5 Dicas para Cultivar Ervilhas em Canteiros Elevados

Você está visualizando atualmente 5 Dicas para Cultivar Ervilhas em Canteiros Elevados

Tipos

Nativas do sul da Europa, as ervilhas crescem onde há bastante sol, clima fresco e solo fértil, mas bem drenado. No jardim, elas prosperam em canteiros elevados e vasos, sendo fáceis de cultivar com os cuidados certos.

As ervilhas apreciam o mesmo tratamento, seja em canteiros elevados de madeira ou metal. Canteiros elevados altos apresentam um desafio para jardineiros domésticos, pois necessitam de uma grande quantidade de solo. Um método fácil para preenchê-los é colocar madeira velha ou cascalho no fundo dos canteiros e depois preencher com terra fértil. A madeira em decomposição adiciona drenagem ao fundo dos canteiros, enquanto também fornece nutrientes para as plantas de ervilha.

Tipos

Escolha entre as duas formas principais: ervilhas para debulhar ou aquelas com vagens comestíveis.

Uma vez que os canteiros estão preenchidos, eles estão prontos para as ervilhas! As vagens de ervilha crescem em duas formas gerais, a forma de ervilha para debulhar e a forma de vagem comestível. As variedades de ervilhas para debulhar crescem em vagens grossas que protegem as suculentas ervilhas dentro. As vagens são difíceis de mastigar, então retire as ervilhas das vagens antes de comê-las. Os supermercados vendem ervilhas congeladas e enlatadas pré-debulhadas em todo o mundo.

As ervilhas de vagem comestível são totalmente comestíveis e têm um sabor melhor quando fritas ou comidas frescas com molho. Colha os tipos de ervilha-de-neve quando as ervilhas ainda estiverem pequenas nas vagens e as ervilhas-de-quebrar depois que as ervilhas incharem.

Depois de decidir quais tipos de ervilhas você gostaria de comer, o próximo passo é decidir quanto espaço seus canteiros elevados têm para as ervilhas crescerem. Com muito espaço e uma treliça, variedades vigorosas de trepadeiras são uma boa escolha. Elas escalam qualquer coisa que podem e crescerão mais de seis pés de altura com suporte.

Com pouco espaço ou sem treliça em canteiros elevados, experimente variedades de arbusto. As ervilhas de arbusto crescem perto do chão e geralmente têm muitos caules brotando do solo. Elas também se beneficiam de uma estaca ou treliça para suporte menor.

Tanto os tipos de arbusto quanto os de trepadeira produzem vagens comestíveis e ervilhas para debulhar. Com muitas combinações diferentes de tipos, há variedades de ervilhas para todos. Vamos descobrir quais funcionam melhor para você!

Selecione Variedades Produtivas

Escolha a variedade perfeita de ervilha com base nas suas preferências!

Com tantas variedades de ervilhas para escolher, escolher uma pode parecer uma tarefa assustadora! Não tema, pois o melhor tipo de ervilha para cultivar depende inteiramente do que você prefere e de quanto espaço você tem.

Amantes de ervilhas para debulhar com grandes canteiros elevados e treliças altas têm o espaço ideal para variedades vigorosas de trepadeiras. Um excelente cultivar é ‘Tall Telephone’, também conhecido como ‘Alderman’. Ele atinge seis pés de altura com suporte! Este é um tipo raro, pois as ervilhas para debulhar geralmente crescem em tipos de arbusto mais curtos.

Se você gosta de ervilhas para debulhar, mas tem um espaço menor, experimente uma das muitas variedades de arbusto disponíveis. Estes são os tipos de ervilha da sua avó, pois muitas vezes são cultivares antigos ou híbridos de cultivares antigos. Um cultivar excepcional com tolerância ao calor e ao frio é ‘Wando’. Outro tipo divertido com vagens pequenas é ‘Iona’. Esta ervilha francesa não precisa de suporte e produz de forma confiável numerosas quantidades de pequenas vagens de ervilha.

Meus tipos favoritos de ervilhas são as ervilhas-de-neve, os tipos que você come quando as ervilhas ainda estão pequenas. Elas geralmente amadurecem mais rápido do que as ervilhas para debulhar e têm uma ampla gama de usos na cozinha. No meu jardim em Oregon, eu cultivo ‘Oregon Sugar Pod II’ todos os anos para uma colheita confiável. Estas vinhas curtas e robustas proliferam vagens verde-brilhantes. Com treliças de pelo menos quatro pés de altura, experimente ‘Mammoth Melting Sugar’, outro tipo de ervilha-de-neve.

As ervilhas-de-quebrar são semelhantes às ervilhas-de-neve, exceto que você as colhe quando as ervilhas incham dentro das vagens. Então, você come a vagem e as ervilhas inteiras. Coma-as frescas, faça uma salada com elas ou refogue-as como vagens de ervilha-de-neve. Extremamente vigorosa, a variedade ‘Sugar Snap’ atinge seis a oito pés de altura! Ela cresce vagens com sabor doce e crocante em vinhas produtivas. Uma variedade peculiar com vagens roxas, ‘Sugar Magnolia’ faz um show colorido no jardim enquanto também cresce ervilhas comestíveis para a cozinha.

Novos cultivares agora existem que combinam o sabor supremo das ervilhas para debulhar com as vagens comestíveis das ervilhas-de-quebrar. Suas vagens são comestíveis quando jovens, mas suas ervilhas também são comestíveis como ervilhas para debulhar quando maduras. Se você não consegue se decidir, experimente uma como ‘Sugar Ann’ ou ‘Sugar Sprint’ para o melhor dos dois mundos.

Plante na Época Certa

Plante suas ervilhas no momento ideal para crescimento e colheita ótimos.

Agora que você tem suas sementes, escolher o momento ideal para plantá-las é importante. As ervilhas crescem quando o clima é ameno e a umidade é alta. Elas adoram brisas frescas e apreciam noites frias com dias amenos.

Jardineiros nas zonas de jardinagem USDA nove a onze devem plantar ervilhas a qualquer momento do outono até o inverno. Apenas certifique-se de não plantar sementes de ervilha após o final da primavera, pois o clima nessas zonas aquece rapidamente durante o dia e pode ficar muito quente para a produção ideal de ervilhas.

Em todas as outras áreas que recebem geadas fortes, plante ervilhas assim que o solo descongelar e estiver facilmente escavável. Isso varia do final do inverno ao final da primavera, dependendo de onde você mora. Alguns jardineiros nas zonas sete e oito podem plantar ervilhas no inverno se for um ano particularmente ameno. A maioria das variedades de ervilhas estará pronta para a colheita dentro de dois a três meses.

Se você ama ervilhas, cultivá-las uma vez por ano pode não ser suficiente. As ervilhas também adoram as temperaturas encontradas no outono e se saem bem como uma cultura de outono em todas as áreas. Plante sementes de ervilha 12 semanas antes da sua primeira data média de geada. Dentro de dois meses, você deve ter ervilhas suficientes para colher, congelar, enlatar e comer frescas.

Inocule as Sementes

Considere inocular suas sementes de ervilha para um solo e plantas mais saudáveis.

A inoculação é um processo de aplicação de uma bactéria específica que cresce nas raízes das plantas de ervilha. Ela trabalha com as ervilhas para produzir nitrogênio no solo que ela e outras plantas usam. Canteiros elevados com terra estéril são os que mais precisam de inoculação, pois carecem da microfauna encontrada nos solos nativos.

Se você já cultivou ervilhas antes, ou seus canteiros elevados existem há alguns anos, então você pode não precisar inocular as sementes de ervilha. A bactéria fixadora de nitrogênio é frequentemente encontrada naturalmente no solo, especialmente onde as ervilhas cresceram no passado.

Quando estiver em dúvida, uma aplicação de bactérias não prejudicará suas plantas ou seu solo. Compre sementes de ervilha pré-inoculadas ou encontre uma aplicação em pó ou líquida e aplique nas sementes você mesmo.

Dê Suporte às Plantas de Ervilha

Forneça suporte robusto para suas ervilhas com uma treliça.

Uma treliça sempre beneficia as plantas de ervilha, independentemente do tipo. Mesmo que o pacote de sementes diga que elas não precisam, as ervilhas apreciam uma estrutura. Elas naturalmente crescem agarrando-se a qualquer coisa que podem com seus gavinhas e puxando-se para cima. Quando você dá suporte às suas plantas de ervilha, elas se espalham para cima e para fora com facilidade.

Tente usar uma estaca de madeira ou uma opção mais segura, como uma treliça de madeira. Estruturas metálicas robustas são ideais. Você pode deixá-las no jardim a cada ano, e elas são resistentes ao vento e às tempestades.

Adicione Composto ao Solo

Revitalize o solo do seu canteiro elevado com composto rico em nutrientes.

O solo dos canteiros elevados condensa e afunda a cada ano, à medida que a chuva, as plantas e a erosão o desgastam. O solo condensado apresenta um desafio significativo para as ervilhas, pois elas gostam de solo leve e arejado com boa drenagem. Uma maneira de adicionar estrutura e nutrientes ao solo é com composto.

O composto contém microfauna como fungos e bactérias que ajudam os solos a se tornarem macios e quebradiços. Adicione-o a cada estação, especialmente quando a terra do seu canteiro elevado parecer estar afundando. Minhocas e as criaturas que já mencionamos trabalharão no seu solo e o tornarão mais hospitaleiro para as ervilhas.

Se você não tiver composto, tente adicionar cobertura orgânica como folhas caídas, aparas de grama ou crescimento de plantas carnudas. Qualquer coisa orgânica que se decomponha adicionará nutrientes benéficos, estrutura e microfauna ao solo.

Pensamentos Finais

Reflexões Finais

As vinhas de ervilha são um dos meus vegetais favoritos, e elas crescem muito bem em canteiros elevados! Elas produzem ervilhas deliciosas e nutritivas de forma confiável a cada ano, e elas crescem facilmente a partir de sementes em clima fresco. Use essas cinco dicas acima, selecione sua variedade favorita e você estará pronto para começar a plantar! Em breve, você estará com ervilhas até as orelhas!