Um Guia Completo para Cultivar Mirtilos em Canteiros Elevados

Você está visualizando atualmente Um Guia Completo para Cultivar Mirtilos em Canteiros Elevados

Benefícios de Cultivar Mirtilos em Canteiros Elevados

Você pode ter lido sobre os benefícios de cultivar em canteiros elevados, que incluem controlar a fertilidade do solo, especialmente se a qualidade do solo do terreno não for ótima, drenagem de água e erosão, e adaptabilidade.

Os mirtilos são uma das nossas coisas favoritas na fazenda. Vários anos atrás, adicionamos 30 plantas jovens e cuidamos delas anualmente, corrigindo o solo, fornecendo água e podando para mantê-las saudáveis. Este verão será a primeira vez que vamos colhê-las; estamos animados! Agora que tenho um jardim em casa, adoro a ideia de cultivar frutas em canteiros elevados para fornecer a elas o pH adequado, solo bem drenado e rega consistente.

Vamos discutir como cultivar arbustos de mirtilo em canteiros elevados com sucesso.

Selecionar a Variante Correta

Escolha variedades compactas para canteiros elevados adequadas à sua zona.

Você pode escolher entre mirtilo rasteiro (Vaccinium angustifolium), mirtilo alto (V. corymbosum), mirtilo rabbiteye (V. ashei) e o recém-introduzido meio alto, um cruzamento entre variedades rasteiras e altas. Opte por variedades que indiquem hábitos de crescimento compactos ao cultivar em canteiros elevados e certifique-se de que sobrevivam em sua zona de cultivo.

Dica profissional: Planeje várias plantas para obter os melhores rendimentos, mesmo que o cultivar que você escolher seja parcialmente autopolinizante. Escolha duas plantas da mesma cultivar ou duas diferentes do mesmo tipo para obter os melhores resultados.

Variedades Populares

Os mirtilos Pink Lemonade oferecem um sabor único, agridoce.

‘Duke’ é ótimo para produtores do norte. É resistente nas zonas USDA 4 a 7, é um pouco compacto e amadurece cedo com frutas grandes. Esta variedade se sai bem quando plantada como uma sebe e é muito prolífica.

Para mirtilos suculentos e de sabor suave, escolha ‘Bluecrop’. Uma vez estabelecidas, as plantas são fáceis de cuidar e têm valor ornamental no jardim de outono e inverno, quando a folhagem transita para tons mais profundos.

‘Pink Lemonade’ é um híbrido resultante de uma mistura de rabbiteye e mirtilo alto com frutas rosa brilhantes e sabor doce e cítrico. Eles crescem de quatro a cinco pés e são perfeitos para recipientes e canteiros elevados.

‘Northblue’ é uma opção meio alta mais curta e compacta que cresce até três pés de altura e é resistente à zona 3. Os frutos são de tamanho médio e têm um sabor selvagem e doce.

Escolher um Local

Garanta que os arbustos de mirtilo recebam luz solar abundante e fácil acesso à água.

Posicione seu canteiro elevado antes de enchê-lo para que você possa ajustá-lo conforme necessário. Os arbustos de mirtilo devem receber de cinco a dez horas de sol pleno diariamente, então escolha um local onde eles recebam isso. Uma leve sombra da tarde é aceitável, mas o sol direto e intenso da tarde não será ótimo para eles.

Fatores a serem considerados para a localização:

  • Seus arbustos receberão luz solar suficiente?
  • Quão perto fica de sua casa?
  • Quão rapidamente você pode acessar a refrigeração, se necessário?
  • Há árvores próximas que podem projetar sombras?
  • Quão facilmente você pode acessar água?

Preparar o Solo

Preencha os canteiros elevados com restos de compostagem e matéria orgânica para economizar dinheiro.

Cultivar mirtilos em canteiros elevados é uma excelente opção se o seu solo for argiloso ou não drenar bem. No entanto, encher canteiros elevados com meio de cultivo pode parecer assustador e caro. Você sabia que pode encher cerca de ⅔ do canteiro com restos de compostagem, toras apodrecidas, papelão, galhos e restos de grama para ajudar a economizar dinheiro? Este método permite que você gaste muito menos em solo de cobertura ensacado e composto envelhecido, criando um local exuberante e nutritivo para seus arbustos de mirtilo viverem. Misturar matéria orgânica atrairá bons fungos e incentivará bactérias saudáveis a aparecerem.

As plantas de mirtilo gostam de solo que contenha 3% ou mais de matéria orgânica. Adicione apenas fontes de esterco bem envelhecidas e confiáveis aos seus canteiros elevados. O excesso de nitrogênio pode danificar suas plantas.

Se você estiver adicionando plantas de mirtilo a um canteiro elevado que já foi cultivado antes, você deve fazer ajustes um ano antes do plantio. No mínimo, teste seu solo no final da estação de crescimento e ajuste antes de adicionar novas plantas na primavera. Misture emendas como enxofre, fósforo e potássio no outono e teste na primavera.

Ajustar o pH

Garanta um pH do solo de 4,5 para mirtilos prósperos.

Enquanto os níveis adequados de macro e micronutrientes são essenciais, os níveis de pH devem estar corretos para que os mirtilos prosperem. Forneça um pH de cerca de 4,5 para obter altos rendimentos, plantas saudáveis e reduzir o risco de doenças.

Ao iniciar um novo jardim em canteiros elevados, teste seu solo enviando uma amostra para o seu escritório de extensão local ou universidade. Invista em uma sonda de pH para testar em casa enquanto ajusta seu solo antes de plantar os arbustos de mirtilo. Você obterá uma leitura instantânea ao inserir a sonda no solo.

Irrigar Consistentemente

Irrigue as culturas em canteiros elevados com mais frequência para garantir umidade adequada.

Água as culturas crescendo em recipientes ou canteiros elevados com mais frequência do que as que crescem no solo. Lembre-se, suas raízes não podem simplesmente alcançar para baixo em busca de umidade, então você deve fornecê-la para elas.

As opções de irrigação para canteiros elevados no mercado são altamente personalizáveis. Adicionar linhas de irrigação é fácil se você tiver uma torneira próxima e boa pressão de água. Passe-as para frente e para trás e através de seus canteiros conforme necessário, prendendo-as aos lados ou usando grampos de jardim para fixá-las. Regue os mirtilos profundamente na raiz, pois suas raízes são rasas. Alternativamente, adicione um vaso de argila subterrâneo. A rega é crucial nas fases iniciais dos arbustos de mirtilo.

Fertilizar

Essas frutas prosperam em solo bem drenado, ácido e com fertilizante orgânico especializado.

Os mirtilos prosperam em solo solto, orgânico e bem drenado, com um pH entre 4,0 e 4,5. Para aproveitar ao máximo o espaço do seu canteiro elevado, use fertilizante orgânico especializado para mirtilos. A Espoma Organic e a Coast of Maine oferecem uma ampla gama de misturas para a maioria das coisas que crescem em seu jardim, incluindo uma para mirtilos amantes de ácido. Alimente plantas estabelecidas com um fertilizante solúvel em água a cada primavera para garantir que o solo mantenha um pH adequado para a produção de mirtilos.

Alimentação de novos arbustos de mirtilo: adicione emendas ao solo na estação anterior ao plantio e não às plantas recém-plantadas. Adicione emendas anualmente às plantas estabelecidas após a poda de inverno ou início da primavera.

Alimentação de arbustos de mirtilo estabelecidos: polvilhe a quantidade apropriada do fertilizante escolhido de acordo com a embalagem ao redor de um anel perto da base de sua planta sem misturá-lo ou colocá-lo contra o caule, o que poderia levar às raízes queimarem.

Os produtores geralmente não precisam adicionar potássio e fósforo ao solo uma vez que as plantas estejam estabelecidas; elas podem recuperá-los conforme necessário, desde que o solo esteja saudável e próspero. Monitore os níveis de nitrogênio que podem levar a um crescimento excessivo de folhagem, prejudicando as flores e reduzindo a produção de frutas.

Espaçamento

Deixe os arbustos espaçados de seis a dez pés de distância para um crescimento ideal.

Se você estiver cultivando vários arbustos no mesmo canteiro elevado, deixe-os espaçados pelo menos seis pés de distância para que tenham muito espaço para se expandir sem competir por água e nutrientes. Caso contrário, deixe-os a não mais de dez pés de distância para uma polinização ideal.

Controlar as Ervas Daninhas

Use cobertura morta para controle de ervas daninhas e retenção de umidade em canteiros elevados.

Cultivar em canteiros elevados diminuirá a pressão das ervas daninhas, mas as sementes ainda podem soprar e ser trazidas por animais e pássaros que passam. Permaneça diligente na remoção de ervas daninhas para evitar forçar seus arbustos de mirtilo de raízes rasas a competir por água e nutrientes.

A cobertura morta ajudará significativamente a manter as ervas daninhas sob controle e adicionar matéria orgânica. Usar agulhas de pinheiro também pode ajudar a manter um nível de acidez mais baixo, mas apenas se você tiver conseguido cobrir com elas em seus canteiros elevados por vários anos. Caso contrário, uma camada espessa de cobertura morta também ajudará o solo a reter a umidade.

Proteger de Pragas

Mantenha os besouros japoneses longe dos arbustos de mirtilo com plantio companheiro.

As pragas comuns dos arbustos de mirtilo incluem besouros japoneses, pulgões, pássaros, veados e pulgas. O plantio companheiro e a armadilha podem ajudar a manter essas pragas longe de seus preciosos arbustos de mirtilo. Alliums fortes com cheiro, como alho e cebola, e ervas como tomilho ou orégano plantadas nas proximidades podem ajudar a afastar os veados e são uma maneira fácil e orgânica de controlar os danos. Eles também são bonitos, têm necessidades semelhantes aos mirtilos e atraem insetos benéficos. Além disso, ajudarão a aumentar a polinização!

Se os pássaros representarem uma ameaça grave, considere redes para pássaros, fita de assustar, um rádio, luzes com sensor de movimento e aspersores. Para obter os melhores resultados, siga as instruções do produto escolhido e estique bem a rede para evitar prejudicar qualquer pássaro que possa ficar preso.

Podar Corretamente

A poda garante arbustos de mirtilo saudáveis e colheitas abundantes.

Embora a maioria dos arbustos de mirtilo não exija tutoramento, a poda é crucial para mantê-los saudáveis e produtivos. A poda impede que as plantas fiquem excessivamente esguias ou ramificadas, que são fracas. Arbustos superlotados não conseguem respirar adequadamente, e a luz solar não consegue penetrar.

Pode ser tentador pensar que mais é melhor quando se trata de hastes e flores, mas os arbustos de mirtilo sofrerão se forem deixados para se gerenciar. Muitas flores e frutas produzirão hastes desequilibradas, frutas menores e amargas e potencialmente mais pragas e doenças.

Dicas para podar corretamente

  • Pode os arbustos de mirtilo no inverno ou início da primavera, quando estiverem dormentes.
  • Os arbustos jovens não precisam de muita poda até o terceiro ano de crescimento. Remova as flores para que não frutifiquem em seus primeiros anos e dediquem toda a energia ao crescimento de um sistema radicular robusto e novas hastes.
  • Os botões criados na última temporada produzirão frutos este ano, então deixe toda a madeira nova. A madeira nova pode ser verde ou vermelha e parecer fresca e saudável. À medida que os caules envelhecem, sua cor clareia. Eventualmente, os caules parecerão cinza, e a casca começará a descamar. Remova os caules com mais de cinco a seis anos para diminuir o risco de doenças e dar lugar a caules mais jovens e produtivos.
  • Remova os caules próximos ao solo cujos frutos estariam ao nível do solo e atrairiam criaturas.
  • Após concluir sua sessão de poda, seu arbusto de mirtilo deve ter quatro a seis novos caules, com bastante espaço entre cada um para permitir a circulação de ar e a penetração da luz solar.

Quanto mais você puder manter um cronograma de poda consistente, mais fácil será cada sessão de poda. Adicione lembretes ao seu calendário para ajudá-lo a lembrar de completar tarefas importantes e pontuais.

Pensamentos Finais

Cultivar mirtilos, especialmente cultivares com hábito de crescimento compacto, em canteiros elevados é uma opção fantástica para produtores com restrições de joelhos, espaços pequenos ou solo pobre. Os mirtilos precisam de um nível específico de pH e tipo de solo para prosperar, então jogue-os em um canteiro elevado, teste seu solo e mantenha as pragas afastadas para obter os melhores resultados.

Não se exclua das frutas! Com diligência, você pode cultivar mirtilos e outras frutas em canteiros elevados.