Os dias estão ficando mais curtos. Finalmente é outono, e há abóboras nas portas de todos os seus vizinhos. A temporada de jardinagem acabou, certo? Pense novamente! Mesmo em zonas mais frias onde a geada é iminente, há muitas maneiras de aproveitar a jardinagem em setembro.
Não só é um momento crucial para se preparar para o inverno e para a próxima temporada de cultivo, mas também não é tarde demais para começar a cultivar culturas e ornamentais agora, como verduras de clima frio, crisântemos e até mesmo culturas de cobertura.
Se você está procurando inspiração à medida que os dias ficam mais frios, montamos uma lista de maneiras de fazer de setembro o melhor mês no jardim.
Divida e Transplante Perenes
Mova as perenes em setembro para dar-lhes tempo suficiente para criar raízes antes que o frio chegue.
Se você está planejando dividir e transplantar suas perenes, agora pode ser o melhor momento para fazê-lo. As perenes que você desenterra, divide, transplanta ou replanta em setembro têm bastante tempo para se estabelecer no solo e desenvolver sistemas radiculares antes que as temperaturas de inverno comecem a congelar o solo.
Determine sua primeira data de geada de outono e tente realizar essa tarefa pelo menos quatro semanas antes, se não mais. Para muitos, setembro atende a esse critério. Se você esperar muito, suas perenes podem ter dificuldades durante o inverno, mesmo que sejam resistentes em sua região. Quanto mais delicadas forem, mais importante será o timing.
As perenes que florescem durante o verão às vezes estão chegando ao fim de seu período de floração, então você provavelmente não perderá muito se desenterrá-las agora. Isso é especialmente verdadeiro para climas mais frios. Exemplos incluem equináceas, milefólio e sálvia. Essas plantas não estão colocando muita energia na floração, então é um momento seguro para dividir e transplantar. Em regiões mais amenas, espere até o inverno (após a floração do outono) para dividir.
Quanto às perenes que florescem na primavera, como peônias e íris, o outono é frequentemente o momento preferido para dividir e transplantar. Se você quer que essas plantas façam um show na primavera, a última coisa que você quer fazer é dividi-las durante esse período, o que perturbaria o processo de floração.
Em vez disso, espere até setembro. Dê às perenes que florescem na primavera todo o inverno para se estabelecerem, e elas terão muito mais chances de se recuperarem a tempo para suas flores programadas regularmente.
Coletar Sementes
Este mês é um ótimo momento para coletar sementes de vários tipos de plantas.
Setembro é um dos melhores meses para coletar sementes do jardim. Neste ponto da temporada de cultivo, muitas plantas nativas, anuais e vegetais populares do jardim estão produzindo sementes e frutos. Coletar suas próprias sementes economiza dinheiro e permite que você desenvolva suas próprias variedades ao longo do tempo. Além disso, você pode compartilhar suas sementes com amigos jardineiros, e é divertido.
Muitas plantas nativas estão produzindo sementes nesta época do ano, incluindo plantas icônicas para polinizadores, como a serralha. Você pode facilmente coletar sementes de serralha nativa e espalhar essas plantas importantes em sua área, proporcionando habitat e alimento para borboletas-monarca.
Agora também é um ótimo momento para coletar sementes de algumas de suas anuais. Capuchinhas são excelentes plantas companheiras no jardim, e muitas vivem em regiões que são muito frias para que as sementes de capuchinha sobrevivam ao inverno ao ar livre. Coletá-las em setembro para armazenar com segurança até a primavera.
Claro, se você está cultivando seus próprios tomates, pimentões, abóboras, você pode coletar suas sementes também. Depois de alguns meses de verão comendo pimentões do jardim sem parar, você pode estar acumulando excesso de frutos. Além de enlatamento, picles e outros métodos de processamento, salvar sementes pode reduzir os custos de plantio e conectá-lo mais de perto ao ciclo de vida completo de suas culturas.
Salvar sementes de tomate para o próximo ano pode se tornar sua tradição de setembro. Esta é uma maneira simples de preservar variedades tradicionais ao longo dos anos e até mesmo passar sementes através das gerações. Sementes devidamente secas podem permanecer viáveis por muitos anos.
Processe Suas Colheitas
É a estação ideal para fazer conservas, picles ou preservar suas colheitas.
Se você é como eu, está afogado em vegetais do jardim em setembro. Jardineiros em muitas zonas têm colhido os frutos de seu trabalho por meses, e você está prestes a ter um influxo de frutos quando colher tudo antes da primeira geada.
Setembro é o momento perfeito para começar com conservas, picles, secagem e muito mais. Se você tem muitos tomates, talvez este ano seja o ano em que você finalmente tente fazer e envasar seu próprio molho. Você também pode preparar salsa.
Falando em salsa, há muitas maneiras de processar pimentões. Tente fazer molho picante, geleias picantes ou seus próprios pimentões vermelhos assados. Você pode até desidratá-los para preparar suas próprias especiarias e flocos de pimenta vermelha esmagada. Jalapeños e pimentões banana fazem excelentes picles também.
Se seus pepinos ainda estão produzindo, provavelmente é hora de fazer os últimos lotes de picles. Coloque algumas fatias de seus jalapeños em um ou dois potes para apimentar as coisas. Já experimentou picles de abobrinha? Se você ainda está lutando com o dilema clássico de ter muitas abobrinhas, tente fazer picles com elas. Chips de abobrinha e abóbora em conserva são deliciosos em um sanduíche.
Há realmente inúmeras maneiras de preparar todas as suas colheitas. Você pode até fazer uma sopa gigante de vegetais e congelar porções para o inverno. Alguns jardineiros ficam cansados neste ponto do ano e estão cansados de colher e preparar; mas não desista ainda! Em muitas zonas, esta época do ano é o esforço final. Faça um pote gigante de caldo de legumes para adicionar às sopas durante o inverno!
Plante Culturas de Clima Frio
Algumas culturas preferem o clima fresco do outono, como alface e espinafre.
Dependendo de onde você está localizado, a temporada de cultivo pode não ter acabado ainda. Há muitas culturas de clima frio que realmente preferem as temperaturas mais baixas e os dias mais curtos. Elas podem até ser tolerantes à geada.
Setembro é o momento perfeito para semear muitas verduras de jardim, como alface e espinafre. Na verdade, o espinafre é tipicamente cultivado como uma cultura de primavera ou outono, embora na primavera, seja apenas uma questão de tempo antes que seu espinafre floresça. O espinafre pode sobreviver a temperaturas abaixo de zero. Plante-o agora, e você pode colher durante todo o inverno.
Este também é um momento ideal para começar culturas de raiz, como rabanetes, cenouras e beterrabas. Rabanetes são particularmente divertidos por causa da rapidez com que crescem. Cultivares como ‘Crimson Giant’ levam apenas 28 dias para maturação a partir da semente.
Em climas quentes, você tem muitas opções nesta época do ano, especialmente se você está em uma zona que realmente não vê geada. Tente começar a plantar couve-de-bruxelas agora e elas devem estar disponíveis para colheita no final do inverno ou início da primavera.
Por fim, jardineiros de clima ameno e frio conhecem a dificuldade de cultivar coentro na primavera. Parece florescer após um único dia ensolarado, e está sempre indo para semente quando seus jalapeños e tomatillos estão prontos para a colheita. Plante coentro em setembro e aproveite até uma geada forte.
Plante Bulbos de Flores da Primavera
Planeje e prepare quais bulbos você quer que floresçam na próxima primavera.
Se você adora ver açafrões, narcisos e tulipas florescerem na primavera e sempre pensa “deveria plantar esses no outono”, agora é a hora. Dependendo dos bulbos exatos que você deseja e sua zona de resistência, o melhor momento para plantar varia ao longo da temporada de outono. Para muitos em zonas mais frias, é setembro.
Talvez a janela de plantio ideal de sua zona para bulbos de flores da primavera seja outubro, novembro ou até mais tarde. Se for o caso, então você vai querer encomendar seus bulbos o mais rápido possível. Variedades populares e incomuns esgotam rapidamente. Muitos varejistas online enviarão seus bulbos quando o tempo corresponder à melhor janela de plantio de sua zona.
Prepare uma lista de bulbos que você gostaria de ver em seu jardim na próxima primavera, pesquise o melhor momento de plantio em sua zona e planeje ou compre de acordo. Considere:
- Jacintos
- Jacintos-de-uva
- Íris
- Campainhas-de-inverno
- Narcisos
Na maioria das vezes, os bulbos de flores da primavera preferem condições de pleno sol, então escolha um local sabiamente. Plante bulbos de flores quando as temperaturas noturnas estiverem consistentemente na faixa de 4 a 10°C.
Em geral, você vai querer plantar seus bulbos a uma profundidade que seja três vezes o comprimento do bulbo, com o lado pontudo voltado para cima. Um perfurador de plantio de bulbos pode acelerar todo o processo.
Depois de terminar, não se esqueça de regar seus bulbos recém-plantados. Vai demorar um pouco até que os frutos do seu trabalho apareçam, mas quando começarem a florescer na primavera, você ficará muito feliz por ter feito o esforço.
Capine Minuciosamente
Concentre-se em capinar quando for mais fácil.
Ok, pode não ser a tarefa mais divertida, mas ainda é super importante. Setembro é a época ideal para capinar, o que pode tornar este mês mais agradável esteticamente no jardim também. Pessoalmente, sei que pode ser tentador diminuir seu cronograma de capina no outono, mas na verdade é crucial que você continue.
Pode parecer que o inverno está chegando, mas muitas zonas ainda têm muito da temporada de crescimento restante. Suas flores e vegetais já estão recebendo menos sol a cada dia, então eles não precisam de água e nutrientes disponíveis sendo roubados por ervas daninhas também.
Além disso, você pode pensar que o inverno mata as ervas daninhas, mas isso simplesmente não é verdade. Suas ervas daninhas perenes estarão se estabelecendo lentamente durante todo o inverno, prontas para emergir triunfantes na primavera – a menos que você as remova agora. Arranque-as, sistemas radiculares e tudo, antes que sua folhagem acima do solo murche.
Esta também é uma época em que remover ervas daninhas é simplesmente mais fácil. Muitas acabaram de germinar e estão menores, tornando-as uma brisa para remover. À medida que a cor da sua grama ou outra folhagem começa a desbotar, ervas daninhas verdes se destacarão, então você as verá sem esforço.
Quando você está animado para começar na primavera, a última coisa que você quer é um canteiro cheio de ervas daninhas para começar. Seu futuro eu da primavera agradecerá.
Plante Crisântemos
O outono é a estação para lindos e diversos crisântemos.
Há algo especial em plantar crisântemos no outono. Seja preparando arranjos em contêineres de crisântemos anuais para sua porta da frente, plantando crisântemos resistentes diretamente em seus canteiros ou cultivando crisântemos de herança especiais – é uma tradição de outono.
Muitos jardineiros iniciantes não percebem que existem crisântemos anuais e perenes. Os crisântemos anuais, também conhecidos como crisântemos de florista, são frequentemente encontrados na frente do supermercado e em grandes centros de jardinagem. Estes são destinados a durar uma temporada.
Crisântemos perenes, também conhecidos como crisântemos resistentes ou crisântemos de jardim, são perenes que geralmente são resistentes nas zonas 4 a 9. Você pode plantá-los como qualquer outra perene e esperar que eles voltem ano após ano em boa saúde.
Para complicar ainda mais, os “crisântemos anuais” são na verdade perenes nas zonas certas, tipicamente 7 a 9. Se você está na zona 7 ou superior, provavelmente pode manter a maioria dos crisântemos bem após o outono.
Então, seja você o tipo de jardineiro que está apenas procurando uma planta temporária de contêiner outonal ou o tipo que nutre uma planta por muitos anos, há uma variedade de crisântemo para você. Na verdade, você pode até encomendar crisântemos de herança de formas e cores incomuns de catálogos online.
Ajuste Seu Fertilizante
Reduza gradualmente a quantidade de fertilizante que você aplica às suas plantas à medida que o clima esfria lentamente.
À medida que os dias ficam mais curtos, as plantas produzirão menos crescimento. Isso significa que elas precisarão de menos água e menos fertilizante. Setembro é um bom momento para começar a ajustar seu cronograma de fertilização, oferecendo às suas plantas menos nutrientes do que você oferecia no auge do verão.
Se você continuar aplicando fertilizante em quantidades de pico de julho, suas plantas não saberão o que fazer com isso. Qualquer crescimento excessivo que você obtenha será desperdiçado quando o inverno chegar. Além disso, algumas formas de fertilizante não são baratas, então não há razão para gastar dinheiro.
No entanto, é crucial que você não pare de fertilizar completamente. É importante continuar alimentando o solo além das plantas, mantendo uma ecologia do solo equilibrada. Você não quer que seu solo esteja desprovido de nutrientes quando a primavera chegar.
Continue fertilizando ocasionalmente até algumas semanas antes da primeira geada, mas talvez reduza a quantidade que você geralmente usa pela metade ou dilua-a. As perenes precisarão de alguns nutrientes para desenvolver raízes durante o inverno, e você quer incentivar um microbioma saudável do solo, mesmo em canteiros que têm apenas anuais.
Além de aplicar fertilizante, há outros passos que você pode tomar para alimentar e proteger seu solo, como plantar culturas de cobertura e aplicar cobertura morta antes do inverno.
Plante Culturas de Cobertura
As culturas de cobertura podem ajudar a proteger o solo da erosão.
A jardinagem em setembro também é ideal para nutrir o solo. Há tantas boas razões para plantar culturas de cobertura, e não é apenas uma prática para grandes agricultores. Quer você tenha alguns jardins ao redor de sua casa ou apenas um único canteiro elevado, as culturas de cobertura são para você.
A frase “culturas de cobertura” refere-se a culturas que você semeia para cobrir o solo, o que traz muitos benefícios.
Essas culturas protegem seu solo da erosão, criando uma barreira contra o vento e a chuva. Elas competem com as ervas daninhas para mantê-las afastadas, então você não retornará a canteiros cheios de ervas daninhas na primavera. Elas também adicionam matéria orgânica ao solo, promovendo uma boa ecologia do solo.
Muitas culturas de cobertura populares, particularmente leguminosas, também realizam fixação de nitrogênio, que se refere à capacidade delas de converter o nitrogênio atmosférico em nitrogênio disponível para as plantas. Parte desse nitrogênio se torna disponível no solo rapidamente, e ainda mais se torna disponível quando essas plantas completam seu ciclo de vida.
Se você tem certos canteiros ou áreas de seu jardim onde planta as mesmas coisas repetidamente, como tomates, é uma boa ideia plantar uma cultura de cobertura entre as safras. Caso contrário, você estará convidando patógenos de plantas para um ponto conhecido de tomate ao longo dos anos.
Há muitas culturas de cobertura para escolher. Considere plantar azevém anual, ervilhaca peluda, trigo mourisco ou trevo carmesim. As sementes de culturas de cobertura são frequentemente vendidas em quantidades maiores para serem espalhadas em áreas maiores.
Aplicar Cobertura Morta Antes do Inverno
A cobertura morta pode trazer muitos benefícios se feita corretamente.
Adicionar cobertura morta em setembro traz muitos benefícios para seu solo e suas plantas – sem mencionar que faz com que os canteiros ao redor de sua casa pareçam arrumados e organizados. Quanto ao timing, desde que você faça isso antes da primeira geada, você estará bem. Isso pode