Jardinagem: Dicas para Facilitar o Trabalho
Cuidar de um jardim pode ser bastante trabalhoso! Por isso, dicas e truques que economizam tempo e esforço são indispensáveis. Por que trabalhar o dobro se você pode realizar a mesma tarefa com menos esforço?
Criação de Caminhos
A criação de caminhos é uma atividade que pode ser incrivelmente difícil ou tão fácil quanto um pedaço de bolo. Você pode instalar tijolos, pavimentos e concreto, ou simplesmente espalhar lascas de madeira e dar por encerrado. Existem inúmeras opções para a criação de caminhos, e muitas funcionam bem em diversos estilos de jardim.
Materiais Naturais para um Visual Natural
Materiais naturais e orgânicos se adaptam bem a um visual natural; madeira, cobertura morta e plantas de cobertura são excelentes para jardins de estilo florestal, cottage e praianos. Concreto, pavimentos e pedras são mais formais; eles funcionam bem em quintais com muitas estruturas e pavimentação.
Combinação de Estilos
Você também pode optar por misturar diferentes estilos para uma apresentação única! Talvez você queira um caminho formal para contornar um quintal arborizado. Ou, quem sabe, prefira um caminho curvilíneo e natural para adicionar formas orgânicas a um espaço linear com cercas quadradas e linhas perfeitas. Não importa o que você tenha em mente, esses 15 estilos de caminhos de jardim DIY oferecem uma infinidade de opções para você escolher.
Palha
GardenStraw Mini 0.5 cu. ft.
Iniciador de Compostagem
EM-1 Compost Starter, Concentrado
Canteiro Elevado Birdies
15″ Short Birdies Large Modular Raised Bed
Compostagem Contínua
Esse método natural transforma resíduos de jardim em um valioso melhorador de solo.
Esse método revolucionário permite que você recicle seus resíduos onde você anda! Em vez de fazer uma pilha de compostagem no quintal, você pode empilhar aparas de jardim, ervas daninhas e resíduos ricos em carbono onde gostaria de adicionar novos caminhos de jardim DIY.
Ideal para Quintais com Muitos Resíduos
A compostagem contínua é perfeita para quintais com muitos resíduos, como aparas de grama, folhas de outono e cortes de plantas. Você pode adicionar continuamente os detritos aos caminhos, cobri-los com palha, folhas ou lascas, e deixá-los se decompor no local. Evite usar restos de cozinha ou outros resíduos com cheiro forte para manter os aromas desagradáveis afastados.
Benefícios Próximos a Canteiros Elevados
A compostagem contínua funciona bem perto de canteiros elevados ou enterrados; os materiais em decomposição liberam nutrientes e microrganismos nos solos ao redor. Use uma camada seca por cima, como palha ou lascas de madeira, para que seja fácil caminhar por cima. Você não quer pisar em folhas molhadas e esponjosas!
Lascas de Madeira
Reabastecer regularmente as lascas de madeira mantém sua área externa vibrante.
As lascas de madeira são baratas e fáceis de espalhar como um caminho de jardim DIY! Elas cobrem o solo para proteger as raízes das plantas e isolar microrganismos delicados. Muitas cidades oferecem doações gratuitas de lascas, onde arboristas e empresas de paisagismo entregam cargas gratuitas. Consulte o site da sua cidade ou município para ver se eles têm um programa econômico.
Benefícios para o Jardim
As lascas são acessíveis e benéficas para o jardim, sendo ideais para preencher novos caminhos e revitalizar os antigos. Elas duram muitos meses antes de se decompor completamente, e quando isso acontece, adicionam nutrientes benéficos, estrutura e microrganismos ao solo.
Rejuvenescimento Anual
Você precisará revitalizar seus caminhos de lascas uma vez por ano. O outono ou a primavera são boas estações para isso. Basta adicionar uma nova camada de duas a três polegadas sobre a antiga.
Folhas de Outono
Folhas de árvores próximas são uma ótima cobertura morta gratuita para todos.
À medida que o verão termina e o outono começa, as folhas mudam de cor e caem de árvores e arbustos decíduos. Essas folhas caídas são ideais para fazer caminhos. Elas são um material orgânico, e são gratuitas e abundantes!
Benefícios para a Vida Selvagem Local
As folhas de outono também são benéficas para a vida selvagem local. Insetos benéficos, como polinizadores e predadores, hibernam na camada de folhas. Adultos, pupas e larvas podem hibernar; tudo depende do tipo de inseto e seu ciclo de vida. Oferecer bastante camada de folhas ajuda-os a criar lares aconchegantes para os meses frios de inverno.
Outras Folhas para Caminhos
Outras folhas, como agulhas de pinheiro e abeto, também são ideais para serem colocadas em caminhos. Use o que você tiver disponível ou pergunte aos seus vizinhos se eles têm folhas extras que não se importam em compartilhar.
Vigas e Troncos de Madeira
Troncos e vigas robustos conferem um charme rústico natural.
Assim como lascas de madeira, vigas e troncos são excelentes materiais para criar caminhos e passagens de jardim DIY. Você pode cortar troncos grandes em pedaços finos e circulares, ou colocar vigas de madeira retas em um padrão formal. Use madeira de árvores do seu quintal ou encontre uma loja econômica perto de você.
Melhores Tipos de Madeira
A melhor madeira para projetos externos é resistente à decomposição. Busque espécies duradouras como cedro, abeto de Douglas e catalpa. Teak, nozes e castanhas são outras ótimas opções.
Proteção com Revestimento
Use um produto de coloração amigável ao jardim para manchar a madeira e aumentar sua durabilidade. O revestimento protetor evita que a umidade e os insetos desgastem as tábuas e troncos.
Mulch Vivo
Escolha o tomilho rasteiro para locais ensolarados que são frequentemente pisados.
Jardinheiros com dedos verdes devem considerar plantar coberturas de solo! Algumas plantas duráveis toleram o tráfego de pessoas, tornando-as ideais para preencher passagens. Existem muitas opções vigorosas para áreas com sol, sombra ou luz solar filtrada.
Plantas Ideais para Sol
O tomilho rasteiro, a hortelã corsa e o trevo se destacam em áreas com sol pleno. Eles são macios e perfeitos para caminhar, e são duráveis o suficiente para tolerar o tráfego regular. Outras, como a estrela azul rasteira, são ideais na sombra.
Manutenção das Coberturas de Solo
Algumas coberturas exigem corte para se manterem baixas, enquanto outras crescem naturalmente em baixa altura. Escolha especificações de baixo crescimento se você preferir não cortar o gramado com frequência durante a estação de crescimento.
Pedras de Passo
Pedras de ardósia trazem um charme rústico com texturas naturais e irregulares.
As pedras de passo são ótimas para criar áreas firmes para caminhar, mantendo um visual natural no jardim. A ardósia é um material que você pode usar que é relativamente acessível, embora existam dezenas de outros para escolher.
Estilos de Pedras
Use pedras irregulares para um estilo natural; use quadradas perfeitas para um estilo formal. Areia, folhelho e calcário são semelhantes à ardósia e funcionam bem em caminhos e passagens.
Preenchendo os Espaços
Como essas peças de pedra são irregulares, elas não se alinharão perfeitamente para formar passagens sozinhas. Elas requerem outros materiais, como cobertura morta, cascalho ou coberturas de solo, para preencher os espaços entre elas.
Pedras e Musgo
Escolha musgo escocês ou irlandês para locais ensolarados que precisam.
Musgo é um excelente material semelhante a plantas para plantar entre as pedras de passo em locais sombreados. Ele prospera durante os meses frescos da primavera e do outono, embora permaneça no lugar e cubra o solo durante o verão. O musgo seca e permanece dormente quando está quente, e volta a viver após a chuva e o retorno das temperaturas frescas.
Alternativas para Locais Ensolarados
O musgo não é uma boa escolha para locais ensolarados, pois precisa de sombra parcial ou total para prosperar. Considere musgos escocês ou irlandês em vez de musgos verdadeiros para jardins ensolarados. Eles são plantas semelhantes a musgo com pequenas folhas verde-claras ou verdes.
Transplantando Musgo
Você pode transplantar pedaços de musgo e deixar que se espalhem, ou fazer um “milkshake” de musgo e espalhá-lo por toda a área. Pegue alguns musgos e coloque-os em um liquidificador com duas xícaras de leite, iogurte, cerveja ou água de batata. Bata bem e depois espalhe o “milkshake” entre as pedras.
Pedras e Grama
Transplante pedaços de grama entre as pedras para um caminho de jardim DIY sem costura.
Em locais ensolarados, você pode fazer gramas crescerem entre as pedras de passo. Semeie sementes nas áreas de solo nu, ou corte grama em rolos em pedaços e transplante-os. Mantenha o local úmido enquanto se estabelecem e espere para cortar até que haja bastante crescimento novo.
Manutenção da Grama
Mantenha a grama entre as peças da passagem cortando regularmente quando você cortar o restante do seu gramado. Você precisará usar o cortador uma vez por semana ou a cada duas semanas, dependendo de quão rápido sua grama cresce.
Usando um Cortador de Linha
Você também pode usar um cortador de linha para manter a grama entre as pedras. Um cortador de linha permite mais precisão durante o processo de corte.
Pavimentos
Crie linhas limpas com peças de pedra simples e duráveis ao ar livre.
Assim como as pedras de ardósia, os pavimentos são peças de pedra dura perfeitas para fazer um caminho. Eles são padronizados e produzidos em massa, o que significa que não têm as formas irregulares e orgânicas das pedras naturais. Embora não funcionem bem em plantações naturais, são perfeitos para designs lineares e geométricos.
Formando Caminhos
Alinhe um caminho reto com pavimentos quadrados, ou incline-os levemente para formar uma trilha curva. Não importa o que você queira criar, os pavimentos são excelentes, baratos e duráveis; são ideais para ambientes externos. Use-os em massa por todo o seu espaço ou coloque-os em um local específico onde uma estrutura formal seria benéfica.
Fazendo Seus Próprios Pavimentos
Você também pode fazer pavimentos você mesmo! Sacos de concreto comprados em loja são perfeitos para a colocação de pavimentos. Embora o processo exija algum trabalho e pesquisa, fazer pavimentos você mesmo é uma alternativa econômica a comprar dezenas deles e ter que transportá-los para casa.
Grama Cortada
Deixe seu gramado se transformar em um prado com apenas um corte.
Se você ama seu gramado, pode transformar parte dele em uma paisagem semelhante a um prado com caminhos cortados. Basta cortar onde você gostaria de um caminho e não cortar onde você não quer andar.
Um Efeito Deslumbrante
O efeito é deslumbrante; as cabeças das sementes dançam ao vento durante o verão, e você poderá caminhar pela área como se estivesse em uma pradaria!
Preparação para o Inverno
Quando o outono chegar, faça um último corte dos caminhos e deixe os outros espaços hibernarem como estão. Sementes e rizomas brotarão no próximo ano na primavera, recriando uma paisagem semelhante a um prado para o novo ano.
Concreto
Crie passos funcionais e estilosos com concreto que dure décadas.
O concreto dura muito tempo, muitas vezes mais de dez anos! É perfeito para criar peças quadradas, ovais ou circulares para caminhar. Encontre peças de concreto pré-fabricadas em lojas de pedras ou de melhorias para o lar. Você também pode fazer as peças grandes você mesmo se estiver familiarizado com o concreto.
Importância da Mistura e Configuração
Como a mistura e a configuração adequadas do concreto são importantes para sua longevidade, você vai querer garantir que faça isso certo na primeira vez. Contrate uma empresa profissional de paisagismo se não tiver certeza e puder pagar. Caso contrário, teste a colocação do concreto em uma pequena área antes de fazê-lo em todo o quintal. Peça ajuda a um amigo habilidoso se você conhecer alguém!
Cascalho
Perfeito para locais encharcados, o cascalho melhora a drenagem e a estabilidade.
O cascalho vem em muitas formas e tamanhos. É durável e econômico! Encontre-o amplamente disponível em lojas de paisagismo e de melhorias para o lar.
Ideal para Solos Encharcados
O cascalho é ideal para áreas com solo encharcado ou água parada. Ele pode ajudar a elevar a superfície do solo para auxiliar na drenagem, permitindo que os caminhos se desenrolem por locais encharcados sem problemas. Com o tempo, as pedras afundarão no solo, e você precisará reaplicar mais para manter a drenagem adequada.
Cascalho de Ervilha
O cascalho de ervilha contém pedras de tamanho uniforme; é um dos melhores tamanhos para projetos de jardim. Coloque camadas grossas do material onde você gostaria de ter caminhos livres de ervas daninhas e plantas.
Bordas
Bordas mantêm pequenos materiais organizados, evitando derramamentos.
Como o cascalho é pequeno em comparação com pedras grandes, alguns materiais de borda ajudarão a mantê-los no lugar. Tipos de bordas metálicas, plásticas, de borracha e de madeira estão disponíveis. O metal é durável, resistente e uma solução mais permanente do que plástico, madeira ou borracha.
Instalação de Bordas
Coloque a borda cavando-a no chão, enterrando uma parte sob o solo. Isso irá travar o metal no lugar para que ele segure o que você colocar dentro. Após enterrar a borda paisagística, preencha o interior com cascalho de ervilha, lascas de madeira ou pedras.
Tijolo
Coloque tijolos em padrões criativos para um recurso distinto e duradouro.
Em vez de cascalho ou lascas, você pode criar um padrão intrincado com tijolos vermelhos dentro da borda! Os tijolos vermelhos são fáceis de dispor, embora não sejam baratos. Eles são feitos de argila e duram muitos anos sem se desgastar.
Padrões de Tijolos
Crie designs em cruz, diagonais ou xadrez. Existem infinitas maneiras de dispor os tijolos! Um truque útil é criar uma linha reta ao longo da borda com os tijolos, e então fazer o padrão dentro das linhas.
Combinações com Outros Materiais
Você também pode combinar tijolos com pavimentos, pedras de ardósia ou lajes de concreto para criar designs multicoloridos. Use um material como areia para pavimentos ou argamassa entre os tijolos e pedras para mantê-los juntos após a colocação.
Caminho de Mosaico
Invista em um mosaico para um ponto focal durável e artístico.
Assim como os tijolos, os designs de mosaico não são baratos! Embora sejam caros e complicados de criar, são duradouros e adicionam valor artístico ao seu espaço de jardim. Os mosaicos envolvem a colocação de pedras pintadas, peças de cerâmica ou outros materiais duráveis com concreto para mantê-los juntos.
Contratando um Profissional
Profissionais de mosaico são famosos por seus designs intrincados e detalhados. Faça um você mesmo com seu próprio estilo único, ou encontre um artista local de mosaico para contratar para o trabalho.