7 Maneiras de Economizar Água no Jardim neste Verão

Você está visualizando atualmente 7 Maneiras de Economizar Água no Jardim neste Verão

Embora a abundância de tomates, feijões e girassóis torne o jardim de verão um lugar mágico, o calor intenso de julho e agosto pode ser suficiente para nos esgotar, assim como nossas plantas. Eu sei que quase desisti do meu jardim após semanas de dias quentes e secos. É por isso que agora implemento algumas práticas de economia de água que ajudam a manter minhas plantas e eu felizes.

Algumas dessas práticas envolvem melhorar a capacidade do solo de reter umidade, enquanto outras se concentram em como e quando fornecer hidratação às suas plantas. No entanto, todas elas diminuem a quantidade de água que você precisa adicionar ao seu jardim. O resultado? Uma conta de água mais baixa, plantas mais felizes e mais tempo para focar em outras tarefas de jardinagem.

7 Maneiras de Economizar Água no Jardim

Economizar água se resume a usar menos nas suas plantas. No entanto, isso não significa fornecer menos água às suas plantas! O ponto ideal está em maximizar sua eficiência para que a maior parte da umidade que você aplica ao seu jardim chegue às suas plantas em vez de evaporar ou escorrer.

Preste Atenção ao Horário

A manhã é preferível para irrigação aérea para prevenir doenças fúngicas.

O melhor momento para regar suas plantas é de manhã ou à noite, quando o sol está baixo no céu e as taxas de evaporação são baixas. Essas condições dão à umidade a chance de infiltrar-se no solo e percolar até camadas mais profundas, em vez de evaporar imediatamente da superfície. Isso significa que menos água é desperdiçada e mais chega às raízes das plantas.

Tanto a manhã quanto a noite funcionam bem se você estiver usando irrigação por gotejamento ou regando perto da base das plantas com uma mangueira ou regador. No entanto, se você estiver usando irrigação aérea, a manhã é preferível. As baixas temperaturas matinais dão à água a chance de se fixar no solo, e a luz intensa da manhã ajuda a secar as folhas molhadas e prevenir doenças fúngicas.

Se você não estiver disponível de manhã ou à noite, considere configurar seu sistema de irrigação com um temporizador (vou falar mais sobre isso abaixo). E se você precisar regar durante o meio do dia, opte por regas profundas a cada poucos dias em vez de regas superficiais diárias. Esse método permite que a umidade penetre profundamente no solo, incentivando raízes profundas e limitando a evaporação.

Dito isto, se suas plantas estiverem com sede, vá em frente e regue-as! Eu descobri que pequenos sacos de cultivo e vasos em pleno sol frequentemente requerem rega à tarde durante dias extremamente quentes.

Cubra o Solo com Palha

Aplicar pelo menos cinco centímetros de palha disponível e acessível previne a evaporação.

A umidade escapa pelo solo de algumas maneiras. Primeiro, ela viaja pelas raízes das plantas e escapa pelas folhas em um processo chamado evapotranspiração. Esse processo é como muitas plantas se resfriam, então explica por que as plantas precisam de mais hidratação quando está quente do que quando está frio.

A água também sai do solo à medida que evapora da superfície. Limitar a quantidade de perda por evaporação torna mais hidratação disponível para as raízes das plantas. Uma das melhores maneiras de conseguir isso é aplicando palha na superfície do solo.

Você pode encontrar muitos tipos diferentes de palha, incluindo lascas de madeira, palha, agulhas de pinheiro e tecido paisagístico. Um material não é necessariamente melhor que o outro, mas cada tipo de palha tem seus prós e contras. Em geral, faz sentido selecionar um material que seja prontamente disponível e acessível. Não importa qual tipo de palha você escolha, aplique pelo menos cinco centímetros de material para prevenir a evaporação.

Aplicar palha ao redor de suas plantas também oferece inúmeros outros benefícios. Ela previne o escoamento durante eventos de chuva intensa e permite que a umidade percole no solo. Portanto, você pode desfrutar de solos e plantas hidratadas em vez de solo erodido. A palha também ajuda a prevenir a germinação e o crescimento de sementes de ervas daninhas, limitando assim o número de ervas daninhas que retiram umidade do solo.

Instale Irrigação por Gotejamento

Sistemas de gotejamento aplicam água exatamente onde as plantas precisam.

Quando se trata de regar suas plantas, você pode escolher entre dois sistemas principais. A irrigação aérea, como aspersores e mangueiras, aplica água no ar, imitando a chuva natural. A irrigação por gotejamento aplica umidade à superfície do solo para que nada seja desperdiçado ou deixado nas superfícies das folhas, evitando problemas fúngicos.

Ambos os sistemas de irrigação têm seu lugar no jardim, mas a irrigação por gotejamento é melhor para economizar água. Além disso, a irrigação por gotejamento mantém as folhas das plantas secas, o que previne o desenvolvimento de doenças fúngicas.

Opções de Irrigação Aérea

Se você precisar cobrir uma área ampla com irrigação aérea, escolha sabiamente! Um aspersor que aplica umidade exatamente onde você deseja é a melhor escolha. Aqui estão algumas opções de irrigação aérea classificadas da melhor para a pior em termos de conservação.

Mangueira com cabeça de chuveiro: Uma mangueira de alta qualidade com uma cabeça de chuveiro suave facilita a mira exatamente onde você deseja. A cabeça de chuveiro fornece um fluxo suave, mas constante, que limita o escoamento e o respingo do solo, proporcionando irrigação adequada.

Aspersores oscilantes: Esses aspersores fornecem um padrão de chuva suave e consistente em qualquer lugar de 30 a 50 pés de diâmetro. Embora não sejam a melhor opção para pequenos jardins, funcionam bem para áreas maiores.

Aspersor de jardim oscilante: Embora esses aspersores de lojas de departamento sejam ótimos para se refrescar em dias quentes, não são ótimos para conservação. Eles disparam alto no ar e cobrem uma grande área de superfície.

Como as mangueiras de imersão e as linhas de gotejamento emitem lentamente na superfície do solo, muito pouca umidade é perdida por evaporação. Os sistemas de irrigação por gotejamento também permitem que você distribua a umidade apenas onde você deseja. Enquanto os aspersores cobrem uma área ampla, as linhas de gotejamento aplicam a certas linhas dentro dessa área. Isso significa que você pode hidratar suas fileiras de tomates e feijões enquanto deixa o espaço aberto entre as fileiras seco. Isso não só economiza o que você usa, mas também previne o crescimento de ervas daninhas entre as culturas.

Configurar um sistema de irrigação por gotejamento pode parecer complicado, mas é bem fácil uma vez que você se familiarize com as peças e a terminologia. Contanto que você tenha as peças necessárias à mão, você pode configurar a irrigação por gotejamento em seu jardim em uma única tarde. Quando for hora de regar, basta ligar a válvula e se afastar!

Eu gosto de usar conectores com válvulas para conectar cada linha de fita de gotejamento ao cabeçalho. Isso torna fácil ligar e desligar cada linha, o que permite um maior controle. Por exemplo, esses conectores permitem que você regue uma fileira de grandes plantas de tomate por 15 minutos a mais do que sua fileira de mudas de quiabo.

Adicione Matéria Orgânica ao Solo

Maior conteúdo de areia melhora a infiltração e reduz o escoamento.

Enquanto muitas pessoas estão focadas em como aplicam água aos seus jardins, a estrutura do solo também desempenha um grande papel na retenção de umidade e, portanto, na conservação. O solo é composto por três tamanhos de partículas inorgânicas: areia, silte e argila. A porcentagem de cada uma dessas partículas determina a estrutura do solo. Por exemplo, um solo que é 40% areia, 40% silte e 20% argila é considerado um solo franco, e um solo que é 20% areia, 10% silte e 70% argila é um solo argiloso.

Uma porcentagem maior de argila leva a uma maior capacidade de retenção de água, e uma maior quantidade de areia leva a uma menor retenção. No entanto, a umidade geralmente tem mais facilidade para infiltrar e percolar através do solo arenoso. Isso significa que solos ricos em areia frequentemente experimentam menos problemas de escoamento.

Embora seja difícil mudar a textura do seu solo, você pode mudar suas propriedades adicionando matéria orgânica. O solo é composto principalmente pelas três partículas inorgânicas que expliquei acima, mas também contém uma pequena porção de matéria orgânica. A porcentagem exata de matéria orgânica do solo (MOS) depende do solo, mas geralmente varia entre 1-5%.

Como a matéria orgânica ajuda a melhorar a infiltração e o armazenamento, é uma ótima adição a todos os tipos de solo. Composto, húmus de minhoca, cobertura de folhas e coco coir são todas ótimas fontes de matéria orgânica que são fáceis de encontrar e aplicar. Aumentar a MOS para pelo menos 5% resultará em melhor retenção e permitirá que você diminua a quantidade de água que usa.

Se você não quiser adicionar alguns centímetros de composto ou cobertura de folhas este ano, sinta-se à vontade para espalhar suas adições de matéria orgânica ao longo do tempo. Adicionar uma polegada de composto ao topo do seu solo a cada ano melhorará lentamente o solo ao longo do tempo. Coberturas orgânicas como lascas de madeira e palha também se decomporão e melhorarão a capacidade do solo de reter umidade.

Agrupe Plantas com Base nas Necessidades de Água

Plantar ornamentais tolerantes à seca melhora a beleza da paisagem em climas secos.

Outra maneira de conservar é evitar regar suas plantas mais do que o necessário. O problema de seguir conselhos é que algumas plantas precisam de mais irrigação do que outras. Por exemplo, suas plantas de aipo sedentas requerem muito mais umidade do que as tolerantes à seca equináceas e equináceas.

É aqui que o design cuidadoso do jardim entra em jogo. Agrupar plantas com necessidades semelhantes permite que você irrigue seu jardim para que cada planta receba exatamente a quantidade de umidade que precisa. Nem mais, nem menos.

Por exemplo, seu grupo de perenes nativas tolerantes à seca pode precisar de irrigação apenas uma ou duas vezes por semana durante o verão. No entanto, sua cama de jardim cheia de verduras e vegetais de raiz pode exigir irrigação a cada dois dias. Agrupar plantas semelhantes facilita fornecer a cada planta apenas a quantidade de água que precisa.

Se você mora em um clima seco, também faz sentido plantar ornamentais tolerantes à seca. Você pode encontrar perenes nativas, anuais floridas e vinhas que requerem pouca irrigação, mas que ficam lindas em paisagens.

Utilize uma Olla

Este pote de barro enterrado conserva água.

Embora a irrigação por gotejamento e a rega aérea sejam os métodos mais comuns, eles não são suas únicas opções. Antes de qualquer um desses sistemas existirem, os jardineiros confiavam em ollas para manter suas plantas durante períodos de seca, evitando a irrigação diária.

Então, o que é uma olla? Em resumo, é um pote de barro que você enterra no solo e enche de água. O líquido lentamente se infiltra do pote para o solo ao redor, evitando que o solo seque. Como o fluxo depende do nível de umidade do solo, as ollas são improváveis de levar a solo excessivamente ou insuficientemente regado.

Apesar de seu uso histórico, as ollas são estrelas quando se trata de conservação. Pesquisas mostram que irrigar suas plantas com uma olla é dez vezes mais eficiente do que a irrigação superficial.

As ollas vêm em muitos tamanhos e formas diferentes, e escolher a certa para o seu jardim é fundamental para manter o solo úmido. Ollas maiores são melhores para jardins maiores, mas você também pode utilizar várias ollas pequenas para hidratar todo o seu jardim. Por exemplo, uma olla de um litro pode irrigar cerca de um pé quadrado de solo, enquanto uma olla de sete litros pode cobrir dois pés quadrados de espaço.

Instale um Temporizador para Seu Sistema de Irrigação

Use um temporizador de irrigação para automatizar a rega do jardim.

Vamos encarar: o jardim nem sempre é nossa primeira prioridade na vida. Com empregos, obrigações familiares e diversão de verão para pensar, às vezes esquecemos de hidratar nossas plantas. Você pode pensar que pular a rega ajuda a conservar, mas muitas vezes leva a esforços de última hora à tarde e plantas estressadas que requerem hidratação extra para se recuperar.

Instalar um temporizador de irrigação é uma maneira fácil de colocar essa tarefa em um cronograma automatizado. Depois de instalar um sistema de irrigação por gotejamento, adicione um temporizador entre a mangueira e o resto do sistema. O tempo exato de funcionamento depende das suas plantas e do ambiente, mas regar por uma hora a cada dois a três dias é frequentemente um bom ponto de partida.

Alguns temporizadores têm uma configuração de atraso de chuva que você pode configurar com um sensor de chuva. Quando o temporizador detecta chuva adequada, ele pulará a rega por um, dois ou três dias. Se você escolher um temporizador sem esse recurso, lembre-se de pausar a irrigação durante períodos chuvosos.