Como gerenciar pragas de jardim no verão de forma orgânica?
De temidos pulgões a lagartas gordas e besouros de batata desagradáveis, o verão traz uma horda de pragas ansiosas para devorar suas safras comestíveis. As mentalidades convencionais visam pulverizar todos os insetos, matando tudo em seu caminho, mas isso muitas vezes pode causar mais mal do que bem.
Se você matar todos os insetos em seu jardim, as pragas nocivas são as primeiras a retornar. Os insetos predadores “bonzinhos” lutam para se recuperar, resultando em um ciclo interminável de aplicações químicas. Por outro lado, jardineiros ecológicos trabalham com a natureza em vez de contra ela.
Acredite ou não, as pragas podem ser mensageiras para informá-lo sobre a saúde de suas safras, solo e todo o ecossistema do seu quintal. Surto de pragas são sinais da natureza de que algo está desequilibrado. Em vez de matar todos os insetos, podemos pensar de uma perspectiva holística para abordar as causas raiz da pressão dos insetos. Produtores ecológicos profissionais usam técnicas de manejo integrado de pragas (MIP) como monitoramento, plantio companheiro e biocontrole (insetos predadores) para manter os “insetos ruins” afastados.
Vamos explorar 17 dicas profissionais para gerenciar pragas de jardim no verão sem produtos químicos tóxicos.
17 Dicas Profissionais para Gerenciar Pragas de Jardim
O clima quente do verão e os longos dias são incríveis para o crescimento das plantas, mas também trazem muitos visitantes indesejados. Os insetos são as principais pragas das safras comestíveis, emergindo da dormência da primavera apenas para devorar todas as suas plantas jovens.
Pulgões, lesmas, traças do repolho, minadores de folhas, percevejos de orelha e lagartas são algumas das pragas mais comuns. Besouros das pulgas, ácaros, lagartas de tomate e besouros de batata são outros grandes atacantes de vegetais de verão. Embora cada praga tenha seu próprio ciclo de vida e alvos de cultivo, existem muitas opções de controle que podem melhorar o gerenciamento geral de pragas em todo o jardim.
Use esses métodos individualmente ou em combinação para menos pragas e colheitas mais abundantes!
Cubra com Tecido de Linha
As plantas jovens prosperam sob o tecido protetor, protegendo-as de pragas.
Melhor Para: Pragas voadoras como besouros das pulgas, besouros de batata, percevejos e pássaros
O tecido de linha é uma das maneiras mais rápidas e fáceis de afastar as pragas. É uma barreira física que não requer produtos químicos. Esse tecido agrícola fino permite a passagem de luz solar e água, mas mantém as pragas voadoras afastadas. É perfeito para “flutuar” sobre plântulas jovens para ajudá-las a se estabelecer sem a pressão de pragas famintas. O tecido também aumenta o calor perto da base do solo para acelerar a germinação e o crescimento em estações mais frias.
Às vezes, as pragas podem ficar presas no tecido, então prefiro usar coberturas de linha apenas nas fases iniciais do crescimento das plantas. É incrível para manter os besouros das pulgas longe de rabanetes, nabo, acelga, rúcula e verduras de brassica bebê. Também pode aliviar o choque de transplante em culturas sensíveis ao frio como abobrinha ou pepinos. No entanto, uma vez que as culturas começam a florescer, você deve levantar a cobertura para permitir que os polinizadores acessem as flores.
A principal desvantagem é que o tecido de linha é sintético. As fibras tecidas geralmente são feitas de poliéster ou polipropileno. No entanto, se você cuidar bem do material, ele pode durar por mais de 5 temporadas. Evite usar grampos de paisagem ou qualquer coisa que possa fazer buracos no tecido. Sacos de areia, pedras lisas ou grampos acolchoados são ótimas opções para fixar as coberturas sem perfurar o material.
Use Óleo de Neem Diluído
Derivado das sementes da árvore de neem, este spray orgânico combate eficazmente pragas de jardim.
Melhor Para: Pragas de corpo mole como pulgões, ácaros, percevejos de folhas, cochonilhas, lagartas e tripes
O óleo de neem é um dos sprays orgânicos mais populares e eficazes contra pragas. Este óleo vem diretamente das sementes fedorentas da árvore de neem (Azadirachta indica), uma árvore perene que cresce em áreas subtropicais e tropicais. O óleo tem uma cor amarela profunda e um odor muito forte que lembra enxofre ou alho. Os ingredientes naturais, como azadiractina e sialina, matam pragas sem prejudicar suas plantas.
Os sprays de óleo de neem são melhores usados para infestações graves. Eles matam rapidamente insetos de corpo mole. É muito importante diluir o óleo de neem em água antes de aplicá-lo, pois o óleo concentrado pode queimar plantas ou pele. As aplicações matinais ou noturnas são ideais porque o sol é menos intenso e os polinizadores não estão tão ativos. Embora esta seja uma opção fácil, existem opções ainda melhores para usar antes de pulverizar suas plantas.
Aproveite o Poder do Biocontrole
Use o controle de pragas da própria natureza com métodos de biocontrole de conservação.
Melhor Para: Controle de longo prazo de todas as pragas
Deixe a natureza fazer o controle de pragas para você! O controle biológico, ou biocontrole, é a ciência e a arte de usar predadores naturais para controlar pragas. Joaninhas comem pulgões, crisopídeos comem ácaros e vespas parasitas atacam lagartas de tomate, mas como podemos atrair esses insetos benéficos para nossos jardins?
O biocontrole clássico envolve a introdução de insetos comprados em lojas em seu jardim. Este método é realmente recomendado apenas para estufas de sistema fechado. Também tem resultados relativamente curtos. Como a maioria de nós está cultivando ao ar livre, o biocontrole de conservação é muito mais confiável.
O biocontrole de conservação envolve a criação de um habitat de longo prazo para que os insetos se estabeleçam em seu jardim por muitas gerações e temporadas futuras. À medida que você constrói um habitat de insetos benéficos, o controle de pragas se torna mais fácil ao longo do tempo.
Pare de Aplicar Pesticidas
Jardins de biocontrole bem-sucedidos prosperam sem pesticidas de amplo espectro.
A regra mais crucial para estabelecer um jardim controlado por biocontrole é: você não pode aplicar pesticidas de amplo espectro! Produtos químicos de amplo espectro matam todos os insetos, incluindo os “bons”. Para que o biocontrole de conservação funcione efetivamente, os insetos devem ser deixados para estabelecer suas populações sem interferência química.
Às vezes, isso causa mais surtos de pragas no início, especialmente se você tiver pulverizado pesticidas no passado. Esses pesticidas se acumulam no ecossistema devido a um fenômeno chamado bioacumulação. Insetos predadores como joaninhas comem milhares de pulgões por dia. Se cada pulgão foi exposto a uma pequena quantidade de pesticidas, você pode imaginar o quanto mais concentrado o produto químico se torna uma vez que está dentro da joaninha.
Você pode precisar empregar técnicas de manejo de pragas não químicas, como cobertura de linha e redes de insetos, para ajudar a aliviar a pressão das pragas enquanto seu jardim se ajusta a um método de biocontrole sem spray.
Plante Áreas de Insetos
Crie áreas de insetos convidativas para sustentar populações benéficas de predadores.
Depois de parar de matar predadores benéficos, você deve atrair mais deles para o jardim. Ninguém quer viver em um lugar sem recursos adequados. Assim como os humanos, os insetos benéficos precisam de um lugar para dormir, comer, beber e criar seus filhotes. Plantar áreas de insetos é a melhor maneira de criar um habitat para predadores.
As áreas de insetos são semi-selvagens e plantadas com uma rica diversidade de flores e vegetação nativa. Não se preocupe; isso não significa que essas áreas devem ser descuidadas! As áreas de insetos podem ser muito bonitas. A chave é evitar a supermanutenção das áreas. Teias de aranha, casulos de crisopídeos e ovos de joaninha precisam de um lugar para se estabelecer com segurança. Muito corte, poda ou perturbação manual pode impedir que esses predadores criem lares geracionais.
Aim for dense plantings of native flowering plants. Predator insects need a combination of nectar, plant matter, and pollen resources. Some of the most effective species include:
- Yarrow
- White alyssum
- Queen Anne’s lace
- Dill
- Fennel
- Borage
- Marigold
- Calendula
- Bee balm
- Sunflowers
- Black-eyed Susan
- Phacelia
- Salvia
- Coneflower
- Milkweed
- Dandelion
- Goldenrod
Ao evitar pesticidas e plantar áreas de insetos, você estará dando os passos mais importantes para receber mais agentes de biocontrole em seu quintal.
Cultive Plantios Diversificados
Aprimore a resiliência do jardim com plantios diversos e variados para o controle de pragas.
Melhor Para: Pragas especializadas como traças do repolho (lagartas do repolho), lagartas de tomate, besouros de batata e percevejos
A pesquisa mostra que plantios diversos são uma das melhores ferramentas de manejo de pragas. Uma diversidade de culturas torna mais difícil para as pragas encontrarem suas plantas hospedeiras e saltarem de uma planta para outra. Às vezes chamado de policultura, um plantio diversificado envolve misturas de muitas culturas diferentes. Em contraste, uma monocultura envolve o cultivo de muitas plantas iguais em um único espaço.
A maioria de nós naturalmente cultiva policulturas em nossos jardins porque queremos desfrutar de uma diversidade de alimentos. No entanto, podemos levar essa estratégia de manejo para o próximo nível incorporando mais diversidade em canteiros individuais e seções do jardim. Melhor ainda, podemos plantar várias variedades de cada cultura para aumentar a diversidade de formas e genéticas de plantas. Lembre-se, biodiversidade significa mais resiliência!
Como a Diversidade Reduz a Pressão de Pragas Especializadas
Pragas especializadas atacam aglomerados de suas plantas hospedeiras preferidas para se alimentar.
Se você está procurando um item específico, é muito mais fácil encontrá-lo em um grupo grande de coisas semelhantes. Por exemplo, encontrar uma bota de caminhada especializada é muito mais fácil em uma loja de equipamentos de camping do que em um supermercado. Além disso, as botas seriam extremamente fáceis de encontrar em uma loja que só vende equipamentos de caminhada ou se especializa em botas de caminhada. Essa analogia explica perfeitamente por que as pragas especializadas são atraídas por aglomerados de plantas hospedeiras.
Pragas especializadas são insetos que atacam especificamente uma determinada família ou espécie de planta. Por exemplo, as lagartas do repolho comem especificamente brassicas (culturas da família do repolho). Da mesma forma, os percevejos atacam especificamente cucurbitáceas (culturas da família da abóbora). Em contraste, pragas generalistas, como pulgões ou ácaros, atacarão uma ampla variedade de plantas diferentes. Pragas generalistas são mais difíceis de controlar porque comerão praticamente qualquer coisa.
Polvilhe Suas Culturas Para Confundir as Pragas Especializadas
Diversifique os plantios para confundir as pragas especializadas e proteger as culturas.
Você pode afastar as pragas especializadas mais facilmente diversificando os plantios. Por exemplo, em vez de plantar um grande canteiro de tomates, você pode espalhar grupos de plantas de tomate em diferentes partes de sua horta. Interromper a concentração de espécies de plantas confunde as pragas.
Leve isso para o próximo nível intercalando canteiros de tomate com pimentões, cravos-da-índia, alfaces e manjericão. Essa estratégia torna difícil para as pragas especializadas encontrar as plantas hospedeiras e saltar de uma planta para outra. As lagartas de tomate (mariposas-halcão na forma adulta) terão dificuldade em encontrar tomates quando estiverem intercalados entre muitas outras plantas.
Recrute um Exército de Galinhas (ou Patos)
Use galinhas para um controle natural e eficaz de pragas em jardins.
Matar pragas manualmente é uma tarefa nojenta e demorada. Por que não contratar alguns amigos emplumados para fazer isso por você? Galinhas ou patos de quintal são alguns dos melhores controladores de pragas disponíveis. Essas aves famintas vão procurar pragas irritantes e ajudar a soltar o solo no processo.
No entanto, é importante manter as galinhas ou patos contidos em áreas específicas. Eles podem arranhar suas hortaliças e destruir verduras como alface ou espinafre. Este método de controle de pragas é melhor usado entre culturas. Em outras palavras, você pode usar galinhas ou patos para limpar uma cultura quando terminar de colhê-la. Seu esterco também fertilizará o solo para a próxima rodada de plantas.
Por exemplo, gosto de soltar galinhas em canteiros expirados de mix de salada. Eles comeram os restos das verduras enquanto removiam lesmas ou lagartas do solo abaixo. Canteiros elevados são úteis porque as galinhas geralmente ficam perto do solo. A cerca elétrica portátil é útil para manter as galinhas longe de suas valiosas culturas em crescimento ativo.
Cultive Verticalmente
Opte por canteiros elevados para afastar pragas que vivem no solo.
Melhor Para: A maioria das culturas de vegetais
Canteiros elevados, recipientes e plantadores verticais são maneiras incríveis de afastar fisicamente as pragas de suas culturas. Muitas pragas que vivem no solo ficam baixas no chão. Essas pragas prosperam quando o solo nativo foi perturbado por aração ou compactação ou se é colonizado por grama e ervas daninhas.
Um canteiro elevado permite cultivar plantas em um ambiente controlado e separado do solo nativo, reduzindo a pressão das pragas. Recipientes e plantadores verticais são ainda mais eficazes, pois as pragas terrestres têm dificuldade em alcançar as plantas.