Visão Geral
Tipo de planta: Perene herbácea
Zona de resistência do USDA: 4 – 7
Exposição ao sol: Sombra parcial
Tipo de solo: Rico, úmido, bem drenado
Requisitos de rega: Médio, úmido
Usos sugeridos: Jardim de bosque, jardim perene, flores secas, flores cortadas
História Natural da Planta
O Astrantia, nativo da Europa e Ásia, prefere ambientes úmidos e abertos.
O Astrantia é um membro da família da cenoura (Apiaceae) nativo da Europa e oeste da Ásia. Em seu habitat nativo, o astrantia cresce em campos, prados e pastagens. Também é encontrado em bosques abertos e ao longo de riachos devido à sua afinidade por solo úmido.
O Astrantia é um gênero com pelo menos seis espécies diferentes. O Astrantia major é o mais amplamente cultivado e comumente disponível no comércio de viveiros e jardins. Os astrantias têm uma longa história de cultivo e foram criados em numerosos cultivares vistosos. O Astrantia também é comumente conhecido como masterwort.
Características
Com cores vistosas e uma floração em cachos, encanta jardins.
O Astrantia é uma flor perene herbácea que cresce de dois a três pés de altura. Essas plantas em forma de montículo formam aglomerados arredondados atraentes. Dentro de alguns anos de crescimento, suas plantas começarão a se espalhar por auto-semeadura e estolões de raiz. Elas formam colônias, mas não são consideradas invasivas porque é fácil controlar qualquer propagação indesejada.
As folhas do Astrantia são palmadas e geralmente têm cinco lobos profundamente cortados. O número de lobos por folha varia de três a sete, e cada lobo é dentado ao longo da borda. As folhas geralmente permanecem verde-escuras ao longo da estação de crescimento, depois ficam marrons no outono e entram em dormência até a primavera seguinte.
As flores do astrantia são naturalmente esbranquiçadas, embora os cultivares exibam uma variedade de cores vistosas na faixa do rosa e roxo. Na borda externa de cada inflorescência estão brácteas rígidas e papiráceas. No centro da inflorescência, há uma formação em forma de almofada de um aglomerado de flores minúsculas. As brácteas papiráceas maiores cercam completamente a massa interna de flores minúsculas. O Astrantia floresce a qualquer momento, desde o final da primavera até o outono, dependendo das condições climáticas locais.
Propagação
Você pode facilmente propagar sua planta de astrantia por semente e divisão de plantas estabelecidas. Como as sementes coletadas de cultivares e híbridos geralmente não crescem fiéis à planta mãe, e algumas variedades podem ser inférteis, você terá os resultados mais consistentes propagando suas plantas por divisão.
Semente
Preparar e cuidar das sementes produz flores vibrantes prontas para transplante.
Algumas variedades de astrantia são facilmente cultivadas a partir de sementes com um pouco de preparação antecipada. As sementes de astrantia precisam ser estratificadas a frio por pelo menos oito semanas antes de germinarem corretamente. Você pode semear diretamente no exterior no outono e permitir que passem o inverno em condições naturais ou armazená-las no freezer por alguns meses e semear no exterior na primavera.
Após um período de estratificação a frio no inverno, você precisará manter as sementes úmidas até germinarem. Quando o clima começar a esquentar na primavera, faça uma anotação do local onde plantou suas sementes de astrantia e regue regularmente para manter as sementes e a superfície do solo úmidas. As sementes germinantes e as mudas jovens são muito sensíveis ao ressecamento.
Conforme suas mudas crescem e se desenvolvem, asseie-as para aproximadamente uma planta por metro quadrado. Você pode cavar com cuidado e transplantar qualquer uma dessas mudas para novos locais ou transferi-las para vasos individuais e passá-las para um amigo ou vizinho jardineiro.
Divisão
Multiplique facilmente a beleza do seu jardim através de uma simples divisão na primavera.
Se você já tem um aglomerado maduro de astrantia, a maneira mais rápida e fácil de propagar suas plantas é por divisão. Divida suas plantas no início da primavera ou final do outono para obter os melhores resultados. Use uma pá afiada para cavar uma seção de raízes e caules de um aglomerado maduro.
Em seguida, simplesmente transplante o aglomerado dividido para um novo local. Preencha quaisquer lacunas ao redor das raízes com solo fresco. Em seguida, regue bem suas novas plantas para ajudá-las a se recuperar do choque do transplante.
Transplante
Garanta um transplante bem-sucedido combinando condições ideais e cuidados de nutrição.
Seja dividindo plantas antigas ou comprando novas plantas no centro de jardinagem, o método de transplante é o mesmo. Se possível, programe seu transplante para um dia fresco de primavera ou outono para minimizar o estresse para sua planta.
Selecione um local ideal para combinar com as condições de crescimento preferidas do astrantia e prepare um buraco para o transplante. Cave o buraco um pouco maior do que o vaso em que sua planta está crescendo atualmente. Agora é a hora de adicionar quaisquer condicionadores de solo, como composto orgânico ou solo enriquecido para ajudar a melhorar o solo.
Remova cuidadosamente seu astrantia do vaso e transfira-o para o buraco. Combine o nível atual do solo do vaso com o novo local e preencha ao redor das raízes de sua planta com solo fresco. Quando sua planta estiver estabelecida em seu novo lar, dê uma rega profunda para ajudá-la a se estabelecer e continue regando bem na primeira semana ou mais.
Como Cultivar
Em condições climáticas favoráveis, o astrantia é fácil de cultivar. Você precisará de um clima ameno com uma localização parcialmente sombreada e solo rico e úmido.
Luz Solar
Esta planta prospera na luz suave da manhã.
O Astrantia gosta de uma localização levemente sombreada com luz filtrada ou sol da manhã seguido de sombra à tarde. Se cultivado sob sol pleno, é provável que queime e seque. Se cultivado em sombra total, tenderá a não florescer. Duas a quatro horas de luz solar matinal são ideais.
Água
Mantenha o solo consistentemente úmido, mas não encharcado.
Essas plantas requerem solo úmido. Contanto que seu solo retenha umidade e sua área receba chuvas regulares, você não precisará fornecer regas extras. No entanto, o astrantia não gosta de solo seco, então se você não estiver recebendo chuvas regulares, vá em frente e regue suas plantas para ajudar a manter as raízes úmidas. Elas podem até tolerar água parada ocasional.
Solo
Garanta solo rico e orgânico para crescimento e floração ótimos.
O solo ideal para o cultivo de astrantia é rico em matéria orgânica. Se o seu solo não for naturalmente rico em matéria orgânica, adicione um pouco de composto orgânico no momento do plantio e trabalhe isso em sua área de jardim antes do transplante. O solo também deve ser consistentemente úmido e bem drenado.
Clima e Temperatura
Ele prospera em climas mais frios e é ideal para jardins no norte dos EUA.
O Astrantia cresce bem nas zonas de resistência de plantas do USDA 4 – 7. Ele prefere climas mais frios com verões frescos e não se sai bem em verões longos, quentes e úmidos. Deve crescer bem na maior parte do norte dos Estados Unidos.
Adubação
Para um crescimento exuberante, considere adubar levemente para suporte nutricional.
Se o seu solo for naturalmente rico e rico em matéria orgânica, você pode não precisar adicionar fertilizante extra. Se suas plantas estiverem amareladas, lentas e não crescendo bem, ou se você tiver solo de má qualidade, aplique uma dose leve de fertilizante no início da primavera e novamente no meio do verão.
Manutenção
Uma beleza de baixa manutenção prospera com boas práticas de manutenção do jardim.
Um astrantia saudável é uma planta de baixa manutenção. Ela aprecia as mesmas boas práticas de manutenção do jardim que beneficiarão toda a sua paisagem. Mantenha seu jardim livre de ervas daninhas, verifique regularmente pragas e doenças e remova a vegetação morta a cada inverno. Você pode adicionar cobertura ao redor das raízes para ajudar a manter a umidade do solo.
Design do Jardim
Realce seu jardim com astrantia versátil, combinando com perenes complementares.
O Astrantia é uma planta de jardim muito gratificante que pode ser usada em uma variedade de designs paisagísticos. Como essas plantas se beneficiam de um pouco de sombra, combine-as com outras perenes que gostam de sombra, como hostas, samambaias e astilbe.
Use-as em canteiros de flores perenes, jardins de casa de campo e ao longo de uma borda de bosque. Coloque-as na frente e no centro do seu design paisagístico, onde possam ser vistas e apreciadas. Elas são plantas especialmente atraentes para incluir em uma borda de flores perenes vistosa.
Variedades
Há uma grande quantidade de cultivares espetaculares de astrantia. As plantas em si têm formas semelhantes, mas você encontrará grande variação nas tonalidades de rosa, roxo, magenta, escarlate e branco das flores.
‘Abbey Road’
‘Abbey Road’ brilha com crescimento resiliente e flores violeta-rosa marcantes.
O cultivar ‘Abbey Road’ exibe um crescimento vigoroso e é conhecido por ser um pouco mais tolerante a condições de solo seco do que muitos outros astrantias. Suas flores violeta-rosa profundo se desenvolvem em hastes altas e são excelentes para corte.
‘Alba’
‘Alba’ encanta com grandes flores brancas, perfeitas para qualquer jardim.
Este astrantia tem belas flores brancas. As flores de ‘Alba’ são grandes e principalmente brancas, com brácteas externas com pontas verdes, dando-lhes uma aparência ligeiramente bicolor. ‘Alba’ está prontamente disponível no mercado de viveiros e seria uma excelente planta para complementar qualquer outra variedade.
‘Claret’
Esta variedade deslumbra com flores vermelho-borgonha profundo, perfeitas para arranjos.
‘Claret’ tem flores vermelho-borgonha escuro e lindas em hastes longas de cor escura. Comparado com outras variedades, ‘Claret’ tem uma das cores de flores mais escuras e ousadas. Este cultivar produz excelentes flores cortadas e secas.
‘Roma’
Esta variedade enfeita jardins com flores rosadas avermelhadas delicadas, mas resistentes.
‘Roma’ é um cultivar com belas flores rosadas avermelhadas. As brácteas escurecem de rosa muito pálido no centro para rosa mais escuro nas pontas. A coloração rosa antigo dá a essas flores uma aparência de fina delicadeza, embora sejam realmente bastante resistentes.
‘Star of Beauty’
Esta variedade cativa com flores rosa-púrpura vibrantes e chamativas.
‘Star of Beauty’ tem um apelo definitivo de UAU. As brácteas rosa-púrpura brilhantes têm flores centrais escarlate a magenta. As cores brilhantes e ousadas dessas flores certamente atrairão muita atenção!
Problemas Comuns
O Astrantia é uma planta geralmente livre de problemas. Você pode ocasionalmente ver pulgões ou lesmas se alimentando de suas plantas, embora essas pragas raramente causem danos significativos.
Pulgões
Combata pulgões com sprays de água ou sabão inseticida, se necessário.
Os pulgões são insetos pequenos de corpo mole que se alimentam de sucos de plantas. Eles podem aparecer verdes, amarelos, cinzas, brancos ou até mesmo rosa. Os pulgões geralmente se agrupam em grande número ao longo dos caules das plantas e ao longo das veias na parte inferior das folhas. Embora os pulgões sejam pequenos, você pode vê-los claramente.
Se você tiver grandes infestações de pulgões, verá os insetos em si. Você também pode ver o resíduo pegajoso de ‘melado’ que eles deixam para trás enquanto se alimentam. O melado atrai formigas e infecções fúngicas. Se os pulgões se alimentarem por tempo suficiente, você notará que suas plantas podem parecer fracas, amareladas ou murchas.
Alguns pulgões nas folhas de suas plantas não causarão danos significativos. Insetos benéficos, como joaninhas e crisopídeos, adoram comer pulgões. Você pode remover com segurança os pulgões pulverizando-os com um jato forte de água da mangueira. Infestações grandes e problemáticas podem ser controladas usando sabão inseticida, mas esteja ciente de que isso prejudicará insetos benéficos também.
Lesmas
Gerencie lesmas removendo locais de esconderijo e mantenha o jardim limpo. Verifique áreas úmidas sob pedras, tábuas e outros objetos onde elas possam se esconder durante o dia. Use barreiras físicas como cascas de ovos esmagadas ao redor das plantas ou armadilhas de cerveja para atrai-las e capturá-las. Evite o uso de produtos químicos que possam prejudicar outros animais benéficos no jardim.