Benefícios das Hortas Elevadas para o Cultivo de Vegetais
Seja madeira ou metal, baixas ou altas, as hortas elevadas são o creme da colheita – literalmente! As hortas elevadas proporcionam uma série de benefícios para suas plantações, incluindo melhor drenagem, solo mais solto, crescimento de raízes melhorado, plantio mais cedo e maiores rendimentos. As hortas elevadas tornam os vegetais mais fáceis de cultivar, especialmente se o solo nativo for pobre, compactado ou excessivamente infestado de ervas daninhas.
Melhor ainda, você pode poupar as costas, reduzir o trabalho de capina e desfrutar da uniformidade estética de uma horta elevada. Se você está procurando os vegetais mais fáceis para iniciantes para suas novas hortas, aqui estão 27 vegetais de baixa manutenção que não exigem um “dedo verde” experiente.
Quais São os Vegetais Mais Fáceis de Cultivar em Hortas Elevadas?
Uma horta elevada cheia de composto de qualidade proporciona um ambiente ideal e bem drenado para as raízes.
Tomates, manjericão, abobrinha, alface, pepinos, feijão, ervilhas, couve, rabanetes estão entre os vegetais mais fáceis de cultivar em hortas elevadas. Essas plantas crescem rapidamente e produzem bem mesmo em condições imperfeitas. As hortas elevadas tornam ainda mais fácil para os iniciantes cultivarem esses vegetais porque o solo está elevado do chão.
Em vez de cavar em um solo duro ou compactado, uma horta elevada pode ser preenchida com composto de qualidade, terra vegetal e materiais orgânicos que criam uma área rica e bem drenada para as raízes prosperarem. A estrutura de uma horta elevada de madeira ou metal facilita a irrigação, a cobertura morta, o controle de ervas daninhas, a colheita e a proteção das plantas contra condições climáticas extremas.
27 Culturas de Vegetais Fáceis de Cultivar em Hortas Elevadas
Os melhores vegetais para iniciantes têm duas coisas principais em comum: eles crescem rapidamente e toleram um pouco de negligência. É muito mais fácil germinar sementes de rabanete ou feijão do que de uma cenoura exigente ou de um melão especializado. Todas essas culturas de vegetais (além de algumas ervas e frutas!) estão ansiosas para agradar, desde que tenham uma horta elevada cheia de solo de qualidade, umidade regular e muito sol.
Tomates
Transplante facilmente mudas removendo as folhas inferiores e plantando-as mais profundamente.
Felizmente, este clássico favorito do jardim é fácil de cultivar e está pronto para prosperar em um ambiente de horta elevada. Os tomates apreciam o solo profundo de uma horta elevada para que possam aprofundar e expandir suas raízes, criando uma base forte e resistente para sua vigorosa temporada de frutificação no verão. Eles precisam de muito sol e clima sem geadas para prosperar.
Jardineiros iniciantes não podem errar com um arbusto de tomate. Se você ainda não desenvolveu seu “dedo verde”, é mais fácil começar com mudas de tomate estabelecidas de um viveiro local ou fazenda orgânica. Procure mudas que tenham:
- Cerca de 5-12” de crescimento verde exuberante
- Vários conjuntos de folhas saudáveis
- Haste central forte, do tamanho de um lápis ou mais grossa
- Bolas de raízes fortes sem muita circulação (retire a muda do vaso para verificar)
- Sem flores ou frutas (se houver algumas flores, arranque-as antes de plantar)
Leve suas mudas para casa e prepare-se para plantar fora em suas camas logo em torno de sua última data de geada. Os tomates são super fáceis de transplantar porque você não precisa se preocupar com a profundidade. Se os caules estiverem um pouco frágeis e você quiser incentivar raízes mais fortes, você pode até arrancar as folhas inferiores e plantá-los mais fundo no solo. Eles desenvolverão raízes ao longo de seus caules.
Coloque uma estaca ou gaiola de tomate ao redor da planta jovem para suporte. Forneça às suas plantas irrigação consistente e cobertura morta para conservar a umidade. É mais fácil instalar um sistema de gotejamento ou mangueira porosa sob uma camada de palha fina ou cobertura de folhas. Contanto que sua horta elevada esteja cheia de muito composto rico e algumas porções de fertilizante orgânico de liberação lenta multiuso, essas plantas certamente frutificarão em abundância!
Manjericão
Esta erva tolerante repele pragas e beneficia polinizadores quando em flor.
Amantes de pesto – preparem seus processadores de alimentos! O manjericão é um dos vegetais mais fáceis de cultivar e produz prolificamente durante todo o verão. Beliscar é o segredo número um para colheitas contínuas de manjericão. Tudo o que você precisa fazer é beliscar regularmente as pontas de suas plantas de manjericão para incentivar o crescimento arbustivo e mais folhas. Também impede que as plantas floresçam (produzam sementes), permitindo uma temporada prolongada de produção de pesto. O beliscar pode coincidir com as colheitas, mantendo seus pestos sem caules e suas plantas exuberantes. É um ganha-ganha!
Plante manjericão em pleno sol ou na sombra parcial de um tomateiro ou pepino treliçado. Este é o companheiro perfeito para quase todos os vegetais no jardim. O aroma forte do manjericão repele pragas e, se você permitir que ele floresça, as flores são muito benéficas para os polinizadores. Esta erva icônica também é muito tolerante. Se você esquecer de regar, ela pode murchar, mas se recuperará instantaneamente com uma boa rega.
Se você tiver problemas com o manjericão florescendo em calor extremo, experimente uma variedade resistente à floração como ‘Italian Genovese’. Para mais aventuras culinárias, experimente um manjericão especial como ‘Tulsi Holy Basil’, ‘Sweet Thai Basil’ ou uma mistura de seis manjericões. Sombra dappled, umidade consistente e beliscamento regular podem prevenir a floração e garantir mais colheitas de folhas.
Morangos
Plantar coroas de morango em hortas elevadas curtas ajuda a concentrar a energia da planta na produção de frutas.
Essas suculentas frutas vermelhas não são tecnicamente vegetais, mas são as frutas mais fáceis de cultivar para jardineiros de hortas elevadas. Os morangos são plantas herbáceas robustas que podem ser cultivadas perenemente nas zonas 3 a 9. As plantas entram em dormência no inverno e rebrotam na primavera. Para facilitar a manutenção, prefiro cultivá-los como anuais usando variedades neutras ao dia que frutificam abundantemente no mesmo ano em que são plantadas.
Você pode começar os morangos a partir de mudas ou coroas, mas as mudas são mais fáceis para iniciantes. Elas vêm em um pacote de 4 ou 6, assim como suas mudas de vegetais familiares. Plante-as em solo rico em composto em torno de sua última data de geada e forneça irrigação consistente. Palha ou cobertura de folhas é útil para proteger as plantas do ressecamento. A cobertura morta também mantém os morangos longe da sujeira para que permaneçam limpos e livres de podridão.
Os morangos têm raízes muito rasas, então não é necessário ocupar um espaço valioso em suas hortas elevadas ultra-altas. Em vez disso, plante coroas de morango em uma horta elevada redonda curta com 6-10” entre cada planta. Para mais produção de frutas, remova os estolões sempre que possível. Esses longos ramos laterais são às vezes chamados de “chupões” porque sugam a energia da planta central enquanto tentam se ramificar e crescer novas plantas filhotes. Ao cortar ou podar os estolões, você sinaliza à planta para canalizar sua energia na produção de frutas.
Abobrinha
Plante as plantas com espaçamento de 18-24 polegadas para evitar doenças fúngicas causadas pelo plantio denso.
Comumente conhecida como um dos vegetais mais fáceis de cultivar, esta clássica abobrinha de verão é um item básico em qualquer horta elevada. Com muito sol e umidade regular, as plantas de abobrinha basicamente crescem sozinhas. Muitas vezes produzem tanta abobrinha que você não conseguirá acompanhar. À medida que você colhe mais, a planta produz mais, e você pode ter que experimentar todas as receitas de pão, panqueca, assado, sopa e “zoodles” (macarrão de abobrinha) de abobrinha apenas para acompanhar!
Espera até uma semana ou duas após sua última data de geada para semear sementes de abobrinha. A semeadura direta é a melhor opção, pois as plantas não gostam de perturbação das raízes e muitas vezes sofrem de choque no transplante. Você pode plantar abobrinha em suas camas mais curtas porque as raízes geralmente atingem apenas cerca de 12-24 polegadas de profundidade. Essas plantas precisam de pelo menos 18-24” de espaço entre elas, pois as folhas podem crescer muito largas. O plantio muito denso pode causar problemas como oídio e outras doenças fúngicas.
Tente uma variedade única como abobrinha ‘Redonda’ ou abobrinha amarela ‘Max’s Gold’. Ambos crescem exatamente da mesma forma que os cultivares verdes regulares. Não se esqueça de experimentar as deliciosas flores de abobrinha! Colha as flores masculinas que crescem na ponta de hastes longas e finas. Deixe as flores femininas de caule curto perto da base da planta para crescerem em frutos.
Cebolinhas
Plante cebolinhas no início da primavera para um suprimento contínuo ao longo da estação.
Também conhecidas como cebolinhas verdes, as cebolinhas são um item básico para jardineiros iniciantes. Essas plantas são literalmente apenas cebolas bebês, colhidas enquanto ainda estão jovens e esbeltas. Elas crescem tão rapidamente que é difícil errar. As cebolinhas são fáceis de começar a partir de sementes com qualquer variedade de sementes de cebola, mas você pode cultivá-las ainda mais rápido com bulbos de cebola. Os bulbos são pequenos bulbos estabelecidos que você planta no solo, como o alho. Eles podem produzir cebolinhas frescas, verdes e pelo menos do tamanho de um lápis em cerca de quatro a cinco semanas.
Plante cebolinhas a partir de bulbos no início da primavera assim que o solo estiver trabalhável. As sementes precisam de solo com pelo menos 45-60°F (7-16°C). Para um suprimento contínuo de cebolinhas verdes para guarnições, espalhe grupos de sementes de cebola nos cantos de suas hortas elevadas a cada duas semanas. Procure um espaço de meio polegada entre cada planta para permitir hastes de cachos longos e bonitos.
As cebolinhas são um bom companheiro ao longo da borda de qualquer horta elevada mais curta. Suas raízes são bastante rasas e não ocupam muito espaço. Apenas certifique-se de que elas não sejam ofuscadas por vegetais maiores.
Feijão Verde
A colheita constante incentiva o crescimento contínuo dos feijões verdes.
Feijão verde é um alimento básico de verão, usado em tudo, desde caçarolas até refogados na frigideira e receitas de conservas. Esta cultura de clima quente prospera em uma horta elevada e aproveita ao máximo espaços compactos. Um único arbusto de feijão verde pode render pelo menos um quilo de feijão verde fresco, e eles levam cerca de 50-60 dias para amadurecer. Semeie ‘Provider’ ou uma mistura colorida de ‘Trio Bush Beans’ cerca de uma a duas semanas após a sua média de última geada na primavera e deixe 6-12” entre as plantas.
Os amantes de feijão verde podem plantar várias sucessões desses arbustos robustos ao longo do verão, desde que as temperaturas não fiquem muito quentes. Áreas com clima muito quente devem dar uma pausa no cultivo de feijão verde no meio do verão, pois temperaturas consistentemente acima de 90°F (32°C) impedem a formação de feijão.
Assim como a abobrinha, essas plantas continuarão produzindo até as geadas, desde que você continue colhendo. Colher os feijões regularmente incentiva mais flores e vagens.
Pepinos
É melhor plantar diretamente no jardim após a última geada da primavera.
Picles e saladas frescas estão a apenas 50 a 70 dias de distância a partir do momento em que você semeia pepinos diretamente. Este vegetal fácil de cultivar se sai excelente em hortas elevadas com uma simples treliça para treinar as plantas para cima. Gosto de usar um painel de gado pendurado entre dois postes de T. Você também pode experimentar uma treliça de madeira em forma de A ou qualquer tipo de cerca. As vinhas de pepino subirão ansiosamente e florescerão desde que tenham muito sol e água.
Esta cultura de raízes profundas atinge até 48” de profundidade no solo e adora especialmente hortas elevadas com solo solto e arenoso que drena rapidamente. O choque de transplante é o maior erro que a maioria dos iniciantes comete com pepinos. As plantas são ultra-sensíveis à perturbação das raízes e se saem melhor quando semeadas diretamente no jardim. Espere uma a duas semanas após a última geada da primavera, quando o solo estiver pelo menos a 60°F (16°C).
Muitos jardineiros de hortas elevadas podem plantar um pouco mais cedo, pois as camas de metal aquecem mais rapidamente na primavera. Use um termômetro de solo para verificar a temperatura antes de semear. Gosto de proteger os jovens pepinos com uma camada de tecido de linha para manter afastados os besouros do pepino e fornecer calor extra nas fases iniciais. Certifique-se de remover as coberturas assim que as plantas começarem a trepar e florescer.
Alface
O crescimento ideal da alface requer irrigação consistente em hortas elevadas ricas e soltas.
Você nunca erra com mais folhas de salada! Perfeita para recipientes ou hortas elevadas rasas, a alface é uma cultura fácil de plantar em praticamente qualquer lugar. Essas folhas verdes prosperam na sombra parcial de companeiros, como tomates e pimentões. O solo bem drenado e rico em nutrientes de uma horta elevada é ideal para a alface, que gosta de crescer em um ambiente fresco e úmido. Ao plantar, garanta que o solo esteja úmido, mas não encharcado, e forneça irrigação regular para evitar que as folhas fiquem amargas.