Como Cultivar Amoras em Canteiros Elevados: 9 Dicas Profissionais

Você está visualizando atualmente Como Cultivar Amoras em Canteiros Elevados: 9 Dicas Profissionais

Escolha a variedade certa e o local do jardim

As variedades de amora diferem na facilidade de manutenção, desempenho na zona e resistência, melhores usos, hábitos de crescimento e sabor. Escolher uma que se sairá bem em sua região de cultivo e produzirá os maiores rendimentos é essencial.

Os arbustos de amora se saem melhor sob luz solar direta e requerem boa drenagem do solo. Se plantados na sombra, os rendimentos serão drasticamente afetados e as frutas podem não amadurecer corretamente.

Variedades populares

Avoid planting trailing varieties in containers due to their creeping growth.

‘Prime-Ark® Freedom’ Thornless Blackberry é internacionalmente adorado por sua atitude de baixa manutenção, altos rendimentos e frutas grandes e doces. Essas frutas são ótimas para consumo fresco ou para conservar e desfrutar mais tarde. As plantas são sem espinhos e se saem melhor nas zonas USDA 4 a 9. ‘Navaho’ é uma variedade ereta tolerante ao calor para cultivadores nas zonas 6a a 10b. As plantas amadurecem com quatro a cinco pés.

‘Ilini Hardy’ é resistente na zona 5 e pode crescer até cinco pés. Crie uma linda sebe plantando-as ao longo de uma cerca. ‘Jewel Black’ é uma variedade híbrida de floricano frequentemente cultivada no nordeste por sua resistência e resistência a doenças.

‘Baby Cakes®’ é uma variedade anã que cresce de três a quatro pés e produz grandes frutas doces duas vezes por ano. Seu hábito de crescimento compacto e hastes sem espinhos a tornam perfeita para o cultivo em recipientes e canteiros elevados.

As variedades trailing têm um hábito de crescimento rasteiro e não são recomendadas para cultivo em recipientes e canteiros elevados. Consulte o escritório de extensão local se não tiver certeza se uma variedade é adequada para sua região.

Obtenha o timing certo

O plantio no outono é adequado apenas para regiões livres de geadas.

Plante as hastes de amora nuas quando estiverem dormentes no início ou final da primavera, algumas semanas antes da última geada prevista. O solo em canteiros elevados aquece mais cedo, permitindo que você prepare seus jardins mais cedo.

Dica profissional: Se você receber plantas de raiz nua e não puder plantá-las imediatamente, mantenha as raízes úmidas e armazene-as em local seco e fresco até poder plantá-las.

O plantio no outono deve ser feito apenas em regiões de cultivo que não recebem geadas que podem danificar plantas jovens. Proteja-as de temperaturas mais frias ao plantar antes do inverno.

Irrigar

Boas práticas de manejo da água garantem um crescimento saudável das amoras.

A rega consistente é fundamental à medida que as plantas estabelecem seus sistemas radiculares e se adaptam ao novo lar. Regue ao transplantar e diariamente durante a primeira semana. Certifique-se de que recebam uma ou duas polegadas por semana durante a primeira temporada, e até quatro polegadas é benéfico quando as plantas estão frutificando.

Instale irrigação por gotejamento para que você possa regar profundamente e evitar que a água evapore da superfície e as raízes sequem. Continue regando até pouco antes da primeira geada. Áreas com chuvas consistentes e abundantes podem não precisar regar plantas estabelecidas. Um medidor de umidade ajudará você a acompanhar os níveis em seu solo.

A maioria das variedades de amora prosperará em temperaturas variáveis em diferentes regiões. No entanto, este arbusto frutífero requer água adequada para produzir frutas e permanecer saudável, então preste atenção a esse detalhe para obter bons resultados.

Alimentar

Fertilizantes líquidos agem mais rapidamente, mas visam diretamente a zona radicular, o que pode levar a um excesso de folhagem.

Um grande benefício do cultivo em canteiros elevados é o controle do solo. As frutas têm necessidades de solo diferentes de um jardim de vegetais comum, então emende o solo antes de plantá-las. As amoras preferem um pH do solo entre 5,5 e 6,5. Use um teste de solo para determinar seus níveis. A maioria dos cultivadores precisará diminuir os níveis de pH antes de plantar amoras. Adicionar enxofre ou usar fertilizantes ácidos resolverá o problema.

Ao preparar seu canteiro, use emendas para ajustar os níveis de nitrogênio. Fertilizantes granulares orgânicos destinados a ajustar os níveis de nitrogênio podem levar até um mês para estar disponíveis para uso de suas plantas, então o planejamento é crítico. Se você escolher um fertilizante líquido, ele estará disponível muito mais rápido, mas irá direto para a zona radicular. Ajuste a quantidade que você aplica de acordo com a embalagem para não exagerar, o que pode levar a um crescimento excessivo de folhagem. Sempre que estiver alimentando seus arbustos, o nível de nitrogênio é o número mais importante a ser observado. Mantenha um kit de teste de solo em casa para monitorar os níveis.

Alimentando arbustos de amora novos: Divida a aplicação em três alimentações separadas: a primeira cerca de duas semanas após o plantio, quatro semanas depois e depois mais quatro semanas. Alimentar no momento do plantio não é recomendado. Permita que as plantas se estabeleçam antes de introduzir nutrientes.

Alimentando arbustos de amora estabelecidos: Alimente anualmente na primavera usando um fertilizante equilibrado 10-10-10. ½ a ¾ de xícara por 100 pés quadrados deve ser suficiente. Aplique um fertilizante rico em potássio na metade da primavera para melhorar os rendimentos, sabor, tamanho e cor. Pare de alimentar no meio ou final do verão para evitar muito crescimento novo e tenro indo para o inverno, o que uma geada pode facilmente danificar.

Use fertilizantes indicados para rododendros e azáleas, pois têm necessidades semelhantes de fertilidade do solo.

Espaçamento adequado

Gerencie variedades altas de amora com camadas de ponta.

O espaçamento dependerá das variedades selecionadas, mas dê a elas cerca de 3 a 12 pés de espaço, com pelo menos seis pés entre as fileiras. Embora o espaçamento recomendado possa parecer irracional, lembre-se de que você deseja colher, podar e cuidar das plantas confortavelmente no futuro. Os rendimentos e a saúde podem ser afetados se as plantas estiverem muito próximas umas das outras.

Deixe espaço para variedades semi-eretas de amora a cerca de cinco pés com fileiras de seis a oito pés de distância. Os rebentos de variedades semi-eretas são produzidos a partir da coroa em vez de surgir esporadicamente no canteiro. Deixe espaço para variedades eretas de três a quatro pés.

Os cultivadores podem praticar camadas de ponta como uma maneira de expandir seu canteiro, e também é uma maneira de controlar variedades eretas que podem crescer de seis a dez pés. Os sistemas de treliça devem ter pelo menos cinco pés de altura.

Treliça

Algumas variedades de frutas podem não exigir treliça.

Como você treliça dependerá da variedade selecionada e de seu hábito de crescimento. Você pode criar um sistema de treliça DIY criativo para complementar a estética do seu jardim. Uma cerca de metal frágil destinada a pepinos simplesmente não funcionará. Escolha algo que suporte o peso de suas plantas e frutas por anos.

Os cultivadores podem treinar suas plantas para crescer ao longo de uma cerca, uma parede de treliça ou um sistema feito de postes em T e arame. Dica profissional: Instale seu sistema de treliça no momento do transplante ou quando surgirem novos brotos para evitar uma situação posterior que deixe suas plantas em crescimento sem suporte.

Variedades anãs, eretas e sempre frutíferas podem não precisar de treliça.

Controle essas ervas daninhas

Verifique regularmente seu jardim em busca de ervas daninhas prejudiciais e atualize seus métodos de controle de ervas daninhas.

As raízes relativamente rasas das amoras podem ser rapidamente dominadas por ervas daninhas. Controlar as ervas daninhas é fundamental. Limpe o canteiro elevado de todas as ervas daninhas antes do plantio. Se você tiver algumas semanas antes de plantar novos arbustos de amora, cubra a área com uma lona de silagem para evitar que novas sementes de ervas daninhas surjam, criando um leito de sementes estagnado.

Cultive várias semanas após o plantio. Mantenha sua ferramenta de cultivo a uma profundidade de uma polegada ou menos para evitar cortar as raízes das amoras. Para aumentar o controle de ervas daninhas, coloque papelão limpo e marrom ao redor de seus arbustos após a remoção das ervas daninhas, adicione composto e palha e regue bem. O papelão manterá as ervas daninhas afastadas e, à medida que se decompõe, adicionará fertilidade ao solo. Simples lascas de madeira de uma fonte confiável também funcionam bem.

As ervas daninhas sempre estarão competindo por recursos como água e nutrientes. Mantenha-as sob controle para garantir que seus arbustos de amora tenham o que precisam. Dica profissional: Para evitar que suas amoras se espalhem, monitore o surgimento de novos primocanes ou rebentos e arranque-os. Descarte-os ou presenteie um amigo.

Repelir pragas

Limpe os detritos do jardim para evitar que as pragas depositem ovos.

Todos querem colocar as mãos em amoras doces e suculentas, incluindo as pragas! As principais pragas de amora incluem brocas de cana, pulgões, ácaros, besouros japoneses, moscas-serra, tripes e pássaros. Faça uma inspeção precoce e tome medidas rápidas para controlá-los.

Sprays de sabão inseticida e óleo de nim matam insetos de corpo mole como cochonilhas, ácaros, tripes e pulgões. Plante companheiros benéficos de arbustos de amora como tomilho, hortelã e cebolinha nas proximidades para atrair joaninhas e confundir e afastar as pragas. Para pulgões, ácaros e tripes, uma forte corrente de água de uma mangueira muitas vezes resolve o problema.

Instale fita de espantar, rede de insetos, luzes ativadas por movimento e aspersores de água para afastar pássaros. Mantenha seu jardim livre de detritos onde as pragas podem depositar ovos contendo futuras gerações causadoras de estragos.

Animais de isca como coiotes e corujas podem afastar esquilos, veados e esquilos, mas isso pode ser desafiador. Aplique farinha de sangue, cabelo humano ou urina de coiote ao redor do perímetro do seu jardim para afastá-los.

Podar como se você quisesse

Use podadores limpos e luvas para variedades espinhosas.

A poda é uma tarefa de jardim frequentemente no final da lista de tarefas. Mas, deixar de podar pode causar doenças nas plantas, aumento de pragas, diminuição dos rendimentos e arbustos desagradáveis. Arbustos de amora bem cuidados são atraentes, produtivos e saudáveis! As melhores práticas de poda podem ser complicadas, então vou revisar alguns conceitos básicos.

Se você notar canas esfarrapadas, doentes ou mortas a qualquer momento do ano, corte-as. A manutenção periódica torna a poda principal no inverno uma brisa. Remova canas mais próximas do que seis polegadas de outra cana para permitir uma boa circulação de ar e fluxo de ar. Caso contrário, o momento e o estilo de poda dependerão da variedade selecionada, especialmente se você tiver uma variedade de frutificação de verão (primocane) ou de frutificação perene (floricane). Use podadores limpos e afiados e use luvas se sua variedade contiver espinhos.

Quando a planta ainda está dormente no final do inverno antes que o novo crescimento surja, podar as plantas para quatro a seis canas saudáveis, removendo canas danificadas e velhas. A poda é fundamental para uma circulação de ar saudável, tamanho e rendimento das frutas, penetração de luz solar e facilidade de colheita. A planta restante pode parecer nua, mas a poda intensa incentivará as plantas a concentrar sua energia nessas poucas canas restantes e a crescer frutas grandes.

Similar aos tomates, remova quaisquer brotos laterais dos 18 polegadas inferiores. As frutas mais baixas são tentadoras para os animais e têm um risco maior de ficarem doentes e sombreadas.

Podar primocane

Incline as canas para promover brotos laterais para frutificação no ano seguinte.

Os arbustos de amora primocane dão frutos nos brotos verdes e tenros que surgem na primavera, então você receberá uma recompensa no primeiro ano. Essas canas também são chamadas de madeira nova ou do primeiro ano. À medida que o rizoma subterrâneo se espalha nos anos seguintes, essas novas canas podem aparecer longe da coroa central da planta. No primeiro ano de crescimento, os arbustos geralmente não produzem frutas. Incline as canas primocane para permitir que brotos laterais surjam. Esses brotos produzirão frutas no ano seguinte.

Podar floricane

Pode as amoras no outono cortando até a base.

As canas de primocane que passaram o inverno se tornam floricane no segundo ano. As canas da coroa central deixadas para passar o inverno se tornam floricane e darão frutos, morrendo em breve. Ao longo da temporada de crescimento, novas canas de primocane surgirão, se preparando para a frutificação do ano seguinte. Pode frequentemente e anualmente para evitar que os arbustos fiquem desordenados. Remova as canas floricane após frutificarem. Queime as podas para evitar a propagação de pragas ou doenças.

Dica profissional: Se agendar suas podas parecer complicado, você preferir um jardim de inverno arrumado ou morar em uma região fria, “gerencie no outono” suas amoras cortando-as até a coroa no outono. Este método é mais eficaz com variedades perenes que frutificam em madeira nova a cada ano. As plantas gerenciadas no outono não terão uma segunda colheita a cada ano. Se você não tiver certeza, experimente este método em um arbusto e monitore seu comportamento na primavera.

Pensamentos finais

Cultivar amoras em canteiros elevados manterá seu jardim longe de ser tomado, tornando a treliça e a colheita mais gerenciáveis. Plantas cultivadas em canteiros elevados também têm a vantagem de um melhor controle de solo e drenagem, o que pode levar a plantas mais saudáveis e produtivas. Além disso, o acesso facilitado para poda e colheita torna o processo menos trabalhoso e mais eficiente. Em resumo, optar por canteiros elevados para o cultivo de amoras não só otimiza o espaço e a saúde das plantas, mas também promove um jardim mais organizado e produtivo.