Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Plantas de Café Arábica

Você está visualizando atualmente Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Plantas de Café Arábica

Plantas de Café: Uma Adição Valiosa ao seu Jardim

O café é cultivado comercialmente em áreas tropicais e subtropicais em todo o mundo, principalmente em países em desenvolvimento, enquanto o resto do mundo consome a maior parte dele – até dois bilhões de xícaras por dia! O café é um grande negócio. E embora a maioria de nós não possa competir com o café cultivado comercialmente, eles são excelentes árvores e valem a pena ser cultivadas em casa. Mesmo sem um jardim, eles fazem plantas internas fabulosas. Também é uma planta bonita com muitas flores brancas na primavera e folhas vermelhas a verde escuro na maior parte do ano.

O Coffea arabica cresce em jardins domésticos nas regiões mais quentes dos EUA e com sucesso como planta interna, tornando-se uma adição valiosa à sua lista de árvores para cultivar.

Uma planta madura e saudável pode produzir até 4000 grãos por temporada. Uma xícara de café leva em média 70 grãos de café, o que significa que você obtém mais de 50 xícaras de café de uma árvore. Que pechincha para uma árvore que basicamente se cuida, exceto pelos cuidados e manutenção ocasionais.

Planta de Café Arábica

As plantas de café arábica da Dr. Jardim:

  • Crescem até 15 pés de altura
  • Crescem bem em recipientes
  • São de baixa manutenção
  • Têm apelo ornamental o ano todo

Compre na Loja Dr. Jardim

Visão Geral

Área Nativa: Etiópia, Quênia, Sudão

Altura e Espalhamento: 15 pés x 8 pés

Manutenção: Poda anual

Pragas: Pulgões, ácaros, cochonilhas

Época de Floração: Primavera e Verão

Atrai: Abelhas, borboletas, vespas, mariposas, beija-flores

O que é?

Do flores perfumadas aos grãos apreciados, uma jornada se desenrola.

O Coffea arabica é uma árvore pequena a média com galhos horizontais e folhagem verde brilhante. Na primavera, os galhos são cobertos por flores brancas com cheiro de jasmim, após as quais aparecem frutas verdes que se tornam vermelhas. Na indústria, essas são chamadas de ‘cerejas’ e são colhidas para obter os tão importantes grãos.

É preciso explicar, no entanto, que há um processo significativo a ser concluído antes que esses grãos estejam prontos para a torrefação.

Para preparar os grãos:

  • Colha as cerejas no final do outono e início do inverno, quando estiverem de cor marrom escuro.
  • Após a colheita, você tem 24 horas para remover a pele e a polpa. Aperte-as com as mãos para que as cascas estourem e os grãos saiam. Enxágue em água e descarte qualquer polpa e pedaços.
  • A próxima etapa é a fermentação. Coloque os grãos em um balde e cubra com água. Deixe fermentar por pelo menos 18 horas. As enzimas naturais da polpa vão fermentar e ficar granulosas. Neste momento, enxágue para a próxima etapa.
  • A etapa de secagem pode levar entre 15 e 30 dias, dependendo do clima. Coloque em uma única camada em bandejas ao sol e mova a cada três dias. Cubra da chuva.
  • Quando estiverem duros, podem ser abertos para liberar os endospermas, os dois grãos que usamos para torrefação.
  • Esfregue os grãos juntos para remover qualquer pele prateada.

Dependendo do tipo de café que você prefere, as etapas de torrefação vão de verde a amarelo, marrom claro a marrom escuro e escuro para sabores amargos e encorpados.

Área Nativa

De origens antigas a uma diversidade global, o legado do café floresce.

Inicialmente, o café crescia naturalmente na Etiópia e posteriormente no Quênia e no Sudão. Historiadores acreditam que sementes de café foram retiradas dessas plantas e enviadas para o Iêmen, onde foram cultivadas como uma cultura. A partir dessas primeiras plantas, criadores em todo o mundo criaram milhares de variedades de arábica que crescerão em diferentes climas, tornando a indústria do café o que é hoje.

O Coffea arabica cresce comercialmente no que é conhecido como o ‘cinturão do café’, que circunda o mundo entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Esta zona equatorial tem um clima ideal para o cultivo de café e, talvez mais importante, a uma altitude ideal entre 2600 e 6500 pés acima do nível do mar.

Aproximadamente 20-40% do café do mundo vem do Coffea canephora, também conhecido como ‘Robusta’, por seu maior teor de cafeína, resistência a doenças e melhores rendimentos. ‘Liberica’ (Coffea liberica) surgiu depois que a ferrugem do café quase obliterou as plantas ‘Arabica’ e ‘Robusta’ durante o século XIX. Essa variedade rara e cara representa 2% da produção mundial.

Ainda existem outras 120 ou mais variedades de café, mas a maioria não tem cafeína nos grãos.

Características

Essas plantas apresentam um crescimento elegante, produzindo flores aromáticas e frutas.

As plantas de café têm um hábito de crescimento único. Seus ramos laterais se estendem horizontalmente e pendem nas extremidades com folhas verdes brilhantes na maior parte do ano, e depois uma explosão de flores brancas perfumadas aparece ao longo das axilas das folhas na primavera e no verão.

No outono, os frutos verdes se tornam vermelhos. As árvores de café podem durar 60 anos ou mais e, se cuidadas, podem produzir colheitas de café ano após ano.

Como Cultivar

Uma vez estabelecidas, essas árvores são muito fáceis de cultivar. Minhas árvores estão há uma temporada e espero grandes coisas no próximo ano. Elas realmente se cuidam e sempre me surpreendo com o quão bem elas parecem o ano todo sem muita interferência.

Luz

Cultive as plantas de café com sol da manhã e sombra suave à tarde.

As plantas de café preferem o sol da manhã e a sombra da tarde. Elas crescem naturalmente como plantas de sub-bosque sob árvores maiores. Evite o sol pleno, pois isso pode queimar as folhas.

Em ambientes internos, elas precisam de luz indireta brilhante.

Água

Mantenha a rega cuidadosa para floração e frutificação ótimas.

Essas plantas requerem rega regular da primavera ao outono. Elas precisam de água para florescer e frutificar. Como muitas plantas, há um equilíbrio delicado entre água suficiente e regar demais. Regar em excesso também é ruim para elas, mas permitir que sequem no inverno entre as regas está ok.

Plantas em recipientes podem precisar de mais rega. Verifique o solo a cada dois ou três dias para garantir que estejam adequadamente hidratadas.

Solo

Nutrir as plantas de café com solo rico em nutrientes e bem drenado para um crescimento próspero.

As plantas de café preferem solo rico e argiloso com muitos nutrientes adicionados no momento do plantio. O solo deve ser bem drenado, mas não encharcado. O uso de cobertura morta é essencial para reter água.

Embora seja possível cultivar plantas maduras a partir de grãos de café verdes, é melhor comprar plantas mais maduras em um viveiro para que a colheita dos grãos não esteja muito distante. Os níveis de pH do solo devem ser ligeiramente ácidos, variando de 5,5 a 7.

Para plantas de interior em vasos, use um solo rico em turfa com boa drenagem.

Temperatura e Umidade

Cultive café dentro da faixa ideal de temperatura para um sabor ótimo.

A faixa de temperatura ideal para cultivar café é entre 15°C e 24°C, produzindo o melhor sabor dos grãos. Se as temperaturas em sua área caírem abaixo de 5°C, plante em recipientes que você possa mover para uma estufa, cubra-os com tecido de proteção contra geadas ou cultive-os como plantas de interior. Em ambientes internos, eles preferem uma temperatura entre 18°C e 27°C.

O café arábica cresce bem o ano todo ao ar livre nas zonas 9-11.

Vindos do equador, eles gostam de muita umidade e condições nebulosas.

Adubação

Alimente com adubo equilibrado e combata deficiências para um crescimento vibrante.

Alimentação regular com um adubo de liberação lenta geralmente equilibrado com minerais adicionados, como zinco, ferro, boro e magnésio, é recomendada no verão. Adubos comerciais para rosas e cítricos são bons para plantas de café.

Fique atento às folhas amareladas e trate-as como uma deficiência de ferro com ferro quelatado ou outros produtos para clorose. Adicione uma camada de borra de café como cobertura morta.

Manutenção

Pode após a colheita para um crescimento saudável, compacto e rendimentos ótimos.

A poda é necessária após a colheita das cerejas para manter as plantas saudáveis e compactas e garantir que a luz e o ar filtrem por todos os galhos para as melhores colheitas.

Plantio

Prepare-se cuidadosamente para árvores prósperas, selecionando locais ideais e solo.

Preparar bem no plantio garantirá árvores saudáveis durante toda a temporada. Escolha um local com sol da manhã e sombra à tarde ou uma área com sombra constante. Evite o sol pleno, pois isso queimará as folhas. Plante as plantas pelo menos a oito pés de distância uma da outra e de outras plantas ou estruturas de jardim.

Cave um buraco com o dobro da largura do recipiente da planta. Prepare o solo cavado com bastante composto e garanta que seja bem drenado.

Retire o saco da planta e delicadamente desembarace as raízes. Plante na mesma profundidade em que veio em seu vaso. Reponha o solo modificado enquanto avança e termine pressionando bem o solo. Regue bem e adicione uma camada de cobertura morta orgânica, mantendo a cobertura morta longe do tronco da árvore.

Para recipientes, certifique-se de que o solo do vaso seja enriquecido com composto e tenha muitos furos de drenagem.

Propagação

Crescimento a partir de Semente

Cultive sementes de café em mudas com cuidado e paciência.

Antes de os grãos serem torrados, eles são verdes e podem ser usados para cultivar árvores de café. Esta não é uma maneira ideal de produzir café em seu jardim, pois levará vários anos para que as plantas cresçam o suficiente para lhe dar uma xícara. No entanto, se você estiver disposto a tentar ou apenas quiser uma planta bonita, siga estes passos:

  • Deixe a semente de molho em água durante a noite. Não mais, ou elas podem apodrecer.
  • Coloque as sementes em uma bandeja sobre uma cama de mistura para mudas ou germinação.
  • Cubra com uma camada fina de mistura para mudas.
  • Regue por baixo para não deslocar as sementes.
  • Mantenha em um ambiente quente e mantenha hidratado.

A germinação das sementes levará cerca de seis a oito semanas. Uma vez que estejam grandes o suficiente, podem ser transplantadas para vasos ou para o solo.

Estacas

Multiplique suas plantas de café com uma propagação simples e bem-sucedida por estacas.

Outra maneira de obter mais plantas de café é por meio de estacas. Siga estes passos:

  • Com um par limpo de tesouras afiadas, faça estacas com pelo menos seis polegadas de comprimento de uma árvore saudável.
  • Remova todas as folhas, exceto as do topo da estaca.
  • Preencha um vaso com mistura de envasamento ou mudas úmida.
  • Molhe as pontas na água e depois no pó enraizador.
  • Faça buracos no vaso com um bastão ou lápis e coloque as plantas algumas polegadas de profundidade. Pressione bem. Você pode plantar três a quatro estacas em um vaso de tamanho médio.
  • Cubra as estacas com um saco plástico solto para criar um ecossistema e coloque em um local quente.
  • Verifique as estacas a cada duas semanas e dê mais água se necessário.

As estacas devem enraizar em alguns meses e depois serem plantadas em vasos ou no jardim para crescer.

Colheita

Colha os grãos maduros de cor marrom escuro à mão para um café saboroso.

Os grãos de café ficam vermelhos no outono e inverno. Eles podem ser colhidos quando estiverem de cor marrom escuro. A maioria das plantas de café do jardim deve ser colhida à mão, pois não haverá grãos suficientes para colher mecanicamente ou arrancando os galhos. Colha os vermelhos, deixando os verdes amadurecerem na árvore. Alguns verdes não serão um problema.

Variedades Populares

Escolha uma variedade adequada online ou em um viveiro local.

Milhares de variedades de Arábica foram produzidas ao longo dos anos. É melhor comprar uma planta online e garantir que possa crescer em sua zona de resistência ou comprar uma árvore estabelecida em seu viveiro local.

Problemas Comuns

Regar em Excesso

Mantenha as plantas de café saudáveis evitando a rega excessiva e garantindo a drenagem.

As plantas de café, como muitas outras plantas, terão os mesmos problemas. Evite regar em excesso e certifique-se de que estão plantadas em solo bem drenado. Solos encharcados podem resultar em murchamento e doenças radiculares, que podem comprometer a saúde da planta.

Doenças Fúngicas

As plantas de café podem ser suscetíveis a várias doenças fúngicas, como a ferrugem do café e a podridão das raízes. Mantenha uma boa ventilação ao redor das plantas e trate com fungicidas específicos se necessário. A remoção de folhas infectadas também ajuda a controlar a propagação da doença.

Pragas

Além das pragas mencionadas como pulgões e cochonilhas, as plantas de café podem atrair insetos como a broca do café, que pode causar danos significativos. Inspecione regularmente as plantas e use inseticidas apropriados ou métodos naturais de controle para manter as pragas sob controle.

Conclusão

As plantas de café não são apenas uma adição charmosa ao seu jardim ou interior, mas também oferecem a satisfação de cultivar e desfrutar do seu próprio café. Com cuidados adequados, elas podem prosperar e produzir grãos de alta qualidade. Seja como uma planta ornamental ou como uma fonte de café caseiro, o Coffea arabica é uma excelente escolha para jardineiros entusiastas e amantes de café.