Hostas: Beleza e Elegância para o seu Jardim
As hostas eram uma presença constante no quintal da minha infância. Minha mãe dividia-as todos os anos, colocava as divisões em sacolas plásticas de supermercado e dirigia por aí com elas no porta-malas até conseguir doá-las a amigos e vizinhos. Adoro saber que as hostas estão crescendo em toda a área metropolitana de Detroit, originadas do nosso quintal.
Hostas, ou lírios de plantain, são uma planta perene simples de adicionar a pátios sombreados ou ao longo de cercas e linhas de árvores fora do caminho direto do sol. Plante-as em linhas de parede voltadas para o norte atrás de flores anuais brilhantes. Eu não acho que um jardim esteja completo sem elas!
Com mais de 3.000 variedades de hostas para escolher, os gigantes são alguns dos meus favoritos. Eles são enormes sem desculpas, atraem polinizadores com suas flores brancas ou roxas e adicionam um caráter imenso a qualquer espaço de jardim. Vamos discutir 21 gigantes hostas que você pode e deve adicionar ao seu jardim sombreado.
‘American King of the Woods’
O ‘American King of the Woods’ ostenta impressionantes flores brancas no início do verão.
‘American King of the Woods’ é, como o nome sugere, algo sério. Ele possui folhas maciças, profundamente veiadas, de um verde azul-escuro, em forma de coração, com até 19 polegadas de comprimento.
Cresce rapidamente, mas leva muitos anos para formar um monte densamente maciço. Esta variedade tem um impressionante espalhamento de 60 polegadas e faz uma bela hospedeira de exemplar.
É membro da série American Series Hostas de Van Wade e um dos maiores. Flores férteis, brancas, florescem no início do verão e crescem um pouco acima do topo das folhas.
‘Gentle Giant’
Gerencie cuidadosamente a exposição ao sol da planta ‘Gentle Giant’ para evitar a perda do revestimento de cera.
Esta hospedeira extra grande e vertical é única e chamativa, ostentando folhagem ereta e alta e folhas azuis extremamente côncavas e onduladas. A taxa de crescimento é rápida, e as plantas ficam ótimas em grandes aglomerados. As flores de lavanda aparecem no início do verão.
Sabemos que ‘Gentle Giant’ foi criado com ‘France Williams’. A outra variedade é desconhecida no momento.
Embora ‘Gentle Giant’ tolere o sol, perderá seu adorável revestimento de cera mais rapidamente, e a sombra se tornará mais escura. Muito sol pode fazer com que as folhas fiquem amassadas e secas, então tenha cuidado se estiver cultivando em um clima do sul onde o sol é forte.
‘Brother Stefan’
Esta variedade de hospedeira fortemente corrugada apresenta folhas azuis espessas e cerosas e centros amarelo-esverdeados.
Uma das hospedeiras mais únicas e bonitas que você verá foi nomeada em homenagem ao hibridizador Olga Petyszyn, seu irmão, Stefan, em seu aniversário. É considerada uma hospedeira premium.
Esta variedade fortemente corrugada possui folhas espessas e cerosas que parecem mais azuis na primavera com um centro amarelo-esverdeado. Cresce em um monte baixo e faz um lindo ponto focal cercado por perenes floridas ou quando plantado em massa. As flores esbranquiçadas florescem no final da primavera ou início do verão, e as plantas são moderadamente resistentes a lesmas. Regue consistentemente para um desempenho máximo.
Dica profissional: As hostas se sairão bem em áreas urbanas onde a poluição do tráfego é ruim.
‘Humpback Whale’
Mildred Seaver era conhecida como a “Rainha das Hostas”, registrando 95 variedades de hostas em sua vida, incluindo esta. Ela possui folhas gigantes, azul-esverdeadas escuras e corrugadas, em forma de coração, com escapos azuis altos e flores brancas no início do verão. Seu nome vem da semelhança das folhas com a cauda de uma baleia jubarte saindo da água.
Plante ‘Humpback Whale’ perto de seus bulbos de primavera, onde suas grandes folhas podem sombrear sua folhagem enquanto entram em dormência até a próxima temporada.
Forneça bastante espaço para se espalhar, pois pode crescer até sete pés! Os beija-flores adoram ‘Humpback Whale’, e ela fica incrível ao longo das linhas de bosques ou em jardins de campo sombreados.
‘Orion’s Belt’
Esta variedade única é um cruzamento entre ‘Pin Stripe’ e a clássica Hosta montana macrophylla que oferece um toque brilhante à tradicional hosta verde escura. ‘Orion’s Belt’ vai iluminar qualquer jardim sombreado e adicionar um toque moderno com suas grandes folhas ligeiramente côncavas e onduladas, azul-esverdeadas, que se tornam cercadas por um verde-amarelo brilhante e cremoso à medida que amadurecem.
Esta hosta floresce com flores lavanda clara no meio do verão e se sai bem em um alpendre coberto, pátio ou ao longo de uma linha de bosques. Ela se sai melhor quando o solo tem boa drenagem, mas pode se adaptar a outros tipos de solo. Regue mais ao plantar em recipientes.
Forneça às plantas bastante espaço para se espalhar até 40 polegadas de largura.
‘Sum and Substance’
As plantas ‘Sum and Substance’ precisam de solo fértil e água abundante para prosperar.
Nomeada Hosta do Ano pela American Hosta Growers em 2004, esta variedade é uma lenda no mundo da jardinagem. Suas folhas brilhantemente onduladas e verdes fazem uma declaração impressionante, formando um monte denso de folhas côncavas variadas para cima e para baixo. As folhas ficam mais douradas à medida que o verão avança.
Plante ‘Sum and Substance’ em uma área bem drenada com solo fértil, argiloso e ligeiramente ácido para desfrutá-la como uma planta perene que volta forte a cada primavera. Forneça água abundante enquanto ela está se estabelecendo.
Coloque-as em um canto vazio ou ao longo de uma linha de cerca. Seu tamanho maduro preencherá os espaços do jardim sem muito esforço. As flores lavanda aparecem no meio do verão. Esta variedade pode tolerar algum sol e é ideal para os cultivadores de climas mais quentes devido aos seus requisitos de resfriamento mais curtos.
‘Earth Angel’
Space ‘Earth Angel’ hostas a cinco pés de distância para um jardim sombreado florescente.
Esta variedade gigante e arredondada é uma descendente variegada da amada ‘Blue Angel’, que apresenta folhas em forma de coração azul-esverdeadas com uma borda verde clara e foi nomeada Hosta do Ano em 2009. A tolerância à seca é boa e é conhecida por seu amor extremo pela sombra.
‘Earth Angel’ pode se espalhar até quatro pés, então coloque-as a cinco pés de distância para que suas folhas tenham espaço para respirar. Intercale Jenny rasteira, capim japonês ou samambaias que amam a sombra. Considere adicionar plantas nativas que se saem bem em sombra parcial a total para completar a linha do seu jardim sombreado.
Esta variedade permanece baixa no chão e tem uma taxa de crescimento moderada. As plantas entrarão em dormência no outono após serem cortadas, e um novo crescimento aparecerá na primavera.
‘Blueberry Waffles’
Propague facilmente as hostas ‘Blueberry Waffles’ dividindo-as na primavera ou no outono.
‘Blueberry Waffles’ é nomeada por suas folhas azuis, enrugadas e com textura de waffle, que, ao longo do tempo, formam um grande monte, perfeito para bordas ou canteiros. É uma descendente de ‘Spilt Milk’ e ‘Abiqua Drinking Gourd’ com flores brancas lindas que aparecem em julho ou agosto.
As hostas são perenes de longa vida que são fáceis de cultivar e dividir para amigos e vizinhos uma vez que estejam estabelecidas e maduras. Divida as hostas na primavera, quando os olhos, ou novo crescimento, começarem a emergir do solo. Divida as plantas no outono, quando as temperaturas esfriarem, mas antes da chegada da geada para que suas novas plantas tenham tempo de formar raízes antes do inverno.
Regue as plantas e use uma pá limpa e afiada para cavar a coroa cerca de 18 polegadas no solo. Remova o excesso de solo e separe a coroa em vários tufos, dependendo do tamanho. Regue os tufos e coloque-os em vasos ou sacolas plásticas amarradas para reter a umidade se não forem plantados imediatamente. Caso contrário, plante-os imediatamente em novos buracos e regue bem para iniciar uma nova planta.
‘Kingsize’
Uma variedade gigante chamada ‘Kingsize’ prospera em grandes recipientes ou áreas úmidas.
Este cultivar não possui um revestimento de cera como algumas outras variedades, mas sim folhas maciças e brilhantes de verde escuro.
‘Kingsize’ apreciará um pouco de sol da manhã e se sairá bem em grandes recipientes ou em uma área ligeiramente úmida perto de um lago ou escoamento de uma garagem com solo bem drenado. As flores de lavanda aparecem do meio ao final do verão e atraem abelhas. A taxa de crescimento é única e rápida para uma variedade gigante.
Dica profissional: Se você tem pressão de veados em sua área, use métodos de dissuasão natural para mantê-los afastados. Os veados acham as hostas muito deliciosas!
‘Frost Giant’
Otimizar o crescimento das hostas ‘Frost Giant’ em áreas mais quentes com aumento de sombra e água.
‘Frost Giant’ é chamativa e brilhante, com certeza será o destaque do seu jardim. É um cruzamento entre ‘Galaxy’, apresentando folhas enormes, levemente azul-esverdeadas e margens amarelas brilhantes. As flores são brancas e aparecem em junho.
Assegure-se de que o solo tenha boa drenagem e não fique encharcado. Adube levemente na primavera, evitando as folhas. Escolha algo equilibrado e de liberação lenta.
As hostas tendem a crescer mais em regiões mais frias, com temperaturas mais baixas e invernos mais longos. Forneça mais sombra e água quanto mais ao sul você estiver cultivando hostas para um desempenho máximo.
‘Jurassic Park’
As hostas ‘Jurassic Park’ podem ser divididas facilmente para se propagar.
Quando penso em hostas, esta variedade me vem à mente. Suas folhas são de verde claro a médio e perfeitamente corrugadas, e suas flores são lavanda. As flores perfumadas aparecem do início ao final do verão e são conhecidas por durar mais do que outras.
Adicione essas plantas de baixa manutenção ao longo da linha de gotejamento de sua casa em uma área que recebe pouco ou nenhum sol. Elas suprimirão as ervas daninhas, são super resistentes e, como bônus, você pode dividi-las a cada poucos anos para criar novas plantas gratuitas em seu próprio quintal.
Embora a maioria das hostas prefira pouca ou nenhuma sombra, ‘Jurassic Park’ se sai bem com sol forte pela manhã, com sombra filtrada o resto do dia.
‘Frank Lloyd Wright’
A hospedeira híbrida única ‘Frank Lloyd Wright’ ostenta flores quase brancas no meio do verão.
As folhas maciças de ‘Frank Lloyd Wright’ são fortemente côncavas, mas suas pontas afuniladas se arqueiam para baixo de forma única. A cor é um clássico verde azul-escuro, e a corrugação é abundante. Quando totalmente madura, a planta forma um grande monte. Este híbrido vem de ‘Outrageous’, uma variedade listrada muito vistosa.
Os pecíolos são extremamente eretos e podem ser vistos olhando a planta de frente, formando uma aparência de vaso. Mostre-a plantando em massa, central em um jardim sombreado ou de campo, ou ao lado de variedades menores de hostas.
Flores quase brancas aparecem no meio do verão. Nomeado, é claro, em homenagem ao famoso arquiteto, este híbrido é único e interessante.
‘Drop-Dead Gorgeous’
A variedade ‘Drop-Dead Gorgeous’ é uma variedade gigante que prospera em sombra parcial a total.
‘Drop Dead Gorgeous’ faz uma ótima planta independente, formando grandes aglomerados com folhas verdes e onduladas com margens amarelas brilhantes. A ondulação pesada faz com que as folhas pareçam onduladas. Flores brancas florescem no meio do verão em escapos altos, mas a verdadeira estrela do show é a folhagem vistosa. De acordo com o nome, é de tirar o fôlego!
Esta variedade gigante tem crescimento rápido e se sai melhor em sombra parcial a total em solo úmido, mas não encharcado e bem drenado. O sol da manhã filtrado ou dappled intensificará as variações de cor das folhas. Plante-o onde estiver protegido de ventos fortes.
‘1st and Ten’
Esta planta alta apresenta flores clássicas de lavanda no verão.
Em busca de uma planta alta para completar seu jardim de campo? ‘1st and Ten’ é a planta central perfeita, com suas folhas sólidas de verde azul-escuro que apresentam veias claras, uma forma de espada achatada e uma ponta afiada. A planta cresce verticalmente.
Esta variedade foi registrada em 2013, cri