Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Lírios-Abacaxi

O que esperar nesse post

Lírios de Abacaxi: Beleza Tropical no Seu Jardim

Os lírios de abacaxi são perenes bulbosos que realmente se destacam entre outras flores. Eles possuem belas brácteas verdes a brancas que se erguem em longas inflorescências. Como o nome sugere, esses lírios realmente se parecem com abacaxis de desenho animado. Essas flores deslumbrantes florescem no verão e mantêm suas flores semelhantes a abacaxis por pelo menos 2 meses. As flores trazem um toque tropical ao seu jardim.

Plante-os junto com outras flores de aparência tropical ou como peças de destaque. Algumas espécies podem crescer até cerca de 90 cm de altura. Devido à sua altura e forma única, eles capturam muita atenção.

Vamos mergulhar em como plantar, cultivar e cuidar desses atraentes bulbos tropicais. Eles são fáceis de cultivar e manter, tornando-os perfeitos para iniciantes.

Visão Geral do Lírio de Abacaxi

Tipo de Planta: Perenes bulbosos

Área Nativa: África do Sul

Exposição: Sol pleno a meia-sombra

Requisitos de Rega: Médio

Pragas e Doenças: Pulgões, caracóis, lesmas

Tipo de Solo: Bem drenado, argiloso e rico em material orgânico

O Que São?

Os lírios de abacaxi não têm relação com abacaxis ou lírios. Ao contrário do nome, eles são na verdade membros da Família Asparagaceae de plantas, que inclui aspargos, lírio-do-vale e espada-de-são-jorge.

Essas flores pertencem ao gênero Eucomis, cujo nome vem da palavra ‘Eukomos’, que significa “belamente cabeludo” em grego. Existem cerca de 13 espécies no gênero, cada uma com tamanhos e cores únicos.

Essas plantas ficam incríveis como peças centrais de jardim ou ao longo de bordas. Normalmente, você verá suas primeiras flores no verão, que podem durar até o outono. Elas ficam lindas cercadas por coberturas de solo verdes e outras plantas de aparência tropical.

Características

As flores variam de cremes suaves a roxos vibrantes.

Os lírios de abacaxi crescem a partir de bulbos que lançam longas inflorescências em seus centros. As flores são incrivelmente bonitas e podem ser de várias cores, incluindo branco, verde, rosa, roxo ou creme.

À medida que amadurecem, enviam hastes altas conhecidas como inflorescências. Esses aglomerados de flores suportam vários aglomerados de flores que crescem em hastes uniformes. No topo das inflorescências estão as brácteas que se assemelham às folhas superiores de um abacaxi. Algumas espécies exalam uma fragrância semelhante a batatas cozidas.

As folhas são longas e formam uma roseta ao redor de um caule central. A maioria dos cultivares possui folhas de verde a verde escuro, enquanto algumas produzem belas folhas roxas.

Algumas espécies são miniaturas e mal atingem 20 cm de altura. Outras podem crescer até 90 cm. Você pode plantar várias espécies em seu jardim de flores para uma aparência multitexturizada. As variedades mais altas ficam incríveis no centro de um jardim de corte, enquanto as variedades em miniatura fazem bordas fantásticas.

Área Nativa

Eles prosperam em pastagens e adicionam beleza a qualquer jardim.

As plantas Eucomis são nativas do subtropical da África do Sul. Muitas espécies crescem selvagens em toda a África Austral. Elas crescem em regiões baixas e pastagens.

Essas espécies prosperam como perenes em climas quentes entre as zonas 7 a 10. Elas podem lidar com algum frio de inverno, mas preferem temperaturas quentes o ano todo.

Essas plantas crescem melhor em áreas ligeiramente rochosas com uma ampla gama de tipos de solo. Por causa disso, elas prosperarão em muitas áreas dos EUA.

Plantio

Plante bulbos na primavera, após a passagem da geada.

Esses bulbos são incrivelmente fáceis de plantar. Comece escolhendo bulbos saudáveis que pareçam pesados e grandes. Eles devem parecer densos e ter uma boa coloração, sem manchas ou cortes. Normalmente, quanto maiores os bulbos, mais saudáveis e coloridas serão suas flores.

Plante-os com o lado da raiz para baixo na primavera, após a última ameaça de geada ter passado. A melhor temperatura do solo é de 65°F (18°C) ou mais. Coloque os bulbos na posição vertical em solo argiloso solto e bem drenado, até 15 cm de profundidade. Você também pode começar a plantá-los em ambientes internos no início do ano em recipientes como estes e transplantá-los quando o clima esquentar.

Escolha um local com sol pleno ou meia-sombra. Essas flores adoram áreas com um pouco de sombra à tarde para protegê-las, especialmente em regiões mais quentes.

Espaçe cada bulbo cerca de 15 cm de distância para dar-lhes espaço suficiente para crescer e não se sobrecarregar. Após o plantio, dê-lhes uma boa rega e mantenha o solo levemente úmido enquanto crescem.

Transplante

Certifique-se de que o buraco seja profundo o suficiente para o torrão.

Transplantar lírios de abacaxi é muito fácil. Se você estiver cultivando suas plantas em um recipiente, dê-lhes uma rega saudável antes de transplantar. Remova-os gentilmente de seus recipientes sem danificar seu sistema radicular.

Cave um buraco que seja cerca de duas vezes mais largo que seus transplantes. Mantenha a profundidade igual aos torrões. Certifique-se de que as coroas estejam niveladas com o solo e cubra cuidadosamente as raízes com solo bem drenado. Dê-lhes uma boa rega e mantenha o solo úmido enquanto crescem.

É útil emendar o solo com antecedência com composto orgânico rico. Isso deve ajudar as plantas a absorverem nutrientes suficientes para produzir flores grandes e bonitas. Após algumas semanas, você deve ver um novo crescimento saudável.

Como Cultivar

Se você é um jardineiro iniciante ou um especialista em busca de algo fácil, você está com sorte. Os lírios de abacaxi são incrivelmente fáceis de cultivar e manter. Com apenas algumas tarefas simples de manutenção, eles prosperarão por várias temporadas.

Essas plantas crescem bem em canteiros ou recipientes. Elas funcionam especialmente bem em jardins de pedras ou nas bordas de caminhos.

Luz

Sol pleno e sombra à tarde os mantêm mais felizes.

Esses bulbos perenes adoram áreas com sol pleno ou meia-sombra. Em climas quentes, eles respondem bem à sombra da tarde.

Se você tiver verões mais amenos, plante seus bulbos em áreas com sol pleno para obter os melhores resultados. Evite plantá-los em sombra total se quiser flores saudáveis. Essas plantas mal florescerão em condições de pouca luz solar.

Água

Uma vez que o solo seque, dê-lhes uma boa rega.

Dê aos seus lírios de abacaxi uma boa rega assim que a camada superior do solo ficar seca. Certifique-se de não regar demais seus bulbos, ou eles podem sucumbir à podridão radicular.

Se você estiver hibernando seus bulbos, pare de regá-los no outono. Eles naturalmente secarão e entrarão em dormência durante esse período.

Solo

Garanta uma boa drenagem com solo rochoso e bem emendado.

Plante seus bulbos em solo bem drenado, rico e argiloso. Adicione pequenas pedras e outros materiais para melhorar a drenagem e a aspereza.

Emende o solo com bastante composto orgânico. Cultive um ecossistema saudável de minhocas e outros insetos benéficos. Se você não estiver usando pedras para ajudar o solo a reter a umidade e proteger seu bioma interno, adicione uma camada de cobertura morta ao redor de suas plantas.

Temperatura e Umidade

Hiberne os bulbos em zonas mais frias para flores na próxima temporada.

Os lírios de abacaxi não toleram temperaturas frias ou geladas. É importante esperar até que o solo esteja pelo menos a 65°F (18°C) para plantá-los.

Assim que o clima e o solo permanecerem acima de 65°F (18°C), suas plantas começarão a produzir um novo crescimento. Essas flores suportam alta ou baixa umidade, então você pode cultivá-las quase em qualquer lugar nos EUA.

Essas plantas crescerão como perenes nas zonas 7 a 10. Se você mora em áreas abaixo da zona 7, terá que hibernar seus bulbos no outono.

Fertilização

Alimente regularmente, mas deixe-as descansar no final do outono.

Após o plantio, dê às suas plantas uma quantidade leve de fertilizante orgânico equilibrado para flores a cada poucas semanas durante a estação de crescimento. Certifique-se de que o alimento vegetal não toque a coroa ou as folhas.

Pare de fertilizar no final do verão ou início do outono, após as plantas pararem de florescer. Isso as ajudará a se preparar para a dormência de inverno.

Manutenção

Dê-lhes uma pausa no outono, depois plante novamente.

Além de suas atraentes flores semelhantes a abacaxis e folhagem marcante, você vai adorar a natureza prática dessas plantas. Basta acompanhar a rega e a fertilização, e elas devem prosperar.

Se você mora em zonas 7 e acima, pare de fertilizar e regar suas plantas no outono, após a floração. Deixe os bulbos no solo e deixe a folhagem morrer naturalmente. Se você espera ter geadas ou congelamentos pesados, adicione uma camada extra de cobertura morta acima dos seus bulbos.

Em zonas do norte mais frias que a zona 7, você terá que tratar seus bulbos como anuais e descartá-los. Ou, desenterre-os cuidadosamente e armazene-os em um local fresco e seco durante o inverno.

Para fazer isso, remova a haste da flor e deixe as folhas continuarem a morrer naturalmente. Desenterre seus bulbos após a primeira geada e deixe-os em uma área quente e protegida até secarem. Remova a folhagem morta e armazene os bulbos em um local escuro entre 40 a 50°F. Plante seus bulbos hibernados novamente na primavera.

Propagação

Crie mais plantas removendo brotos e plantando-os.

A melhor maneira de propagar seus lírios de abacaxi é colher brotos na primavera. Procure os pequenos bulbos que se formam na base dos bulbos-mãe.

Você pode remover gentilmente os brotos e plantá-los como faria com um bulbo-mãe. Mantenha-os como faria com os bulbos-mãe e aproveite novos lírios de abacaxi em seu jardim.

Estacas

Uma estaca de folha saudável pode se transformar em uma nova planta.

Se você estiver disposto a um desafio, pode tentar propagar seus bulbos por meio de estacas de folhas. No meio do verão, dê às suas plantas uma boa rega. Com podadores limpos, corte uma folha grande e saudável na base.

Corte a folha horizontalmente e mergulhe as extremidades em um hormônio de enraizamento. Isso ajudará a incentivar a folha a produzir novo crescimento e raízes quando plantada no solo.

Coloque as estacas em um recipiente com solo bem drenado emendado com bastante composto orgânico. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado, e certifique-se de que o recipiente esteja em uma área com luz indireta brilhante. Após algumas semanas, puxe suavemente as folhas para ver se estão desenvolvendo raízes. Endureça-as quando estiverem prontas para o transplante ao ar livre.

Variedades Populares

Existem dezenas de espécies e cultivares populares de lírios de abacaxi para procurar. Abaixo estão algumas escolhas maravilhosas para o seu jardim.

Eucomis bicolor ‘Gerandete’

Aprecie flores delicadas com bordas roxas.

Os cultivares ‘Gerandete’ crescem até uma altura de cerca de 60 cm. Eles têm flores esbranquiçadas com bordas roxas delicadas.

Eucomis vandermerwei ‘Octopus’

Flores vermelhas-roxas brilhantes e folhas manchadas o tornam especial.

Eucomis vandermerwei ‘Octopus’ é uma bela variedade anã que permanece abaixo de 30 cm de altura. Possui flores de roxo escuro a vermelho e longas folhas manchadas de roxo.

Eucomis comosa ‘Sparkling Burgundy’

Esta variedade traz belas flores rosas do sul da África.

As variedades ‘Sparkling Burgundy’ são originárias das áreas úmidas do sul da África. Elas podem crescer até 90 cm e exibir flores rosas radiantes.

Eucomis autumnalis

Flores altas e brancas adicionam beleza ao seu jardim de final de verão.

Eucomis autumnalis produz deslumbrantes flores brancas que florescem do meio do verão até o início do outono. Elas podem atingir até 60 cm de altura e ficam incríveis como plantações de borda.

Problemas Comuns

Essas flores fáceis de manter têm muito poucos problemas. O problema mais comum que as pessoas enfrentam é o excesso de rega. Isso pode causar folhas caídas, murchas ou amareladas.

O excesso de rega severo pode causar podridão radicular em casos graves. Para evitar isso, regue suas plantas apenas quando a polegada superior do solo secar.

Pragas

Pulgões adoram suas plantas—remova-os com água ou trate com óleo de neem.

Os lírios de abacaxi são bastante resistentes a pragas. No entanto, fique atento a caracóis, lesmas e pulgões. Os pulgões são a praga mais séria. Observe o melado pegajoso nas folhas e borrife-os com água.

Em infestações mais sérias, você pode tratar suas folhas com uma solução de óleo de neem. Isso ajudará a matar os pulgões antes que se espalhem.

Doenças

A podridão radicular é um risco com o excesso de água—mantenha o equilíbrio.

Felizmente, os lírios de abacaxi não são muito suscetíveis a muitas doenças. Se você cultivar suas plantas em solo encharcado ou regá-las em excesso, elas podem desenvolver podridão radicular.

Evite plantar seus bulbos em áreas baixas onde o excesso de umidade pode se desenvolver. Siga um cronograma de rega constante.

Perguntas Frequentes

Não, ao contrário dos lírios reais, os lírios de abacaxi não são considerados tóxicos para animais. Ainda assim, é melhor ter cautela e mover as plantas se seus animais gostam de mastigá-las. Seus animais de estimação podem desenvolver desconforto estomacal leve se consumirem grandes quantidades de folhas e flores.

Esses bulbos são resistentes até a zona 7. Se você mora em áreas abaixo da zona 7, terá que tratá-los como anuais ou hibernar seus bulbos.

Sim, os lírios de abacaxi são perenes nas zonas 7 a 10. Mesmo em zonas mais frias, eles voltarão a cada ano se você armazenar seus bulbos adequadamente durante o inverno.

Existem várias razões pelas quais seus lírios de abacaxi estão morrendo. Isso pode ser devido à falta de luz solar, falta de nutrientes, excesso de água ou falta de água.

Preste atenção em como você está cultivando suas plantas e faça as mudanças necessárias. Você pode precisar mover suas plantas para um local mais ensolarado ou melhor drenado.

Continue sua leitura aqui