Quais ervas crescem bem juntas?

No momento, você está visualizando Quais ervas crescem bem juntas?

Plantio Companheiro de Jardins de Vegetais

O plantio companheiro de jardins de vegetais é uma prática antiga e comum para jardineiros domésticos, sendo o trio mais conhecido o plantio das “Três Irmãs” de milho, feijão trepador e abóbora, cultivado pelos Iroqueses e Cherokees por centenas de anos. Cada planta no trio beneficia a outra – o milho fornece um suporte para os feijões, os feijões fornecem nitrogênio para o solo e a abóbora protege contra pragas e fornece sombra para o solo. Mas você sabia que existem ervas que crescem bem juntas também?

Há muitas razões para plantar um jardim de ervas além de seus usos culinários. Assim como o plantio companheiro de vegetais, as características de certas ervas fazem com que cresçam bem juntas atraindo polinizadores, repelindo pragas e fornecendo sombra tão necessária para as companheiras. A desarmonia ocorre quando as ervas se espalham agressivamente, precisam de condições de crescimento diferentes ou são alelopáticas, prejudicando o crescimento das plantas próximas, então algumas nunca devem ser plantadas juntas.

Gosto de pensar no co-plantio de ervas como receitas; diferentes elementos se juntam e se fundem em algo delicioso. Mas, como receitas, algumas são complementares, enquanto outras são incompatíveis.

Combinações Complementares

Uma ótima maneira de trabalhar de forma mais inteligente e não mais difícil em seu jardim é co-plantar seu jardim de ervas com plantas que se beneficiam mutuamente.

Acho útil ter algumas “agrupações” de ervas por todo o jardim em vez de um único jardim de ervas para distribuir os benefícios das ervas de forma equitativa e reduzir a propagação de doenças que podem ocorrer quando as mesmas plantas são plantadas muito próximas umas das outras. Essas ervas devem ser plantadas próximas umas das outras – mas o que exatamente significa “próximo”? Normalmente, elas são plantadas dentro de uma a três fileiras uma da outra.

Em todas essas combinações de plantas, fique à vontade para deixar de fora o que você não precisa e usar o restante. Por exemplo, se você não tem uso para folhas de louro, deixe isso de lado e plante as outras.

Manjericão, Orégano, Salsa

Cultive seus próprios ingredientes de pizza com manjericão, orégano e salsa.

Já ouviu falar de um jardim de pizza? Infelizmente – pizzas reais não crescem frescas na videira, mas todos os ingredientes usados para fazer pizza sim! Manjericão, orégano e salsa são excelentes ervas para um jardim de pizza por causa de suas condições de crescimento semelhantes. O manjericão é um companheiro bem conhecido dos tomates e cresce bem com alho, cebola e pimentão. Seus óleos também repelem mosquitos e moscas. Se você realmente quer mergulhar no tema da pizza – tente plantar trigo em seu quintal.

Louro, Alecrim, Sálvia

Cultive suas próprias folhas de louro para cozinhar e inseticida natural.

Folhas de louro secas são vendidas em potes minúsculos no corredor de temperos por um preço alto. Cultivar o seu próprio Laurus nobilis é uma ótima maneira de secar suas folhas de louro frescas para sopas e ensopados e ter uma planta bonita.

O louro é uma planta mediterrânea que cresce melhor em climas amenos com sol pleno e solo bem drenado do lado mais seco. Alecrim e sálvia são ervas que crescem bem juntas com o louro. Devido às suas condições de crescimento compartilhadas, essas plantas são ótimas companheiras.

Para um inseticida natural, faça uma extração alcoólica das ervas. Experimente combinar louro seco, pimenta caiena, hortelã-pimenta e tanásia e espalhar a mistura ao redor do jardim.

Coentro, Cebolinha, Endro

O coentro prospera com sol, solo úmido e vizinhos de ervas compatíveis.

Pense nas condições de crescimento – o coentro, também conhecido como coentro internacionalmente, cresce melhor sob sol pleno com sombra à tarde e solo consistentemente úmido. Cebolinha e endro têm condições de crescimento semelhantes, tornando-os vizinhos excelentes para o coentro. Anis, uma especiaria e erva com sabor de alcaçuz, ajuda na germinação das sementes de coentro como um bônus.

Com seu forte aroma, a cebolinha repele insetos como besouros, lagartas de repolho, lesmas, moscas da cenoura e pulgões, o que é especialmente útil quando plantada perto de tomates e cenouras. Cebolinhas floridas emparelhadas com endro florido atraem predadores do besouro da batata do Colorado, que se alimenta de berinjelas e batatas.

Menta, Melissa, Tomilho

Menta e melissa crescem bem juntas em um recipiente.

Embora a menta não seja conhecida por se dar bem com os outros devido à sua tendência a se espalhar agressivamente, a melissa e o tomilho são ótimas combinações para o co-plantio, já que todos pertencem à família da menta.

Embora sejam todos ótimos companheiros, mantenha-os confinados a um recipiente grande ou canteiro elevado – você não quer que outras ervas sejam arrastadas!

Nota: Embora a erva-gateira também seja uma forte propagadora, evite plantá-la perto da menta, pois a menta é tóxica para os gatos. Ainda assim, recomendamos que você plante erva-gateira para permitir que o sistema de distribuição de gatos funcione conforme o previsto.

Amigos de Todos

Algumas plantas fazem grandes amigos com quase todas as outras plantas, atraindo insetos benéficos e realçando os sabores das plantas circundantes. Sem inimigos, aqui estão algumas ótimas ervas que crescem bem juntas com quase qualquer outra planta no jardim:

Camomila

Esta pequena flor perfumada realça os sabores das ervas e repele naturalmente as pragas.

Sem inimigos, a camomila é um item essencial para um jardim de ervas ou vegetais. É ótimo para atrair polinizadores, repelir pragas e realçar o sabor e a produção de óleos essenciais das ervas. A própria erva pode ser usada para chás, tinturas e até como repelente natural de insetos para humanos e animais de estimação.

Achillea

Achillea atrai insetos benéficos e protege as bordas do seu jardim.

Além de ser bonita no jardim e como flor cortada, a achillea é uma companheira tremendamente útil para jardins de ervas e vegetais. Ela atrai e fornece um habitat para abelhas nativas e insetos benéficos como crisopídeos, joaninhas e vespas parasitas, predadores conhecidos de pragas como pulgões, besouros das pulgas e percevejos de batata. Em vez de ser plantada em canteiros de jardim, a achillea é melhor plantada ao longo das bordas do jardim.

Manjerona

Aprimore os sabores e atraia polinizadores com esta erva versátil.

A manjerona, uma erva usada para infundir um sabor amadeirado e cítrico em saladas, molhos, molhos e carne, é amiga de todas as ervas. Quando plantada perto de outras ervas e vegetais, ela realça seu sabor, estimula o crescimento das plantas circundantes e atrai uma série de polinizadores, incluindo abelhas, abelhas-bombus, sirfídeos, mariposas e borboletas.

Plantios Proibidos

Embora haja muita mistura e combinação, há algumas ervas que nunca devem ser plantadas juntas. Inimigos e adversários de ervas devem ser plantados pelo menos duas a três fileiras de distância, ou mais se puder!

Ruibarbo, Manjericão, Sálvia

Tenha cuidado com o ruibarbo, pois ele inibe o crescimento do manjericão, sálvia e hortelã.

O ruibarbo, também conhecido como erva-da-graça, é uma erva medicinal antiga. No entanto, você provavelmente nunca vai encontrá-lo, já que não é uma erva culinária comum. Mas, apenas no caso de você ser um aficionado ou ele voltar repentinamente à popularidade, tenha em mente que ele é um arqui-inimigo do manjericão, sálvia e hortelã, inibindo seu crescimento através de um composto alelopático.

A sálvia não se dá bem com o manjericão devido às suas condições de crescimento opostas – o manjericão gosta de solo úmido, enquanto a sálvia prefere solo seco. A sálvia tem algumas propriedades alelopáticas, o que significa que ela produz herbicidas naturais no solo para inibir o crescimento de plantas vizinhas. No entanto, ainda não se sabe ao certo qual é o impacto da sálvia cultivada nas plantas vizinhas.

Menta, Salsa e Outras Ervas Sensíveis

A menta eleva as bebidas e afasta as pragas, mas observe sua propagação.

Coquetéis, mocktails e chá ficam melhores com um pouco de menta. Quando plantada nas proximidades, ela realça o sabor das ervilhas e afasta as pragas.

Embora a menta seja ótima de muitas maneiras, ela se espalha agressivamente e pode rapidamente superar ervas sensíveis como a salsa no jardim. A menta é melhor plantada em um recipiente longe de outras plantas. Ela também pode ser plantada com outros propagadores que consigam se manter firmes, como melissa, tomilho ou orégano.

Funcho, Coentro, Alcaravia

Plante funcho com cautela, mas aproveite seus usos culinários versáteis.

O funcho é um inimigo público conhecido da maioria dos vizinhos, mas por razões diferentes da menta. O funcho libera um composto alelopático, desencorajando o crescimento de muitas outras plantas, incluindo alcaravia, feijões, cenouras, tomates e algumas brassicáceas. O coentro é um companheiro especialmente ruim para o funcho, pois impede a produção de sementes do funcho, uma de suas características mais amadas.

Isso não significa que você deva evitar plantar funcho completamente – quase todas as partes da planta podem ser grelhadas, fatiadas, secas ou usadas como guarnição. Ele tem uma rica história na medicina e no folclore, mas agora é usado principalmente para fins culinários. O funcho é encontrado em chás, saladas, ensopados, saladas de repolho e até sobremesas.

Se estiver plantando funcho, use um recipiente grande e profundo ou plante-o a vários metros de distância de seus inimigos. Alguma literatura de jardim sugere o cultivo de endro perto do funcho, mas não recomendo isso, pois a polinização cruzada pode resultar em um sabor amargo desagradável.

Pensamentos Finais

O ponto principal é que as ervas que crescem bem juntas são aquelas que compartilham sol, solo e hábitos de crescimento. Há algumas exceções, como plantas alelopáticas ou plantas que sufocam seus vizinhos.

As ervas não são apenas um deleite para os sentidos e nos pratos, mas também têm muitos outros benefícios para o jardim. Ao agrupar ervas e vegetais benéficos, você maximizará o benefício para o seu jardim, atraindo polinizadores e repelindo pragas.