9 Variedades de Gerânios Premiados para Plantar Nesta Primavera

O que esperar nesse post

Gerânio Resistente

O gerânio resistente, ou cranesbill, apresenta caules suavemente montados e flores em forma de pires com delicadas e profundas flores azul-púrpura. A floração começa na primavera e, para muitas variedades valorizadas, continua até a geada. Em tons de pervinca escuro a claro, magenta, violeta, branco e rosa, as espécies e seus cultivares são um destaque no jardim (e deveríamos cultivar mais deles).

Além de ornamentais, os gerânios resistentes são uma rica fonte de néctar e pólen para polinizadores, especialmente abelhas. E são perenes de fácil cuidado, adaptáveis e com poucas necessidades de manutenção. Suas formas folhosas e flores ricas suavizam o jardim, vasos, jardineiras e canteiros elevados. Deixe os caules se espalharem sobre um muro baixo ou se misturarem com perenes vizinhas.

As folhas palmadas, semi-perenes, são atraentes o ano todo, mesmo quando não estão em flor. De verde-acinzentado a manchado de púrpura, as folhas trazem um interesse visual dinâmico. Desfrute da beleza graciosa de uma perene durável selecionando variedades premiadas de gerânio.

Sobre os Gerânios Resistentes

Eles se espalham de forma gentil — sem dominar o jardim, apenas vizinhos amigáveis.

Os verdadeiros gerânios (Geranium spp.) diferem dos tipos zonais ou anuais, que estão na mesma família Geraniaceae mas em uma espécie diferente (Pelargonium spp.). Embora compartilhem o nome comum do gênero resistente, os tipos anuais e tenros têm formas diferentes, floração e requisitos de cultivo. Os gerânios resistentes são robustos e resistentes ao frio, enquanto os gerânios tenros são sensíveis à geada fora das zonas 10-11 do USDA.

Geranium spp. (cranesbill) são resistentes nas zonas 3-8 do USDA. Existem quase 300 espécies e uma infinidade de cultivares e híbridos. Alguns cranesbills florescem na primavera e início do verão, enquanto outros duram até o outono. Eles se naturalizam sob condições ideais, espalhando-se por rizomas e alguns por sementes, mas não são invasivos, agressivos ou competitivos com plantas vizinhas. Muitos híbridos são estéreis, com uma longa temporada de floração sem produção de sementes.

Os gerânios resistentes são adaptáveis, mas crescem melhor em solos ricos em matéria orgânica e bem drenados com umidade uniforme. A maioria se beneficia de uma poda após a floração para promover um novo crescimento. Mas essas perenes de baixa manutenção não exigem a remoção de flores murchas para florescer. Deixe as folhas no outono para um toque de verde intenso no jardim gelado. Como bônus, veados e coelhos acham sua textura e aroma pouco atraentes. Em climas quentes, os gerânios se beneficiam de proteção contra o sol da tarde.

‘Rozanne’

Eles continuam florescendo mesmo quando outros fazem uma pausa no verão.

‘Rozanne’ ocupa o primeiro lugar por sua beleza, desempenho e popularidade. Traz meses de flores que pontilham a folhagem verde-escura atraente. Os detalhes das pétalas incluem veias púrpura-avermelhadas e um centro branco brilhante.

Do verão até a geada, a variedade de floração repetida exibe flores ricas azul-púrpura. A floração é mais intensa na primavera e início do verão e continua até o outono, especialmente quando as temperaturas começam a esfriar. Os polinizadores apreciam a fonte de alimento de final de temporada. ‘Rozanne’ é uma variedade de gerânio estéril, o que explica sua floração prolongada (sem energia indo para a produção de sementes). Com uma extensão de dois pés, é ideal para plantio em massa ou como espécime único no canteiro ou em um recipiente grande.

Uma constituição robusta desmente a aparência suave de ‘Rozanne’. Enquanto alguns tipos resistentes fazem uma pausa no calor do verão, ‘Rozanne’ tem boa tolerância e continua florescendo. Por sua longa floração e vigor, ‘Rozanne’ ganhou o prêmio de Planta Perene do Ano da Perennial Plant Association e o Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society.

‘Orion’

Parece suave, mas lida com as estações como um profissional.

‘Orion’ é uma variedade de gerânio mais recente e valorizada, com características grandes, desde as flores até a forma. A grande perene em forma de touceira se espalha por três pés ou mais, formando uma bela cobertura do solo. As flores em forma de tigela têm pétalas azuis sobrepostas com veias violetas e olhos brancos. Elas florescem intensamente por dois meses na primavera e início do verão, com floração intermitente até o outono.

‘Orion’ tem folhas finamente texturizadas que são profundamente dissecadas em um verde médio fresco. Pode as plantas à medida que as flores murcham e novas folhas basais emergem para promover um novo crescimento. Como bônus sazonal, a folhagem adquire tons vermelhos no outono.

O híbrido é provavelmente um cruzamento entre a premiada Geranium ‘Brookside’ e G. himalayense ‘Gravetye’. ‘Brookside’ possui o status de Prêmio de Mérito de Jardim (AGM) por suas abundantes flores azul-claras e folhas profundamente divididas. ‘Gravetye’ é uma variedade de gerânio compacta e facilmente disponível, com grandes flores azul-violeta profundas. Cresce melhor em sombra parcial a total. Com sua linhagem vigorosa, ‘Orion’ adquiriu ativos AGM para um prêmio próprio.

‘Biokovo’

São de baixo crescimento, de baixa manutenção e sempre um pouco encantadores.

Este vencedor do prêmio Planta Perene do Ano é um híbrido natural das Montanhas Biokova na Croácia. Cultivado a partir de duas espécies parentais de gerânios no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, entrou no mercado como um cultivar florífero de cor rosa-branca. Produz muitas pequenas flores em forma de copo com pétalas brancas, gargantas rosadas e estames proeminentes.

A folhagem é aromática e brilhante em verde claro com divisões profundas. As folhas têm sete lóbulos e formam um fundo acolchoado para as doces flores. Os caules correm e se espalham para criar um tapete (corte-os para manter o tamanho e o hábito), mas ‘Biokovo’ não precisa de poda após a floração.

‘Biokovo’ é um cultivar vigoroso e semi-perene. Possui uma temporada de floração persistente, e seus híbridos expandem a gama de cores das variedades de gerânio. É um excelente espécime em jardins de rochas.

Gerânio Silvestre

Surge na primavera com um charme fácil de floresta.

A espécie nativa de floresta da América do Norte (Geranium maculatum) forma um hábito aberto e ereto a partir de raízes compactas. As flores voltadas para cima em lavanda-rosa pastel têm veios delicados. A folhagem atraente traz interesse textural com suas folhas profundamente cortadas e de sete lóbulos em um verde fresco e verdadeiro.

Também chamado de gerânio manchado e raiz de alúmen, a flor silvestre perene é fácil de cultivar e bonita em arranjos de floresta ou naturalizados. É um favorito dos polinizadores por seus recursos de néctar e pólen, com flores precoces que ocorrem esporadicamente até o outono.

O gerânio silvestre se estabelece facilmente e se auto-semeia para se naturalizar lentamente. Esta variedade de gerânio prefere a sombra, desde luz filtrada até situações de sombra total sob um dossel de árvores.

‘Elizabeth Ann’

É uma vencedora para bordas sombreadas, tanto em flor quanto em folha.

Uma variedade refinada da espécie de flor silvestre nativa, ‘Elizabeth Ann’ tem flores suaves roxo-rosadas com pétalas sobrepostas. Um cálice de lima sustenta as flores em um contraste brilhante. Como a espécie, a perene tem um hábito ereto e flores voltadas para cima. Sua característica mais distinta entre as variedades de gerânio, no entanto, é a folhagem de tom bronzeado.

‘Elizabeth Ann’ traz interesse foliar tanto em textura quanto em cor. As folhas de mogno-bronze emergem na primavera e envelhecem para verde escuro e bordô no verão. Use ‘Elizabeth Ann’ para iluminar a borda sombreada em folha e flor. A variedade é uma vencedora da RHS tanto com o AGM quanto com a designação de plantas para polinizadores.

‘Czakor’

Folhas aromáticas mantêm veados e coelhos afastados naturalmente.

Os gerânios de raiz grande são uma espécie adaptável que tolera várias condições, como sol e sombra, calor e seca, uma vez estabelecidos. Eles combinam bem com locais secos e sombreados. A espécie tem um hábito exuberante e ordenado e produz flores de magenta a rosa claro. No outono, a folhagem adquire tons de bordô e vermelho.

‘Czakor’ é um cultivar favorito com flores magenta brilhantes e folhas verde-claras. A perene que se espalha em forma de tapete forma uma cobertura do solo suave em massa com uma largura de dois a quatro pés. Ela se espalha lentamente tanto por rizomas quanto por auto-semeadura em condições de cultivo ideais.

As folhas são aromáticas e texturizadas, o que contribui para sua resistência a veados e coelhos. Esta não precisa de poda durante a temporada. É outra favorita das abelhas, que são os principais polinizadores dos gerânios resistentes.

‘Azure Rush’

Flores compactas em lavanda-azul fria iluminam pequenos espaços sem esforço.

‘Azure Rush’ é um descendente dinâmico e de alto desempenho do premiado ‘Rozanne’ – o ponto alto dos gerânios resistentes. ‘Azure Rush’ é uma mutação genética natural de ‘Rozanne’, descoberta na Alemanha em 2007 por Jan Dirk Schuiver.

A seleção tem uma forma elegante e um hábito arredondado e ordenado, sendo mais compacta que ‘Rozanne’. Internódios mais curtos conferem um perfil mais baixo em altura e largura, tornando-o excelente para pequenos espaços de jardim e recipientes.

‘Azure Rush’ apresenta flores de lavanda-azul mais claras que seu progenitor. Ele também floresce continuamente até a geada, com a maior floração no final de maio e início do verão. Tolera calor, mas depende de sombra parcial à tarde em climas quentes.

‘Sweet Heidy’

É uma beleza perfeita para cestas suspensas e vasos.

‘Sweet Heidy’ é um prêmio por suas flores tricolores em transição, que são abundantes e exibem por um tempo de floração prolongado. As pétalas emergem em tons de roxo-rosado e envelhecem para tons azulados. Centros brancos destacam o olho, e veias e estames escuros pontuam os detalhes. O efeito é uma flor multicolorida em caules que se montam e se espalham.

A folhagem profundamente cortada é atraente em verde escuro e permanece atraente durante toda a temporada, mesmo que a floração diminua no calor do verão. As flores retomam com as temperaturas frescas do início do outono. Use ‘Sweet Heidy’ em cestas suspensas, jardineiras e vasos, onde seu hábito natural de espalhamento é um destaque.

‘Mrs. Kendall Clark’

Tem um belo hábito de aglomeração, perfeito para naturalizar em jardins.

‘Mrs. Kendall Clark’ cria uma nuvem de flores lilás empoeiradas e folhagem verde-acinzentada com lóbulos irregulares. As pétalas de pervinca pálida apresentam destaques brancos ao redor de veias escuras.

Este gerânio densamente montado e aglomerado é um cultivar de cranesbill de prado. É um favorito do jardim e vencedor do AGM por suas abundantes flores e caules vigorosos, altos e espalhados. Remova as flores murchas de ‘Mrs. Kendall Clark’ para promover uma floração adicional.

Continue sua leitura aqui