As folhas estão mudando do verde para o laranja queimado, amarelo mostarda e vermelho tijolo. As temperaturas noturnas estão frescas e agradáveis. As crianças estão de volta à escola. Deve ser outono!
As abóboras não são apenas para esculpir ou decorar no outono. Sua polpa cremosa é versátil na cozinha também. Elas podem ser assadas, torradas, transformadas em purês e cozidas em sopas. São ricas em vitaminas essenciais como A, C e E, e oferecem uma dose saudável de fibras e proteínas diárias.
Se você tem abóboras crescendo no seu jardim, mas não sabe quando estão prontas para a colheita, eu tenho cinco sinais reveladores para saber quando o momento é correto, para que você não colha cedo demais ou perca a oportunidade dessas lindas colheitas de outono. Vamos começar.
Dias Para Maturidade
Essas culturas amadurecem entre 85 a 120 dias, dependendo da variedade.
Dependendo da variedade, tamanho e clima, as abóboras amadurecem em 85 a 120 dias ou mais. O menor número se aplica a abóboras anãs e miniaturas e cabaças ornamentais, enquanto as abóboras grandes estilo Jack ‘o’ Lantern e gigantes demoram muito mais. Aqui estão algumas das minhas favoritas para considerar:
‘Casperita’ é uma abóbora ornamental branca que amadurece em 75 a 80 dias. Use essas como fundo para atividades de pintura das crianças.
‘Howden’ é uma abóbora tradicional, perfeita para decoração de outono e enfeites de Halloween. Este cultivar existe desde os anos 1970 e leva cerca de 110 dias para amadurecer.
‘Big Max’ levará cerca de 120 dias quando afinada para um fruto por videira, dando-lhe muita abóbora para tortas e conservas.
Observe os dias estimados para maturidade no seu cronograma de semeadura e a primeira data de colheita. Marque seu calendário para se lembrar de procurar os seguintes sinais de maturidade. Os dias para maturidade listados nos pacotes de sementes são estimados com base em climas amenos e condições ideais. Os resultados podem variar se a estação for particularmente quente, seca, fria ou chuvosa.
Verifique as abóboras por volta da janela de colheita estimada e anote se estão prontas para ter um registro do progresso. Cultivadores do norte podem deixar as abóboras na videira até a primeira geada leve, o que pode adoçar a polpa interna. Deixar por muito mais tempo fará com que o interior fique mole e pastoso.
Dica profissional: É melhor colher um pouco cedo do que tarde, então se você for sair de férias quando acha que estarão prontas, colha-as, lave-as e coloque-as em um lugar quente como um pátio traseiro fora da luz solar direta. Como os tomates, elas amadurecem um pouco fora da videira. Tome cuidado extra para evitar cortar a pele, pois é mais delicada e vulnerável do que as abóboras amadurecidas na videira.
Espessura e Resistência da Casca
Use suas unhas para verificar se conseguem dentar ou perfurar a casca da abóbora.
As abóboras precisam de uma casca externa espessa e durável para sobreviver ao outono e inverno, e esta é uma maneira fácil de verificar se estão prontas para a colheita. A casca evita que o interior estrague.
Usando uma unha, tente perfurar a casca. Se você conseguir dentá-la ou perfurá-la, dê mais tempo e verifique novamente em uma semana ou mais. Colher agora não dará um bom resultado.
Caule e Videiras
O caule com um “cacho enrolado” ficará marrom quando a colheita estiver pronta para ser colhida.
Semelhante às melancias, outro membro da família das cucurbitáceas, o “cacho enrolado” perto do caule na videira ficará marrom e murchado quando o fruto estiver pronto para ser colhido. O caule também perderá toda a sua flexibilidade e se tornará rígido e lenhoso. As videiras murcharão e ficarão marrons quando a planta quase tiver terminado de amadurecer a abóbora.
A área onde o caule encontra a videira também terá um cheiro agradável de abóbora. Se cheirar a terra ou “verde”, dê mais tempo para desenvolver o cheiro de abóbora. Se os outros sinais de maturidade estiverem presentes, verifique novamente em três a cinco dias para cheirar o caule novamente.
Som Oco ao Bater
Se o som for denso, a colheita pode precisar de mais tempo na videira.
Levante a abóbora e dê uma batida rápida com o nó do dedo, como se estivesse batendo em uma porta. Se você ouvir um som oco em resposta, provavelmente está pronta. Caso contrário, você ouvirá um som vazio e denso, indicando que precisa de mais tempo na videira.
Cor
Algumas variedades desenvolvem verrugas visíveis quando estão prontas para a colheita.
Como é a cor da abóbora no pacote de sementes e como ela se compara ao que você vê no seu jardim? Embora a cor possa não ser exata, você não deve colher abóboras laranja claro ou verdes. Elas simplesmente não estão prontas ainda!
A tonalidade se aprofunda à medida que se aproxima da maturidade completa. Por exemplo, uma abóbora laranja clássica será de um tom profundo e outonal quando estiver pronta para a colheita, em vez do laranja Crayola® que costumava ser.
Algumas variedades são geneticamente modificadas para ter verrugas visíveis quando estão prontas para a colheita. Se você não esperava que sua abóbora tivesse verrugas, as lesões podem indicar uma infecção bacteriana, danos por pragas ou aumento do teor de açúcar.
Colheita
Corte alguns centímetros do caule acima da colheita para facilitar o transporte e dar um visual agradável.
Use as cinco dicas que mencionei para garantir que você colha as abóboras no momento adequado. Use tesouras ou podadores limpos e afiados para garantir um corte limpo no caule, evitando que doenças entrem e causem apodrecimento, diminuindo a capacidade de armazenamento. Corte alguns centímetros acima da abóbora para facilitar o transporte e a estética. Limpe o exterior da abóbora após a colheita se houver suspeita de doença.
Cure as abóboras fora no seu jardim apenas se você estiver esperando condições secas. Caso contrário, coloque-as em uma estufa ou celeiro onde as temperaturas estejam cerca de 27°C e a umidade entre 80% e 85%. Posicione-as fora da luz solar direta e forneça boa circulação de ar. A cura adequada endurece a casca externa, o que aumentará a capacidade de armazenamento. Armazene abóboras curadas em um local seco e fresco por três a sete meses.
Dicas Para Cultivar Ótimas Abóboras
Colheitas colhidas de forma inadequada ou danificadas podem não produzir sementes.
Escolha a variedade certa para o seu clima.
Evite plantá-las quando ainda houver chance de geada.
Plante-as em pleno sol em solo rico e bem drenado.
Garanta a fertilização adequada para que possam crescer ao seu tamanho e potencial nutricional completo.
Plante-as antes do final de junho a meados de julho se quiser para esculpir no Halloween.
Dê espaço suficiente para as plantas se espalharem e pode conforme necessário.
Proteja-as de brocas e outras pragas, mantendo-as fora do solo tanto quanto possível. Uma camada de palha ao redor das plantas ajudará.
Regue profundamente e consistentemente até que a cor esteja ideal, depois reduza por cerca de 10 dias antes da colheita.
Abóboras colhidas muito cedo, danificadas por geada forte ou não curadas adequadamente podem não produzir sementes viáveis para o próximo ano, então siga essas dicas para o sucesso na colheita e armazenamento de abóboras!