Quando nos mudamos para nossa casa há 8 anos, fiquei encantado com o enorme quintal. Como um ávido jardineiro, mal podia esperar para reduzir o gramado e expandir os canteiros para flores e vegetais.
Depois de limpar as ervas daninhas, comecei a cavar para plantar uma rosa. Cerca de 30 centímetros abaixo, encontrei três camadas de tecido grosso e preto de paisagismo. Depois de cortá-lo (já estava suando), cheguei a areia pura. Então bati em rocha sólida.
Plantar uma rosa me levou duas horas de trabalho.
Para transformar esse quintal no paraíso de vegetais e flores que eu sonhava, eu precisaria de outra opção. Embora eu tenha conquistado as bordas do solo, os canteiros elevados me salvaram de desistir do meu quintal quando eu não tinha tempo para tornar o solo utilizável.
Comecei com canteiros de madeira, mas eles estão começando a mostrar sua idade. Para o próximo passo, planejo substituí-los por canteiros Birdies Garden Beds, que vêm em uma variedade de alturas e cores em aço galvanizado durável e seguro para alimentos.
Você está se perguntando se os canteiros elevados são para você? Neste artigo, falarei sobre 15 benefícios da jardinagem em canteiros elevados. Os canteiros elevados mudaram o jogo para mim, e podem fazer o mesmo por você. Vamos cavar fundo!
Controle a Saúde do Seu Solo
Trabalhar no solo pode apresentar desafios, enquanto os canteiros elevados oferecem controle para um crescimento ideal das plantas.
Quando você trabalha diretamente no solo, lida com o que está lá. O solo pode ser muito ácido ou alcalino. Pode ser argila pura ou areia. A erosão pode ser um problema. Seu solo pode ser deficiente em matéria orgânica e nutrientes. Ou, no meu caso, você pode ter camadas de tecido de paisagismo e rochas para enfrentar.
A jardinagem em canteiros elevados oferece muitos benefícios, incluindo o controle do solo.
Os canteiros elevados permitem que você crie o ambiente ideal para cultivar suas plantas desejadas. Basta preenchê-los com solo de qualidade e cobrir com composto, depois descobrir do que suas plantas precisam.
Quer um canteiro de mirtilo? Aumente a acidez com enxofre elementar. Quer cultivar batata-doce? Encha um canteiro profundo com muito solo solto e rico em nutrientes.
Enriquecer o solo no solo é possível, mas pode ser um processo longo. Os canteiros elevados permitem que você manipule os nutrientes facilmente e ajuste as condições de cultivo para que suas plantas prosperem.
Aumente a Drenagem
Os canteiros elevados oferecem soluções para solo argiloso encharcado e solo arenoso seco, proporcionando melhor drenagem.
Se você luta com solo argiloso pesado, sabe que ele pode ficar encharcado. Poucas plantas prosperam em solo encharcado, o que leva a raízes apodrecidas. Se o solo úmido é um problema, os canteiros elevados facilitam a adição de emendas como areia e perlita para manter a água e os nutrientes móveis.
Plantas com excesso de água são uma das principais causas de falhas na jardinagem. Os canteiros elevados permitem uma drenagem ideal, permitindo que a água flua livremente para as raízes e saia pelo fundo. Quanto mais alto o canteiro, melhor a drenagem.
Alternativamente, aqueles com muito areia podem lutar para reter a umidade. Solo completamente seco, sem capacidade de reter umidade, levará a plantas desidratadas e sedentas. Para solos secos, os canteiros elevados são fáceis de enriquecer com composto e cobertura morta para reter a umidade.
Prolongue sua Temporada
Os canteiros elevados estendem a temporada de jardinagem em áreas de temporada curta, permitindo o plantio mais cedo.
Às vezes eu digo a mim mesmo que deveria realmente começar a esquiar em vez de jardinar. No meu jardim da zona 5b, tenho sorte de ter quatro meses de tempo de cultivo. A neve é provável durante os outros oito meses, e as temperaturas de congelamento são garantidas.
Se você mora em um lugar com uma temporada curta e pegou o gosto pela jardinagem como eu, qualquer maneira de prolongar seu tempo de jardinagem é uma vitória. Você pode plantar mais cedo na temporada com canteiros elevados porque o solo secará e aquecerá mais rapidamente.
No outono, os canteiros elevados facilitam a proteção de suas colheitas contra geadas precoces com panos de geada ou coberturas flutuantes, e você pode até estender sua temporada de cultivo com uma moldura fria. Se você adicionar algumas semanas em ambos os extremos da temporada, logo terá um mês extra de tempo de cultivo!
Dê um Descanso ao Seu Corpo
Os canteiros elevados oferecem uma experiência de jardinagem confortável e acessível, reduzindo a tensão no corpo.
Embora eu ainda não esteja pronto para dizer que estou velho, um dia de jardinagem no solo começou a exigir uma soneca de recuperação. Meus joelhos doem de ficar ajoelhado no chão, e minhas costas doem de ficar constantemente curvado. Meu corpo todo sente a tensão.
Os canteiros elevados, especialmente aqueles que você não precisa se ajoelhar para alcançar, podem transformar a experiência de jardinagem. Os idosos e aqueles com mobilidade limitada podem sentar-se em uma cadeira para cuidar das plantas. Você pode facilmente colher seus vegetais sem torcer o pescoço.
Cavar para colocar novas plantas é uma brisa no solo solto e friável do meu jardim de canteiros elevados. Isso torna a jardinagem mais acessível. Tenho alguns formatos diferentes de canteiros, e os caminhos entre eles me permitem alcançar todas as minhas plantas facilmente.
Ocasionalmente penso em adicionar mais áreas de plantio no solo, mas a facilidade dos canteiros elevados sempre vence. Se você quer tornar seu jardim mais fácil para o corpo, confira este canteiro de jardim Rotacional 6 em 1 com uma variedade de configurações flexíveis para o seu espaço ou esses canteiros altos e elegantes que não exigem ferramentas especiais para montar.
Enquanto isso, um ajoelhador acolchoado me ajuda a cuidar dos canteiros no solo que não quero me desfazer.
Reduza a Pressão das Ervas Daninhas
Os canteiros elevados reduzem a pressão das ervas daninhas, permitindo mais tempo de jardinagem com solo livre de ervas daninhas.
Quem gosta de capinar? Se você não levantou a mão, os canteiros elevados podem lhe dar mais tempo real de jardinagem, reduzindo a pressão das ervas daninhas. Aqueles que se espalham por rizomas (estou olhando para você, Erva-de-São-João!) não entrarão nos canteiros, e o novo solo livre de sementes de ervas daninhas que você usa para preenchê-los não está já povoado com uma nova geração de ervas daninhas.
O solo é menos compactado, mais rico em nutrientes e pode ser intensamente plantado. Todos esses fatores tornam os canteiros elevados menos hospitaleiros para as ervas daninhas.
Não estou brincando quando digo que a área ao redor dos meus canteiros elevados e o gramado estão cheios de dentes-de-leão. Eu cultivo organicamente e evito pesticidas e herbicidas para a saúde dos meus filhos, animais de estimação e do ecossistema. Os dentes-de-leão nunca crescem nos canteiros elevados! A grama, a maior praga de ervas daninhas de todas nos meus canteiros no solo, não invade minhas flores e arbustos de frutas como faz no solo.
Se uma erva daninha aparecer, é fácil de identificar e puxar, ao contrário do trabalho extenuante de gerenciá-las no solo.
Guarde o Arado
Os canteiros elevados eliminam a necessidade de arar, pois podem ser emendados com novas camadas de material rico em nutrientes.
Arar ainda é uma prática comum na agricultura e em alguns jardins domésticos, onde solta o solo compactado e pobre em nutrientes e ajuda na remoção de plantas existentes.
Infelizmente, arar também danifica a estrutura do solo e perturba os microrganismos que ajudam a criar um solo saudável. Os canteiros elevados, facilmente emendados anualmente com a adição de uma nova camada superior, tornam o arado completamente desnecessário.
Eu não arranco raízes dos meus canteiros elevados. Em vez disso, corto as plantas gastas ao nível do solo, deixando as raízes para decompor, nutrindo e aerando o solo. No outono, cubro os canteiros com folhas picadas. Na primavera, refresco com uma camada de composto e cobertura morta.
Todos os anos, as camadas de material rico em nutrientes que você adiciona no topo dos seus canteiros elevados melhorarão ainda mais a saúde do solo, permitindo que a estrutura e a atividade microbiana melhorem ao longo do tempo.
Crie uma Aparência Organizada
Os canteiros elevados oferecem uma opção organizada e esteticamente agradável para aqueles que preferem espaços organizados e linhas limpas.
Sou fã do estilo de jardim de casa de campo, com bordas exuberantes e transbordantes, prados floridos e caminhos sinuosos. Embora esse visual me encante, pode parecer um pouco… bagunçado para os outros.
Deixo grande parte do meu quintal crescer em um caos gerenciado e bonito, mas os canteiros elevados mantêm o jardim da cozinha com uma aparência organizada e arrumada. Se você adora espaços organizados e linhas limpas, os canteiros elevados o deixarão feliz. Se você é relaxado quanto à ordem, mas não quer alarmar os vizinhos, os canteiros elevados o deixarão feliz.
Os canteiros elevados naturalmente criam uma área estruturada cercada por caminhos intencionais. Eles parecem nítidos e arrumados, facilitando a criação de um jardim esteticamente agradável. Se o seu gramado está cheio de ervas daninhas, seco ou irregular, os canteiros elevados cheios de plantas saudáveis são uma atualização imediata e bonita.
Experimente várias configurações, como canteiros em forma de L ou redondos, para obter o visual de jardim dos seus sonhos. Coloque-os no quintal da frente e receba elogios. Os canteiros elevados fazem a jardinagem parecer boa.
Expulse as Pragas
Os canteiros elevados oferecem vantagens no controle de pragas e permitem o uso fácil de coberturas de fileiras para proteger as plantas dos besouros pulgas.
Os canteiros elevados facilitam a manutenção das pragas fora do seu jardim. Canteiros altos desaceleram lesmas e desencorajam coelhos. Toupeiras são impedidas quando o fundo dos canteiros é forrado com uma malha confiável. Cães não podem levantar as pernas para urinar nas suas ervilhas.
Se besouros pulgas e moscas-brancas o atormentam, é fácil jogar coberturas de fileiras sobre seus vegetais quando eles estão bem acomodados em um canteiro elevado. Embora a jardinagem em canteiros elevados não cancele as pragas, ela reduz significativamente o problema.
Mantenha a Flexibilidade
Os canteiros elevados oferecem máxima flexibilidade, permitindo opções portáteis para locatários e a capacidade de jardinar em qualquer ambiente.
Os canteiros elevados proporcionam máxima flexibilidade. Você está alugando atualmente? Escolha canteiros elevados portáteis e duráveis que podem ir com você sempre que se mudar. Sua configuração de canteiro elevado pode ser temporária, permitindo que você jardine onde quer que esteja.
Experimente pequenos canteiros elevados para varandas de apartamentos ou pátios de bolso. Se você planeja se mudar, não perca tempo investindo em um jardim no solo. Os canteiros elevados manterão você jardinando em qualquer ambiente.
Se você tem uma residência permanente, os canteiros elevados ajudam a evitar a competição de raízes de grandes árvores e arbustos. Você pode colocá-los onde houver mais sol direto (6-8 horas é o ideal) e fazer o melhor uso do espaço com o qual está trabalhando.
Evite Solo Compactado
Os canteiros elevados com caminhos evitam a compactação do solo, garantindo drenagem e oxigenação ideais para as plantas.
Tenho que pisar no meu solo para chegar ao meio do meu jardim de polinizadores estilo casa de campo para capinar e dividir plantas. Caminhar no solo, especialmente quando está molhado, leva à compactação.
O solo compactado causa escoamento de água e reduz a drenagem e a oxigenação. As raízes têm que trabalhar mais para se expandir e alcançar os nutrientes de que precisam.
Caminhos entre canteiros estreitos facilitam o alcance das suas plantas. Nenhum tráfego de pés ou animais de estimação está esmagando suas plantas e compactando o solo. A terra permanece solta, permitindo que o ar circule e a água flua. Problema resolvido!
Contenha Plantas Agressivas
Os canteiros elevados controlam efetivamente plantas agressivas como hortelã, couve e orégano.
Você já plantou hortelã? Couve? Orégano? Se sim, você sabe que esses favoritos do jardim, nutritivos e bonitos, podem se tornar bullies. A hortelã tomará conta do seu quintal antes que você perceba, a couve se ressemeia em todos os lugares, e o orégano, nem quero falar sobre isso. Cultivar ervas em canteiros elevados, assim como outras plantas agressivas, ajuda a manter essas plantas contidas.
Não deixe o medo de sua natureza agressiva impedi-lo de cultivar essas ótimas plantas. Um canteiro elevado as manterá sob controle! Tenho um canteiro de diferentes tipos de hortelã combinados com girassóis gigantes igualmente robustos. No solo, eles lentamente tomariam conta.
Os canteiros elevados mantêm as plantas agressivas gerenciáveis, enquanto fazem sua abundância parecer exuberante e proposital, em vez de fora de controle.
Evite Solo Contaminado
Os canteiros elevados fornecem uma solução para jardinagem em áreas com solo contaminado.
Atualmente, estou voluntariando com um clube de jardinagem pós-escola para criar um jardim em uma escola local. No dia anterior ao início do transplante de nossas mudas, a manutenção do terreno pulverizou Roundup em todo o nosso futuro local de jardim.
Os alunos ficaram compreensivelmente chateados, mas felizmente, nem tudo estava perdido. Em situações como essas, os canteiros elevados podem salvar o dia.
Embora não possamos mais plantar no solo, ainda podemos usar o local e manter nossas plantas fora do solo contaminado. Estamos usando grandes contêineres e canteiros elevados doados para cultivar, preenchendo-os com solo fresco e seguro.
Seja seu jardim em um antigo pomar se recuperando do uso de pesticidas ou em qualquer área exposta a poluentes ambientais, os canteiros elevados tornam possível jardinar com segurança onde você está. Lembre-se de fazer um teste de solo se estiver preocupado que possa ter solo contaminado, e use canteiros elevados se houver qualquer dúvida, especialmente para jardins de alimentos.
Aumente sua Produção
A jardinagem em canteiros elevados aumenta a produção através do plantio intensivo, plantas mais saudáveis e desenvolvimento radicular mais forte.
Aumento da produção é uma das principais vantagens da jardinagem em canteiros elevados. Os canteiros elevados permitem que você plante intensivamente, com mais plantas por metro quadrado. Você não precisará caminhar sobre os canteiros para colhê-los, eliminando o espaço geralmente reservado para caminhos e fileiras e evitando a compactação do solo.
Você obtém plantas mais saudáveis quando pode influenciar ativamente a qualidade do solo e a disponibilidade de nutrientes em um canteiro elevado. O desenvolvimento radicular é mais forte no solo solto e oxigenado, e a produção aumenta.
Estudos indicam que o cultivo em canteiros elevados pode aumentar a produção em 30-50%, dependendo da cultura e do meio de cultivo utilizado. Em um pequeno jardim doméstico, isso faz uma grande diferença!
Facilite a Rotação de Culturas
Os canteiros elevados simplificam a rotação de culturas, permitindo o acompanhamento organizado das plantações e a rotação sistemática.
Doenças e pragas contam com suas plantas hospedeiras crescendo no mesmo local de ano para ano. As doenças podem permanecer no solo ou em matéria vegetal em decomposição, prontas para atacar novamente na primavera seguinte. As pragas põem ovos ou pupam no solo, hibernando para se alimentar de suas plantas favoritas na próxima temporada.
A rotação de culturas impede que pragas e doenças fiquem muito confortáveis em um local, mudando o que você planta em cada área.
Se você já experimentou a requeima do tomate, ainda pode cultivar seus favoritos em um novo local onde eles podem começar do zero. Sempre evite plantar espécies da mesma família que foram plantadas no ano passado — nada de novas solanáceas no antigo canteiro de tomates.
O que isso tem a ver com canteiros elevados? Eles facilitam o acompanhamento e a rotação de suas culturas. Basta anotar o que você plantou em cada canteiro para ajudar a organizar a rotação de cada ano. Eu não faço nada sofisticado e fico