Digitais
As dedaleiras são plantas encantadoras e ao mesmo tempo sinistras. Elas têm a reputação de suas lindas flores em forma de sino. São uma excelente adição ao jardim de casa. Porém, são altamente venenosas para humanos e animais de estimação, então tratar essas plantas com respeito é importante. Se você tem uma criança curiosa ou um animal de estimação que possa beliscar uma planta ocasionalmente, é melhor evitar essa espécie.
Além disso, as dedaleiras são plantas maravilhosas para o jardim. Seus talos altos e elegantes as tornam uma escolha óbvia para plantar no meio ou fundo do seu jardim de flores. É nesses talos que uma profusão de flores vai florescer.
Racemos de Flores
Os racemos de flores de uma dedaleira podem conter de 20 a 80 flores individuais. Essas pequenas flores sempre me lembraram um chapéu de fada. São longas e tubulares, com uma extremidade aberta. A abertura aponta para baixo na maioria dos casos.
Polinizadores
Embora as plantas sejam tóxicas para a maioria das criaturas, os polinizadores não têm problemas com elas. Os polinizadores mais comuns são abelhas de língua comprida e beija-flores. Eles conseguem alcançar a base do tubo floral, onde o néctar está.
Por que Minhas Dedaleiras Não Estão Florescendo?
Se suas dedaleiras não estão florescendo no primeiro ano, não se preocupe. Essas plantas bienais geralmente não florescem. Claro, existem exceções e outras razões pelas quais sua planta pode não estar produzindo flores. Certificar-se de que suas plantas tenham o ambiente e os cuidados adequados deve fazer com que as flores floresçam rapidamente.
A Resposta Longa
Identificar o problema é fundamental para ajudar as plantas a florescer.
O Principal Culpado
As dedaleiras florescem no segundo ano.
O motivo principal pelo qual suas plantas de dedaleira podem não estar florescendo é bastante simples. Isso se aplica especificamente a novas plantas que estão em sua primeira temporada.
As dedaleiras são plantas bienais. Isso significa que elas florescem no segundo ano, ao contrário das anuais e muitas plantas perenes. Sua planta pode não estar madura ainda e precisará de um ano adicional para crescer.
A paciência é o único remédio para esse problema. Existem algumas variedades de dedaleiras que florescem cedo, e se você está apenas começando sua jornada com as dedaleiras, este é um ótimo lugar para começar. No entanto, você provavelmente está aqui porque já tem essas plantas. Provavelmente elas não estão florescendo porque não são variedades de florescimento precoce. Dê mais um ano para suas plantas e certifique-se de manter os cuidados adequados para plantas fortes e saudáveis na próxima temporada.
Exposição ao Sol
O sol da tarde em climas quentes pode queimar as folhas das dedaleiras.
As dedaleiras não precisam de sol pleno para florescer, mas precisam de alguma luz solar. A situação ideal de luz para essas plantas é sol parcial ou sol filtrado. As dedaleiras são plantas de bosque frequentemente encontradas na camada inferior, e seu ambiente natural geralmente impede que recebam luz solar direta total.
Isso não significa que elas não possam prosperar sob sol pleno. Em climas mais frios, você pode plantar dedaleiras sob sol pleno, e elas devem se sair bem. Quanto mais sol suas plantas receberem, mais água elas precisarão.
Em climas mais quentes, certifique-se de dar a essas plantas algum abrigo do sol quente da tarde. O sol da tarde é mais quente e mais forte do que o sol da manhã. Muito dessa luz intensa pode queimar as folhas das dedaleiras.
Se você plantou suas dedaleiras em um local onde acha que elas podem não estar recebendo sol parcial, você vai querer movê-las. Felizmente, essas plantas não se importam de serem transplantadas. Mova suas plantas para um local onde recebam pelo menos quatro horas de sol diariamente.
Se você perceber o contrário, que suas plantas estão recebendo muito sol, você também vai querer movê-las. Se suas folhas parecem queimadas e você as vê murchando e secando muito rapidamente, provavelmente é muito sol.
Falta de Nutrientes
A acidez do solo ajuda na absorção de nutrientes.
Quando as plantas precisam de uma abundância de nutrientes, as chamamos de plantas que consomem muitos nutrientes. As dedaleiras não se encaixam nessa categoria, mas preferem solo rico em nutrientes. Na ausência de solo rico, suas plantas precisarão de fertilização.
Se seu solo for rico em argila ou areia, você pode ter um problema com a disponibilidade de nutrientes. Da mesma forma, o solo muito alcalino causará problemas na absorção de nutrientes. As dedaleiras gostam de solo ácido. Um pH entre 5,5 e 6,5 é ideal para essas plantas. A acidez do solo quebra certos nutrientes e os torna disponíveis para a planta.
Se sua planta estiver em seu segundo ano e você não estiver vendo crescimento suficiente para que a planta atinja seu potencial máximo de floração, o problema pode ser a falta de nutrientes. Embora sejam bienais, simplesmente ter dois anos de idade não é o único requisito. As dedaleiras precisam de um crescimento substancial para florescer.
Quando plantar suas dedaleiras, certifique-se de adicionar bastante matéria orgânica ao solo. Composto bem decomposto, húmus de minhoca e esterco são ótimas maneiras de enriquecer o solo. Fazer o teste do solo pode ser uma ferramenta valiosa para todo o jardim. Se seu solo não for ácido o suficiente, existem maneiras de diminuir o pH.
O composto é uma maneira de aumentar a acidez do solo. Outra maneira é aproveitar bem o seu lixo de folhas. Não coloque essas folhas em sacos e as coloque na calçada. Use a folhagem como cobertura morta. Ela se decompõe e acidifica o solo.
Em termos de fertilização, se você acha que não há nutrientes suficientes presentes no solo, você sempre pode fornecer nutrientes adicionais às suas plantas. Se o problema for falta de crescimento verde, comece a primavera com uma fórmula equilibrada ou rica em nitrogênio. Em seguida, à medida que as plantas atingem a maturidade, mude para uma fórmula rica em potássio, como 5-10-5. Fertilizar duas a três vezes por ano deve ser suficiente para essas bienais.
Problemas de Irrigação
A irrigação insuficiente pode impedir a floração das dedaleiras.
O último problema potencial a ser abordado se suas dedaleiras não estiverem florescendo é sua rotina de rega. Essas plantas não toleram a seca. Portanto, se elas não receberem água suficiente, é improvável que tenham crescimento e energia suficientes para produzir flores. Embora esse seja o problema menos provável em jogo, é algo a considerar se você mora em um clima que tende a ser quente e árido.
Estabeleça uma rotina de rega consistente. Isso é importante com todas as plantas, mas especialmente com aquelas com pouca tolerância à seca. Pode ser difícil simplesmente agendar a rega de plantas ao ar livre e seguir um cronograma. As flutuações climáticas devem influenciar como cuidamos de nossas plantas.
As dedaleiras gostam de muita umidade, mas não gostam de raízes encharcadas. Contanto que seu solo drene livremente, o excesso de rega não deve ser um problema. Você deve regar suas dedaleiras sempre que a camada superior do solo estiver seca. Na primavera, isso pode ser apenas uma ou duas vezes por semana. À medida que a temperatura aumenta no verão, você pode precisar aumentar a rega para dia sim, dia não.
Pensamentos Finais
Não é surpreendente que um jardineiro expresse preocupação sobre por que uma planta não está florescendo. Nós colocamos tanto de nós mesmos e nossa energia em nossos jardins. As flores são uma das maiores recompensas pelo trabalho e dedicação que você aplicou a essas plantas! Espero que você consiga fazer suas dedaleiras florescerem, porque elas certamente são algumas das flores mais bonitas ao redor.