Hidroponia e Estufas Verticais
Hidroponia e estufas verticais estão surgindo ao redor do mundo. Jardineiros em todos os lugares estão abandonando o solo em favor da água pura. A palavra hidroponia vem das palavras gregas “hydro”, que significa água, e “ponos”, que significa trabalho. Juntas, elas descrevem uma maneira de cultivar plantas sem solo.
A hidroponia existe desde o início do século 20, mas devido ao seu alto custo inicial, foi apenas recentemente que jardineiros comuns começaram a adotar essa técnica.
De projetos de tecnologia agrícola interna a estufas e jardins verticais, os sistemas hidropônicos vêm em vários estilos. Abaixo estão as 15 razões pelas quais você deve experimentar a jardinagem hidropônica este ano.
Conservação de Água
Conserve umidade e cultive plantas de forma mais eficiente em climas áridos.
Nos Estados Unidos, afetados pela seca, a conservação de água é, sem dúvida, a maior razão para mudar para este novo sistema de jardinagem. Entre 10% e 50% dos EUA permaneceram em seca em 2024, especialmente em estados como Califórnia e Texas.
Os sistemas hidropônicos são economizadores de água quando há circulação de líquido. Primeiro, a água é misturada com uma solução rica em nutrientes, muitas vezes orgânica. A umidade rica em nutrientes passa pela bandeja de cultivo, entregando nutrientes e água às raízes das plantas. Após molhar as raízes, a solução é reciclada de volta ao sistema e a água é reutilizada sem vazar para o solo.
Se você vive em uma área seca, pode economizar muita água usando este sistema. Agricultores em algumas das regiões mais secas do mundo estão mudando para conservar a preciosa água potável. Esta maneira conveniente de cultivar plantas pode acabar salvando vidas e o meio ambiente.
Você Não Vai Precisar de Solo
Cultivar plantas hidroponicamente elimina preocupações e bagunças com o solo.
Se você é como eu e tem dificuldade em deixar plantas exigentes felizes com o solo certo, então este sistema avançado de cultivo pode ser para você. Não me entenda mal, plantar em solo e sujar as mãos é divertido. Mas uma vez que você experimente cultivar seus produtos na água, você ficará viciado.
O solo é um assunto delicado no mundo da agricultura. A agricultura industrial moderna envolve insumos que drenam nutrientes do solo e poluem sistemas de água próximos.
É por isso que cultivar sua comida na água e em meios de cultivo hidropônicos é muitas vezes melhor do que no solo. Você não terá que se preocupar com solo saudável, minhocas ou usar a combinação certa de areia e perlita novamente.
Você Terá Controle Total
Sem mais preocupações com pragas ou clima com cultivo controlado.
Se você odeia surpresas e ama ter controle, vai adorar a jardinagem hidropônica. Você terá o poder sobre o ambiente. O sucesso da sua planta depende de você e do seu sistema, não da Mãe Natureza.
Esta técnica moderna de cultivo dá a você o controle sobre o uso da água, soluções nutritivas, umidade e temperatura. Em sistemas automatizados, você poderá programar seu cronograma de cultivo ideal.
Jardins verticais, estufas e configurações internas mantêm suas plantas longe de pragas e doenças. Até mesmo variações de temperatura e geadas serão preocupações do passado.
Diga Adeus às Estações
Controle a luz e a temperatura para o sucesso das plantas durante todo o ano.
A menos que você esteja cultivando seu jardim hidropônico ao ar livre, você pode controlar a temperatura e a luz. Luzes de cultivo internas e estufas permitem que você controle a luz. Estufas e configurações internas também dão a você controle sobre a temperatura ambiente.
À medida que as estações mudam, você não terá que se preocupar com a rotação de plantas. Contanto que suas plantas estejam recebendo os nutrientes, luz, calor e água de que precisam, elas florescerão independentemente da estação.
Sem Mais Pesticidas
Sem solo significa menos problemas com pragas, fungos e bactérias.
Como você não está cultivando ao ar livre ou no solo, pragas e doenças terão mais dificuldade em alcançar suas plantas. Você não terá que pulverizar tanto para pragas. Ainda vale a pena estar ciente das pragas que tendem a aparecer em ambientes internos.
Sem solo, esses sistemas usam meios de cultivo hidropônicos especiais para crescer. Pragas, fungos e bactérias terão mais dificuldade em infectar esses sistemas.
Como você não terá que pulverizar, suas plantas serão livres de pesticidas. Isso é melhor para sua saúde, especialmente se você estiver cultivando alimentos.
Ambiente Previsível
Colha exatamente o que você planta, sem o estresse do clima.
Jardinagem é tudo menos previsível. Geadas no início da temporada, danos por pragas e rajadas fortes de vento podem danificar ou destruir suas preciosas plantas. Todo esse trabalho duro pode ser apagado num piscar de olhos.
Jardins hidropônicos oferecem uma solução. Esses sistemas criam um ambiente mais previsível para suas plantas.
Você poderá prever rendimentos inteiros sem esforço. Diga adeus às falhas de colheita e colha exatamente o que você plantou.
Sem Mais Ervas Daninhas
Economize tempo sem se preocupar com ervas daninhas tomando conta.
Seus sistemas hidropônicos de circulação conterão nutrientes, um meio de cultivo, suas plantas e absolutamente nenhuma erva daninha! Essas perenes nativas terão dificuldade em germinar sem solo.
As plantas geralmente não gostam de competir. As ervas daninhas usam nutrientes e água preciosos que, de outra forma, nutririam seu jardim.
Sem se preocupar com ervas daninhas, você economizará muito tempo e energia. Sem mais arrancadores de ervas daninhas ou sprays tóxicos ou trabalho exaustivo de escavação.
Cultive uma Maior Variedade
Aproveite variedades infinitas de plantas, de ervas a vegetais folhosos.
A variedade é importante para a maioria dos jardineiros. Quem quer comer a mesma variedade de alface repetidamente? Embora a jardinagem tradicional ofereça mais opções em termos de espécies e tamanhos de plantas, os sistemas hidropônicos facilitam a expansão das variedades que você cultiva.
Para esses jardins eficientes em água, você pode cultivar várias variedades e cultivares lado a lado. Contanto que as plantas não sejam muito grandes ou consumidoras de energia, você cultivará variedades infinitas.
Plantas como ervas, vegetais folhosos e pequenos vegetais e flores prosperam nesses jardins modernos. Isso inclui a maioria das plantas comestíveis que apreciamos hoje. Se você deseja variedade em seu jardim comestível, a hidroponia é o caminho a seguir.
Otimize Seu Espaço
Cultive mais com configurações verticais ou designs acima do solo.
Você pode construir esses sistemas que economizam água verticalmente ou acima do solo. Isso libera muito espaço que uma cama de jardim elevada ou uma cama de jardim ao ar livre ocuparia.
Se você tem espaço limitado, pode construir esses sistemas de cultivo tecnológicos em paredes, acima da sua cozinha ou verticalmente no seu quintal. Você também pode transformar uma estufa inteira em um sistema hidropônico.
Cultive Mais Culturas!
Aumente as colheitas e cultive alimentos mais rápido, temporada após temporada.
Esses jardins controláveis não apenas economizam espaço, mas também aumentam os rendimentos! As plantas crescem muito mais rápido e produzem rendimentos maiores. Isso lhe dá mais colheitas em uma temporada.
Se você é um jardineiro amante da comida como eu, imagine as possibilidades. Cultive qualquer tipo de erva, vegetal folhoso, videira, baga ou vegetal em menos da metade do tempo. Você terá grandes e belas colheitas em várias temporadas de cultivo.
Se você está alimentando uma família, essa configuração é incrivelmente valiosa. Você terá quase alimentos ilimitados para desfrutar ao longo do ano.
Menos Desperdício de Alimentos
Colha apenas o que você precisa sem desperdiçar alimentos.
Às vezes, desperdiçamos muito de nossos produtos uma vez que os colhemos do solo. Considere o que é perdido durante os tempos de trânsito entre o produtor e o vendedor, e você poderia alimentar uma nação.
Cultivar um jardim com esses sistemas tecnológicos permite que jardineiros amantes da comida como você colham exatamente o que querem comer. Você poderá cortar folhas ou pegar cachos inteiros sem matar suas plantas. Elas brotarão novos crescimentos sem a necessidade de propagação ou cortes.
Economize Dinheiro na Manutenção
Os custos iniciais podem ser mais altos, mas as economias vêm rapidamente.
Sim, o custo inicial para configurar um desses sistemas é mais alto do que um jardim tradicional. Você terá que investir em alguns gadgets no início. No entanto, uma vez que você comece, começará a ver algumas economias.
Os jardins tradicionais precisam de solo, fertilizantes, sementes, ferramentas de jardim, pesticidas – de preferência orgânicos, e seu tempo e energia. Você também terá que rotacionar suas culturas anuais e investir em novas sementes e mudas.
Com o tempo, você pode acabar gastando mais do que se tivesse começado um jardim hidropônico. Se você puder financiar os custos iniciais, pode valer a pena o investimento ao longo do tempo.
Mais Maneiras de Experimentar
Aprenda e experimente com plantas, cultivando de maneiras únicas.
Como as culturas crescem mais rapidamente e há menos problemas ambientais para se preocupar, você terá mais tempo para experimentar. Você aprenderá sobre as melhores culturas companheiras e quais culturas respondem melhor a quais nutrientes.
Trate seu sistema como seu próprio laboratório de ciências em casa. Tente cultivar plantas que você nunca pensou que poderia. Empurre os limites do seu clima e experimente sementes raras e difíceis de encontrar apenas por diversão.
Mantenha um diário de seus experimentos. Alguns meses de jardinagem hidropônica lhe darão um grande impulso em conhecimento de horticultura. As crianças também podem aprender a cultivar seus alimentos sem solo e expandir seu conhecimento sobre horticultura.
Melhor para o Meio Ambiente
Cultive de forma eficiente enquanto protege a terra e reduz a poluição.
As práticas agrícolas tradicionais podem ser desperdiçadoras. Elas também podem prejudicar a terra através da degradação do solo e poluição das vias navegáveis.
Os sistemas hidropônicos reciclam água e usam poucos produtos químicos. Não há necessidade de pesticidas ou herbicidas prejudiciais. Na verdade, eles fazem pouco impacto ambiental, além da eletricidade que precisam para funcionar. Alguns sistemas são até movidos a energia solar, tornando-os quase totalmente eficientes em termos de energia.
Em pequena escala, eles ajudarão a conservar sua terra para plantas nativas. Em grande escala, esses sistemas alimentares futuristas podem ajudar a resolver nossa crise climática uma fazenda de cada vez.
Você Vai Economizar Tempo
Gaste menos tempo em tarefas e mais tempo aproveitando as plantas.
A última razão pela qual você deve experimentar a jardinagem hidropônica este ano é para economizar tempo. Todos nós temos agendas ocupadas e, às vezes, a jardinagem se torna mais uma tarefa do que um hobby relaxante.
As plantas crescem mais rápido, dando a você mais ciclos de colheita para aproveitar. Todo aquele tempo controlando pragas e arrancando ervas daninhas será economizado. Além disso, você não terá mais que regar seu jardim!
Você pode gastar seu tempo disponível com suas plantas. Imagine caminhar pelo seu jardim, sem ser arrastado de tarefa em tarefa. Se você odeia perder tempo com a manutenção trabalhosa do jardim, ficará feliz em mudar.