Visitas de veados no jardim: como proteger suas plantas
Muitos de nós temos veados visitando nosso jardim e rapidamente devorando flores e folhas saborosas. Nenhuma planta é à prova de veados, mas a primeira linha de defesa é escolher plantas que não sejam particularmente atraentes para nossos visitantes de cascos fendidos.
Plantas com folhagem aromática e folhas e flores texturizadas (peludas, ásperas, espinhosas) são boas opções em áreas propensas a veados. Algumas plantas contêm toxinas como defesa para afastar predadores naturalmente. Cercas e repelentes naturais ajudam, mas anuais que se destacam são os melhores investimentos.
Os veados visitam o jardim por uma variedade de razões. Escassez de fontes de alimentos sazonais, perda de habitat, aumento da população e facilidade de escolha podem ser motivos para a predação por veados. Os veados especialmente favorecem novos brotos tenros de crescimento; felizmente, as plantas muitas vezes se recuperam dessa primeira mordida.
Os anuais raramente ou raramente danificados por veados são as melhores opções contra uma fonte de alimento saborosa. Aqui estão algumas das minhas plantas anuais favoritas resistentes a veados com uma explosão de cor sazonal.
Gomphrena
Sementes de Gomphrena QIS Fiery Sunrise Blend
Salvia
Sementes de Salvia Blue Victory
Nicotiana
Sementes de Nicotiana Indian Peace Pipe
Nicotiana
A planta de nicotiana prospera em solo rico em matéria orgânica, bem drenado e com umidade constante.
Montes de flores em forma de trombeta em estrela fazem da nicotiana (tabaco florido) um anual de jardim impressionante. Flores tubulares em vermelho profundo, rosa, verde limão e branco cremoso deslumbram do verão ao gelo. A fragrância da planta, semelhante ao jasmim, atrai borboletas e outros polinizadores para o jardim.
O tabaco florido tem folhas pegajosas e caules levemente peludos. As plantas também contêm alcaloides (toxinas) que os veados acham desagradáveis.
Para uma melhor floração e vigor, a nicotiana precisa de solos ricos em matéria orgânica com umidade constante e boa drenagem. Em climas quentes de verão, proteja a nicotiana do sol direto da tarde.
Trombeta do Arcanjo
As folhas e sementes desta planta são tóxicas quando ingeridas em grandes quantidades.
O tamanho e as enormes flores pendentes em forma de trombeta fazem da brugmansia um exemplar no jardim. Comumente chamada de trombeta do arcanjo, as flores variam de branco cremoso a alperce a amarelo e aparecem do verão ao gelo. As flores altamente perfumadas atraem polinizadores, incluindo morcegos, beija-flores e mariposas.
Os veados evitam as folhas e caules da trombeta do arcanjo, que têm finos pelos e às vezes são grosseiramente dentados. Quando ingeridas, as folhas, flores e sementes são tóxicas para humanos e animais. Tenha cuidado ao lidar com essas plantas.
Um arbusto tropical, a brugmansia passa o inverno no canteiro de jardim coberto de palha onde é resistente ou em ambientes fechados em recipientes. Ela precisa de solo rico, úmido e bem drenado para prosperar e se dá melhor com sol da manhã e luz da tarde filtrada. A trombeta do arcanjo é tolerante ao sal e suporta geadas leves e secas.
Vinca
A vinca anual precisa de apenas uma aplicação de adubo orgânico por estação.
A vinca anual traz uma abundância de cor com baixas necessidades de manutenção. Em tons de rosa pastel a magenta vibrante, as flores se destacam em um belo pano de fundo de folhagem verde escura e brilhante. Os “olhos” das flores iluminam os centros das flores em cores contrastantes, muitas vezes branco claro, amarelo ou rosa. Dependendo da variedade, as plantas crescem eretas ou se espalham e caem.
A vinca anual contém alcaloides que os veados evitam (e humanos e animais não gostariam de ingerir). É bonita como um plantio em massa sob sol pleno, onde pode “proteger” outras plantas anuais delicadas contra danos causados por veados.
A vinca anual prospera em condições quentes e secas em solos bem drenados. No momento do plantio, adube a vinca com uma aplicação equilibrada e orgânica. Uma única aplicação dura toda a estação, já que a vinca não requer muitos nutrientes adicionais.
Alyssum
Este membro da família das mostardas atrai polinizadores com suas flores perfumadas.
O alyssum doce é um anual resistente a veados com globos de flores brancas perfumadas cobrindo as plantas na primavera e no outono. As explosões de branco neve o tornam um plantio de enchimento ideal. A folhagem plumosa e as pequenas flores criam um tapete rasteiro, trazendo textura fina para a exibição.
Na família das mostardas (Brassicaceae), as folhas de alyssum doce não são saborosas para os veados. Suas flores têm uma fragrância doce e mel que atrai polinizadores, mas o forte aroma repele os ungulados que gostam de beliscar.
O alyssum doce é um anual de fácil cuidado que prospera sob sol pleno a parcial e em solos bem drenados. Ele se dá melhor em climas frios e pode ficar amarelo e desbotar no calor do verão. Forneça sombra parcial em climas quentes. Eles voltarão a florescer com as temperaturas mais frescas do início do outono.
Snapdragons
Todas as variedades de snapdragons são resistentes a veados devido ao seu sabor amargo.
Com suas altas espigas de flores eretas, os snapdragons trazem uma infusão de cor para a exibição anual. Em alturas variadas, eles ancoram a parte de trás da borda ou preenchem o interior com uma fonte de cor.
Embora as flores de snapdragon sejam comestíveis, seu sabor é amargo. Isso é uma boa notícia para cultivá-los em jardins visitados por veados. Os veados raramente os danificam.
Remova as flores murchas para promover uma floração contínua. Os snapdragons prosperam ao sol em solos úmidos, ricos e bem drenados. Em climas amenos, os snaps florescem o ano todo. Em climas mais frios, os snapdragons florescem na primavera, verão e outono.
Verbena
Essas plantas têm folhas ásperas que servem de pano de fundo para suas flores vistosas.
A verbena anual produz cachos de pequenas flores em forma de estrela nas pontas de caules eretos ou rastejantes com folhagem verde escura. Sua longa temporada de floração, hábito de crescimento baixo e seleções de cores de pêssego a violeta-azulado complementam uma variedade de outras plantas anuais.
As folhas de verbena formam um belo pano de fundo para suas flores vistosas. Elas são ásperas e grosseiras quando se trata de beliscar, tornando-as uma opção popular de planta anual resistente a veados.
A verbena tolera sol forte e secagem entre as regas, mas aprecia água regular para uma melhor floração. A verbena perene, como a ‘Homestead Purple’, é uma boa opção em climas quentes e úmidos. Pode-se podar a verbena se ela ficar longa para rejuvenescer o crescimento.
Nasturtium
Um anual fácil de cultivar produz folhas e flores com sabor picante.
O nasturtium é popular por suas atraentes folhas redondas em verde verdadeiro em caules que sobem ou se arrastam. Ele produz flores tubulares amarelas, laranjas, vermelhas ou creme, às vezes todas na mesma planta. Com uma forma solta e rasteira, o nasturtium se presta a designs informais e naturalistas.
A folha e a flor do nasturtium são comestíveis e têm um sabor picante. Aproveite as folhas e flores jovens (um pouco mais suaves) em saladas e como guarnições. Veados e coelhos não apreciam o sabor picante e ligeiramente amargo.
O nasturtium é um anual fácil de cultivar em locais ensolarados. Ele tolera condições secas e sombra parcial, mas floresce melhor em locais ensolarados com regas regulares.
Cleome
Cleome atrai polinizadores coloridos e faz ótimas flores cortadas.
A cleome possui hastes florais de flores roxas, rosas, rosa e brancas. Hastes altas e eretas sustentam flores delicadas com longos estames (daí o nome comum flor de aranha). Vagens de sementes longas e estreitas surgem após cada florada.
As defesas da planta anual resistente a veados incluem finos pelos que fazem as folhas parecerem pegajosas. Quando esmagadas, as folhas exalam um odor pungente. Alguns caules de cleome até contêm espinhos. Essa tríade torna as plantas desagradáveis para os veados pastarem.
A cleome cresce rapidamente a partir de sementes e se auto-semeia na paisagem. Retire quaisquer voluntários indesejados para evitar que se espalhem para outras áreas do jardim. Remova as vagens de sementes conforme se desenvolvem para reduzir a propagação, ou cubra bem a área na primavera seguinte para reduzir os voluntários. Algumas variedades estéreis, como ‘Senorita Rosalita’, não se auto-semeiam.
As flores coloridas das flores de aranha atraem numerosos polinizadores. Melhor em massa, a cleome cria um visual informal e selvagem do início do verão ao gelo. A cleome também é uma excelente flor cortada.
Lantana
Esta planta pode causar irritação leve na pele quando folhas e sementes são tocadas.
A lantana traz um show de cores para o jardim anual durante toda a estação, com flores de múltiplas cores no mesmo cacho. As cultivares de lantana abrangem paletas de cores que vão de pêssegos claros e rosas a vermelhos brilhantes, laranjas e amarelos.
Alcaloides na lantana têm propriedades medicinais e adstringentes, embora folhas e sementes possam causar irritação leve na pele. As plantas são tóxicas para humanos e animais quando ingeridas. A planta dá sinais de alerta em seus caules levemente espinhosos e folhagem áspera e aromática; os veados raramente danificam as plantas.
A lantana cresce facilmente na paisagem e requer pouca manutenção. Ela prefere regas regulares em solos bem drenados e não prospera quando regada em excesso. A lantana adora sol pleno e não precisa de adubo para florescer durante toda a estação. Você pode até ter sorte em encontrar uma espécie nativa que se perenize em seu jardim.
Calendula
A planta de calêndula é conhecida por suas flores semelhantes a margaridas em camadas múltiplas.
A calêndula tem uma floração longa, com flores de raios brilhantes da primavera ao gelo em climas frios. Em climas mais quentes, plante a calêndula nas temperaturas frescas do outono e primavera (e até mesmo no inverno) para cor sazonal.
As flores de calêndula, semelhantes a margaridas em camadas múltiplas, são geralmente amarelas ou laranjas, com variedades em rosa, branco e bicolor. Finos pelos cobrem os caules, e as folhas são ligeiramente aromáticas e pegajosas – uma chave para a resistência a veados dessa planta anual. As folhas e flores são comestíveis (as flores são uma linda guarnição) se um pouco amargas.
A calêndula é fácil de cultivar sob sol pleno e em solos bem drenados. Elas murcham em altas temperaturas de verão, mas se recuperam (em climas frios) para o outono.
Pentas
As flores fornecem cor vibrante e néctar enquanto raramente são prejudicadas por veados.
As pentas produzem uma profusão de flores em forma de estrela em cachos de vermelho, rosa, lavanda, branco ou todos os anteriores. As pentas vermelhas são a escolha principal dos beija-flores no jardim anual, embora qualquer penta disponível os atraia. A floração continua durante todo o verão até o gelo.
Os veados raramente danificam severamente as pentas. Os caules e a parte inferior das folhas contêm finos pelos.
As pentas são anuais resistentes que suportam verões quentes e úmidos e períodos de seca. Este anual de fácil cuidado traz cor vibrante e néctar doce para a exibição.
Cravos
Os cravos coloridos repelem veados com sua fragrância pungente e textura da folhagem.
As flores pom-pom prolíficas dos cravos em amarelo ensolarado, dourado intenso, branco cremoso e granada contrastam lindamente com sua folhagem verde profunda ou roxa plumosa. Eles florescem de forma confiável durante todo o verão, e sua economia os torna um excelente investimento para um toque de cor no jardim.
Os cravos têm uma fragrância mentolada e picante em suas flores, caules e folhas. O aroma e a textura da folhagem os tornam pouco atraentes para os veados (embora os humanos apreciem suas flores comestíveis).
Os cravos encantam o jardim com sua fragrância, cor alegre e versatilidade como flores frescas e secas