A jardinagem hidropônica é maravilhosa por muitos motivos, mas nós, cultivadores, ainda enfrentamos problemas de vez em quando. Na verdade, para iniciantes, pode haver mais problemas do que na jardinagem em solo!
A toxicidade por nitrogênio é um desses problemas irritantes. O nitrogênio é um dos nutrientes mais importantes para as plantas, mas em excesso pode causar sérios danos ao seu jardim. Se não for controlada, a toxicidade por nitrogênio pode matar completamente suas plantas.
Bons Produtos na Amazon para Prevenir a Toxicidade por Nitrogênio:
Inscreva-se no Podcast Dr. Jardim no iTunes ou Spotify
O que é Toxicidade por Nitrogênio?
As plantas precisam de muito nitrogênio, especialmente na fase vegetativa de crescimento. Na maioria das vezes, é difícil dar-lhes muito, mas de vez em quando você pode se empolgar e inundar seu reservatório de nutrientes com excesso de nitrogênio.
Quando isso acontece, suas plantas não conseguem lidar com o excesso e começam a sofrer. Isso ocorre com mais frequência na fase de floração, quando as plantas precisam de menos nitrogênio do que nas fases anteriores. Se você mantiver os níveis de nitrogênio estáveis e não ajustar adequadamente sua mistura de nutrientes, poderá estar preparando seu jardim para a toxicidade por nitrogênio.
Quanto Nitrogênio Sua Planta Precisa?
Nota: Estas são regras gerais, não prescrições específicas para tipos particulares de plantas. Cada tipo de planta é diferente e requer uma mistura diferente de nutrientes para um crescimento ideal. No entanto, existem padrões consistentes entre todas as plantas que você deve conhecer.
Fase Vegetativa
Durante esta fase, sua planta se alimentará de nitrogênio enquanto desenvolve os caules, raízes e folhagens para sustentar a produção de energia durante a fase de floração. Quase qualquer tipo de nutriente hidropônico funcionará bem aqui. Se você está procurando recomendações, tanto o General Hydroponics FloraNova Grow quanto o Dyna-Gro Foliage Pro são ótimas opções.
Fase de Floração
Durante esta fase, suas plantas estão fazendo a transição de desenvolver muitas folhas e caules para focar sua energia em brotos, flores e frutos. Se você der muito nitrogênio às suas plantas durante esta fase, poderá impactar seriamente seu desenvolvimento. Duas boas recomendações de nutrientes aqui são o General Hydroponics FloraNova Bloom e o Dyna-Gro Bloom. Se você não conseguir encontrar esses produtos localmente ou online, pode usar um fertilizante projetado para cactos, pois eles têm necessidades nutricionais semelhantes às de uma planta em floração.
Sinais de Toxicidade por Nitrogênio
Embora os sinais de toxicidade por nitrogênio variem ligeiramente com base na planta que você está cultivando, há alguns sinais universais que apontam para a toxicidade por nitrogênio como o problema que você está enfrentando:
- Folhas extremamente verdes escuras
- “Queima” das pontas das folhas, fazendo com que fiquem marrons
- Algumas folhas ficam amarelas, devido à abundância de nitrogênio, mas falta de outros nutrientes
Esses sintomas são exacerbados se o pH da sua solução estiver fora do normal ou se você estiver regando sua planta em excesso ou em falta. Todos esses fatores causam estresse na planta, tornando os efeitos do excesso de nitrogênio mais pronunciados.
Descartando Outros Problemas Potenciais da Planta
Antes de começar a tratar sua planta para toxicidade por nitrogênio, é uma boa ideia descartar outras causas potenciais.
Primeiro, certifique-se de que você não está regando sua planta em excesso ou em falta. Se você está cultivando hidropônicamente, não deve se preocupar com isso, pois as raízes provavelmente estão em uma solução de nutrientes.
Certifique-se de que sua solução de nutrientes está sendo devidamente oxigenada com pedras de ar e que o pH e a temperatura da sua solução de nutrientes estão dentro das faixas normais.
Finalmente, verifique a temperatura do ar da sua tenda de cultivo ou sala de cultivo e certifique-se de que não está muito quente ou frio.
Se seu jardim passar por todas essas verificações, é muito provável que você tenha um problema de toxicidade por nitrogênio e pode seguir para as opções de tratamento e prevenção.
Tratando a Toxicidade por Nitrogênio
Se você adivinhou que a solução para a toxicidade por nitrogênio é “pare de dar tanto nitrogênio às suas plantas”, você está certo! Mas tratar um jardim existente que sofre de toxicidade por nitrogênio não é tão simples assim, embora ainda seja bastante fácil de resolver.
Verifique o PPM / EC da sua solução e certifique-se de que está dentro das faixas normais para a fase de crescimento da sua planta. Se não estiver, você pode:
- Diluir a solução com água fresca, certificando-se de calibrar o pH depois
- Trocar completamente o reservatório de nutrientes com água fresca e nutrientes
Se sua planta está na fase de floração, os níveis de nutrientes parecem bons e você ainda está sofrendo com sintomas de toxicidade por nitrogênio, provavelmente deve fazer uma troca completa do reservatório e adicionar nutrientes frescos. Pode ser o caso de que você tenha muito nitrogênio como porcentagem do total de nutrientes na solução, causando resultados ruins durante a fase de floração.
Se você está cultivando em solo, mas não sente que está alimentando suas plantas em excesso, pode ser que o solo tenha uma concentração de nitrogênio mais alta do que o normal. Para corrigir isso, filtre e ajuste o pH de um pouco de água e despeje no solo que abriga as plantas afetadas. Isso irá lavar parte do conteúdo de nutrientes do solo e, com sorte, resolver o problema.