‘King Tut’ Grass: A Plant with a Royal Name
O capim ‘King Tut’ é apelidado de “planta guarda-chuva” por seus longos caules (chamados colmos) cobertos com umbelas que se assemelham a guarda-chuvas. É uma variedade anã da espécie Cyperus papyrus, comumente conhecida como papiro. Isso mesmo – o mesmo papiro usado para fazer papel.
A espécie original cresce muito alta, então essa cultivar é mais popular para jardins ornamentais, com altura máxima de seis pés. Essa espécie tropical marcante é comum em jardins de pântano ou lagos. Algumas cultivares até podem ser mantidas como plantas de interior. Um bônus adicional para o florista caseiro: seus altos colmos umbelados ficam fabulosos em arranjos de flores cortadas.
O Cyperus papyrus ‘King Tut’ é uma espécie registrada desenvolvida pela Proven Winners para sua série Graceful Grasses. Embora pareça muito com isso, botanicamente, não é considerado um capim, mas sim um junco, um grupo de plantas semelhantes a capim. Cultivares e espécies semelhantes incluem Cyperus haspan, Cyperus alternifolius, Cyperus isocladus, Cyperus papyrus ‘Dwarf Papyrus’ e ‘Nanus’.
O que é?
O papiro nos conecta à fascinante herança do antigo Egito.
Hoje, a maioria das espécies de papiro no mercado são vendidas como ornamentais. Mas o papiro tem uma rica história de uso na medicina, construção de barcos, roupas e, principalmente, sendo usado como papel. Há quase 5.000 anos, os antigos egípcios usavam essa planta para criar registros escritos.
O papiro era central para a mitologia do antigo Egito e sua crença na criação do universo. Os egípcios reconheciam a fertilidade dos pântanos de papiro, e sua importância era retratada em sua arte e arquitetura. No mito egípcio da deusa Isis e seu filho Horus, os bosques de papiro o protegiam de seu tio assassino, Osíris. Como um nerd da história, ver minha planta de papiro é um lembrete de suas origens antigas.
Características
Conhecido por sua folhagem marcante, o ‘King Tut’ cativa com elegância.
Como outros membros da família Cyperus, ele tem caules altos e triangulares cobertos com tufos de folhagem umbelada. Ele floresce com pequenas flores verde-acastanhadas e eventualmente produz pequenos frutos semelhantes a nozes. Dito isso, sua folhagem verde é a principal atração.
Eles foram cultivados para uso ornamental e crescem de dois a quatro pés de altura. Em suas zonas nativas na África ao longo do rio Nilo e no Mediterrâneo, a espécie cresce até 16 pés de altura.
Área Nativa
Originário da África, o Cyperus papyrus se espalhou pelo mundo para cultivo.
Nativo da África, esse capim decorativo se originou ao longo das margens do rio Nilo Branco, no Sudão. Foi cultivado em massa para cultivo no Delta do Nilo, no Egito. Era tão útil que foi introduzido em regiões de todo o mundo: Oriente Médio, África do Sul, Europa e, posteriormente, América do Norte e Australásia. Hoje, cresce em pântanos africanos, lagos rasos e margens de riachos.
Esse junco é invasivo e supera as plantas aquáticas nativas em cursos de água sensíveis. Na Califórnia, Flórida, Louisiana e Havaí, evite cultivá-lo e suas cultivares associadas, pois é classificado como uma espécie invasora lá.
Plantio
Prosperando em condições diversas, esse junco alto causa um impacto ousado.
Apenas perene em climas quentes, esse junco é anual em plantios externos ou como planta de interior. Adaptável a pleno sol ou sombra parcial, o único requisito é água abundante. Cultive em recipientes, no solo ou até mesmo na água.
O ‘King Tut’ funciona como um destaque ao lado de plantas anuais trepadeiras e de altura média. Ele pode crescer até quatro pés de altura, então mantenha-o no fundo ou no centro de canteiros de flores e recipientes. Mesmo sozinho ou em grupos, ele chama a atenção.
Transplantio
Desembarace as raízes e espalhe as mudas individuais a três ou quatro pés de distância para o crescimento.
Seu novo junco de papiro provavelmente estará com raízes presas e precisará ter suas raízes retiradas do vaso do produtor. Desembarace as raízes e use uma ferramenta de jardim para delicadamente marcar os lados da planta se as raízes estiverem circulando o vaso. Em seguida, replante em um recipiente maior ou no solo. Se estiver cultivando várias plantas, deixe-as espaçadas a três ou quatro pés de distância. Isso pode parecer muito para plantas pequenas, mas elas crescerão!
Como Cultivar
Esta é uma planta ornamental excepcionalmente fácil de cultivar quando atendidos seus requisitos de água e temperatura. Ela prefere ser cultivada ao ar livre, mas pode ser mantida no interior durante o inverno em um local claro e ensolarado.
Luz
Esse junco prospera sob pleno sol com proteção do solo úmido.
O ‘King Tut’ suporta sol pleno a sombra parcial e é mais tolerante à sombra do que a espécie original. Se estiver em sombra parcial, deve receber sol da manhã com sombra à tarde. Se estiver sob sol pleno, é vital manter o solo úmido para evitar queimaduras sob a luz solar intensa da tarde.
Água
O Cyperus papyrus prospera em condições úmidas e é ideal para o plantio à beira de lagoas.
Uma planta sedenta nativa de margens de riachos, ela se sai melhor em condições pantanosas. Quanto mais sol ela tiver, maiores serão suas necessidades de água. Sob sol parcial, ela é mais tolerante à secura ocasional. Isso a torna perfeita como planta de lago, desde que a coroa seja mantida acima da superfície.
Ela é tão sedenta que não são necessários furos de drenagem. Esta é uma ótima planta para reutilizar recipientes ou usar vasos sem furos de drenagem. Devido à sua capacidade de se espalhar rapidamente, o cultivo em recipientes é provavelmente mais favorável para a maioria dos jardins.
Solo
Fornecer solo fértil e rico em matéria orgânica para apoiar o crescimento ideal da planta.
Além de ser úmido, esse solo é adaptável à maioria dos tipos de solo. O solo também deve ser fértil e rico em matéria orgânica, semelhante ao que seria encontrado em seu habitat nativo. Experimente adicionar esterco ou composto ao seu solo.
Enriquecer seu solo não precisa ser caro. Existem muitas maneiras gratuitas de melhorar a saúde do solo!
Temperatura e Umidade
As espécies ornamentais de Cyperus prosperam em climas quentes com cuidadoso inverno.
As espécies ornamentais de Cyperus precisam de temperaturas quentes para prosperar, portanto, essa planta é perene apenas nas zonas USDA 10-11, onde as temperaturas nunca caem abaixo de 40°F (4°C).
Use seu habitat tropical nativo como guia para manter essa planta. Ela prospera em condições tropicais quentes e úmidas. Se você não mora nos trópicos, pode facilmente manter essa planta durante o inverno.
Adubação
Mantenha o Cyperus papyrus saudável com aplicações ocasionais de adubo orgânico equilibrado.
Essa planta não é uma grande consumidora de nutrientes, mas uma dose ocasional de adubo mantém esse junco feliz e saudável. Em um ambiente aquático, um adubo para plantas aquáticas dá um impulso à planta. No solo ou em recipientes, um adubo orgânico equilibrado ou rico em nitrogênio, como emulsão de peixe, fornece à planta e às que a rodeiam os nutrientes necessários.
Manutenção
Essa planta de crescimento rápido precisa de poda e adubação ocasionais.
O Cyperus papyrus é um crescimento rápido e um pouco agressivo e rapidamente se torna enraizado no vaso. Para manter a planta saudável, mude-a para um vaso maior ou divida-a. Conforme os colmos (os caules da planta) envelhecem, eles ficam marrons e morrem. Corte-os até o rizoma.
Além da poda e adubação ocasionais, não requer muita manutenção. No geral, é uma planta de baixa manutenção.
Propagação
A propagação do capim ‘King Tut’ é proibida devido à marca registrada.
Propagar o Cyperus papyrus ‘King Tut’ é ilegal porque a planta é uma marca registrada da Proven Winners. Portanto, cultive e aproveite, mas não a propague.
Variedades Populares
Cyperus papyrus ‘Prince Tut’
O fofinho ‘Prince Tut’ é uma variedade compacta ideal para espaços menores.
Outra variedade desenvolvida pela Proven Winners, ‘Prince Tut’ é cerca de metade do tamanho do ‘King Tut’. Essa planta cresce apenas de dois a três pés de altura e é mais robusta e compacta. Ela tem os mesmos requisitos de crescimento que seu irmão mais velho, mas é uma planta mais compacta.
Cyperus prolifer ‘Queen Tut’
O marcante ‘Queen Tut’ é um papiro compacto e resistente, ideal para climas tropicais.
Também na série Graceful Grasses da Proven Winners está o ‘Queen Tut’, a menor espécie de papiro da série, juntamente com o ‘Baby Tut’. Essa variedade é resistente à zona USDA 9 e atinge apenas dois pés de altura. Ao contrário do ‘King Tut’, essa planta não gosta de ser mantida no interior durante o inverno, então é melhor como uma planta anual ou perene em climas tropicais.
Cyperus alternifolius ‘Baby Tut’
O capim guarda-chuva filtra poluentes e prospera como planta de interior.
Conhecido como capim guarda-chuva ou palmeira guarda-chuva, essa planta cresce até dois pés. Ela tem folhas mais brilhantes e a mesma forma de guarda-chuva que o ‘King Tut’. Uma outra parte legal sobre essa planta é que ela filtra poluentes como cobre e manganês do solo.
Problemas Comuns
São invasivos em climas quentes e escaparam do cultivo na Flórida, Califórnia, Louisiana e Havaí, levando a danos nos cursos de água. Tome cuidado para conter essa planta em climas tropicais. Eles não são propensos a doenças, mas são muito sensíveis a temperaturas frias – essas plantas nunca devem experimentar temperaturas abaixo de 40°F (4°C).
Pragas
Controle os fungos gnats com tratamentos de peróxido de hidrogênio ou óleo de nim.
Não há muitas pragas que favoreçam as plantas de Cyperus, mas o solo úmido pode promover a presença de fungos gnats. Esses insetos são irritantes, mas não prejudiciais às plantas. Trate essas pragas com peróxido de hidrogênio ou óleo de nim.
Doenças
Previna o fungo da ferrugem mantendo as folhas secas e removendo os colmos afetados.
Esse junco não é suscetível a muitas doenças, mas alguns jardineiros notaram o fungo da ferrugem em suas plantas. Manter as folhas secas é uma boa maneira de prevenir esse fungo. Corte e descarte quaisquer colmos com descoloração para evitar a propagação.
Perguntas Frequentes
O Cyperus papyrus não é tóxico para gatos e cães. Seus rizomas amiláceos são até comestíveis para humanos.
Se você não mora em uma zona tropical, não se preocupe! Ele pode ser cultivado em recipientes e mantido no interior durante o inverno, onde sobreviverá (mas não prosperará) até o próximo verão. Se plantado no solo, desenterre seus rizomas e mova-os para o interior até que as temperaturas estejam confiavelmente quentes novamente. Coloque sua planta em uma bandeja de seixos e água para aumentar um pouco mais a umidade.
Os caules marrons são uma parte normal do processo de envelhecimento, mas se você notar muitos colmos amarelados, pode haver alguns problemas. O primeiro é que o solo pode não estar recebendo água suficiente. Outra possibilidade é que não haja nutrientes suficientes no solo. Embora o Cyperus papyrus não seja um grande consumidor de nutrientes, colmos amarelados indicam uma deficiência de nutrientes, então dê à sua planta uma dose de adubo. Corte quaisquer colmos não saudáveis para promover um novo crescimento.
Pensamentos Finais
O Cyperus papyrus ou um de seus parentes, Cyperus prolifer ou Cyperus alternifolius, são plantas divertidas e incomuns que adicionam interesse visual aos plantios de verão. As espécies ornamentais de Cyperus são excelentes escolhas para áreas mal drenadas e úmidas no jardim, jardins de chuva ou lagos. Outra coisa que eu amo sobre essa planta é sua facilidade de cuidado! Com água suficiente e luz solar, essa planta antiga com certeza vai se destacar em seu jardim neste verão.