Verão: O Momento Perfeito para Levar Suas Plantas de Casa para Fora
O verão é a época em que nossas queridas plantas de casa folheiam e crescem, se tornando os amigos exuberantes que conhecemos e amamos. Serem movidas para o exterior no verão ajuda no crescimento, graças à maior luz e umidade, enquanto adiciona um toque tropical ao seu pátio, varanda ou quintal. Embora as chuvas ocasionalmente possam ajudar a diminuir sua carga de rega, as plantas precisam de regas mais frequentes durante os períodos secos.
O Que São Plantas de Casa?
Antes de mover qualquer coisa para fora, certifique-se de ter as condições de crescimento certas. Assim como as pessoas, os raios solares intensos podem queimar rapidamente suas plantas. Mesmo que suas plantas cresçam sob luz solar plena em seus habitats naturais, elas ainda precisam se aclimatar ou ter proteção sob uma árvore ou pano de sombra. A primavera também é o momento perfeito para dar um pouco de carinho às suas plantas antes de entrarem na estação de crescimento ativo.
Nove Plantas de Casa para Levar para Fora no Verão
Pothos
O pothos é uma planta trepadeira e vinhedo, a planta de casa característica. Esta é uma planta incrivelmente tolerante e adora estar ao ar livre, quente e úmida. Quando chegar a hora de trazer suas plantas de volta no outono, você provavelmente descobrirá que seu pothos está com o dobro do tamanho original.
O verão também é um momento fantástico para propagar sua planta de pothos. Esta pode ser a planta mais fácil do mundo para propagar – basta pegar um corte da sua planta existente e colocá-lo em um vaso ou pote de solo. O hormônio enraizador ajuda, mas, em minha experiência, não é necessário para o pothos.
Apelidado de “hera do diabo” por sua facilidade de cuidado e resistência, esta é uma planta pela qual você não precisa se preocupar. Mantenha sua planta de pothos na sombra, dê-lhe uma dose de emulsão de peixe ou fertilizante rico em nitrogênio e fique surpreso com o quão rápido ela cresce.
Croton
O croton é outra planta resistente. Minha antiga colega de quarto manteve a dela viva por anos em um antigo recipiente de Café Bustelo (sem espresso, é claro). Eles gostam de luz solar intensa, mas a luz direta queimará suas folhas, então mantenha esta planta sob uma varanda, árvore ou pano de sombra. Só mova seu croton para fora quando as temperaturas estiverem confiavelmente acima de 50°F (10°C).
Suas folhagens coloridas adicionam um toque de cor a qualquer lugar onde são mantidas em ambientes internos e farão o mesmo do lado de fora. Eles se beneficiam de uma dose de fertilizante rico em potássio no início da primavera e novamente no final da primavera ou início do verão, quando entram na fase de crescimento ativo. Eles precisam de solo bem drenado e ligeiramente ácido, então não aconselho plantar seu croton em latas de café velhas.
Bromélia
As bromélias são uma grande família de plantas, com mais de 2500 espécies em todo o mundo, abrangendo mais de 50 gêneros. Mas algumas coisas são geralmente verdadeiras entre esta enorme família de plantas. Primeiro, elas precisam de luz indireta brilhante para prosperar. Em segundo lugar, elas prosperam em condições tropicais e úmidas. Muitas têm uma taça de água central conhecida como “tanque”. Todos esses fatores tornam as bromélias uma planta que você definitivamente deve mover para fora neste verão.
Essas plantas retiram a umidade de duas fontes: absorvendo-a do ar úmido ou armazenando-a em seus tanques. Ao plantá-las, leve isso em consideração – escolha uma mistura bem drenada, como uma mistura de orquídeas ou bromélias especializada. Evite solo de plantio que mantenha suas raízes úmidas.
O truque aqui é imitar o ambiente natural delas da melhor forma possível. As espécies Tillandsia (incluindo plantas aéreas e musgo espanhol) absorvem umidade do ar, então mantenha-as elevadas e longe de água parada (na natureza, elas crescem em árvores). Enquanto a bromélia estrela escarlate e a bromélia rubra têm copas centrais para armazenar água, então chuvas frequentes podem cuidar da rega para você. Exceto por algumas espécies, como a bromélia abacaxi, essas plantas preferem um local sob uma árvore ou pano de sombra onde o sol direto não queimará suas folhas.
Begônia Tropical
Comumente vendidas como anuais de sombra, as begônias são famosamente amantes de sombra. Embora existam algumas variedades para pleno sol (variedades cerosa e fibrosa), a maioria das begônias de casa é cultivada por suas folhagens vistosas. As begônias rex são talvez as begônias de casa mais comuns, mas outras incluem as begônias de bolinhas e de bife.
Mova suas begônias para fora quando as temperaturas noturnas caírem abaixo de 50°F (10°C). Ao entrarem na estação de crescimento ativo, fertilize-as com adubo para plantas de casa multiuso e cubra o solo com húmus de minhoca. Mantenha essas plantas na sombra e leve-as para dentro se houver previsão de ventos fortes.
Samambaia Tropical
As samambaias são um grupo de plantas enorme – ainda maior do que as bromélias. Na verdade, elas nem pertencem a uma única família, mas sim a muitas famílias. As samambaias mais comuns mantidas como plantas de casa incluem as samambaias de Boston, samambaias de cabelo de donzela, samambaias ninho de pássaro e muitas outras. O que todas as samambaias têm em comum é o amor pela sombra e umidade.
Algumas samambaias, como a samambaia pé de coelho e a samambaia arvoreira, têm pelos que absorvem a umidade do ar. Outras, como a samambaia chifre de veado, são epífitas e retêm água entre suas frondes. Existem muitas samambaias tropicais para listar, mas não as mova para fora até que as temperaturas noturnas estejam confiavelmente acima de 50°F (10°C). Novamente – certifique-se de que estejam na sombra.
As samambaias adoram umidade, mas geralmente não gostam de ficar com os pés molhados, então precisam de um meio bem drenado. Um truque de viveiro que aprendi anos atrás para aumentar a umidade em dias quentes e ensolarados é regar o chão. Isso mesmo – o chão – um deck, pátio, cascalho, qualquer coisa que você tenha. Regando o chão onde seus vasos estão, você pode fazer a evaporação funcionar a seu favor à medida que a umidade aumenta. Em caso de emergência, também recomendo usar a configuração de nebulização para nebulizar qualquer espécie com hastes peludas.
Aves-do-Paraíso
Nativas da África do Sul, as aves-do-paraíso são plantas de casa comuns em zonas mais frias. Em áreas mais quentes da Califórnia e Flórida, são perenes de folha perene. Existem cinco espécies comuns de Strelitzia, mas qualquer que seja a variedade que você tenha, espere até que as temperaturas estejam confiavelmente quentes para movê-las para fora.
Diferentemente de muitas plantas de casa, as aves-do-paraíso preferem luz solar plena, mas podem sobreviver à sombra parcial se necessário. Luz solar plena e um fertilizante equilibrado promovem as maiores flores. As aves-do-paraíso também respondem bem a farinha de sangue e esterco como fertilizantes.
Embora sejam plantas de pleno sol, não as mova imediatamente para o lugar mais ensolarado do seu quintal! Elas precisam de tempo para se aclimatar ao longo de um período de cerca de dez dias. O processo é semelhante ao endurecimento de mudas. Mantenha sua planta em uma área sombreada por alguns dias e gradualmente a exponha a mais luz. A luz da manhã tende a ser mais suave, então comece por aí e use um temporizador para expô-la a mais sol direto em incrementos de uma a duas horas. No décimo dia, sua Strelitzia deve estar pronta para o pleno sol, mas seja cauteloso – devagar é bom!
Palmeiras Tropicais
Há alguma planta mais sinônimo de trópicos do que a palmeira? Muitas palmeiras crescem bem em zonas não tropicais, mas as variedades que mantemos como plantas de casa são as variedades tropicais. Algumas das palmeiras de casa mais comuns são palmeiras ponytail, palmeiras de salão e palmeiras yucca. Os requisitos de luz solar variam para cada planta, mas todas adoram estar do lado de fora no verão.
O verão também é o momento perfeito para fertilizar suas palmeiras, mas as variedades internas se saem melhor com fertilizante orgânico. Elas precisam de um fertilizante com equilíbrio de NPK mais magnésio. Isso deve parecer com duas partes de nitrogênio, três partes de potássio, uma parte de magnésio e uma parte de fósforo.
Faça uma pesquisa sobre o tipo de palmeira que você tem. Para espécies de pleno sol como a palmeira bambu anã, você vai querer aclimatá-las lentamente à luz solar usando os mesmos passos da planta de aves-do-paraíso.
Lírio da Paz
Originário das florestas tropicais da América Central e Ásia, o lírio da paz prospera quando colocado do lado de fora no verão. Existem dezenas de variedades de Spathiphyllum, algumas gigantes, algumas variegadas, algumas com espádices rosas, todas lindas. O Spathiphyllum mais clássico é a variedade de flores brancas contrastando com suas folhas largas e verde-escuro.
Quando as temperaturas estiverem confiavelmente quentes, mova-os para fora. Suas grandes folhas são um ímã para poeira dentro de casa, então lave as folhas com uma mangueira para permitir que a planta fotossintetize. Eles também apreciam ser fertilizados a cada duas a três semanas durante sua estação de crescimento, à medida que produzem novos brotos. Emulsão de peixe e fertilizantes granulados orgânicos são ótimas opções.
Cuidar de lírios da paz não é desafiador – eles são dramáticos, mas muito tolerantes. Quando com sede, suas folhas caem dramaticamente e se levantam como se nada tivesse acontecido horas após a rega. Meu lírio da paz é conhecido por quase dobrar de tamanho durante os verões quentes e úmidos de Atlanta sob um denso dossel de árvores.
Orquídeas
Acredite ou não, as orquídeas também gostam de umas férias de verão do lado de fora. As plantas desta família têm a reputação de serem exigentes, mas com os cuidados certos, são surpreendentemente fáceis. Embora muitas espécies de orquídeas resistentes existam, as que mantemos em nossas casas têm origem em selvas subtropicais e tropicais. Algumas das espécies comuns que vemos em casas são a orquídea mariposa, orquídea cattleya e orquídea dendrobium. Na natureza, orquídeas epífitas como essas crescem em árvores e galhos nos trópicos, então tente imitar isso ao colocá-las do lado de fora. Encontre um lugar agradável e sombreado e mantenha-as longe do chão o máximo possível, colocando-as em prateleiras, mesas, rochas ou até mesmo as encaixando em uma árvore.
A fertilização depende da espécie e do período de floração. Essas plantas geralmente precisam de uma alimentação diluída uma vez por mês durante a dormência e a cada duas semanas durante a floração. Você também pode precisar ajustar a rega para uma ou duas vezes por semana durante períodos longos e secos.
Os maiores problemas que as orquídeas enfrentam ao ar livre são fatores ambientais como chuvas intensas, granizo ou ventos fortes e pragas. Controle as pragas pulverizando suas orquídeas a cada três semanas com óleo de nim ou sabão hortícola. Em caso de clima extremo ou suas próprias férias de verão, leve suas orquídeas para dentro para mantê-las seguras. E, é claro, espere até não haver chance de geada antes de movê-las para fora.
Pensamentos Finais
Quando movemos plantas de casa para fora, os principais desafios são pragas, solo excessivamente seco ou úmido e perder temporariamente parte de sua decoração interna. Fique atento às suas plantas para pragas e trate-as prontamente. Se perceber que as plantas estão ficando muito úmidas, reduza a frequência de rega ou replante-as em uma mistura bem drenada.
A lista não termina com essas plantas. O que importa é que quase qualquer planta tropical se sairá melhor em um ambiente mais próximo de sua zona nativa. A umidade, o calor, as flutuações naturais de temperatura e a brisa as ajudam a se fortalecer.
Se suas plantas forem grandes ou estiverem em vasos pesados, não tenha medo de usar um carrinho de mão ou pedir ajuda a um amigo! Levante com as pernas – sua coluna agradecerá. O crescimento de verão de suas plantas de casa valerá a pena a espera. Quando chegar a hora de trazê-las de volta para dentro no outono, elas estarão saudáveis e rejuvenescidas!