Cor no Jardim
A cor é uma das partes mais emocionantes do jardim e a primeira coisa que nossos olhos processam quando observamos um espaço. Também é uma das ferramentas mais impactantes para criar a estética do jardim e unificar a paisagem. Usar um esquema de cores consistente de tons complementares ou contrastantes liga as plantações do jardim através da repetição e variedade.
Há muito a se aprender sobre teoria das cores, inicialmente desenvolvida por Leonardo da Vinci, para estabelecer relações entre as cores na natureza. Sir Isaac Newton criou a roda de cores para demonstrar combinações de cores. No design de jardins, essas diretrizes ajudam nas decisões baseadas em cores para combinações bem-sucedidas. Aqui, exploraremos esquemas de cores centrais com seleções de plantas acompanhando como exemplos de jardins.
Cor no Jardim
Crie uma paleta de jardim que reflita seu estilo e visão.
A principal prioridade ao desenvolver seu esquema de cores para o jardim é escolher cores que lhe agradem e que transmitam o humor que você deseja para o jardim. Cores vibrantes como vermelhos, laranjas e amarelos energizam e ativam um espaço, enquanto pastéis e brancos trazem paz e serenidade.
Observe as cores que complementam a casa para criar coesão e harmonia entre a casa e o jardim. Estas podem ser cores misturadas, cores semelhantes ou um contraste marcante de tons opostos. Repita seu esquema de cores por todo o quintal em varreduras ou manchas para causar impacto. Essa repetição unifica a paisagem, independentemente do tamanho do jardim ou se uma entrada, caminho ou árvore espécime o divide.
Incorpore plantas de diferentes alturas e texturas para uma paisagem em camadas de árvores, arbustos e perenes, e embeleze com anuais para alta cor. Para apelo durante todas as estações, inclua plantas com cor em diferentes épocas do ano. A primavera e o verão abundam em opções; procure cores de folhagem e flores tardias para interesse no outono e frutos, bagas e flores de inverno para cor na estação fria.
Esquemas de Cores Monocromáticas no Jardim
Os designs monocromáticos dependem de uma única cor em uma variedade de tons, sombras e matizes. Repetir a mesma cor é uma maneira fácil de harmonizar a paisagem, unificando a estética enquanto adiciona interesse através de variações de tons claros e escuros. Uma mistura de folhagem, forma e textura torna o design dinâmico.
Criações da era vitoriana de jardins temáticos em cores giram em torno de tons de uma determinada disposição de cores. A Era Dourada reviveu esse conceito, e ele sempre permaneceu em estilo. Azuis, rosas e brancos tornaram-se temas centrais de uma única disposição de plantio.
Azul
Jardins azuis apelam aos nossos sentidos de visão e olfato. Originalmente projetados em plantações em massa de todos os tons de azul, plantações varridas criam um mar inigualável de tons agradáveis.
Flores azuis frias contrastam lindamente com folhagem verde escura, lima e prateada. Bulbos de flores da primavera como jacintos e campainhas azuis fazem uma plantação inspirada no azul com um impacto significativo.
Hortênsia ‘Bloomstruck’
Convide o charme do verão com os vibrantes tons de hortênsia em seu jardim.
As hortênsias adicionam uma abundância de flores à paisagem, suas flores de verão transbordando contra um fundo folhoso. Elas criam um espetáculo inigualável de aglomerados de flores brancas, azuis e rosas em panículas, lacecaps ou formas de mophead.
Para um jardim temático em azul, opte por um lindo cultivar de hortênsia de folha grande como ‘Bloomstruck’, ‘Nikko Blue’ ou ‘Blue Wave’, entre outros. ‘Bloomstruck’ faz parte da popular série Endless Summer, as primeiras hortênsias a florescer tanto em madeira velha quanto nova. Estas hortênsias resistentes ao frio e de floração repetida começam a florescer no final da primavera e início do verão e continuam durante toda a estação quente.
‘Blue Wave’ é uma das hortênsias mais resistentes, com flores lacecap que desbotam para rosa à medida que amadurecem. ‘Nikko Blue’ exibe flores mophead que começam verde claro e transicionam para azul. Folhas grandes e brilhantes complementam as flores vistosas nos cultivares de folha grande.
As hortênsias preferem sombra parcial e luz solar filtrada. Garanta umidade consistente durante toda a estação de crescimento. Fiel ao seu nome, as hortênsias precisam de água regular para prosperar.
Agapanto
Enfeite seu jardim com as elegantes flores em forma de sino do agapanto.
O agapanto produz lindos aglomerados arredondados de flores em forma de sino no topo de hastes altas. Dependendo do cultivar, as flores do agapanto são azuis, lavanda ou brancas e se erguem acima de folhas verdes escuras e alongadas. Cada umbela contém de 20 a 100 flores.
As folhas arqueadas e perenes são grossas e brilhantes, atraentes mesmo quando o agapanto não está em flor. Com suas flores arejadas, o agapanto faz excelentes plantações de borda e espécimes de contêiner.
O agapanto cresce melhor em pleno sol a sombra parcial. É uma perene adaptável nativa do sul da África, tolerante à seca e ao calor. Solos ideais, no entanto, são férteis, úmidos e bem drenados. Em climas frios, inverne o agapanto dentro de casa, onde cresce bem como planta de interior em luz brilhante.
Alecrim
Eleve seu jardim com o aromático alecrim e suas vibrantes flores azuis.
O alecrim traz forma e fragrância ao jardim, com muitas flores azuis cobrindo hastes perenes no verão. A folhagem herbácea é altamente aromática, perfeita para cortar para fragrância e uso culinário.
Uma planta mediterrânea, o alecrim prospera em pleno sol com solo muito bem drenado. É uma perene tolerante à seca e de fácil cuidado com apelo em várias estações.
Procure variedades eretas como ‘Barbecue’ ou ‘Arp’ para uma textura rígida. Formas cascatas como ‘Huntington Carpet’ se espalham e derramam para suavizar os espaços do jardim.
Branco
Jardins brancos proporcionam um refúgio refrescante e pacífico, um descanso de áreas de jardim mais coloridas. Eles destacam tons de prata, cinza, branco e verde. O jardim branco mais famoso origina-se no Castelo de Sissinghurst, na Inglaterra, introduzindo um tema de jardim elegante e puro.
Procure por corniso, sinos de prata e amora para plantações em camadas para interesse vertical.
Anuais brancos e bulbos floridos como narcisos, campainhas e tulipas fazem belos acentos para um jardim temático em branco. Folhagem prateada como artemísia e cinerária aumentam a exibição.
Adicione um toque ocasional de roxo escuro se ousar (alternanthera, strobilanthes e batata-doce roxa fazem bons acentos). Plantas que florescem à noite como cereus e datura crescem lindamente em jardins brancos para um brilho ao luar.
Gardênia
Transforme seu jardim com a elegância atemporal das gardênias.
As gardênias apresentam flores brancas brilhantes que se destacam contra suas folhas verdes escuras e brilhantes. As flores intensamente perfumadas desbotam para branco cremoso ou amarelo à medida que envelhecem.
As gardênias florescem no final da primavera e início do verão (e durante todo o ano em climas quentes). As gardênias estão disponíveis em inúmeros cultivares para tamanho, forma e floração. Alguns desses arbustos perenes crescem grandes e arbustivos, enquanto outros são anões e arqueados.
As gardênias são mais adequadas para jardins no sul dos Estados Unidos. Elas requerem solos ácidos, bem drenados e consistentemente úmidos. Elas crescerão como espécimes de contêiner em climas mais frios, invernando dentro de casa. Um pouco exigentes, as gardênias em vasos se saem melhor se movidas para fora assim que as temperaturas esquentarem na primavera.
Lírio de Gengibre
Enfeite seu jardim com o exótico charme dos lírios de gengibre.
Os lírios de gengibre têm flores em espiral no topo de hastes folhosas com uma fragrância doce de verão. Flores em branco nítido surgem em aglomerados, e cada flor se assemelha a uma borboleta na disposição das pétalas e com longos estames.
No jardim temático em branco, os lírios de gengibre fornecem um fundo tropical brilhante para outras perenes floridas. Os lírios de gengibre são plantas resistentes onde são resistentes e crescem como anuais ou plantações em contêineres em climas frios.
Os lírios de gengibre se saem melhor em pleno sol em solos úmidos, ricos em matéria orgânica e bem drenados. Eles se espalham por rizomas; corte e cave as raízes para controlar o crescimento se a propagação e a densidade se tornarem excessivas.
Tanaceto
Abrace o charme do tanaceto com suas flores perfumadas.
O tanaceto é um velho favorito do jardim com cachos de pequenas flores semelhantes a margaridas, folhagem aromática e usos herbais. As flores cobrem as plantas em forma de montículo do início do verão até a geada. A folhagem é plumosa com alta fragrância.
O tanaceto, amante do sol, é fácil de cultivar em solos úmidos e bem drenados. Ele se auto-semeia vigorosamente, então arranque qualquer voluntário indesejado e remova as flores murchas para evitar a semeadura indesejada. Remover as flores murchas também prolifera a floração.
Use o tanaceto em áreas naturalizadas onde ele pode se auto-semeiar livremente ou em bordas e jardins de rochas. Corte o tanaceto durante toda a estação de floração para desfrutar em arranjos florais e trazer seu aroma fresco de cânfora para dentro de casa.
Rosa
Jardins rosas trazem tons sutis e delicados junto com toques vívidos de cor, dependendo do pigmento. Este tom rosado ganhou popularidade na era vitoriana à medida que as rosas se tornaram cada vez mais cultivadas, e a linguagem das flores era um estudo regular. As flores têm significado, como há séculos, e os vitorianos usavam flores simbolicamente para comunicar sentimentos. O rosa representa graça, gentileza, brincadeira e felicidade.
Viburno
Delicie-se com a beleza perene das flores perfumadas do viburno.
As espécies de viburno fornecem flores perfumadas e coloridas e interesse no jardim em todas as estações. As flores aparecem em pequenos cachos ou bolas de neve luxuosas em tons de branco a rosa rico.
O Viburnum × bodnantense ‘Dawn’ é uma planta de inverno com flores tubulares rosa-rosadas que dão lugar a bagas vermelhas que se tornam escuras no verão. O Viburnum carlesii, ou viburno de especiarias coreano, é vistoso com cachos de flores em forma de bola de neve que amadurecem para branco. Ambas as seleções possuem uma fragrância doce e picante.
O viburno tende a ser um arbusto de baixa manutenção e fácil cuidado com apelo em várias estações. Eles preferem solos médios que não sejam muito úmidos nem muito secos.
Peônia ‘Sarah Bernhardt’
Delicie-se com a beleza luxuosa das peônias ‘Sarah Bernhardt’.
A flor de peônia dos sonhos está entre as mais decadentes do jardim, e a histórica ‘Sarah Bernhardt’ não é exceção. Enormes flores rosas totalmente petaladas apresentam manchas fúcsia e uma fragrância doce de notas florais e cítricas.
‘Sarah Bernhardt’ exibe floração prolífica, flores maciças e um hábito robusto, ganhando o Prêmio de Mérito do Jardim da Royal Horticultural Society. Também é tolerante à seca, resistente ao frio e uma performer duradoura no jardim.
As peônias abundam em roxo, rosa, amarelo e branco. Plante-as em pleno sol, com alguma proteção da tarde contra os raios diretos. Elas crescem melhor em solos úmidos e bem drenados.
Flox de Jardim
Adorne seu jardim com as flores radiantes do flox de jardim.
O flox de jardim é um adorável elemento básico do canteiro perene, iluminando o jardim de verão com cúpulas altas de flores rosas. É uma perene nativa vistosa e perfumada que atrai borboletas e beija-flores com flores do verão até a geada.
A série ‘Fashionably Early’ é uma seleção híbrida de flox de jardim alto com um tempo de floração precoce e duradouro e resistência excepcional a doenças. ‘Fashionably Early Princess’ é rosa rico, e ‘Fashionably Early Flamingo’ tem flores rosa brilhantes.
Para melhor crescimento, o flox precisa de solos ricos em matéria orgânica e bem drenados em pleno sol a sombra parcial. Remova as flores murchas para incentivar a refloração. Garanta boa circulação de ar e remova qualquer material vegetal caído no final do outono para prevenir doenças de míldio nas próximas temporadas.
Esquema de Cores Análogas no Jardim
Cores análogas estão próximas umas das outras na roda de cores. Os tons compartilham propriedades comuns de cores primárias misturadas e se naturalizam lindamente para uma disposição visualmente harmoniosa.
Vermelho, vermelho-laranja, amarelo e amarelo-laranja são exemplos de cores análogas. Usá-las no design de jardins significa incorporar variações claras e escuras dessas cores, como rosas, damascos, dourados e vermelhos profundos – e tudo entre eles, conforme sua escolha. Desde que as cores estejam na mesma família, elas se misturarão com sucesso. O visual dos esquemas análogos pode ser quente ou frio, dependendo da seleção de cores adjacentes.
Tons de Pêssego
Aqui, incorporaremos plantas com tons de pêssego para um esquema de jardim nítido, quente e convidativo. Laranja, amarelos e branco criam tons de pêssego. O pêssego é neutro entre outros tons no jardim, e os tons análogos de pêssego criam uma estética de jardim sonhadora.
Rosa ‘Peach DriftⓇ’
Transforme sua paisagem com a beleza sem esforço das rosas Drift.
As rosas DriftⓇ são rosas de cobertura do solo com vigor florífero e resistência a doenças. A Rosa ‘Peach Drift’ cria um tapete de flores de pêssego suave entre folhagem verde escura e lustrosa. Cachos de flores duplas pequenas florescem sem parar da primavera até a primeira geada forte.
Excepcionalmente fáceis de cuidar e resistentes a doenças, as rosas Drift suportam calor intenso, umidade e invernos frios. Elas precisam de pouco mais do que pleno sol e solos ricos, úmidos e bem drenados.
Disponíveis em várias cores, essas estrelas fazem excelentes plantações de borda, caminho e contêiner. Elas florescem durante toda a estação sem muitas pausas.
Heuchera ‘Peachberry Ice’
Eleve seu jardim com os tons vibrantes da Heuchera.
Heuchera, ou sinos de coral, são perenes nativas da América do Norte, principalmente perenes em climas mais quentes. Valorizadas por sua folhagem,