Primavera: A Época Ideal para Dividir Plantas Perenes
A primavera é o momento ideal para dividir muitas de suas plantas perenes. Com o aquecimento do clima e o aumento das horas de luz do dia, suas plantas entrarão em suas fases de crescimento rápido. Dividi-las nesse período pode fazer uma grande diferença em como elas se readaptam e se prosperam a longo prazo.
Quando as plantas entram em seu estágio de crescimento ativo, vemos aquelas lindas novas folhas e galhos começarem a se formar. No subsolo, as raízes estão fazendo o mesmo. Dividi-las agora significa que terão todo esse tempo de crescimento ativo para estabelecer raízes antes de enfrentarem a dormência no outono.
Outra vantagem de dividir agora, antes que o verão chegue com força total, é a temperatura do ar. O estresse térmico pode fazer com que muitas plantas desacelerem seu crescimento e até entrem em dormência por um período. Ao dividir enquanto o clima ainda está fresco, suas plantas terão menos desse estresse térmico para enfrentar.
Em geral, dividir na primavera significa que suas plantas perenes têm o máximo de tempo possível para estabelecer raízes fortes. Elas têm a menor quantidade de estresse para lidar e muita energia para aplicar no processo. Existem muitas perenes que se beneficiam da divisão nesta época do ano.
Aqui estão algumas das perenes comuns que você pode dividir agora!
Hosta
Essas belezas de folhas grandes prosperam onde o sol faz uma pausa.
As hostas são plantas de folhagem bonitas que funcionam excelentemente nas partes mais sombreadas do jardim. Elas são fáceis de cuidar e fazem uma declaração com suas folhas grandes e de aparência tropical. Dividi-las é melhor na primavera, quando começam a mostrar novo crescimento. Não as desenterre muito cedo; espere até ver algumas folhas novas.
Desenterre a planta inteira com cuidado e sacuda a terra para que você possa ver as raízes claramente. Procure pontos onde o novo crescimento aparece. Use uma faca para dividir seções do sistema radicular, certificando-se de que cada corte tenha alguns desses pontos. Em seguida, plante-as novamente e aproveite ainda mais folhas lindas neste verão.
Mil-folhas (Yarrow)
É incrível como se espalha rapidamente se você deixar.
O mil-folhas é semelhante no sentido de que você deve esperar até ver algumas folhas novas aparecerem antes de começar a trabalhar. Esta perene é resistente e se multiplica, por isso é bom espalhá-las na primavera. A cada dois ou três anos é ideal para mantê-las saudáveis e vigorosas.
O mil-folhas lida bem com a divisão. Desenterre suas raízes e use uma faca afiada. Uma ferramenta maior e mais pesada não é necessária. Identifique os aglomerados individuais de plantas e use sua faca para cortar quaisquer raízes que você não consiga desembaraçar à mão. Você pode colocar algumas de suas divisões em vasos para crescerem mais ou colocá-las diretamente no solo.
Estrela-brilhante (Blazing Star)
Elas são surpreendentemente fáceis de lidar uma vez plantadas no solo.
A estrela-brilhante é uma excelente perene para jardins de polinizadores. Abelhas e borboletas adoram seus picos de flores roxas e peludas. Elas ficam espetaculares em um agrupamento com suas flores e folhagem texturizada. Assim que você ver aqueles pedacinhos de folhas começarem a espiar do solo, a hora é certa.
Liatris, ou estrelas-brilhantes, crescem a partir de raízes tuberosas. Você também pode ouvi-las serem chamadas de cormos. Às vezes, produzem brotos, que você pode facilmente separar do cormo central. Se houver aglomerados apertados, pode ser necessário usar uma faca afiada para dividir esta perene. Certifique-se de que cada divisão tenha pelo menos um olho ou ponto de crescimento. Plante-as todas em solo solto, a cerca de um pé de distância.
Asclépio-do-pântano (Swamp Milkweed)
O novo crescimento geralmente aparece por volta da metade da primavera.
Esta planta tem uma raiz principal profunda, então é um pouco mais difícil. Certifique-se de cavar profundamente e evitar quebrar essa raiz. Use suas mãos para separar seções de raízes com crescimento superior anexado. Por volta da metade da primavera, esta planta deve estar mostrando algum ressurgimento de crescimento.
Lírio-sapo (Toad Lily)
Cantos sombreados ganham um pouco de magia quando eles aparecem.
Os lírios-sapo são outra ótima perene para o jardim sombreado e podem ser divididos ao longo da primavera e do verão. Sua folhagem adorável e flores únicas os tornam um favorito em meus espaços sombreados. As flores se assemelham a orquídeas com suas cores chamativas, e também têm um cheiro agradável!
Tecnicamente, você pode dividi-los a qualquer momento antes de florescerem no final do verão e início do outono. É fácil de fazer; basta desenterrar a planta e separá-la. Cada caule geralmente tem seu próprio sistema radicular. Eles não precisam disso por causa do espaçamento, mas sim, se você quiser propagar, este é um ótimo momento para fazê-lo.
Segge (Sedge)
Quando a brisa sopra, eles adicionam o melhor farfalhar.
As seges são perenes resistentes e robustas que desempenham um papel valioso na paisagem. Elas são tolerantes à seca e ótimas para prevenir a erosão. Elas são semelhantes em aparência e crescimento a gramíneas ornamentais, mas diferentes em estrutura de folha e crescimento.
Elas são fáceis de dividir, e a primavera é uma ótima época para isso. Assim que o novo crescimento surgir, desenterre seus aglomerados e corte ou separe os aglomerados para replantar. Alguns aglomerados se separarão facilmente, enquanto outros podem exigir mais esforço. Dependendo do tamanho da sege perene que você está dividindo, leve uma faca afiada ou um pequeno machado.
Crisântemo (Garden Mum)
Um pequeno ajuste nas raízes agora significa um show maior no outono.
O outono é a estação de floração dos crisântemos, mas a primavera é a época de dividir suas plantas. Isso lhes dá todo o verão para crescerem grandes e bonitas, formando botões e estabelecendo raízes fortes. Desenterre todo o sistema radicular e sacuda o solo para que você possa vê-lo claramente.
Quando você divide as raízes do crisântemo, cada seção deve ter dois ou três caules anexados. Isso garantirá plantas arbustivas e exuberantes quando chegar a hora da floração. Para melhores resultados, replante-as imediatamente em um local semelhante. A coroa do crisântemo deve ficar ligeiramente abaixo do nível do solo.
Samambaia-de-maidenhair (Maidenhair Fern)
Cortes adequados garantem samambaias fortes e vigorosas mais tarde.
A primavera é a época de replantar samambaias-de-maidenhair, e para aquelas no solo, é o momento ideal para dividir. Se você deseja propagar suas samambaias em vasos, este é o momento perfeito para fazê-lo. Isso minimiza o estresse que pode resultar de perturbar as raízes várias vezes.
Examine suas raízes em busca de pontos naturalmente fracos ou lugares que pareçam fáceis de separar. Use uma faca afiada para fazer cortes limpos no tecido radicular. Cada divisão deve ter vários brotos e uma porção substancial de raízes anexadas. Mantenha-as bem regadas e seja paciente. Pode levar algum tempo para que se recuperem e comecem a crescer novamente.
Delphinium
Certifique-se de que os pontos de crescimento estejam voltados para cima para um novo crescimento vibrante.
Você pode dividir delphiniums no outono ou na primavera, mas como estamos na primavera agora, vamos assumir que você não os dividiu no último outono. Esses belos florais são maravilhosos como ornamentais e no jardim de corte. Eles formam aglomerados e crescem a partir de um sistema de tubérculos sob a terra.
Desenterre seus aglomerados de tubérculos e separe quaisquer seções que se soltem facilmente. Certifique-se de que tenham pontos de crescimento ou algum crescimento verde. Se os aglomerados forem grandes, você pode usar sua pá para dividi-los em seções mais manejáveis. Coloque-os de volta no solo com os pontos de crescimento voltados para cima.
Barba-de-bode (Beardtongue)
Para uniformidade, mire em seções de raiz de tamanho semelhante.
Está ficando tarde para dividir suas barbas-de-bode, então se você estava adiando, agora é a hora. Elas começam a crescer cedo, e você não quer muito crescimento antes de separá-las. Desta forma, ainda terão muita energia para aplicar no estabelecimento de raízes fortes.
Levante as raízes com um garfo de jardim ou uma pá. Use sua pá ou uma lâmina para cortar o aglomerado de raízes ao meio. Para o bem da uniformidade, tente dividir as raízes em seções de tamanho semelhante. Quando você as replantar, terão uma aparência agradável e uniforme.
Áster (Aster)
Três a quatro anos é um bom tempo para separação.
Os ásteres não requerem divisão frequente, mas com o tempo, podem ficar lotados. Para manter as plantas individuais saudáveis e vigorosas, você deve fazer isso cerca de uma vez a cada três a quatro anos. Você precisará de uma pá e uma faca ou um pequeno serrote para fazer o trabalho.
Desenterre o sistema radicular e corte-o em seções. Certifique-se de que cada seção tenha tanto raízes quanto folhagem e replante-as imediatamente em seus novos locais.
Equinácea (Coneflower)
A divisão na primavera incentiva plantas maiores e mais fortes para a estação.
Semelhante aos ásteres, as equináceas não requerem divisão com frequência, mas podem ficar lotadas com o tempo. É bom dividi-las a cada três a cinco anos e dar-lhes espaço para respirar e se expandir. Plantas superlotadas perderão seu vigor devido à deficiência de nutrientes.
Você pode dividir equináceas perenes na primavera ou no outono, mas a divisão na primavera resultará em crescimento mais rápido e plantas maiores e mais fortes entrando no inverno. Para a maioria, você pode separar as seções de raízes com as mãos. Equipe-se com uma faca afiada, caso não se separem facilmente.
Sedum
Desenterre as raízes e dê-lhes espaço para respirar.
Sedum é uma planta incrivelmente fácil de cultivar e cuidar. É tolerante à seca e tolera muito sol e calor sem reclamar. É uma ótima perene para climas quentes. Divida seus sedums a cada três ou quatro anos para mantê-los felizes e saudáveis.
Você pode separá-los após a floração, mas a primavera é um momento ideal, quando começam a crescer após o inverno. Basta desenterrar a planta inteira com suas raízes anexadas. Use uma faca afiada para dividi-la em seções de quatro a seis polegadas e replante, dando a cada seção um espaço adicional.
Lírio-do-dia (Daylily)
Divida os aglomerados para evitar superlotação e competição por nutrientes.
Os lírios-do-dia podem ficar superlotados, então você deve dividi-los cerca de uma vez a cada três anos. Caso contrário, você acabará com aglomerados apertados que competem por nutrientes e não florescem tão bem. Você pode propagar dessa forma na primavera ou esperar até que terminem de florescer no início do outono.
Desenterre os aglomerados grossos de raízes e examine a maneira como os leques de folhas se conectam entre si. Você pode separar cada leque individualmente ou mantê-los em pares. Normalmente, é possível separar esses leques à mão, pois cada um terá seu próprio sistema radicular.
Malva-rosa (Hollyhock)
Manuseie com cuidado para preservar suas raízes profundas durante o transplante.
As malvas-rosa têm raízes longas, então a divisão não é o método mais eficaz de propagação. No entanto, você ainda pode dividir esta perene, e agora é o momento certo para tentar. Você vai querer cavar fundo e ter cuidado para não danificar essa raiz principal. Plantas que têm esse tipo de raiz são temperamentais quanto ao transplante.
Se a planta for mais alta, corte a folhagem para cerca de seis polegadas. Faça isso por baixo, certificando-se de que cada porção tenha algumas raízes anexadas. Replante-as imediatamente para reduzir o estresse.