problemas.

A podridão do pescoço é semelhante à podridão basal, exceto que começa no pescoço da planta em vez da placa basal, a porção mais baixa onde novas raízes brotam. Exemplares infectados mostrarão folhagem descolorida e flácida que morre prematuramente na estação de crescimento. Desenterre a planta, e você provavelmente encontrará um bulbo mole abaixo do caule morto.

O controle cultural é semelhante à podridão basal. Desenterre os narcisos com uma pá de mão e armazene-os, destruindo qualquer um com sinais de infecção. Cultive-os em um novo local ou recipientes com composto. Praticar cultivo cuidadoso evitará que infestações futuras ocorram.

Mofo Cinzento

Descarte o crescimento infectado longe do seu jardim para segurança.

O mofo cinzento é um problema comum de narcisos no Reino Unido, embora esteja presente em cultivares importadas e em algumas paisagens dos EUA. É causado pelo fungo Botrytis narcissicola. Infestações levam a folhagem enrolada e marrom com margens amarelas. Pegue-a, e você encontrará esporos de mofo cinzento na base.

A prevenção é fundamental, pois esse fungo passa o inverno no bulbo e espalha esporos na primavera seguinte. Remova qualquer crescimento infectado dos seus narcisos no início da primavera e descarte-o longe do jardim. Plante novas cultivares longe do local infectado, colocando as plantas em quarentena até que a doença desapareça.

Fungicidas orgânicos como bicarbonato de potássio ou aplicações de cobre podem funcionar para reduzir a presença da doença durante a estação de crescimento. Siga as instruções dos produtos para dosagens e métodos de aplicação adequados.

Queima das Folhas

Infecções fúngicas podem afetar botões de flores e folhas.

A queima das folhas é outra condição fúngica. É causada por um fungo Stagonospora que faz com que os narcisos brotam pontas de folhas bronzeadas com margens amarelas. Quando os botões das flores se abrem, as pétalas podem ter manchas que arruinam seu espetáculo de primavera.

Trate a queima das folhas com um banho de água quente, como com as moscas do bulbo de narciso. Use as mesmas instruções acima, colocando os exemplares em água morna por 40 minutos. Isso deve reduzir a presença da doença e impedir que ela se espalhe para plantações próximas. Após o tratamento, transplante-os em recipientes com solo fresco para ver se a queima das folhas persiste.

Vírus

Plantas infectadas podem melhorar à medida que o clima esquenta.

Vírus são frequentemente espalhados por criaturas como pulgões, nematoides e millepedes. Quando mordem qualquer parte do narciso, espalham o vírus para a planta hospedeira. Narcisos podem receber infecções virais de patógenos como vírus da faixa amarela, vírus do mosaico do pepino, vírus da faixa branca e vírus do mosaico do tabaco.

O mais prevalente é o vírus da faixa amarela. Ele causa faixas amarelas na folhagem em crescimento que aumentam à medida que as folhas se alongam. As flores também podem ter faixas de cores claras ou escuras. Embora desagradável, muitas vezes desaparece à medida que o clima esquenta e as plantas continuam a crescer. Com o tempo, o canteiro pode enfraquecer à medida que os vírus prejudicam os narcisos.

Vírus são impossíveis de controlar; é melhor destruir exemplares infectados e tratar o solo para os vetores que espalham as doenças, como pulgões e nematoides. Embora seja uma medida drástica, isso pode ajudar a prevenir infecções e infestações futuras.

Continue sua leitura aqui