Manter seus animais de estimação seguros no jardim
Criar animais de estimação e plantas é uma tarefa desafiadora. Seus animais de estimação podem certamente prejudicar suas plantas do jardim com pisoteio e mastigação, mas é ainda mais arriscado imaginar que suas plantações poderiam prejudicar seus animais de estimação. Se você notou seu cachorro ou gato mastigando suas plantas de tomate, pode temer que as folhas sejam tóxicas para seu amigo peludo.
Aqui está uma explicação respaldada por veterinários sobre a potencial toxicidade das plantas de tomate. Além disso, temos várias dicas para manter seus animais de estimação seguros das plantações do jardim.
A Resposta Rápida
Folhas, caules e frutos verdes de tomate são tóxicos para animais de estimação.
Cães e gatos não devem consumir folhas, caules ou frutos verdes não maduros de tomate. As folhas e caules de tomate possuem uma substância chamada solanina. A solanina é tóxica para cães e gatos, podendo causar náuseas, vômitos, letargia e anorexia (não querer comer).
Felizmente, a maioria dos animais de estimação não são atraídos pelo cheiro e textura dos tomates. Se eles derem uma mordida na folhagem da planta, é improvável que cause grandes problemas a menos que consumam grandes quantidades. Frutos verdes não maduros também são prejudiciais se consumidos em grandes quantidades, podendo causar desconforto gastrointestinal. No entanto, tomates maduros são seguros em pequenas quantidades.
A Resposta Longa
É bastante raro um gato ou cachorro carnívoro procurar uma planta cheirosa e folhosa como um tomate. Essa clássica plantação de jardim não é tão atraente quanto a erva-gateira perfumada ou os fertilizantes de sangue. Ainda assim, alguns animais de estimação aventureiros podem tentar comer qualquer coisa que encontrarem. Felizmente, uma pequena amostra da folhagem do tomate é improvável de causar danos graves ao seu animal de estimação. Mas, uma grande quantidade de folhas e caules pode ser tóxica.
Estatísticas Sobre Envenenamento por Tomate em Animais de Estimação
Antes de entrar em pânico sobre a ingestão de plantas de tomate, considere estas estatísticas e fatos respaldados pela ciência sobre a toxicidade das plantas em animais de estimação:
O Envenenamento de Animais de Estimação por Plantas é Bastante Raro
Apesar dos medos, plantas domésticas causam apenas uma pequena fração das emergências.
Em um estudo de três anos no Laboratório de Diagnóstico Veterinário do Estado do Kansas, descobriu-se que apenas 12% das chamadas de emergência estavam relacionadas a animais comendo plantas domésticas. Dessas plantas, apenas cerca de 18% incluíam plantas de jardim como folhas de tomate e aspargos, mas as plantas problemáticas mais comuns eram lírios (os bulbos são muito venenosos para gatos) e maconha.
Fazendo todos os cálculos, isso representa menos de 0,02% do total de chamadas relacionadas à toxicidade de plantas! A maior quantidade de chamadas de emergência veio de exposições orais a medicamentos terapêuticos, produtos químicos domésticos ou alimentos.
Itens Domésticos São Muito Mais Arriscados
Plantas domésticas ocupam o sexto lugar em exposições a toxinas para animais de estimação em 2023.
No relatório do Centro de Controle de Venenos Animais da ASPCA, plantas domésticas e fungos ocuparam o sexto lugar na lista dos 10 principais venenos para animais de estimação de 2023. As plantas representaram 8,1% das exposições relatadas.
Essa lista é baseada em mais de 350.000 chamadas para o Centro de Controle de Venenos Animais em 2023. Os outros principais riscos para animais de estimação incluíam:
- Medicamentos de venda livre
- Alimentos e bebidas humanas (por exemplo, uvas ou álcool)
- Medicamentos prescritos para humanos
- Chocolate
- Produtos veterinários
- Plantas e fungos (8,1% das exposições)
- Produtos domésticos
- Raticidas (por exemplo, veneno para ratos)
- Inseticidas
- Drogas recreativas (por exemplo, maconha)
A Folhagem de Tomate Não é Atraente para Cães e Gatos
As folhas de tomate não são atraentes para animais de estimação, mas os frutos os atraem.
De todas as texturas e sabores únicos em seu jardim, a folhagem de tomate é uma das menos atraentes para os animais de estimação. As folhas desta planta são texturizadas e às vezes causam coceira. Elas têm um cheiro forte que é distintamente musky ou gramíneo e geralmente não é atrativo para os animais.
Por outro lado, os frutos da planta podem atrair animais de estimação famintos. Muitas pessoas relatam que os cães pegam os frutos do tomateiro e os comem. Explicaremos abaixo quando isso pode ser problemático, mas na maioria das vezes está tudo bem.
Envenenamento por Solanina e Tomatina São Tratáveis
O envenenamento por tomate em animais de estimação é extremamente raro e tratável.
De acordo com a Linha Direta de Envenenamento de Animais de Estimação, a morte de animais de estimação por envenenamento por tomate é extremamente improvável e praticamente inédita! No evento muito raro de seu animal de estimação comer uma grande quantidade de folhagem ou frutos verdes não maduros, há muita esperança. Veterinários podem induzir o vômito e monitorar o animal durante a noite.
Alguns cães podem ter uma reação alérgica rara, que causa urticária, tosse e dificuldade para respirar. Nesse caso, ainda existem muitos medicamentos que um veterinário pode usar para ajudar o animal.
Comparado a outras substâncias domésticas arriscadas, os tomates são praticamente não tóxicos. A tomatina – a substância tóxica – é encontrada apenas em concentrações em torno de 5% nas partes folhosas da planta. A solanina é tipicamente encontrada em concentrações inferiores a 1% em frutos não maduros.
Lembre-se, seu cão teria que comer uma quantidade realmente grande de folhas ou frutas para chegar ao ponto de precisar ser hospitalizado. Ainda assim, é melhor levar seu animal de estimação ao veterinário se ele apresentar algum desses sinais após passar um tempo em sua plantação de tomate:
- Vômito
- Náusea
- Diarréia
- Anorexia (evitar comida)
- Fraqueza
- Letargia (falta de energia)
Cães e Gatos Podem Comer Frutos de Tomate?
Frutos de tomate maduros são seguros e nutritivos para gatos e cães em pequenas quantidades.
Tomates maduros são seguros para gatos e cães em pequenas quantidades. Se seu cachorro ou gato mastigar frutos frescos do jardim ou da cozinha, não há com o que se preocupar. Apenas os tomates jovens e verdes e a folhagem (folhas e caules) são prejudiciais.
Tomates vermelhos maduros são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes que podem ser benéficos para cães e gatos. É um mito comum que todos os tomates são tóxicos para cães devido a um composto chamado tomatina. Na realidade, apenas os frutos não maduros representam um risco maior. A tomatina é mais presente em frutos verdes, não maduros e crus. A quantidade de tomatina em um tomate maduro não é suficiente para prejudicar um cão ou humano. Além disso, os animais de estimação geralmente não têm vontade de comer tomates verdes.
Sinais e Sintomas de Envenenamento por Plantas de Tomate
Observe os sinais de toxicidade das plantas de tomate em animais de estimação e procure cuidados prontamente.
- Salivação excessiva
- Falta de apetite
- Desconforto gastrointestinal grave (diarreia)
- Depressão
- Fraqueza
- Pupilas dilatadas
- Ritmo cardíaco lento
Lembre-se, frutas maduras não são tóxicas. É importante abordar todas as fontes potenciais de envenenamento, incluindo outras plantas de jardim como bulbos da família dos lírios, fertilizantes, pesticidas e flores.
O Que Fazer Se Seus Animais de Estimação Comerem Plantas de Tomate
Quando seu animal de estimação ingerir algo tóxico, aja prontamente e com responsabilidade.
- Documente os sintomas do seu animal de estimação a cada 30 minutos. Eles estão vomitando? Eles estão evitando comida ou água? Como eles estão agindo?
- Avalie quanto da planta você acha que eles comeram (uma folha ou vários frutos verdes).
- Tire fotos da planta que você acha que eles ingeriram.
- Considere outros toxinas potenciais, como fertilizantes, pesticidas ou alimentos de cozinha.
- Consulte a Lista de Plantas Tóxicas e Não Tóxicas da ASPCA para aprender sobre os detalhes da exposição.
- Ligue para a Linha Direta de Controle de Venenos Animais da ASPCA 24 horas no (888) 426-4435.
- Leve seu animal de estimação a um veterinário local.
Como Prevenir Animais de Estimação de Comer Folhagem de Tomate
Os jardineiros estão sempre procurando maneiras de proteger suas plantas de criaturas, mas também devemos considerar como proteger nossos animais de estimação de plantas potencialmente prejudiciais. Aqui estão algumas dicas para manter seu cachorro e gato seguros no jardim:
Cultive em Canteiros Elevados
Esses canteiros dissuadem criaturas e oferecem plantas mais saudáveis.
Canteiros elevados são uma excelente maneira de dissuadir criaturas de todos os tipos, incluindo cães e gatos. Enquanto os gatos podem pular para um canteiro, cães pequenos têm menos probabilidade de acessar plantas crescendo em locais altos. Um canteiro de jardim elevado alto fica até 29 polegadas do chão. É mais difícil para os animais acessarem plantas que estão crescendo em locais altos.
Canteiros elevados também facilitam a fixação de coberturas protetoras como túneis baixos ou tecido de fileira. Você pode usar grampos, estacas de paisagem ou suportes para fixar as coberturas aos lados do canteiro. Além disso, um canteiro elevado é mais fácil para as costas e proporciona um ambiente de crescimento mais saudável para plantas prósperas.
Barreiras Físicas de Plantas
Use tecido de fileira e redes para proteger efetivamente as plantas de tomate.
Tecido de fileira, túneis baixos de plástico, tela de sombra e redes para pássaros são apenas algumas opções para excluir fisicamente os animais de estimação das plantas de tomate. Você pode pendurar esses materiais em várias estruturas, incluindo gaiolas de tomate, molduras em forma de A e túneis baixos arqueados feitos de PVC ou tubo de metal.
Cercas
Use arame de galinha ou cercas para proteger seu jardim de animais de estimação.
Arame de galinha e cercas portáteis são ótimas maneiras de manter os animais fora do jardim. Em casos extremos, uma cerca para cervos ou uma cerca elétrica para gado pode ser necessária. Se você tiver espaço, é útil separar seu gramado gramado de seu jardim. Manter cães e gatos fora do jardim inteiramente aliviará muitos riscos.
Treinamento
Ensine os animais de estimação a evitar plantas com reforço positivo e brinquedos.
Você sempre pode treinar seu animal de estimação para ficar longe de suas plantas. Deterrentes como um “não” firme, uma buzina de pássaro ou uma garrafa de spray de água podem ser úteis para sinalizar ao seu animal de estimação que eles não devem entrar em seu espaço de crescimento. Mas um animal de estimação motivado por petiscos é ainda mais fácil de treinar! Use brinquedos, petiscos, erva-gateira, ossos ou outros alimentos seguros para animais de estimação para atrair seu animal de estimação para longe de suas plantações. Isso mostrará a eles as áreas em que eles podem brincar livremente.
Pensamentos Finais
No geral, as plantas de tomate representam um risco bastante baixo para cães e gatos. A folhagem e os frutos não maduros são levemente tóxicos, mas os animais de estimação raramente os consomem em grandes quantidades. Se você teme que seu animal de estimação tenha comido muitas folhas ou tomates verdes, ligue para o centro de controle de envenenamento animal ou leve-o ao veterinário. Fique tranquilo, a maioria dos animais de estimação se mantém segura ao redor de plantas de tomate maduras e não demonstram interesse nas folhas ou caules das plantas. Com algumas precauções simples, como cultivar em canteiros elevados, usar barreiras físicas como tecidos de fileira, cercas ou treinamento, você pode garantir um ambiente seguro para seus animais de estimação enquanto desfruta do cultivo de seus próprios tomates.