13 Ideias de Design de Jardim em Canteiros Elevados

No momento, você está visualizando 13 Ideias de Design de Jardim em Canteiros Elevados

Caixa de Canteiro Elevada: Uma Nova Tendência para Jardins

Já não é mais uma caixa feia e utilitária escondida atrás da garagem, a cama elevada conquistou um local de destaque no jardim contemporâneo. Construídas com madeira, metal, pedra, tijolo e uma ampla gama de materiais reaproveitados, elas podem se adequar à escala e estética de nossas paisagens únicas. E isso criou uma maravilhosa oportunidade para todos nós melhorarmos nossos jogos de jardinagem.

Este estilo de canteiro de jardim fornece uma maneira de zonear o quintal de forma limpa e atraente. Eles criam variações de altura e introduzem geometria em uma área que de outra forma poderia carecer de estrutura. Eles fornecem cor, textura e interesse visual, permitindo-nos controlar o conteúdo do solo, a drenagem e a prevenção de pragas.

Ainda proporcionam fácil acesso elevado às plantas de pimentão e tomate? Claro! Mas podem ser muito mais. As possibilidades de design são limitadas apenas pela sua imaginação. Continue lendo para 13 ideias que ajudarão a estimular sua criatividade.

Potager: Um Jardim Funcional e Esteticamente Agradável

Derivado da frase “para a panela de sopa”, a palavra potager passou a incluir quase tudo o que você pode encontrar em uma mesa. Também chamado de jardim de cozinha, este design é mais do que apenas uma fileira de vegetais ou algumas gaiolas de tomate. Ele mistura ervas, vegetais, anuais e perenes de jardim de corte em uma mistura tumultuada que não segue regras.

Localize seu canteiro de jardim o mais perto possível da porta dos fundos. Pense nele como seu recurso para acentos decorativos e comestíveis para refeições. Inclua um treliça ou obelisco para ervilhas e pepinos. Preencha as lacunas com zínia, salvia e susana-de-olhos-pretos – plantas que podem ser cortadas várias vezes para uma exibição contínua. Inclua algumas calêndulas e capuchinhas para afastar pragas.

Cerca o perímetro do jardim com uma cerca de arame de galinha se estiver preocupado com coelhos ou veados. Inclua uma fonte de água para os pássaros e abelhas. Marque suas plantas com etiquetas de sementes caseiras e coloque algumas peças de arte em metal na mistura se for do seu estilo. Tudo é permitido em um jardim potager, então divirta-se com ele.

Acessível: Atenda às Necessidades de Acessibilidade para Canteiros de Jardim Elevados

Canteiros elevados permitem que jardineiros com limitações físicas e problemas de mobilidade continuem cavando e cultivando por anos além dos canteiros tradicionais no solo. Quando dobrar e ajoelhar se tornam dolorosos ou não são mais uma opção, esses canteiros podem atender os jardineiros em terrenos mais altos, onde estão mais confortáveis.

Para criar um jardim acessível, pense primeiro sobre a locomoção. Você precisa de uma superfície dura e um pouco mais de largura entre os canteiros para acomodar uma cadeira de rodas ou andador? Quer que seus canteiros estejam o mais perto possível da casa? Precisa de bancos para descansar ou sentar?

Em seguida, considere a altura e a profundidade do seu canteiro. Um jardineiro que usa cadeira de rodas deve ser capaz de acessar a parte de trás do canteiro sem esforço da cadeira. A ADA recomenda uma altura de 28 polegadas e uma profundidade de no máximo 24 polegadas se acessado apenas de um lado. Canteiros elevados no estilo de mesa ou canteiros com espaço livre em quatro lados podem ter até 48 polegadas de largura.

Para aqueles que podem ficar em pé, mas acham difícil se curvar, a ADA recomenda uma altura do canteiro entre 28 e 34 polegadas e uma profundidade entre 12 e 24 polegadas. Para facilitar a rega, instale irrigação por gotejamento ou uma mangueira porosa que possa ser ligada e desligada perto dos canteiros.

Corte: Selecione uma Variedade de Plantas com Base em Cor e Textura para uma Estética Equilibrada

Imagine passear de forma caprichosa pelo jardim cinco minutos antes de uma festa, cortando flores frescas para um arranjo de mesa misto que certamente impressionará seus convidados. Com um bom planejamento e seleção de plantas, seus sonhos de jardim de corte podem se tornar realidade em um canteiro de jardim elevado.

Comece com um material de canteiro que se adeque à estética do seu quintal. Canteiros de metal ondulado oferecem textura, cor e durabilidade, enquanto a madeira tem uma sensação tradicional e rústica de fazenda. Coloque seus canteiros onde recebam pelo menos seis horas de sol por dia, drenem rapidamente e possam ser regados facilmente.

Selecione plantas com base em cor, textura e estatura. Você vai querer algumas flores grandes e vistosas como girassol, papoula e ranúnculo, mas também deve incluir companheiros de flores finas e suportivas como verbena, estátice e botão de solteiro. Trabalhe com alguns favoritos espinhosos e eretos como snapdragon, lupino e salvia para um pouco de drama.

Pense também na folhagem. Folhas de peônia, cinerária, eucalipto e até ervas como manjericão e alecrim fornecem uma base de folhagem verde. Elas também ficam ótimas em um buquê. Instale plantas mais altas no meio dos seus canteiros e vá diminuindo até suas flores anuais ou perenes mais baixas.

Reciclado: Itens do Dia a Dia Podem ser Reaproveitados em Jardins

Nenhum jardim é exatamente igual. Seu processo criativo único e seu gosto pessoal podem e devem afetar o design geral da sua propriedade. Se você é um jardineiro que abraça um pouco de kitsch e gosta de dar nova vida a materiais antigos, considere um recipiente reciclado para o seu canteiro de jardim.

Recipientes de ração, gavetas de cômoda, banheiras, paletes de transporte, blocos de concreto, pneus velhos, unidades de prateleiras e tanques de estoque podem ser transformados em canteiros elevados se você sentir vontade. Nas mãos certas e no jardim certo, essas coisas podem emprestar capricho, charme e originalidade à paisagem.

Verifique se um recipiente em potencial tem drenagem adequada antes de enchê-lo com solo e plantas. E certifique-se de que não represente um risco de toxicidade. Você não quer que selantes químicos ou tinta antiga vazem para o solo onde frutas, ervas ou vegetais estão crescendo.

Quatro Estações: Plante uma Diversidade de Flores para Desfrutar da Beleza o Ano Todo

Se você mora em uma região do mundo com quatro estações distintas e seu canteiro de jardim elevado pode ser apreciado de dentro de casa, considere enchê-lo com plantas que ofereçam interesse visual o máximo possível durante o ano. Se fizer suas seleções de plantas com o tempo de floração em mente, você sempre terá algo bonito para admirar.

Para a beleza da primavera, plante crocus, narcisos e tulipas. Eles vão brotar e se abrir nessa ordem, oferecendo uma explosão de cor muito necessária para encantar seus sentidos após o longo e cinzento inverno. Em regiões mais quentes, plante violetas, amor-perfeito perene e flox para seguir, e queridinhas do início do verão como íris, lírio, catmint e margarida para surgir em seguida.

Inclua echinacea, coreopsis e aster para um interesse tardio no verão. Gramíneas ornamentais, aquilégia e crisântemos o levarão até o outono com tons quentes e outonais. Para manter seu canteiro de jardim atraente durante todo o inverno, deixe hortênsias e gramíneas ornamentais no lugar até a primavera. Suas flores resistentes vão coletar a neve lindamente e atrair pássaros de clima frio.

Divida seu canteiro de jardim em seções de um pé quadrado usando barbante e pregos

Como o nome sugere, um jardim de um pé quadrado utiliza geometria e divisão simples para manter as coisas organizadas e devidamente espaçadas. Este design de jardim funciona particularmente bem em um canteiro elevado, que já é simétrico e fácil de dividir. Este design permite que os jardineiros maximizem seu espaço disponível sem recorrer a fileiras chatas e antigas.

Usando barbante e pregos, ripas de madeira ou algum tipo de grade, divida sua área em seções que equivalem aproximadamente a um pé quadrado e preencha-as com solo de alta qualidade. Antes de começar, observe o tamanho de cada planta quando madura ao escolher ervas, vegetais ou flores para incluir.

Como guia aproximado, planeje para cada seção da grade incluir uma planta extra grande, quatro plantas grandes, nove plantas médias ou 16 plantas pequenas. Faça ajustes conforme necessário, dependendo das sugestões de espaçamento de cada planta em particular. Fique à vontade para flexibilizar as regras e instalá-las um pouco mais próximas se a circulação de ar for boa, e você planeja manter as plantas podadas e desbastadas.

Habitat para Pássaros: Projete um Habitat para Aves no Quintal com Canteiros Estruturados

Enquanto alguns jardineiros gastam dinheiro tentando manter os pássaros longe de suas plantas, outros querem recebê-los no quintal e mantê-los voltando. Se isso soa como você, considere construir um jardim elevado amigável para pássaros.

Abrigo, comida e água são as principais prioridades para projetar um habitat para pássaros no quintal. Criar um em um canteiro de jardim permite que você construa lados estruturados e uma viga horizontal onde comedouros e casas de pássaros podem ser pendurados para atender às preferências de diversas espécies. Inclua pinos e nichos embutidos para oferecer lugares para seus amigos migratórios descansarem e fazerem ninhos.

As seleções de plantas devem ser nativas da sua região e bastante desimpedidas. Sementes caídas de comedouros suspensos vão brotar aleatoriamente em seus canteiros, então aceite essas plantas voluntárias como parte da mistura. Misture girassóis, plantas de bagas, sumagre, gramíneas selvagens, echinacea e zínia juntos em uma exibição natural. Inclua pequenos azevinhos ou buxinhos para fornecer abrigo para pássaros que passam o inverno.

Debaixo dessas fontes de alimento, coloque um bebedouro elevado ou uma bandeja de jardim elevada na mistura de plantas e mantenha-a cheia de água fresca. Cubra com materiais de ninho como palha, galhos e barbante.

Thriller, Filler, Spiller: Escolha uma Planta Central para Cor e Altura em Negrito

Os princípios da jardinagem em recipientes podem ser aplicados a canteiros elevados com a mesma exuberância e resultado atraente. Deixe o tamanho, aparência e localização do seu canteiro determinar quais plantas incluir e que tipo de escala alcançar.

Comece com uma planta central grande que tenha cor brilhante e interesse vertical duradouro. Agave, planta de banana, lírio canna, mandevilla, hortênsia e rosas arbustivas fariam o truque muito bem, mas seu esquema de cores e preferências devem ser o guia aqui. Em canteiros maiores, você pode precisar de mais de um thriller para manter as coisas equilibradas.

Em seguida, preencha com plantas arbustivas, arredondadas ou densamente arranjadas. Catmint, aquilégia, lantana, sálvia, guara e até ervas como erva-doce e endro podem ocupar espaço e cobrir o solo enquanto apoiam plantas thriller com ótima textura e estilo.

Finalmente, na periferia, instale plantas que vão derramar sobre os lados e cair para baixo para suavizar as paredes exteriores. Deixe alyssum, calibrachoa, flox e gerânio-hera trabalharem juntos em uma cascata caótica. Vinha de batata-doce e plantas de alcaçuz mantêm as coisas simples.

Recursos de Água: Canteiros Elevados de Água

Lagos de canteiros elevados devem ter cerca de 16 polegadas de altura e menos de 4 pés de largura.

Quando um lago afundado ou uma cascata rolante não é uma opção, um canteiro elevado pode ser transformado em um maravilhoso recurso de água no quintal. A altura elevada facilita a contenção de uma banheira sem escavar o solo e também desencoraja a entrada acidental de crianças pequenas e animais. Também permite armazenamento fácil e fora de vista para bombas, filtros e materiais de tratamento de água.

Os canteiros devem ter cerca de 16 polegadas de altura e menos de quatro pés de largura para permitir fácil acesso. Escolha uma banheira ou forro de lago que ocupe parte, mas não toda a área quadrada, deixando espaço para o solo. Instale seu canteiro onde terá acesso a uma tomada GFI e também a uma fonte de água direta. Preencha ao redor do forro do lago com solo e composto como faria com um novo canteiro elevado.

Considere sua localização, exposição ao sol e estética desejada ao escolher plantas para o seu lago de canteiro elevado. Nenúfares, flores de lótus, íris azuis e flores de mosaico podem ser plantadas diretamente na água com um pouco de conhecimento. Plante plantas adjacentes à água como samambaias-cavalinhas, juncos e dinheiro-em-penca no solo circundante para um efeito que imita uma paisagem natural de lago.

Tela de Privacidade: Escolha Gramíneas Ornamentais que Crescem Altas e Finas com Sistemas de Raízes Modestos

Procurando adicionar um pouco de privacidade ao quintal sem ofender um vizinho tagarela? Um canteiro elevado pode fazer isso! Com o nível do solo elevado, as plantas que você instala para criar uma tela verde estarão muito à frente do jogo. Em um canteiro elevado típico com uma altura entre 15 e 24 polegadas, isso é um impulso significativo.

Se o seu espaço for estreito e longo, escolha gramíneas ornamentais como switchback ou penas que crescem altas e finas. Essas plantas têm sistemas de raízes modestos e podem lidar com espaçamento mais próximo do que o recomendado. Você pode ter que cavar uma a cada dois anos, mas pode transplantá-las para outro lugar no quintal nesse ponto.

Se seus canteiros tiverem três a quatro pés de largura, eles podem suportar uma fileira de sempre-verdes como azevinho, tuia ou buxo. Plantas dessas famílias crescem lentamente, mas se adaptam bem a ter suas raídes frequentemente podadas. Essas opções ajudam a criar um visual atraente e uma tela de privacidade duradoura.

Outras Considerações ao Criar Canteiros Elevados

Manutenção e Sustentabilidade

Ao planejar seus canteiros elevados, é importante considerar a manutenção a longo prazo. Opte por materiais duráveis que resistam ao tempo e ao desgaste. Além disso, escolha plantas nativas e adaptadas ao clima local, pois elas geralmente exigem menos água e cuidados. O uso de compostagem e cobertura do solo também ajuda a manter a umidade e a fertilidade do solo, reduzindo a necessidade de irrigação e fertilizantes químicos.

Iluminação e Ambiência

Se você deseja aproveitar seu espaço ao ar livre durante a noite, considere a instalação de iluminação ao redor ou dentro de seus canteiros elevados. Luzes solares ou lanternas podem adicionar um toque mágico ao seu jardim e tornar o ambiente mais acolhedor. Além disso, a iluminação direcionada pode destacar as plantas mais bonitas e criar uma atmosfera encantadora para encontros e eventos.

Conclusão

Os canteiros elevados não são apenas uma solução prática para o cultivo de plantas, mas também uma maneira de trazer beleza e estrutura ao seu jardim. Com criatividade e um pouco de planejamento, você pode transformar seu espaço ao ar livre em um refúgio visualmente atraente e funcional. Desde a criação de um potager até o desenvolvimento de um habitat para pássaros, as possibilidades são infinitas. Invista em canteiros elevados e descubra a alegria de cultivar um jardim que é verdadeiramente seu, repleto de cor, vida e personalidade.