Jardinagem para Idosos: Envelhecendo com Graça

No momento, você está visualizando Jardinagem para Idosos: Envelhecendo com Graça

Conforme você envelhece, pode sentir-se inclinado a abandonar seu amado passatempo de jardinagem, à medida que a atividade física se torna mais difícil. A jardinagem para idosos pode parecer um grande esforço. Mas não desista!

Com a ajuda de algumas ferramentas e dicas muito úteis, você pode continuar a jardinar bem na sua terceira idade. Enquanto a jardinagem pode abastecer sua cozinha com deliciosos vegetais e frutas, no caso dos idosos, os benefícios adicionais da jardinagem tornam-se ainda mais importantes.

Ouça este post no Podcast Dr. Jardim

Assine o Podcast Dr. Jardim no iTunes ou Spotify

Benefícios da Jardinagem para Idosos

Em primeiro lugar, a jardinagem é uma excelente forma de exercício que te mantém em movimento.

Estudos mostram que até mesmo pequenos níveis de atividade física em idosos podem prolongar significativamente a vida, além de melhorar a qualidade de vida geral. O que poderia ser melhor para fazer isso do que uma atividade que você já ama, como a jardinagem?

Os benefícios positivos associados à jardinagem para idosos não se limitam apenas a viver uma vida mais longa e satisfatória. Além dos benefícios óbvios de ser divertida e financeiramente inteligente, a jardinagem para idosos traz recompensas de várias maneiras diferentes.

Benefícios para o Corpo

Mexer-se no jardim é uma excelente forma de fisioterapia e exercício. Cada movimento que você faz enquanto jardina aumenta a força, flexibilidade, resistência e capacidade aeróbica. E é de baixo impacto, também.

Estar ao sol ajuda seu corpo a produzir mais vitamina D. A vitamina D é absolutamente vital para a saúde óssea e do sistema imunológico. Só não se esqueça de usar protetor solar!

Isso pode reduzir a chance de desenvolver osteoporose. O exercício regular pode fortalecer seus ossos e seu sistema muscular. A maior ingestão de vitamina D que você obterá do sol é um benefício adicional.

Além disso, a jardinagem reduz a chance de ataque cardíaco ou derrame. De fato, entre o grupo de idade 60+, foi demonstrado que reduz o risco de ataques cardíacos ou derrames em até 30%, conforme estudo publicado pelo British Journal of Sports Medicine.

A força das mãos e a força de pinça são melhoradas, também. Pessoas que jardineiam rotineiramente encontram suas mãos mais ágeis na velhice do que aquelas que não jardineiam. Este estudo, realizado na Kansas State University, também afirmou que a jardinagem pode aumentar a autoestima dos jardineiros mais velhos.

Benefícios para a Mente

A jardinagem é um aliviador de estresse. Um estudo realizado na Holanda descobriu que, quando comparada a outras formas de relaxamento, como a leitura, a jardinagem era excepcionalmente boa para aliviar o estresse.

Níveis mais altos de serotonina foram relatados com a jardinagem regular, juntamente com uma diminuição da depressão e ansiedade. O solo está cheio de diferentes bactérias, e uma delas, Mycobacterium vaccae, pode agir como um antidepressivo natural.

Um estudo realizado em Londres com pacientes com câncer mostrou que aqueles que receberam essa bactéria do solo junto com seu tratamento tiveram melhor qualidade de vida durante a quimioterapia. Eles estavam mais felizes, mais relaxados e tinham melhor função cognitiva do que aqueles que não receberam o aditivo bacteriano.

Pacientes com demência também se beneficiam. A terapia hortícola ajuda os pacientes a aprender novas habilidades e recuperar habilidades perdidas. Também ajuda a melhorar a memória, aumentar a capacidade de atenção, reduzir a frustração e a raiva, reafirmar um senso de responsabilidade e melhorar a interação social.

Este estudo lista muitos outros benefícios colaterais para pessoas que sofrem de demência ou Alzheimer, que são igualmente fascinantes.

E se tudo isso não fosse suficiente, é gratificante. Não só você tem o prazer de colher seus próprios produtos, mas também sente uma satisfação ao ver as plantas se desenvolverem e crescerem.

É significativo o suficiente, de fato, que a NASA incentiva a equipe na estação espacial a cultivar plantas. Eles descobrem que isso reduz a solidão, diminui a sensação de isolamento e reduz o estresse.

Estar ciente de todos os efeitos positivos da jardinagem só fornece mais motivação para o hobby que você já conhece e ama. Mas, como um jardineiro sênior, conhecer as dicas e ferramentas certas pode fazer toda a diferença quando se trata de aproveitar ao máximo seu jardim e sua saúde.

Dicas de Jardinagem para Idosos

Você pode não ter a mesma força e flexibilidade de antes, mas isso não significa que você tenha que parar de jardinar. Usar as seguintes dicas garantirá que você e seu jardim permaneçam vivos por muitos anos.

  • Use uma treliça ou jardim vertical para evitar a necessidade de se curvar ou agachar
  • Construa canteiros elevados altos que permitam que você se sente ao lado enquanto jardina
  • Sente-se em um banquinho em vez de se ajoelhar ou agachar para fazer trabalhos ao nível do solo
  • Ferramentas com cabos mais longos podem diminuir a necessidade de se curvar e fornecer maior alavancagem
  • Evite os horários mais quentes do dia, jardine cedo pela manhã ou pouco antes do anoitecer
  • Beba bastante água para se manter hidratado
  • Use roupas leves e de mangas compridas para se proteger contra arranhões e cortes que podem demorar a cicatrizar
  • Considere hidroponia ou outras soluções internas para jardinar confortavelmente dentro de casa
  • Use fita colorida ou tinta para iluminar os cabos das ferramentas e torná-los mais fáceis de localizar
  • Use protetor solar para se proteger contra danos à pele
  • Alterne entre tarefas de jardim mais fáceis e mais rigorosas para dar a si mesmo períodos de trabalho mais leve

Além das dicas acima, também é recomendado escolher plantas que possam tolerar ser deixadas por conta própria. Se você precisar pular um dia ou outro, não quer comprometer a saúde e o sucesso do seu jardim.

Mas você não deve parar por aí. Incluindo apenas algumas peças de equipamento especializado, você pode tornar as coisas mais agradáveis e confortáveis!

Escolhendo os itens certos para jardinar, você pode aumentar não apenas o tempo gasto no jardim, mas também seu prazer pessoal. E você pode aumentar a produção do jardim também!

Jardinagem Vertical

Muitos vegetais, como pepinos, melões e feijões, conseguem crescer muito bem em uma treliça. Além disso, manter e patrulhar suas colheitas para pragas é muito mais fácil e pode ser feito em pé.

Quando chegar a hora da colheita, você pode cortar diretamente da treliça e colocar em uma cesta sem se curvar. Isso poupa suas costas enquanto você abastece sua despensa.

Além disso, a jardinagem vertical pode ser feita quase em qualquer lugar que você tenha uma parede ou cerca ensolarada, com o uso de plantadores de cerca. Lembre-se de que qualquer estrutura que você escolher precisará ser robusta o suficiente para suportar não apenas o peso da planta ao começar, mas também quando estiver totalmente crescida.

Uma escolha fácil e popular é o uso de um plantador vertical em camadas, como este plantador Mr. Stacky. Você pode colocá-lo em um banco ou outra estrutura externa. Isso também pode realmente ajudar a animar um espaço de convivência ao ar livre que pode estar precisando de atenção.

Outra opção é levar seu espaço vertical para dentro de casa. Um jardim de parede viva, como este kit inicial Vertibloom, permite que você transforme qualquer parede com luz solar direta em um jardim cheio de frutas e vegetais.

Imagine poder colher seus tomates a apenas um metro de onde você os cozinha. Isso sim é jardinar com estilo!

Jardins Mais Altos para Conforto

Canteiros elevados permitem que você plante a partir de um nível elevado sem colocar suas costas e ombros em uma posição comprometida. Para tarefas extenuantes como capinar e colher, isso pode fazer toda a diferença do mundo.

Construir o seu próprio de madeira é uma opção barata e durável. Planeje onde os canteiros terão acesso direto à luz solar por pelo menos a maior parte do dia. Além disso, mantenha seu canteiro com uma largura de três pés—qualquer coisa mais larga torna difícil de manejar. Planeje o que você gostaria de cultivar e construa especificamente para suas necessidades.

Há uma grande variedade de planos de canteiros elevados apenas esperando para serem construídos. Mas se você preferir algo ainda mais simples, pode considerar um kit de canteiro elevado. Somos um pouco tendenciosos, é claro, pois preferimos o Canteiro Elevado 6-em-1 da loja Dr. Jardim. Mas há muitos estilos por aí para escolher!

Almofadas para Seus Joelhos

Se você precisa aproveitar ao máximo seu espaço de jardim ao nível do solo, um ajoelhador se torna uma escolha óbvia e excelente.

Com almofadas macias para seus joelhos, descer ao nível das suas plantas se torna muito mais realista e viável. Além disso, ele pode segurar suas ferramentas e necessidades essenciais para garantir que você não precise procurar por uma tesoura ou pacote de sementes perdidos.

Um favorito pessoal é este ajoelhador de jardim Ohuhu. Quando você não o estiver usando para trabalhos ao nível do solo, vire-o e ele se torna um banquinho para você se sentar entre as tarefas! As alças podem ajudar a suportar seu peso, seja sentado ou tentando se levantar.

Procurando mais opções? Confira este artigo sobre como encontrar um bom assento de jardinagem para idosos.

Role pelo Seu Jardim

Se o ajoelhador simplesmente não está funcionando, ou se você está procurando aproveitar ao máximo seu potencial de jardinagem, um scooter de jardim é a melhor opção.

Com um assento giratório que ajusta, acessórios para suas ferramentas e um lugar para um balde, o scooter de jardim Gorilla Carts é uma ótima escolha. Você pode alcançar todos os ângulos de suas plantas com facilidade e realizar tarefas de jardinagem em tempo recorde enquanto rola confortavelmente pelo seu jardim.

Precisa de algo que possa lidar com trabalho pesado? Considere este scooter rolante Sunnydaze. Ele oferece 360 graus de rotação do assento, dando-lhe acesso total ao seu redor. E seus pneus pneumáticos rolarão facilmente sobre grama irregular ou cobertura morta.

Depois de usar um, você provavelmente não vai querer jardinar sem ele. Estas podem ser ótimas ferramentas para reduzir a tensão nas costas!

Lembre-se, Idade é Apenas um Número

Enquanto você se prepara para plantar seu próximo lote de flores ou colher sua próxima safra de vegetais saborosos, não deixe que sua idade te desencoraje! Saber dos benefícios ajudará a motivar e encorajar você, e aproveitar todas essas dicas e ferramentas à sua disposição tornará as coisas ainda mais agradáveis, confortáveis e gratificantes.

A jardinagem para idosos é boa para o corpo e para a mente, além de ter outros benefícios! Da próxima vez que alguém disser que você está muito velho para jardinar, ofereça uma mordida da sua deliciosa colheita e deixe a reação deles falar por si.