7 Maneiras de Manter Seu Gramado com Aparência Renovada no Fim da Temporada

Você está visualizando atualmente 7 Maneiras de Manter Seu Gramado com Aparência Renovada no Fim da Temporada

Técnicas de Manutenção Anual para um Gramado Saudável no Outono

Seja você dono de hectares de gramado ou apenas alguns metros quadrados, técnicas de manutenção anual podem mantê-lo vibrante à medida que o outono chega. A grama, como qualquer outra espécie de jardim, precisa de água regular, solo de boa qualidade e condições de luz solar plena. Primeiro, certifique-se de que essas necessidades sejam atendidas antes de correr para adicionar fertilizante, cobertura morta ou qualquer outra emenda.

A saúde do gramado também depende muito do seu clima local. Invernos rigorosos matam algumas gramíneas, enquanto verões intensos e quentes queimam os gramados. O outono é ideal para um gramado verde, pois as temperaturas amenas e a abundância de chuva ajudam as lâminas a permanecerem viçosas e frescas.

Vamos colocar o seu gramado de volta nos trilhos enquanto o verão se despede. Será fácil, já que você tem as estações ao seu lado, sem o calor intenso do verão. Pegue seu cortador de grama, aerador e mangueira de irrigação e prepare-se para cuidar de um gramado verde e exuberante até a chegada do inverno. Se o inverno for ameno na sua região, essas dicas ajudarão a grama a permanecer verde até a primavera.

Eleve o pH: Cal de Jardim

A cal de jardim adoça o solo (eleva o pH) para melhorar o crescimento das plantas e maximizar o desempenho do fertilizante. O calcário natural é moído em um pó ultrafino e depois granulado em grânulos uniformes para fácil aplicação. Isso permite uma reação rápida uma vez aplicado aos solos de jardim e gramados. A cal fornece cálcio, um nutriente essencial necessário para o crescimento e desenvolvimento adequado das plantas.

Arranque a Grama Morta

Você saberá que a grama está morta se ela não estiver crescendo, apesar da umidade do outono.

Um grande problema visual são os aglomerados amarelo-marrom mortos. Urina frequente de cães, altas temperaturas e luz solar direta causam essas manchas. Você saberá que a grama está morta se ela não estiver crescendo, apesar da umidade presente no outono. Isso difere da dormência de verão ou inverno, quando gramados inteiros ficam amarelos até que condições favoráveis cheguem.

Arranque a grama morta com as mãos, puxando os aglomerados secos com os dedos. Use luvas se for uma mancha morta devido à urina de animais para evitar tocá-la. Descarte a grama morta no seu composto ou aplique-a sobre os solos como cobertura morta. Como está seca, é um material marrom, rico em carbono, para pilhas de compostagem. No entanto, evite fazer isso com gramíneas invasoras, pois elas podem se propagar dessa forma.

Você também pode usar um ancinho para remover os aglomerados mortos se preferir não se curvar. Raspe o local levemente, puxando as lâminas secas em um monte. Limpar a grama morta cria um ambiente aberto para novas sementes germinarem. Remova todas as manchas mortas no outono, e seu gramado estará pronto para a ressemeadura.

Ressemeadura

Aplicar novas sementes de grama durante o outono, quando as temperaturas estão amenas e há ocorrência de chuvas.

Depois de arrancar as manchas mortas, você pode aplicar uma nova mistura de sementes de grama nas áreas descobertas. Use uma espécie tolerante à sombra, como Zoysia, para jardins sombreados, e um tipo que adora sol se o seu jardim receber luz solar plena. Algumas misturas têm uma combinação de ambos para condições mistas. Escolha os tipos certos para combinar com a exposição solar do seu jardim.

Aplicar novas sementes de grama no final da estação, quando as temperaturas estão amenas e há ocorrência de chuvas—este é o momento ideal para a ressemeadura nas regiões do norte dos EUA. Se a chuva não for frequente durante o outono na sua ecorregião, aplique irrigação aérea para manter o solo úmido, mas não encharcado. Novas lâminas brotam após uma ou duas semanas quando recebem umidade consistente, luz solar intensa e temperaturas amenas.

Às vezes, a nova grama morrerá se geadas precoces ou ondas de calor tardias atingirem seu jardim. Você pode continuar ressemeando até que as temperaturas do solo atinjam 10°C (50°F) ou menos. Aplique bastante no local para que brotem em aglomerados densos. A grama recém-germinada precisa de algum tempo para se estabelecer, então evite cortar por um ou dois meses até que possa lidar com o estresse.

Regue Consistentemente

Aplicar irrigação neste outono se você deseja gramados verdes, mas vive em uma ecorregião seca.

Regas irregulares coincidentes com altas temperaturas são a razão mais comum para os gramados não permanecerem verdes. A grama, especialmente quando cortada regularmente, precisa de muita água para permanecer viçosa e brotar novas lâminas. Use um aspersor aéreo ou, se você tiver uma pequena seção, use uma varinha de chuva para manter o local úmido.

Eu paro de regar durante o verão. Aqui no Noroeste do Pacífico, os gramados entram em dormência no verão. Então, as chuvas de outono chegam e os iluminam com novas lâminas verdes. Eu não preciso regar, pois o clima faz isso por mim! O espaço permanece verde durante todo o inverno e a primavera, e depois entra em dormência novamente no próximo verão.

Aplicar irrigação neste outono se você deseja gramados verdes e vive em uma ecorregião seca. Regue profundamente uma ou duas vezes por semana e deixe seus aspersores encharcarem o solo. Irrigação pesada e infrequente força as raízes a alcançarem profundamente abaixo do solo em busca de água, enquanto regas leves e frequentes causam raízes fracas e rasas.

Adube Com Fertilizante Orgânico

Aplicar um fertilizante orgânico rico em nitrogênio durante o outono, pelo menos um mês antes da sua primeira data média de geada.

Depois de dois ou três anos de corte, as gramíneas podem ficar sem nutrientes em solos pobres. Elas precisam de muito nitrogênio para permanecerem verdes e de bastante fósforo e potássio para um crescimento radicular adequado. Aplique um fertilizante orgânico rico em nitrogênio no seu gramado durante o outono, pelo menos um mês antes da sua primeira data média de geada.

Aplicar fertilizante próximo ao inverno força as lâminas a crescerem fracas e tenras. Então, quando as geadas do inverno chegam, a grama morre completamente em vez de entrar em dormência. Evite aplicar nutrientes extras se a geada estiver próxima.

Se você tiver composto fino ou cobertura morta orgânica, também pode usá-los como fertilizante. Coloque montes dele em um espalhador manual ou distribuidor de cobertura morta para distribuí-lo uniformemente sobre o gramado. As partículas cairão no solo com a umidade regular e injetarão nutrientes, vida microbiana e porosidade no chão.

Adicione Cal aos Gramados com Musgo

A cal de jardim é uma emenda simples e orgânica que torna o solo mais alcalino.

O musgo está tomando conta do seu jardim? Esta planta primitiva precisa de água excessiva, sombra e solo ácido para prosperar. Se você tem musgo crescendo, significa que essas condições estão sendo atendidas. A cal de jardim (particularmente a cal dolomítica peletizada) é uma emenda simples e orgânica que torna o solo mais alcalino.

O outono é um momento ideal para adicionar cal de jardim ao seu gramado, pois ela se infiltrará lentamente no solo durante o inverno. Então, quando o calor da primavera chegar, o nível de pH do seu solo estará em uma faixa melhor para o crescimento das gramíneas. Aplique a quantidade recomendada nas instruções do pacote e use um espalhador manual ou uma ferramenta similar para distribuí-la uniformemente.

Combine adições de cal de jardim com algumas podas de árvores e menos rega. Podar as copas das árvores permite mais luz, o que é melhor para a grama do que para o musgo. Reduza a rega; o musgo ficará sedento enquanto sua grama permanece verde.

Corte Com um Plugue de Cobertura Morta

Os recortes sempre voltam para o solo para se decompor, alimentando novas gramíneas.

A grama contém muitos minerais, vitaminas e nutrientes que se lixiviam após a decomposição. Quando você corta, normalmente suga os recortes para um saco para posterior descarte. Alguns cortadores têm plugues de cobertura morta ou uma função de cobertura morta embutida. Use isso para redirecionar os recortes de volta para o solo.

Eu uso o plugue de cobertura morta no meu cortador elétrico quando corto. Dessa forma, os recortes sempre voltam para o solo para se decompor, alimentando novas gramíneas. Se o seu gramado já estiver cheio de grama cortada, você também pode usar os recortes como cobertura morta, material verde no composto ou para forrar caminhos. Menos fertilizante é necessário em gramados que são regularmente cobertos com cobertura morta.

Se você não tiver um cortador de cobertura morta, o cortador mais simples também funciona como um triturador embutido. Cortadores manuais usam sua energia de empurrar para girar suas lâminas e despejam recortes frescos de volta no seu gramado. Eles são difíceis de usar em grandes áreas, mas excelentes para pequenos locais, e não precisam de eletricidade ou gás para funcionar!

Aere o Solo

Os picos criam buracos profundos no solo onde a água e o ar podem viajar até as raízes das gramíneas.

Esta última etapa é melhor para gramados existentes que precisam de um refresco no outono. O solo abaixo das gramíneas se condensa para formar massas sólidas, especialmente se você anda sobre ele com frequência. Esses sólidos impedem que o ar, a água e os nutrientes alcancem as raízes das gramíneas.

A maneira mais fácil de aerar seu gramado é com um aerador de solo. Esta ferramenta tem longos picos na ponta e uma alça no topo para você empurrar. Perfure o solo repetidamente com o aerador e regue bem o local. Os picos criam buracos profundos no solo onde a água e o ar podem viajar até as raízes das gramíneas.

Embora demore muito mais, você pode usar qualquer poste longo ou objeto pontiagudo se você ou seus amigos não tiverem um aerador. Basta enterrar o poste no solo e puxá-lo em longas fileiras por todo o espaço. Os muitos buracos ajudarão seu gramado a respirar, beber e comer nutrientes vitais para as plantas.