21 Plantas Populares que Você Deve Cultivar Apenas em Vasos

No momento, você está visualizando 21 Plantas Populares que Você Deve Cultivar Apenas em Vasos

Quando Plantar Seu Jardim

Ao plantar seu jardim, um fator importante a considerar é como as plantas que você escolhe irão interagir umas com as outras. Existem alguns fatores que fazem com que algumas plantas sejam más vizinhas. É bom saber de antemão quais plantas irão dominar e quais podem inibir o crescimento das vizinhas.

Plantas Invasoras

Todos nós conhecemos as plantas invasoras. Essas plantas geralmente são não nativas e se espalham agressivamente, suprimindo qualquer coisa que cresça por perto, especialmente espécies de plantas nativas. Embora seria ótimo se os viveiros locais mantivessem um controle, na maioria das vezes, cabe ao jardineiro saber o que não plantar. Plantas populares vendem, então os varejistas nem sempre se importam.

Plantas Alelopáticas

Outro problema que pode surgir envolve plantas alelopáticas. Estas liberam substâncias químicas no solo que inibem o crescimento de outras plantas que compartilham o mesmo espaço radicular. Algumas delas são úteis ou bonitas, mas por causa dessa característica, é melhor mantê-las contidas.

Plantas Comuns que Devem Ser Cultivadas em Vasos

Seria difícil fornecer uma lista exaustiva de plantas invasoras, e muitas plantas alelopáticas são vendidas em viveiros. Plantas muito comuns também, então reuni alguns dos infratores mais populares. Aqui estão algumas das plantas comuns que é melhor cultivar em vasos, longe de outras.

Funcho

Mantenha o funcho em um recipiente para nutrir borboletas sem invasão.

O funcho pertence ao grupo das plantas alelopáticas. Esta é uma erva perene saborosa, além de ser uma planta hospedeira de borboletas. Mantenha esta planta por perto como alimento para as larvas da borboleta cauda-de-andorinha. Eu adoro uma boa planta hospedeira de borboletas, mas esta deve ficar em um recipiente.

Não só as plantas de funcho são invasoras em partes da América do Norte, como as raízes liberam substâncias químicas que inibem o crescimento das raízes das plantas vizinhas. Isso significa que as plantas ao redor serão mais fracas e menores devido à proximidade com o funcho. O funcho tem raízes profundas, então certifique-se de dar a ele um recipiente grande e profundo.

Samambaia-de-Natal

Facilmente penduradas em varandas, essas samambaias prosperam com cuidados mínimos.

As samambaias-de-natal ficam incríveis em grandes vasos suspensos. Elas são escolhas populares para pendurar na varanda da frente porque são de baixa manutenção. Parte do que as torna tão fáceis de cuidar é sua capacidade de prosperar em praticamente qualquer ambiente. Elas podem lidar com solo seco ou úmido e são resistentes em uma ampla gama de climas.

Pode ser tentador plantá-las no solo quando você as substitui por novas plantas de varanda. Vou te dizer por experiência própria, uma vez que você coloca essas plantas no solo, elas estarão lá para sempre. Na maioria dos lugares, elas não são listadas como invasoras, mas formam grandes aglomerados que podem suprimir outras plantas. É melhor mantê-las em recipientes para limitar sua propagação agressiva.

Petúnia Mexicana

Essas flores roxas são encantadoras, mas extremamente invasivas—mantenha-as em vasos!

Essas lindas flores roxas são tentadoras e muito fáceis de cuidar. As petúnias mexicanas podem parecer doces e inocentes, mas são invasoras na maioria dos lugares. Essas perenes podem até criar uma monocultura se deixadas por conta própria.

Plante-as no solo e você provavelmente passará o resto da vida arrancando-as. Confie em mim, falo por experiência própria. Suas raízes rizomatosas são agressivas e difíceis de erradicar. Elas são bonitas? Sim. Devem ser mantidas confinadas em vasos? Também sim.

Lantana

Adorada pelos polinizadores, esta planta se espalha facilmente, suprimindo outras.

Lantana é outra perene muito popular em jardins de polinizadores. É comumente encontrada em muitos viveiros e floresce maravilhosamente com muito pouco cuidado. Tenha cuidado ao plantar esta no solo, pois em climas quentes, você nunca se livrará dela. Ela é classificada como uma espécie invasora em várias regiões.

A lantana se estabelece rapidamente e pode crescer muito. Elas podem dominar outros concorrentes por espaço no jardim em um tempo relativamente curto. Esta planta crescerá em uma ampla gama de condições e às vezes toma conta de pisos florestais inteiros, suprimindo os habitantes nativos. As variedades rasteiras fazem ótimas plantas suspensas, e os tipos de montículo ficam bonitos em grandes recipientes.

Arbusto de Borboleta

Contenha os arbustos de borboleta para preservar a harmonia do jardim e o equilíbrio dos polinizadores.

Como um ávido jardineiro de polinizadores, é difícil para mim escrever sobre esta planta. O arbusto de borboleta certamente trará polinizadores para o seu jardim. Cada vez mais a cada ano, à medida que toma conta de todo o jardim. Isso é hiperbólico, mas você entendeu o ponto (trocadilho definitivamente intencional). Sério, esta planta se espalha e invade rapidamente. Colocá-la em um vaso pode não fazer muita diferença, especialmente se você não remover as flores murchas.

Há muitos argumentos para não plantar o arbusto de borboleta. As grandes panículas de flores são deslumbrantes e cheias de néctar doce. Os polinizadores as adoram, e todas aquelas pequenas flores, quando polinizadas, se transformam em sementes. E todas essas sementes se transformam em arbustos. Se você precisar cultivar esta planta, mantenha-a em um recipiente e remova as flores murchas como se seu jardim e o ecossistema ao redor dependessem disso.

Tanaceto

Melhore seu jardim de vegetais com as propriedades naturais repelentes de pragas do tanaceto.

O tanaceto é uma planta interessante em termos de seu papel no jardim. Tem um aroma distintivo que é repelente para alguns insetos. Como resultado, é frequentemente plantado como companheiro de várias frutas e vegetais. Ele repele insetos incômodos como percevejos de abóbora, besouros do pepino e algumas vespas, além de ser muito atraente para as abelhas. Esses fatores fazem dele uma ótima planta para ter perto dos seus comestíveis.

O tanaceto também adiciona potássio ao solo. No entanto, estudos mostram que ele pode inibir a germinação de algumas sementes. Isso o coloca junto com outras plantas alelopáticas, e é uma espécie invasora em MD, MN, ID, OR, WA, WI e WY. É melhor manter o tanaceto em um grande recipiente perto do seu jardim de vegetais para aproveitar os benefícios.

Hortelã

Aproveite a versatilidade da hortelã em recipientes controlados para um manejo ideal do jardim.

A hortelã tem muitos usos maravilhosos. Suas folhas perfumadas fazem chás deliciosos e funcionam como aromatizantes para outras empreitadas culinárias. Elas são resistentes e suportam bem os elementos. Você pode cultivar hortelã em uma variedade de exposições e tipos de solo. No solo, também é tolerante à seca.

Todos esses fatores somam uma planta que tende a se estabelecer, permanecer e se espalhar. Se você já plantou hortelã no solo, sabe do que estou falando. A hortelã pode ser agressiva, e uma vez que se estabelece no jardim, tem o hábito de suprimir vizinhos e aparecer em lugares inconvenientes. É melhor manter a hortelã em um grande recipiente.

Orégano

Esta erva prospera em diversas condições, mostrando resiliência e versatilidade.

O orégano e a hortelã são parentes próximos e apresentam alguns dos mesmos problemas. O orégano é uma planta adaptável e vigorosa que não se importa com um ambiente inóspito. Solo arenoso e calor não são páreo para esta erva. Ela crescerá bem na maioria das condições, exceto em solo encharcado.

O orégano também compartilha algumas das características menos desejáveis da hortelã. Pode ser um espalhador agressivo, movendo outras plantas de lado enquanto se espalha. Cresce por corredores subterrâneos e, se permitido florescer, pode se espalhar por sementes também. A boa notícia é que o orégano é uma excelente planta para recipientes. Sua tolerância à seca significa que pode suportar clima quente e seco, mesmo em um recipiente menor.

Raiz-forte

Prosperando em recipientes, ela realça as refeições com seu sabor distinto.

Somos grandes fãs de raiz-forte em minha casa. A raiz picante faz uma adição incrível a sanduíches e outros alimentos. As folhas não são terríveis de se olhar. Elas têm folhas grandes e largas que crescem em uma roseta. As plantas gostam de solo rico e úmido e crescem melhor com seis ou mais horas de sol diárias.

Quanto ao motivo pelo qual acho que você deve relegar esta planta a recipientes, é porque ela é alelopática. Semelhante ao tanaceto, esta planta inibe a germinação de algumas outras sementes. Mais notavelmente, um estudo descobriu que a raiz-forte afeta a germinação da alface. Cultive esta planta em vasos grandes e profundos, e coma bastante dela!

Orelha-de-lebre

Perfeita para vasos, suas folhas macias e flores de lavanda impressionam.

A orelha-de-lebre é um favorito do jardim em muitos lugares. As folhas macias, verde-acinzentadas, parecem surpreendentemente com orelhas de cordeiro, o que é encantador por si só. Faz uma cobertura de solo absolutamente deslumbrante. Esse fato por si só pode te dizer por que recomendamos esta planta para recipientes.

A orelha-de-lebre pode ser invasora, especialmente em climas quentes. Os caules rastejam pelo solo e formam raízes em intervalos regulares. Ela também produz doces flores de lavanda. Se permitido ir a semente, você terá um problema duplo em suas mãos, e esta planta provavelmente viajará longe e rápido. Mantenha esta planta em um vaso, especialmente em climas quentes onde pode ser perene. Remova as flores murchas com frequência.

Lírio-do-vale

Adorado por seu charme real, mas melhor mantido em vasos.

O lírio-do-vale é dito ser a flor favorita da Rainha Elizabeth II da Grã-Bretanha. Eles ainda crescem nos jardins do Palácio de Buckingham e encontram seu caminho nos buquês de noiva da família real. São plantas adoráveis com flores doces, inocentes e perfumadas. Crescem em quase total sombra, o que é outro aspecto atraente.

Vinca

Bonita mas invasiva—melhor admirada em recipientes controlados ou cestas suspensas.

A vinca é uma planta vigorosa que tolera solo pobre e é resistente à seca. Tem uma folhagem atraente e lindas flores em tons de azul, roxo, rosa, vermelho e branco. Também é muito venenosa, então tenha cuidado ao trabalhar com esta planta. Todas as partes da planta são tóxicas para os humanos.

Erva-cidreira

Contenha a erva-cidreira em um grande vaso para um crescimento manejável.

Não sei bem como me sinto sobre esta planta, já que compartilhamos um nome próprio e tudo. A erva-cidreira, ou Melissa officinalis, é uma erva saborosa com um aroma forte e agradável de limão. O óleo essencial é repelente para muitos insetos incômodos, e as folhas fazem um chá adorável. É um parente resistente da família da hortelã (Lamiaceae) e se comporta de maneira semelhante a outros membros.

A erva-cidreira se espalha de duas maneiras: por corredores subterrâneos e por auto-semeadura. Cortar as flores antes que elas se transformem em sementes pode ajudar a retardar a propagação, mas mais cedo ou mais tarde, se você plantar esta planta no solo, terá mais do que deseja. Dê à sua erva-cidreira um vaso grande. Ela crescerá em um lindo pequeno arbusto que adora ser podado.

Milefólio

Opte por um grande vaso ou canteiro elevado para o milefólio.

Vou admitir que estou em dúvida sobre esta planta. Mas, em alguns ambientes, o milefólio pode ser muito agressivo. Eu adoro esta planta para o jardim de corte, e funciona lá porque, tão rápido quanto floresce, eu corto essas lindas flores. Se este for seu propósito, provavelmente está tudo bem plantar o milefólio no solo.

O milefólio se espalha de duas maneiras, por raízes e sementes. Ele se auto-semeia agressivamente se você não remover as flores murchas. Mesmo que você remova, você vai querer desenterrá-las a cada dois ou três anos e dividir as raízes para afinar as plantas. Um grande vaso ou canteiro elevado é o lugar perfeito para o seu milefólio.

Bálsamo-de-abelha

Seu rápido crescimento exige contenção cuidadosa em vasos ou ambientes controlados.

Tenho uma relação complicada com o bálsamo-de-abelha. Por um lado, é uma planta atraente, e quando floresce, os polinizadores ficam loucos por ela. Por outro lado, como seus parentes da família da hortelã, se espalha como fogo.

O bálsamo-de-abelha tomará conta de um canteiro elevado em um ou dois anos. Uma vez que está lá, boa sorte para se livrar dela sem começar o canteiro do zero. O melhor lugar para esta planta, na minha humilde opinião, é em um vaso, em um pátio de concreto ou varanda. Escolha um lugar onde ela não possa se auto-semeiar e suprimir tudo ao redor.

Dedaleira

Suas flores encantadoras atraem abelhas, apesar de sua natureza tóxica.

As dedaleiras são bonitas e perigosas. Todas as partes da planta são venenosas para humanos e animais. Mas elas são verdadeiramente encantadoras no jardim com suas doces flores em forma de sino. As abelhas adoram essas flores, e eu adoro qualquer coisa que traga abelhas para o jardim.

Erva-de-São-João

Sua beleza e resiliência fazem dela um sonho de invasor de jardins.

A erva-de-São-João é um subarbusto tentador que funciona excelentemente no meio do jardim e tem interesse quase o ano todo. Produz lindas flores amarelas e tem uma natureza fácil de lidar. Adora um ambiente úmido, mas bem drenado, mas não é realmente exigente quanto ao solo. Essa facilidade de cuidado e adaptabilidade é exatamente o que faz dela uma planta problemática em muitos lugares.

Veja, esta perene é autofértil e produz até 100.000 sementes por ano. Também tem raízes rizomatosas que enviam raízes ramificadas em todas as direções. Em áreas naturais, pode ser um grande problema, suprimindo espécies de plantas nativas. Especialmente em áreas perturbadas, como seu jardim, pode tomar conta.

Yuca

Sua resiliência e aparência marcante tornam as yucas cativantes e formidáveis.

As plantas de yuca são interessantes e fazem uma grande declaração na paisagem. Suas rosetas altas e espinhosas de folhas e exibições florais flamboyant são atraentes. Especialmente dada sua natureza fácil de lidar e adaptabilidade. As yucas podem prosperar em clima quente e seco. Mais uma vez, essa resistência é o que faz desta planta uma potencial ameaça.

A yuca tem raízes agressivas e pode suprimir outras plantas nativas. Em certas áreas, é incrivelmente difícil de erradicar uma vez que se estabelece. Fora de sua área nativa, coloque sua yuca em grandes recipientes onde você possa apreciar sua beleza e proteger o resto do jardim.

Lírio-do-dia

Mantenha esta planta em recipientes em regiões onde é invasiva.

Os lírios-do-dia são perenes tentadoras com folhagem esbelta e flores grandes e brilhantes. Grupos dessas perenes floridas podem criar uma aparência coesa na paisagem. Em algumas áreas do país, essas plantas são adequadas para plantar no solo, mas não em todas.

Na região do Atlântico Médio, esta planta é conhecida por se naturalizar e suprimir plantas nativas que são importantes para o ecossistema. Ela carrega o rótulo de invasiva, então mantenha esta planta fora do solo em áreas onde é classificada como tal. Os lírios-do-dia são lindos, mas nas áreas onde são invasivos, pertencem apenas a recipientes.

Hera Inglesa

Considere cultivar a hera inglesa em vasos suspensos para elegantes trepadeiras.

O hábito de crescimento incrivelmente vigoroso da hera inglesa pode ser atraente se você quiser cobrir uma parede rapidamente. Mas pense duas vezes antes de plantá-la no solo. Se ela pode cobrir uma parede em dois ou três anos, imagine o que mais pode fazer. Não só esta planta invasora suprime plantas nativas importantes para a fauna local, mas também pode danificar estruturas com suas raízes tenazes. É melhor cultivar a hera inglesa em vasos suspensos ou recipientes controlados para manter seu crescimento agressivo sob controle e proteger seu jardim e paisagem.