Como Cultivar Mais Alimentos em Menos Espaço: Dicas de Plantio Intensivo

O que esperar nesse post

Dicas de Plantio Intensivo para Aproveitar ao Máximo seu Espaço

A jardinagem é sobre se divertir, ser autossuficiente e aproveitar ao máximo seu espaço. Mesmo que você não tenha muito espaço para jardinar, você ficará surpreso com o que pode cultivar com essas dicas de plantio intensivo!

O fundador do Dr. Jardim, Kevin Espiritu, começou seu primeiro jardim épico em uma varanda voltada para o norte, com muito pouco espaço. Alguns jardineiros até criam jardins em seus telhados. Onde moro, em Michigan, os jardineiros às vezes constroem canteiros de jardim flutuantes em pequenos lagos.

Se você não tem muito espaço, tudo bem aproximar suas camas de jardim. Desde que você consiga passar e tenha espaço para trabalhar, seu jardim funcionará perfeitamente.

Você também pode praticar o plantio apertado em suas camas, plantando alguns cultivos, como alface, um pouco mais próximos uns dos outros. Certifique-se de colher regularmente para que suas plantas não compitam por espaço ou recursos. Pode exigir um pouco mais de manutenção, mas é uma ótima maneira de cultivar mais alimentos com menos espaço.

Plantio em Pés Quadrados

O plantio em pés quadrados é um método de plantio intensivo fácil e eficaz para transformar seu jardim em uma zona altamente produtiva de alimentos. Começa dividindo suas camas em uma série de seções de pés quadrados em vez de fileiras.

Se você estiver cultivando plantas maiores como abobrinha, plante-as no quadrado central e deixe os quadrados periféricos vazios. Plantas menores como rúcula podem prosperar em grupos dentro de um quadrado.

O sistema inteiro usa a quantidade mínima de espaço para cultivar a quantidade máxima de alimentos. Se você quiser saber mais, existem muitos recursos fáceis de seguir para conferir.

Passo 3: Plantio Sucessivo

O plantio sucessivo proporciona múltiplas colheitas ao rotacionar cultivos através de cada estação como uma linha de montagem.

Imagine colher safra após safra de seus tomates favoritos ou desfrutar de alfaces abundantes da primavera ao outono. Você pode fazer isso com o plantio sucessivo. É uma técnica de jardinagem muito útil onde você planta os mesmos cultivos em intervalos diferentes ao longo do ano.

Comece semeando suas sementes dentro de casa na primavera. Assim que seu primeiro lote de mudas estiver pronto para o plantio, comece o próximo lote dentro de casa. Espere algumas semanas, plante esse lote e repita. Assim que você colher um cultivo, o próximo estará pronto para o transplante.

Pense no plantio sucessivo como uma linha de montagem para máxima eficiência no jardim. Em vez de obter uma colheita, você terá múltiplas colheitas ao longo do ano.

Passo 4: Jardinagem Vertical

Construa tipis com bambu para plantas trepadeiras como feijão-de-porco ou faça plantas treparem usando arame ou recipientes.

Se você estiver usando plantadores verticais como este ou treliças, a jardinagem vertical é a dica mais importante para o plantio intensivo em uma área pequena. Com apenas alguns materiais fáceis de encontrar, você pode construir quase qualquer coisa para um jardim vertical.

Use bambu ou postes para fazer uma estrutura de tipi para suas trepadeiras, como feijão-de-porco e capuchinhas. Você também pode tentar usar sacolas mistas ou até mesmo um jardim em vaso com tela de galinheiro.

Se você tiver garrafas plásticas HDPE 2 por perto, pode usá-las. Este plástico é seguro para uso em jardinagem e faz um recipiente fácil para empilhar verticalmente. Não importa qual estilo de jardim vertical você use, você economizará muito espaço.

Passo 5: Inocular Cogumelos

Cogumelos como cogumelos vinho prosperam em locais úmidos e sombreados onde os vegetais não crescem tão facilmente.

Inocule cogumelos em áreas de seu jardim ou casa onde as plantas não podem prosperar. Se você tiver um canto sombreado e úmido em seu jardim, pode cultivar deliciosas variedades como cogumelos vinho.

Você pode colocar toras ao ar livre para colher shiitakes ou cultivar fantásticos cogumelos ostra em kits internos. Essas variedades fáceis de cultivar ocupam pouco espaço e produzem muitos cogumelos deliciosos.

Passo 6: Inicie suas Sementes Dentro de Casa

Obtenha uma vantagem começando as sementes dentro de casa.

Se você tem pouco espaço e uma janela ensolarada, pátio ou estufa, comece suas sementes com antecedência dentro de casa. A maioria dos vegetais e flores cresce bem quando você as inicia dentro de casa primeiro e as transplanta quando estiverem grandes o suficiente.

Assim que a primavera chegar, suas mudas estarão prontas para o plantio. Se você mora em um lugar com uma estação de crescimento mais longa, às vezes pode obter várias safras no mesmo ano.

Passo 7: Use seus Espaços Internos

A maioria dos vegetais pode prosperar dentro de casa se você usar áreas ricas em luz solar, como pátios, cozinhas ou janelas voltadas para o sul.

Desde que você tenha luz, você pode cultivar a maioria dos vegetais e ervas dentro de casa. Use uma área com luz solar direta, como uma janela voltada para o sul ou um claraboia. Plante suas safras em recipientes e cultive-as em sua cozinha, pátio ou sala de estar.

Se você estiver com pouca luz, instale luzes de crescimento em qualquer lugar de sua casa. Essas configurações de iluminação eficientes produzem luz suficiente para cultivar qualquer planta dentro de casa.

Passo 8: Plante Cobertura Comestível

Nada como ter uma cobertura comestível em seu jardim. Essas plantas são fáceis de manter e atuam como uma cobertura viva. Elas protegem seu solo contra o ressecamento e protegem insetos benéficos abaixo da superfície.

Geralmente, essas plantas requerem muito pouca atenção e produzem toneladas de alimentos em espaços pequenos. Elas também podem crescer em espaços que outras plantas comestíveis não alcançam. Abaixo estão algumas plantas maravilhosas para usar como cobertura comestível em seu jardim. Priorize aquelas que não vão sufocar as plantas nativas em seu ecossistema local.

Tomilho rasteiro

Capuchinhas

Orégano

Morangos

Acelga-francesa

Dente-de-leão

Alecrim

Beldroega

Passo 9: Pratique o Plantio Companheiro

O plantio companheiro é cultivar cultivos compatíveis juntos para produção intensiva. Algumas espécies têm necessidades complementares, enquanto outras são mutuamente benéficas. Cultivar essas espécies juntas aumenta os rendimentos e melhora a saúde do solo.

O melhor exemplo de plantio companheiro que economiza espaço é a técnica das ‘três irmãs’. Os nativos americanos desenvolveram essa técnica e ela tem sido um pilar dos jardins nos EUA desde então. Para criar um jardim de três irmãs, plante feijão, milho e abóbora juntos. Os feijões infundem nitrogênio no solo e sobem no milho, enquanto a abóbora fornece cobertura para o solo e seus micróbios.

Há muitas outras culturas companheiras para procurar. Muitas ervas, como a mistura mediterrânea de sálvia, orégano, tomilho e alecrim, crescem incrivelmente bem juntas.

Passo 10: Cultive Variedades Produtivas

Tomates compactos indeterminados crescem constantemente e dão colheitas repetidas sem ocupar canteiros de jardim.

Esta dica subestimada de plantio intensivo pode melhorar significativamente os rendimentos em áreas pequenas. Nem todos os cultivos são iguais quando se trata de produtividade. Se você tem pouco espaço, plante variedades produtivas. Esses cultivos lhe darão mais alimentos por menos espaço e recursos.

Culturas como feijão, capuchinhas e couve produzem toneladas de colheitas ao longo da estação de crescimento. Algumas variedades de tomate são compactas e indeterminadas, o que significa que ocupam pouco espaço e produzem múltiplas colheitas.

Pule os cultivos novidade e plante o que produz mais alimentos por mais tempo. Você economizará dinheiro no supermercado e terá um jardim produtivo em sua pequena área.

Passo 11: Use Sacos de Cultivo

Os sacos de cultivo podem ser dobrados, movidos ou dispostos em qualquer lugar, até em telhados, para uma jardinagem eficiente.

Sacos de cultivo como estes oferecem possibilidades infinitas quando se trata de economizar espaço em seu jardim. Esses produtos vêm em muitos tamanhos e podem ser dobrados, movidos e carregados facilmente.

Eles são ecológicos e fáceis de mover para áreas apertadas. Pegue-os pelas alças e mova-os para onde você precisar. Se você tem um quintal estéril ou um pátio vazio perto de sua casa, arrume sacos de cultivo para criar sua configuração de jardim ideal. Você até pode colocá-los em seu telhado, desde que seja resistente. Já vi pessoas transformarem seu pequeno cais em um grande jardim – jardineiros de Michigan para você!

Passo 12: Colha Frequentemente

A colheita frequente estimula mais sementes e crescimento de folhas, desde que você deixe verde suficiente para trás.

Colher frequentemente é um truque fácil para obter o máximo de suas plantas. Colher folhas, brotos e frutas é como podar. As plantas geralmente respondem enviando energia para novas partes. Isso cria um crescimento mais uniforme e saudável em toda a planta.

Ao colher suas culturas com frequência, você está dizendo à planta para continuar produzindo suas sementes e novo crescimento. Desde que você deixe material vegetal suficiente para a fotossíntese, muitas plantas responderão dando múltiplas colheitas.

Passo 13: Crie um Ecossistema Saudável

Plante confrei para soltar o solo, adicionar nutrientes através de folhas compostadas e atrair polinizadores benéficos.

Uma das melhores dicas de plantio intensivo que você pode colocar em prática é criar um ecossistema saudável em seu jardim. Isso envolve muitos passos. O primeiro é cultivar um bioma saudável de micróbios, insetos, fungos e vermes em seu solo.

O segundo é convidar o máximo de polinizadores e insetos benéficos para o seu jardim. Para fazer isso, plante muitas flores ao redor de suas plantas frutíferas, como árvores frutíferas e tomates.

Para a ferramenta definitiva para o seu jardim, cultive confrei. Esta erva perene multiuso solta o solo com sua longa raiz pivotante e absorve muitos nutrientes. Quando você compostar suas folhas, produz nitrogênio absorvível para suas plantas. Melhor de tudo, suas flores atraem muitos polinizadores benéficos. Pode ser invasivo, mas em áreas onde não é, é uma bênção.

Passo 14: Escolha Variedades Compactas

Escolha variedades em miniatura de seus cultivos favoritos para um sabor semelhante ou melhor.

Variedades compactas geralmente têm palavras como “pátio” ou “compacto” em seus nomes. Essas plantas são baixas em estatura e geralmente bastante produtivas.

Se você tem pouco espaço e quer plantar um cultivo específico, encontrar variedades em miniatura é o caminho a percorrer. Esses cultivos geralmente têm o mesmo sabor ou até melhor do que seus equivalentes maiores.

Passo 15: Cultive Comestíveis Nativos

Comestíveis nativos como figo-da-índia ou curuba são mais fáceis de cultivar e prosperam com menos recursos.

Não importa onde você mora, sua região tem comestíveis nativos. Essas plantas geralmente são as mais fáceis de cuidar. Elas também ocupam muito pouco espaço e não requerem muitos nutrientes.

Se você mora na Califórnia, experimente plantar figos-da-índia ou groselhas douradas. Se você é um jardineiro do meio-oeste, experimente cultivar curubas.

Principais Conclusões

Não importa quão pequeno seja seu espaço, você criará um jardim saudável seguindo essas dicas de plantio intensivo. Com muito pouco esforço, você pode transformar até mesmo o menor espaço em um jardim abundante de alimentos.

Continue sua leitura aqui