13 Maneiras de Usar Seus Recortes de Grama no Jardim

Você está visualizando atualmente 13 Maneiras de Usar Seus Recortes de Grama no Jardim

Grama: Um Subproduto Versátil e Nutritivo para o Jardim

A grama é apenas um subproduto do cuidado com o jardim e da poda do gramado, certo? Pense novamente! As aparas de grama são um subproduto versátil e nutritivo que pode ser utilizado de várias maneiras no jardim. Aqui estão alguns motivos para reutilizar suas aparas de grama. Elas irão:

  • Suprimir ervas daninhas
  • Fertilizar vegetais e flores
  • Melhorar o solo ao longo do tempo
  • Atrair minhocas
  • Promover a atividade microbiana
  • Ajudar a manter a temperatura e a umidade do solo
  • Proteger sistemas radiculares
  • Economizar dinheiro com fertilizantes e sacos de aparas de grama
  • Economizar tempo e energia
  • Reduzir o desperdício!

Vamos aprender sobre 13 maneiras únicas de usar aparas de grama no jardim.

Encha Seus Canteiros Elevados

Uma das maneiras mais econômicas e ecológicas de usar aparas de grama é adicioná-las a canteiros elevados recém-construídos no outono. Camadas de troncos em decomposição, galhos, bandejas de microverdes usados e detritos de jardim não doentes. A matéria orgânica se decomporá durante o inverno. Misture esterco envelhecido, composto, terra vegetal, mistura para iniciar sementes ou uma combinação desses itens na primavera.

Além de encher grandes canteiros elevados sem gastar muito, esse método de Hügelkultur também oferece uma maneira econômica de reutilizar detritos do seu jardim. Camadas de vários materiais em canteiros elevados constroem um ótimo solo e melhoram a drenagem do solo, então, no geral, é um ganha-ganha.

Dica profissional: Para evitar o assentamento ao redor das suas plantas, coloque grandes troncos em cada canto, preencha as rachaduras e fendas com composto ou solo, depois molhe tudo. Continue adicionando material verde do jardim, depois sua mistura escolhida para iniciar sementes ou solo para vasos. À medida que o conteúdo se decompõe e o solo afunda, pode ser necessário adicionar uma polegada no topo.

Mulch

As aparas de grama são apenas um dos vários tipos de mulch disponíveis para jardineiros domésticos. Adicione-as ao redor de canteiros de jardim e árvores, em caminhos ou canteiros recém-abertos para prevenir a germinação de ervas daninhas e evitar o superaquecimento do solo no auge do verão. Os resíduos de grama em decomposição atrairão minhocas e outros insetos decompositores, e à medida que se decompõem, adicionarão nutrientes ao solo. Esses nutrientes estarão disponíveis para seus jardins de vegetais e flores próximos.

Adicione à Sua Fazenda de Minhocas

Como mencionado, as aparas de grama fornecem uma ótima fonte de proteína, nitrogênio, fósforo e potássio ao solo, juntamente com minerais como cobre, magnésio e sódio. Adicione seletivamente e equilibre com materiais marrons para evitar a decomposição anaeróbica (fedorenta e com baixo oxigênio).

Dica profissional: As minhocas acharão a grama mais atraente se ela estiver secando por alguns dias.

Mulch Seus Jardins de Vegetais

Espalhe resíduos frescos do cortador de grama ao redor de vegetais recém-transplantados para reduzir a pressão das ervas daninhas, proteger sistemas radiculares vulneráveis e ajudar o solo a manter bons níveis de umidade. Além disso, à medida que se decompõem, os níveis de biomassa e matéria orgânica do solo aumentarão, e os nutrientes estarão disponíveis para as culturas em crescimento.

O cheiro pode até mesmo afastar algumas pragas como um bônus!

Adicione ao Composto

As aparas de grama se decompõem rapidamente e adicionam o nitrogênio necessário à sua pilha de composto. Equilibrar materiais marrons e verdes evitará que sua pilha se torne fedorenta e muito densa.

Uma pilha de composto quente deve conter uma proporção de 2:1 ou 3:1 de marrons para verdes. Marrons são materiais secos como palha, papel e papelão; verdes como aparas de jardim, esterco e restos de vegetais são frescos. O nitrogênio das aparas de grama aquecerá sua pilha de composto a temperaturas que permitem a decomposição e convidam micro-organismos amigáveis.

Vire sua pilha frequentemente, verifique regularmente a temperatura e adicione água. Quando feito corretamente, todo o conteúdo deve se transformar em composto profundo e rico em apenas algumas semanas!

Deixe no Lugar Após a Poda

Em vez de ensacar suas aparas de grama após a poda, remova o saco do cortador e deixe os resíduos caírem no lugar. À medida que se decompõem, os nutrientes serão liberados, servindo como fertilizante para o seu gramado. As aparas de grama em decomposição podem fornecer até 25% dos nutrientes que seu gramado precisa.

Esse método economiza dinheiro com fertilizantes, sacos de grama e suas costas, levantando os sacos pesados, e economiza tempo e esforço. Use um cortador de grama simples ou anexe um plugue de mulch ao seu cortador elétrico para obter os melhores resultados.

O Missouri proibiu aparas de grama e folhas de irem para seus aterros sanitários em 1992, incentivando seus cidadãos a deixá-las no lugar e explicando os benefícios oferecidos. Seu programa estadual é chamado “Don’t Bag It” e ainda está em vigor hoje.

Mulch para Plantas de Interior

Embora possa parecer estranho, você pode usar aparas de grama para cobrir plantas de interior da mesma forma que faz com canteiros de jardim ao ar livre. Jogue um punhado em cada vaso para cobrir a superfície antes de regar para manter a umidade.

As aparas de grama se decomporão e fornecerão nutrientes para suas plantas. Observe como elas se saem com as aparas em comparação com sua alimentação usual de plantas de interior e ajuste conforme necessário.

Dica profissional: Adicione “mulch para plantas de interior” à sua lista de tarefas antes de sair de férias para garantir que elas não sequem na sua ausência.

Faça um Fertilizante Líquido

Se você acha que a visão de grama sobre suas plantas de interior não combina com a estética da sua casa, mergulhe-as em água por várias semanas e faça um concentrado de fertilizante líquido.

  • Encha um balde cerca de ⅔ com aparas.
  • Cubra-as quase totalmente com água.
  • Tampe o balde e armazene em um celeiro ou porão, longe da luz solar direta e do calor extremo.
  • Misture diariamente por duas semanas.
  • Use dentro de um a dois dias, misturando a solução com água na proporção de 1:10.

Dica profissional: Adicione um pouco de confrei antes de deixar em infusão e vermicomposto antes da aplicação para um impulso nutritivo.

Faça um Corante Natural

O verde é a cor mais desafiadora de criar ao tingir tecidos você mesmo, mas você pode consegui-lo misturando vários marrons e amarelos e com um pouco de tentativa e erro. As aparas de grama são uma maneira gratuita de experimentar a criação de corante de tecido fresco do jardim.

Encha uma panela com aparas e mergulhe-as em água durante a noite. Leve a água para ferver, depois cozinhe em fogo baixo por mais de uma hora até que a água fique com uma tonalidade amarelo-esverdeada. Coe a grama e descarte. Adicione um mordente para que o corante adira ao seu tecido. Mordentes podem ser ferro, estanho ou uma forma de alumínio.

Alimente o Gado

A grama recém-cortada é um suplemento altamente nutritivo para a dieta do gado, especialmente ovelhas. Um estudo da Colorado State University Cooperative Extension concluiu que as aparas de grama “podem ser utilizadas de maneira eficaz e segura como fontes de alimentação baratas e renováveis”. Após cerca de meio dia, a grama começará a fermentar e não será mais segura para eles comerem.

Não é recomendado alimentar o gado com grama tratada quimicamente.

Use Como Cama para Animais Pequenos

Depois de oferecer um lanche de aparas frescas para seus coelhos, ratos e porquinhos-da-índia, seque-as por alguns dias e depois use-as como cama para renovar suas gaiolas. Considere também usá-las para renovar o galinheiro. Use-as em pequenas quantidades porque muito pode ter efeitos negativos. A grama é rica em açúcar, o que pode causar danos corporais se pequenos animais comerem demais.

Dica profissional: Pique os resíduos em pedaços pequenos para evitar compactação no papo das galinhas ou riscos de asfixia para pequenos animais.

Compartilhe com Jardins Comunitários

Se você não puder reutilizar todas as suas aparas de grama, poste-as online para jardins comunitários e clubes de jardinagem. Eles provavelmente apreciarão a emenda de jardim gratuita e o mulch.

Dica profissional: Divulgue qualquer herbicida e pesticida usado antes de compartilhar ou evite pulverizar.

Leve a um Centro de Reciclagem Local

Ensacar aparas de grama e transportá-las para um centro de reciclagem é sempre uma opção. Entre em contato com os municípios da sua área para garantir que você compre sacos aprovados antes de ensacar suas aparas. Algumas cidades distribuem sacos gratuitamente, então ligue e pergunte! Depois, transporte-as para um centro de reciclagem ou ligue para uma coleta local.

Perguntas Frequentes

As aparas de grama podem introduzir ervas daninhas no meu jardim?

Sim, este é um dos problemas de reutilizar aparas de grama nos jardins. Se você tem alta pressão de ervas daninhas e deseja evitar isso, composte as aparas de grama primeiro. Em seguida, use o mulch ao redor de vegetais, canteiros de jardim, árvores e arbustos.

As aparas de grama são nutritivas?

Sim, a grama contém vitaminas A, B e D, ácido fólico, minerais como magnésio, cobre, manganês, sódio, zinco, proteína e carboidratos. Os nutrientes se tornam disponíveis à medida que a grama se decompõe. Quanto mais curta e jovem a grama, maior o teor de nutrientes.