Como Criar Canteiros Elevados Sem Escavação

O que esperar nesse post

Noções Básicas do Método Sem Revolvimento

Nos últimos anos, a jardinagem sem revolvimento do solo tem ganhado popularidade. As pessoas cultivam sem arados e enxadas há séculos, mas mais pessoas têm reconhecido os benefícios de deixar o solo intocado. Elas perceberam a vida microbiana florescer, a erosão e compactação diminuírem, e a saúde das plantas aumentar.

Além de proporcionar benefícios ambientais, a jardinagem em canteiros elevados sem escavação é fácil! Você não precisa de máquinas pesadas como um rototiller, e não precisa reconstruir os canteiros a cada ano. Além disso, os canteiros sem escavação geralmente sofrem menos pressão de ervas daninhas, o que significa que você passará menos tempo removendo essas plantas indesejadas.

Se você deseja se juntar à revolução sem revolvimento, os canteiros elevados são um ótimo ponto de partida. Vou explicar o método mais popular para fazer canteiros elevados sem escavação e compartilhar várias dicas úteis a serem consideradas.

Noções Básicas do Método Sem Escavação

Minimize a perturbação para promover um ecossistema subterrâneo saudável e próspero.

Sem escavação é apenas outro termo para jardinagem sem revolvimento. Ambos se referem a métodos que minimizam (ou eliminam) a inversão e mistura do solo. Isso significa não arar, não cavar profundamente ou raspar agressivamente. O objetivo geral é criar um ambiente que promova um microbioma do solo saudável.

Cada vez que você usa um rototiller, as lâminas destroem agregados, destruindo os lares de bactérias e fungos benéficos. À medida que a terra se acomoda, muitas vezes se torna compactada, levando a um ambiente ainda menos hospitaleiro para criaturas como minhocas, bactérias benéficas e nematoides.

Embora seja fácil pensar que eliminar a lavoura leva à compactação, o oposto muitas vezes se prova verdadeiro; à medida que bactérias e fungos prosperam, o solo se torna leve, fofo e ideal para plantas saudáveis.

Claro, há algum debate sobre o que é considerado “lavoura”. Rastejar o composto na camada superior do solo conta? E arrancar ervas daninhas de raízes profundas? Embora eu não esteja aqui para responder a essas perguntas, direi que é melhor focar no objetivo geral de perturbar o solo o mínimo possível do que nos detalhes minuciosos.

Além de minimizar a perturbação, os jardineiros sem escavação também se concentram em manter o solo coberto com plantas o máximo possível. Isso porque as raízes adicionam matéria orgânica e fornecem aos micróbios uma fonte contínua de alimento, e as plantas ajudam a prevenir a erosão. Este método de cultivo também se concentra em aumentar a matéria orgânica por meio de adições de composto, cobertura morta e outros materiais orgânicos.

Como Formar Canteiros Elevados Sem Escavação

Use papelão e composto para criar canteiros simples, sem revolvimento.

Formar canteiros elevados sem escavação é uma maneira fácil para os jardineiros domésticos aproveitarem os benefícios do cultivo sem revolvimento. No entanto, muitos não sabem por onde começar. Embora existam várias maneiras de formar áreas de cultivo elevadas sem arar, vou explicar um método popular que envolve papelão e composto.

O famoso jardineiro sem escavação Charles Dowding usa esse processo em sua fazenda na Inglaterra, mas é adaptável a muitos ambientes e climas. Este vídeo fornece as imagens perfeitas:

Em resumo, este método envolve cortar a vegetação subjacente como grama ou ervas daninhas, colocar papelão no chão e depois cobrir o papelão com várias polegadas de composto.

O papelão sufoca a vegetação restante, e o composto fornece um material rico em nutrientes no qual as plantas podem crescer. Com o tempo, o papelão se decompõe e as raízes podem acessar o solo nativo.

Aqui estão os passos para usar este método.

Desenhe Seus Canteiros

Planeje dimensões e caminhos para fácil acesso e manutenção.

Antes de começar a construir, faça um plano de como você quer que eles se pareçam. Recomendo mantê-los com menos de um metro de largura para facilitar o alcance de todos os lados. No entanto, você pode fazê-los tão longos quanto quiser. Se você estiver construindo vários canteiros próximos uns dos outros, também deve pensar na largura dos caminhos e levar isso em consideração ao medir a área.

Você também deve considerar uma margem ao longo das bordas. Por exemplo, se você quiser construir um canteiro elevado de 3×8 pés, deve encontrar uma área de 4×9 pés para o canteiro. Esse espaço extra diminui as chances de ervas daninhas invadirem as bordas do canteiro.

Escolha uma Área Adequada

Escolha um local ensolarado com solo bem drenado para um crescimento ideal.

Observe a exposição ao sol e escolha uma área com luz adequada. A maioria dos vegetais e ervas requerem pelo menos oito horas de luz direta para prosperar, mas algumas plantas ornamentais podem prosperar em sombra parcial ou total.

Depois de examinar a luz, observe o solo. Embora seja aceitável construir seus canteiros elevados em qualquer tipo de solo, evite áreas com acúmulo de água e drenagem deficiente. Não há problema se o solo for rico em argila, parecer duro ou contiver muitas pedras. No entanto, você deve evitar construir sobre lajes de concreto ou outras superfícies impermeáveis.

Coloque o Papelão

Cubra a área com papelão sobreposto para bloquear ervas daninhas.

Depois de desenhar sua área de jardim elevada sem escavação e selecionar um local adequado, é hora de começar a construir. Colocar folhas de papelão é o primeiro passo no processo de construção. Seu objetivo é cobrir completamente a área para que nenhuma erva daninha consiga romper. Portanto, você deve sobrepor as peças por alguns centímetros.

O papelão geralmente tem restos de grampos ou fita adesiva, então tente removê-los antes de colocar o material em seu jardim. Embora isso possa parecer um processo árduo, remover essas peças indesejadas de plástico e metal com antecedência evita que você tenha que peneirá-las mais tarde.

Se você estiver colocando o papelão durante uma época seca do ano, é útil regá-lo depois de colocá-lo no chão. A umidade o manterá no lugar e evitará que ele se dobre depois que o composto estiver por cima. Se o solo já estiver úmido, não há necessidade de regar.

Adicione o Composto

Espalhe de 5 a 12 centímetros de composto totalmente decomposto sobre a área.

Depois que o papelão estiver plano no chão, é hora de aplicar o composto nas áreas onde você gostaria do seu jardim elevado. A quantidade depende dos seus objetivos, bem como do solo nativo. Se você estiver lidando com muitas ervas daninhas e quiser começar a cultivar o mais rápido possível, adicione de três a cinco polegadas de composto na área onde gostaria do seu canteiro elevado. No entanto, se estiver relativamente livre de ervas daninhas, você pode adicionar apenas duas polegadas de composto.

Acho que a maneira mais fácil de adicionar o composto é com um carrinho de mão, pá e ancinho. Você pode despejar cargas de composto e depois usar um ancinho para alisá-las na forma desejada.

O tipo de composto é extremamente importante, e adicionar material de baixa qualidade ou parcialmente decomposto pode levar a resultados insatisfatórios. Ao considerar opções de emenda, tenha esses fatores em mente.

Independentemente dos materiais que você está começando, a compostagem envolve o uso de micróbios para decompor grandes itens orgânicos em partículas menores. Os micróbios continuarão a decompor materiais orgânicos até atingirem seu estágio final e a pilha se tornar “acabada”. Se a pilha estiver quente ao toque, ainda está ativa.

Adicionar composto ativo a canteiros elevados pode causar inúmeros problemas. À medida que continua a se decompor, ele se acomoda. Portanto, se você adicionar três polegadas de composto, pode ter apenas uma polegada de material depois que ele afundar. Outro problema com material em decomposição ativa é que nem todos os nutrientes estão disponíveis para as plantas.

Se você só tiver acesso a composto quente, ainda pode usá-lo para criar canteiros elevados. No entanto, compre-o alguns meses antes de planejar construir seu canteiro elevado. Deixe-o no seu quintal durante esse tempo e vire a pilha com uma pá a cada semana ou mais. Isso permitirá que ele se decomponha completamente antes de adicioná-lo aos seus canteiros.

Todo composto é feito de materiais orgânicos, mas você pode usar todos os tipos de substâncias para fazê-lo. Isso inclui materiais “marrons”, ricos em carbono, como lascas de madeira e papelão, e materiais “verdes”, ricos em nitrogênio, como esterco animal, aparas de grama e restos de comida. Idealmente, é feito com uma proporção de 2:1 a 4:1 de marrons para verdes.

Se for feito apenas de materiais ricos em carbono, como lascas de madeira ou folhas marrons, o produto conterá uma alta quantidade de carbono e pouco nitrogênio. Isso ainda adicionará matéria orgânica ao seu jardim, mas não fornecerá muito nitrogênio. Na verdade, pode roubar nitrogênio do solo circundante, levando a plantas privadas de nitrogênio.

Embora muitos herbicidas se decomponham rapidamente no ambiente, alguns produtos químicos persistentes podem permanecer intactos por meses ou até anos. Portanto, herbicidas originalmente usados para controlar ervas daninhas em um campo de trigo ou cevada podem acabar em uma pilha de composto acabado. A melhor maneira de testar a contaminação por herbicidas é cultivar uma cultura de teste em uma amostra da emenda. Se as plantas mostrarem sinais de danos por herbicidas, evite usar essa emenda para criar seus canteiros elevados.

Gerencie os Caminhos

Considere lascas de madeira ou trevo para caminhos fáceis e sem ervas daninhas.

Se você estiver construindo várias áreas de cultivo elevadas, acabará com caminhos. Não há uma maneira certa de lidar com esses caminhos, mas você deve pensar em como mantê-los livres de lama e ervas daninhas.

Uma opção popular envolve espalhar lascas de madeira sobre os caminhos. O material cobre a superfície, prevenindo a erosão e a germinação de ervas daninhas. As lascas de madeira se decomporão ao longo do tempo, então esteja preparado para reabastecê-las a cada ano ou dois. No entanto, à medida que se decompõem, adicionarão matéria orgânica rica ao solo.

Você também pode tentar plantar trevo branco ou grama de baixo crescimento para criar caminhos vivos. Essas plantas podem exigir corte ocasional, mas manterão o solo no lugar e injetarão matéria orgânica no solo.

Outra opção é deixar os caminhos descobertos e cultivá-los regularmente com uma enxada. Esses caminhos serão mais suscetíveis à erosão, mas você não precisará se preocupar com corte ou transporte de lascas de madeira.

Perguntas e Considerações sobre Canteiros Elevados Sem Escavação

Os passos acima permitirão que você forme facilmente canteiros elevados. No entanto, você ainda pode ter dúvidas sobre o processo. Aqui estão algumas perguntas e pensamentos que as pessoas costumam encontrar ao construir seus canteiros.

Aeração Antes de Construir

Para áreas compactadas, a aeração inicial com um garfo largo ajuda.

Embora seja claro que você deve evitar a lavoura, pode estar se perguntando se deve ou não aerar o solo com um garfo de escavação ou garfo largo. Afinal, muitas pessoas afirmam que essas ferramentas simplesmente aeram o solo em vez de realmente perturbá-lo. No final, suas circunstâncias ideais determinam se o uso do garfo é benéfico.

Charles Dowding tem experimentado e coletado dados sobre canteiros de jardim sem escavação há anos. Em um experimento, ele comparou canteiros inalterados com aqueles que ele afrouxou com um garfo de escavação a cada outono. Ele descobriu que os canteiros não afrouxados produziram colheitas maiores do que aqueles que ele aerou.

Dito isso, a aeração inicial é útil em algumas circunstâncias. Por exemplo, se você estiver lidando com solo realmente compactado ou lutando contra uma camada dura, algumas passagens com um garfo largo serão úteis.

Fechando as Laterais com Madeira

Você pode construí-los com ou sem madeira.

Quando as pessoas pensam em canteiros elevados, muitas vezes imaginam produtos construídos com cedro resistente à podridão ou metal durável. Embora esses tipos de canteiros elevados tornem a jardinagem acessível para todos, eles não são o único tipo de canteiro elevado disponível.

Depois de fazer um canteiro elevado seguindo o método de papelão e composto, não há necessidade de fechar as laterais com madeira. O composto pode mudar um pouco sua forma ao longo do tempo, mas você pode facilmente colocá-lo de volta com uma pá ou ancinho. Dito isso, você está livre para fechar as laterais do canteiro com peças de madeira ou metal.

Uso de Lona Antes de Plantar

Cobrir ervas daninhas com uma lona pode ajudar a eliminá-las de forma eficaz.

Um dos muitos benefícios da jardinagem sem revolvimento é a falta de ervas daninhas. Em teoria, uma vez que as sementes de ervas daninhas na camada superior germinem e morram, você não deve experimentar mais ervas daninhas. Algumas sementes podem flutuar com o vento, mas você não estará trazendo sementes de ervas daninhas de alguns centímetros abaixo da superfície.

No entanto, ervas daninhas perenes ainda podem ser um problema. Se você sabe que sua futura área de jardim abriga ervas daninhas como capim-colchão, cardo e capim-bermuda, a área pode se beneficiar de alguns meses de cobertura com lona. Colocar uma lona resistente a UV sobre o solo bloqueará a luz solar e fará com que essas ervas daninhas persistentes morram. Depois que elas morrerem, você pode colocar papelão e composto para formar seus canteiros.

Continue sua leitura aqui