Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Plantas de Cranberry

Você está visualizando atualmente Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Plantas de Cranberry

Plantas de Cranberry

As plantas de cranberry são perenes nativas sempre-verdes do leste da América do Norte. Elas são plantas selvagens que se enraízam facilmente ao longo do solo, tornando-se excelentes coberturas de solo em jardins domésticos. Embora se espalhem facilmente, alguns truques ajudam a controlar seu crescimento para facilitar o cultivo e a colheita.

Produtores comerciais plantam cranberries em áreas pantanosas para que possam inundar periodicamente o solo. A inundação mantém ervas daninhas e pragas fora dos campos. Além disso, faz com que os cranberries flutuem, permitindo que os produtores colham os frutos de uma só vez.

Em casa, tente simular as condições pantanosas que essas plantas adoram. Você não precisa inundar seu jardim! Basta fornecer aos cranberries um solo úmido, fértil e ácido que os ajude a prosperar. Por serem plantas nativas, elas adicionarão pólen, néctar, frutos e habitat benéficos para a vida selvagem ao longo de sua vida.

Visão Geral do Vaccinium macrocarpon

Tipo de Planta: Arbusto sempre-verde

Área Nativa: Nordeste dos EUA, Leste do Canadá

Exposição: Sol pleno a sombra parcial

Requisitos de Rega: Água abundante

Pragas e Doenças: Vermes, gorgulhos, besouros pulga, podridão dos frutos, morte dos ramos, vírus

Tipo de Solo: Fértil, ácido e úmido

O Que É?

A planta de cranberry é um membro da família Ericaceae e um parente próximo dos mirtilos, lingonberries e huckleberries. Seu nome científico é Vaccinium macrocarpon. Ela prefere condições semelhantes a outras espécies de Vaccinium. Outra espécie comum nativa da América do Norte e Eurásia é o pequeno cranberry, V. oxycoccos. É menos popular para frutos, mas cresce de forma semelhante ao cranberry americano.

Área Nativa

A planta comum de cranberry é nativa do leste da América do Norte, do Canadá ao sul dos EUA. É a espécie que os produtores comerciais de cranberry plantam em seus campos úmidos.

Embora nativa dos estados do leste, ela prospera em toda a América do Norte nas zonas de resistência 3 a 7. Pode crescer nas zonas 2 e 8, embora precise de alguma proteção e cuidado extra.

Características

As plantas de cranberry brotam pequenas folhas verdes ovais alternadamente em longos caules rastejantes. As folhas ficam roxas e vermelho-alaranjadas no inverno, proporcionando um interesse ornamental colorido. Os caules lenhosos se enraízam facilmente ao longo do solo, e uma única planta pode criar uma grande colônia de cranberries! Elas se espalham em busca de solo solto e fértil.

Na primavera, flores rosas emergem penduradas em caules curtos. As flores não são autopolinizantes e precisam da ajuda de insetos polinizadores para formar frutos. Se você estiver cultivando cranberries fora de sua área nativa, precisará de abelhas ou um polinizador semelhante presente. Caso contrário, terá que polinizar as flores manualmente para obter frutos!

Plantio

Plante sua planta de cranberry no início do outono ou primavera durante clima ameno e fresco. Esta cobertura de solo precisa de temperaturas frias para espalhar raízes no subsolo. Mais raízes significam uma planta mais resistente, então coloque seu espécime no solo antes que fique muito quente e ela prosperará durante o verão.

Transplante

Transplante plantas de cranberry no outono ou primavera. Se transplantar durante o outono nas zonas 5 e abaixo, coloque os espécimes no solo pelo menos um mês ou dois antes da primeira geada. Isso lhes dá tempo suficiente para colocar raízes no solo e crescer resistentes.

Comece duas semanas antes da última data de geada para transplantes de primavera. Cave um buraco tão profundo quanto a raiz da planta e duas vezes mais largo. Se seu solo for alcalino, corrija-o agora para ser mais ácido—os cranberries preferem um nível de pH entre 4,0 e 5,2.

Coloque a planta no buraco e preencha o solo até atingir o nível do solo. Adicione composto ou cobertura orgânica por cima, depois regue bem para que a terra assente. Se assentar abaixo do nível do solo, adicione mais solo para deixar a planta nivelada com o restante do solo. Sua planta começará a mostrar sinais de crescimento em alguns dias, à medida que se adapta ao novo local.

Cultivo a partir de Sementes

Os produtores raramente começam cranberries a partir de sementes porque elas brotam mudas com alta variabilidade genética. O fruto pode ser cheio de sementes, muito azedo ou não abundante. Quando você cultiva plantas a partir de estacas enraizadas, sabe que terá frutos saborosos como a planta-mãe.

Você ainda deve cultivar cranberries a partir de sementes se quiser experimentar novas variedades. As sementes gostam de temperaturas entre 20-25°C para germinar, mas precisam de pelo menos 3 meses de frio para germinar. Elas precisam de solo úmido e ácido enquanto brotam e de luz intensa. Coloque as sementes ao ar livre em vasos de 5” quando as temperaturas estiverem no intervalo ideal, ou comece-as em ambientes fechados para ter mais controle.

As sementes precisam de alguns dias a semanas para germinar e preferem solo úmido com luz o tempo todo. Uma vez que as mudas tenham alguns caules com folhas, elas estão prontas para o transplante. Se você começar as mudas em ambientes fechados, elas precisarão de uma ou duas semanas de aclimatação primeiro. Coloque-as em uma varanda ou pátio protegido e deixe-as aclimatar-se ao ar livre, depois transplante-as para seu local final.

Como Cultivar

Cranberries crescem bem em canteiros elevados ou recipientes, onde é fácil limitar o espalhamento dos caules enraizantes. Se você tiver um espaço aberto com solo úmido e ácido, eles funcionarão como coberturas de solo como a vinca ou o cotoneaster rastejante. Dê-lhes sol pleno, água regular e solo ácido fértil, e eles brotarão dezenas de cranberries para você desfrutar.

Luz

Cranberries crescem bem em sol pleno ou sombra parcial com pelo menos seis horas de luz solar direta. Eles produzem mais frutos, flores e folhas em sol pleno, embora também requeiram mais água do que aqueles cultivados em condições de sombra parcial.

Se você estiver usando cranberries como coberturas de solo, não há necessidade de se preocupar com a luz solar—eles funcionam bem como espécimes ornamentais em condições de sombra parcial. Se você os estiver cultivando para obter frutos, coloque-os em sol pleno para uma produção ideal de cranberries.

Água

Cranberries preferem umidade consistente e prosperam em condições pantanosas e alagadiças. Dê-lhes umidade regular durante a estação de crescimento e menos durante o outono e a primavera. Se ocorrer chuva natural ou o local estiver úmido sem irrigação, você não precisará regar com frequência.

Espécimes em recipientes requerem muito mais água do que aqueles no solo. Certifique-se de regá-los uma vez por dia durante os verões quentes e menos quando chover. Mova os recipientes para condições sombreadas durante ondas de calor para manter as plantas fora de perigo.

Inundações excessivas podem causar o desenvolvimento de doenças, então você deve equilibrar a umidade para que não haja excesso. Inundações ocasionais são aceitáveis, desde que não durem mais do que algumas horas ou ocorram mais frequentemente do que a cada poucos meses.

Solo

Cranberries gostam de solo fértil, argiloso e ácido. Eles precisam de solos ricos em matéria orgânica, como composto, cobertura morta ou folhas em decomposição. Esses materiais criam naturalmente solo ácido. No entanto, alguns jardins precisam de uma ajudinha para criar condições ácidas. Use cal agrícola ou um produto semelhante para baixar o pH, de preferência no outono ou início da primavera.

Você vai querer corrigir o solo arenoso ou argiloso do jardim antes do transplante. Dessa forma, uma vez que você coloque as plantas de cranberry no solo, elas se espalharão logo depois. Corrija os solos adicionando uma boa quantidade de cobertura orgânica como composto ou mofo de folhas ao local. Misture pelo menos três ou quatro polegadas de profundidade, depois adicione uma camada espessa ao solo.

Plante os cranberries duas semanas depois, após a cobertura assentar. Vermes, bactérias e fungos da cobertura se infiltrarão no solo e ajudarão as perenes muito depois de você plantá-las.

Fertilização

Cranberries apreciam algum fertilizante se a fertilidade do solo for baixa. Eles precisam de nutrientes consistentes para se espalhar e brotar raízes, flores e frutos. Use um fertilizante ácido feito para mirtilos ou rododendros, pois os cranberries preferem nutrientes e níveis de pH semelhantes a essas espécies.

Aplique uma dose regular de fertilizante orgânico antes de as flores se formarem e quando os frutos começarem a se formar. Use as instruções da embalagem para dosagens corretas e regue bem o fertilizante.

Manutenção

As plantas de cranberry precisam de pouca manutenção além da manutenção regular. Elas gostam de uma boa quantidade de composto a cada poucos meses para aumentar a nutrição e a porosidade do solo. Adicione-o ao redor de sua base ou use um espalhador de cobertura para distribuí-lo uniformemente entre os caules.

Se os caules se espalharem onde você preferiria que não, simplesmente prune-os e arranque suas raízes. Transplante caules enraizados para novas áreas para mais cranberries ou compostá-los para devolver seus nutrientes à natureza.

Propagação

Como os caules de cranberry se enraízam facilmente, eles são fáceis de propagar! Use estacas, divisões ou sementes para criar mais plantas. A divisão é o método de propagação mais fácil, embora tirar estacas permita que você faça muitas novas plantas simultaneamente. Escolha o método que melhor se adapta às suas necessidades de jardinagem!

Estacas

Pode caules de seis polegadas de comprimento—deixe algumas folhas no topo, mas remova as inferiores.

Comece a tirar estacas da primavera até o início do verão, enquanto as temperaturas estão quentes. Pode caules de seis polegadas de comprimento—deixe algumas folhas no topo, mas remova as inferiores. Coloque as estacas em vasos com solo fértil e ácido, depois regue bem.

As estacas precisam de algumas semanas para formar raízes, até cerca de dois meses. Coloque-as em sombra parcial enquanto crescem e certifique-se de que o solo permaneça consistentemente úmido, mas não encharcado. Elas começarão a crescer novos brotos e folhas assim que enraizarem, momento em que você poderá transplantá-las para recipientes maiores ou para o seu jardim.

Divisão

Você precisará de podadores, uma pá ou enxada de mão e um pouco de composto para dividir uma planta de cranberry.

Dividir cranberries é muito mais fácil do que tirar estacas! Você não precisa coaxar raízes para brotar; você simplesmente espera que elas cresçam naturalmente. A divisão é melhor no final do verão ou outono, antes que essas coberturas de solo se concentrem no crescimento das raízes subterrâneas. Você também pode dividir plantas na primavera, embora isso possa afetar a produção de flores e frutos.

Você precisará de podadores, uma pá ou enxada de mão e um pouco de composto para dividir uma planta de cranberry. Comece localizando seções de caules que já tenham raízes. Pode-os da planta-mãe, depois desenterre-os suavemente com a enxada ou pá.

Com suas raízes e um pouco de solo anexado, mova os caules para um novo local e plante-os. Adicione composto ou cobertura morta nas divisões para ajudá-los a aclimatar-se aos novos lares. Eles precisarão de rega consistente e sol pleno ou sombra parcial para prosperar após o transplante.

Colheita e Armazenamento

Simplesmente colha os cranberries à medida que amadurecem, arrancando-os de seus caules.

Cranberries amadurecem vermelhos no final do verão e outono, à medida que as temperaturas começam a esfriar. Os produtores comerciais inundam seus campos quando a maioria dos frutos está vermelho-beterraba. As inundações os fazem flutuar para a superfície, e os produtores os coletam com maquinário sofisticado.

A menos que você tenha hectares de plantas de cranberry, não precisará inundar seu jardim! Simplesmente colha os cranberries à medida que amadurecem, arrancando-os de seus caules. Eles saem como mirtilos quando maduros. Coma-os frescos se você gosta de acidez. Caso contrário, processe-os em geleias e compotas, congele-os ou seque-os para smoothies, sobremesas e saladas.

Problemas Comuns

Você pode não experimentar nenhum desses problemas em seu jardim doméstico.

Cranberries têm algumas pragas e doenças, especialmente em grandes monoculturas. Você pode não experimentar nenhum desses problemas em seu jardim doméstico. Se o fizer, existem métodos orgânicos fáceis de controle que não prejudicam insetos polinizadores e a vida selvagem.

Pragas

Gorgulhos não danificam os frutos, mas eles atacam flores e folhas.

Três pragas principais afetam os cranberries: vermes, gorgulhos e besouros pulga.

Vermes

Vermes de frutas são as larvas de mariposas que põem ovos em cranberries. Os ovos eclodem em larvas que comem o interior do cranberry, deixando resíduos chamados frass para trás. Use redes de micromalha para impedir que as mariposas ponham ovos durante o verão. Remova as bagas se houver evidências de túneis durante a colheita.

Gorgulhos

Gorgulhos não danificam os frutos, mas eles atacam flores e folhas. Besouros adultos põem ovos nas flores e se alimentam das folhas. As larvas eclodem dos ovos e comem o interior das flores, impedindo a polinização e a formação de frutos. Retire os besouros da planta e mergulhe-os em água com sabão para mitigar os danos.

Besouros Pulga

Besouros pulga principalmente se alimentam das partes inferiores das folhas, embora às vezes comam o interior dos cranberries em amadurecimento. Borrife-os de suas plantas diariamente até que encontrem outro hospedeiro. Você pode usar óleo de neem ou um spray orgânico semelhante em infestações severas—aplique apenas em plantas sem flores para evitar prejudicar os polinizadores e borrife durante a noite ou início da manhã.

Doenças

A podridão dos frutos ocorre antes ou depois da colheita em cranberries suscetíveis, tornando-os moles, podres e marrons.

A podridão dos frutos, a doença da morte dos ramos e alguns vírus podem infectar plantas de cranberry fracas. Mantenha suas plantas felizes e saudáveis e elas resistirão à infecção.

Podridão dos Frutos

A podridão dos frutos ocorre antes ou depois da colheita em cranberries suscetíveis, tornando-os moles, podres e marrons. É causada por fungos que prosperam durante a estação de crescimento. Evite adicionar excesso de nitrogênio, usar solo de drenagem ruim ou manter caules submersos e você evitará esses fungos.

Doença da Morte dos Ramos

Esta condição é causada por fungos que fazem com que os caules morram em longos corredores, levando a rendimentos mais baixos durante a colheita. Eles prosperam em plantas estressadas pelo calor, então irrigue seus cranberries regularmente durante o verão para suprimir os fungos. Pode qualquer caule com morte significativa para evitar que se espalhem.

Vírus

Embora não haja cura para os vírus, você pode trabalhar para limitar seus danos e propagação. Trips espalham vírus de planta para planta ao morderem as folhas e sugarem a umidade. Evite cultivar cranberries em estufas, pois os trips prosperam em condições de estufa. Se você notar danos virais, pode as partes infectadas e mantenha suas plantas sem estresse enquanto se recuperam.

Perguntas Frequentes

Sim, elas são! Os cranberries são perenes sempre-verdes. Elas perdem algumas folhas durante o inverno, embora mantenham algumas folhas vermelho-púrpura antes de brotar novos botões na primavera.

Os cranberries atingem de um a três pés de altura, embora algumas variedades híbridas cresçam mais. O tipo de espécie cranberry americano é uma cobertura de solo de baixo crescimento.

Você pode encontrar cranberries em varejistas de plantas nativas e viveiros especializados perto de você. Estacas enraizadas e divisões também estão disponíveis online. Compre-as durante o outono ou primavera para melhores resultados.

Principais Conclusões

As plantas de cranberry gostam de solo úmido, fértil e bem drenado, com bastante composto.

Dê-lhes sol pleno para obter mais frutos, embora sobrevivam em sombra parcial.

Use divisões para uma propagação fácil.

Tire estacas para transformar uma planta em muitas rapidamente.

Os cranberries têm um sabor azedo quando frescos—faça suco, geleia ou compota para suavizar a acidez.

Você também pode congelar ou secar os frutos para armazenamento a longo prazo.

Pode caules indisciplinados se crescerem fora de seus canteiros.

Evite pragas e doenças mantendo as plantas de cranberry felizes e saudáveis.