21 Perennes que Você Não Deve Podar no Outono

Você está visualizando atualmente 21 Perennes que Você Não Deve Podar no Outono

“`html

O Outono Chegou

O outono está aqui, e é hora de aproveitar as temperaturas mais amenas, as transições sazonais e os tons outonais. Após algumas geadas intensas, é hora de arrumar, cuidar das perenes e preparar o jardim para o inverno. No entanto, algumas perenes não devem ser cortadas no outono. Suas folhagens e caules oferecem isolamento de inverno para a coroa, especialmente útil para plantas marginalmente resistentes em climas frios.

Aquelas com vagens de sementes e frutos vistosos proporcionam interesse duradouro no inverno e alimento para os pássaros. Folhas e galhos tornam-se locais de nidificação e abrigo para polinizadores que passam o inverno. Plantas semi-perenes adicionam um toque de verde à paisagem tranquila.

Há um equilíbrio entre cortar perenes herbáceas para prevenir doenças fúngicas e deixar espécimes lenhosos de pé. Vá em frente e corte perenes como flox de jardim alto, monarda, milefólio e hostas. Faça uma última varredura de poda para qualquer uma que você não queira que se auto-semeie.

Considere deixar aquelas com benefícios adicionais, seja para a saúde da planta, interesses únicos ou serviços ecológicos. Pode ser necessário revisar um pouco nossa estética para apreciar o valor das perenes de pé, mas elas trazem vida ao jardim em repouso, mesmo na dormência.

Echinacea

Deixe as cabeças de sementes de pé para apoiar a vida selvagem e as abelhas.

A Echinacea é uma das principais a ser deixada de pé. Oferece valor no outono e inverno com suas cabeças de sementes vistosas que fornecem alimento para pássaros e vida selvagem. Os caules ocos e folhas secas tornam-se cavidades de nidificação para abelhas nativas e outros insetos. Além disso, as sementes requerem estratificação a frio para germinar na primavera, então deixá-las cair e se dispersar traz a melhor chance de expandir a colônia.

Uma planta natural de pradaria, a equinácea é uma perene nativa que floresce no calor do verão e pleno sol. Cresce em uma variedade de climas e se desenvolve melhor em solos bem drenados.

A Echinacea apresenta uma longa temporada de florescimento com flores roxas duradouras. Os discos centrais laranja proeminentes são uma fonte de néctar para insetos benéficos.

Rudbeckia

Deixe os caules de pé para apoiar a vida selvagem e nutrir as sementes.

Como a equinácea, a Susan-de-olhos-negros tem caules ocos bem adequados para a hibernação de polinizadores. Suas sementes, também, fornecem alimento à medida que outras fontes se tornam mais escassas. As sementes se beneficiam da exposição ao frio do inverno para brotar na primavera.

A Rudbeckia é uma flor silvestre de pradaria de longa floração, nativa do sul, centro e oeste dos EUA. Ela prospera em condições de cultivo variadas, incluindo calor, umidade, frio e seca.

A perene de fácil cuidado floresce sem parar do verão até a geada. Suas flores douradas em raios e centros de botão de chocolate distinguíveis fazem uma plantação em massa alegre.

Milkweed

Esta planta fornece alimento, abrigo e materiais de nidificação.

A asclépia borboleta é uma performer amante do calor cujas sementes se beneficiam da estratificação fria e úmida. À medida que as plantas terminam de florescer, colete as sementes ou deixe-as cair naturalmente para aumentar os números e alimentar os pássaros. Quando as vagens de sementes se abrem no outono, os pássaros usam suas fibras sedosas como material de nidificação.

Deixe os caules intactos para abrigar insetos, outra das muitas ofertas da asclépia, além de néctar, pólen, sementes e seu papel como hospedeira de monarcas. Durante a estação de crescimento, a asclépia é uma fonte de alimento para lagartas monarcas e abrigo para suas crisálidas.

As monarcas dependem de massas de asclépias em flor no verão. Suas ricas flores também atraem insetos benéficos.

Coreopsis

Flores brilhantes atraem polinizadores enquanto fornecem sementes para os pássaros.

A Coreopsis oferece interesse prolongado como uma das últimas flores a desbotar no final da estação. Da primavera ao outono, é uma fonte favorita de néctar e pólen para abelhas e borboletas.

Pássaros canoros forrageiam nas sementes no outono e inverno. Ela se auto-semeia facilmente na paisagem para uma deriva de amarelo ensolarado em seu pico no meio do verão.

A Coreopsis lanceolada é a espécie mais comum com pétalas douradas plumosas e centros amarelos. C. lanceolata é resistente ao inverno, prospera no calor e é tolerante à seca. Algumas regiões do mundo abrigam plantas de coreopsis perenes, e cortá-las reduz a quantidade de vegetação que você terá no inverno.

Heliopsis

Flores vibrantes atraem polinizadores e fornecem sementes para os pássaros.

Heliopsis, ou falso girassol, tem caules rígidos, robustos e multiramificados perfeitos para poleiros na estação fria. Do verão até a geada, flores amarelas vibrantes com centros peludos zumbem com polinizadores. Os pássaros comem as sementes após a floração, e as sobras se auto-semeiam.

Switchgrass

Lâminas cobertas de geada fornecem abrigo e alimento para a vida selvagem.

O capim-switch e outras gramíneas ornamentais, com suas plumas e lâminas graciosas, proporcionam interesse visual que persiste durante o inverno. Um brilho de geada nas tufas é uma visão bonita. As folhas secas e cabeças de sementes também são um refúgio para pássaros e pequenos mamíferos em busca de alimento e abrigo.

O capim-switch é uma gramínea de pradaria nativa da América do Norte que cresce em diferentes tipos de solo, níveis de umidade e condições de luz. As lâminas tornam-se amarelas e alouradas no outono e adicionam movimento e balanço à paisagem da estação fria.

Mantenha as gramíneas ornamentais intactas até o final do inverno ou início da primavera, antes que o novo crescimento surja. O capim-switch é resistente, preferindo solos pobres a excessivamente ricos. Cresce em situações úmidas e secas e tolera inundações ocasionais. Procure a variedade ‘Northwind’ para folhas ornamentais que formam uma coluna ereta para interesse vertical.

Chrysanthemum

Flores coloridas proporcionam beleza sazonal e proteção de inverno.

Os crisântemos resistentes se saem melhor com proteção de inverno em zonas frias. Espere para cortar os caules até o início da primavera, quando o novo crescimento surgir. As folhas e galhos que permanecem após a floração ajudam a isolar a coroa em condições de congelamento.

Para maior proteção, coloque cobertura morta ao redor das plantas e levemente entre a coroa. Ramos perenes fornecem isolamento adicional para as perenes marginalmente resistentes suscetíveis à exposição através do levantamento de geada (os ciclos naturais de congelamento e descongelamento do solo).

Os crisântemos são de fácil cuidado em abundante luz solar e solos úmidos com boa drenagem. Eles produzem um espetacular manto de flores em tons outonais. A folhagem é macia e textural para apelo multissazonal até a dormência.

Caryopteris

Folhagem atraente e flores vibrantes iluminam paisagens de verão.

Caryopteris (também conhecido como barba-azul ou névoa azul) é arbustivo com folhas atraentes e abundantes pequenas flores azuis no final do verão e outono. No inverno, seus caules grossos e lenhosos são suscetíveis a morrer. Espere para podar até o final do inverno, antes que o novo crescimento se desenvolva para florescimento.

Caryopteris é impressionante em flor, mas bonito apenas com a folhagem. Caryopteris x clandodensis cria uma névoa de flores. ‘Gold Crest’ tem folhas verde-douradas vistosas, enquanto ‘Dark Knight’ tem pétalas roxo-real acima de folhagem azul-prateada. C. divaricara ‘Snow Fairy’ tem folhas verde-menta com uma margem branca e uma nuvem de flores de lavanda profunda.

Caryopteris cresce bem em solos médios e de umidade média. Prefere solos soltos e arenosos e tolera períodos de seca, mas não saturação prolongada.

Sedum

Flores coloridas fornecem alimento para polinizadores e interesse no inverno.

Sedum, ou bálsamo-de-pedra, transborda de interesse outonal em cores e texturas emocionantes. Normalmente florescendo no verão e início do outono, as flores de final de estação trazem qualidades de mudança de cor à medida que amadurecem e alimento para abelhas, borboletas e pássaros.

Após a floração, as cabeças de sementes duram bem no inverno. Frescas ou secas, fazem belos arranjos florais e acentos. Deixe-as persistir no caule para interesse paisagístico prolongado.

Sedum oferece apelo multissazonal, seja como cobertura de solo de baixo crescimento ou espécime alto e ereto. Tolerante à seca com qualidades suculentas, o bálsamo-de-pedra precisa de solos bem drenados para prosperar. As sementes precisam de estratificação a frio para germinação forte.

Joe Pye Weed

Flores vibrantes atraem borboletas e apoiam habitats de vida selvagem no inverno.

Joe Pye weed é outro multitarefa trabalhador. No verão e outono, aglomerados de flores roxo-rosadas em cúpula tornam-se plataformas de pouso para borboletas e insetos benéficos. Vagens de sementes escuras e atraentes duram bem no inverno. Caules ocos e medulosos e folhas secas criam cavidades de nidificação para abelhas nativas e outros.

As folhas longas e grossas são verde-oliva escuro com nós de folhas de tonalidade roxa. Nativo do sudeste do Canadá e centro e leste dos EUA, Joe Pye weed não é tão agressivo quanto o nome sugere, embora cresçam despreocupadamente em locais desafiadores.

O valor ornamental e ecológico beneficia o jardim nativo, polinizador, naturalístico e de chuva. Deixe Joe Pye de pé para um enriquecimento da estação fria.

Liatris

Espigas altas adicionam interesse enquanto atraem pássaros no inverno.

A estrela flamejante liatris pode parecer um pouco desleixada no final da estação, mas suas espigas de flores altas, mesmo quando desbotadas, proporcionam interesse vertical, especialmente em um grupo naturalístico. Os chapins e pintassilgos que pousam e se alimentam das sementes marrons escuras animam a cena.

A estrela flamejante floresce de julho a setembro em caules rígidos e eretos que atingem até cinco pés de altura. Espigas de flores finas e densas em roxos, rosas e brancos surgem de folhagem arqueada e em lâmina. Os performers resistentes ao frio são nativos do Canadá à Flórida, dependendo da espécie.

Hardy Geraniums

Folhagem atraente proporciona interesse o ano todo e flores vibrantes.

Os gerânios resistentes, ou cranesbill, apresentam folhagem suavemente montada e semi-perene. As folhas palmadas são atraentes o ano todo. Evite cortá-las no outono para permitir um toque de verde rico no jardim gelado.

Alguns cranesbills florescem na primavera e início do verão, enquanto outros duram até o outono. O gerânio ‘Rozanne’ é um híbrido de alto desempenho com flores roxo-azul brilhantes da primavera e início do verão e florescimento livre até o outono. Por seu longo tempo de floração e vigor, ‘Rozanne’ ganhou o prêmio de Planta Perene do Ano da Associação de Plantas Perenes e o Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society.

Os gerânios resistentes se naturalizam em condições ideais, mas não são agressivos ou invasivos. Esses cultivadores de baixa manutenção não requerem poda.

Russian Sage

Caules prateados e flores vibrantes prosperam em jardins de verão.

A sálvia russa, com seus caules prateados, folhagem cinza-esverdeada delicada e sprays de flores roxo-azul, se beneficia da proteção de inverno para brilhar no verão. Deixe os caules no lugar para isolar a coroa em condições de congelamento.

A sálvia russa é uma florista confiável do verão até a geada. Recebeu o prêmio de Planta Perene do Ano da Associação de Plantas Perenes por seu desempenho em várias zonas de cultivo.

Para melhor crescimento, forneça sol pleno e solos bem drenados. A sálvia russa se apresenta lindamente em condições quentes e secas.

Prairie Coneflower

Flores brilhantes atraem insetos e fornecem sementes para os pássaros.

A coneflower de pradaria, com seus discos centrais proeminentes e pétalas em raios caídos, faz uma bela característica seca na borda fria. Pintassilgos e pardais, entre outros, se deleitam com seus grãos duradouros.

Os nativos da América do Norte são de longa floração, com pétalas amarelas ou escarlates únicas e bordas douradas brilhantes. O cone central é marrom-esverdeado, e os insetos apreciam o néctar e o pólen.

A coneflower de pradaria é de crescimento rápido, tolerante à seca e resiste à competição de outras plantas. Ela cresce agressivamente em condições de cultivo ideais e supera os cultivadores mais fracos. Faça a poda no final do verão, deixando alguns caules no lugar se você tiver espaço.

Rose Mallow

Galhos eretos adicionam interesse de inverno e abrigo para a vida selvagem.

Deixe o malvavisco rosa, ou hibisco resistente, de pé para proporcionar interesse de inverno com galhos eretos e poleiros para a vida selvagem. Dê às plantas uma camada pesada de cobertura morta à medida que as temperaturas caem para reter a umidade e isolar as raízes. Corte-os na primavera antes que o novo crescimento surja. O novo crescimento é lento para aparecer, mas uma vez que o faz, se desenvolve rapidamente para florescimento de verão.

Os hibiscos resistentes são cultivadores de baixa manutenção e fácil cuidado para anos de flores recorrentes com aparência tropical. Extremamente vistosos, os perenes produzem enormes flores em disco com pétalas sobrepostas entre folhagem textural.

Os híbridos resistentes derivam de malvas nativas da América do Norte (H. moscheutos, H. laevis e H. coccineus), criados para maior durabilidade e resistência paisagística. As flores aparecem do meio do verão até o outono e variam de rosa claro a escarlate profundo.

Red-Hot Poker

A proteção de inverno é essencial para esta planta de flores deslumbrantes.

O red-hot poker se beneficia da proteção de inverno nas zonas 5 e 6. Use cobertura morta ou folhas secas, ou amarre as folhas juntas como um dossel isolante para proteger a coroa de danos por congelamento. Mantenha a folhagem de lâminas finas como um cobertor de cobertura.

O red-hot poker floresce em “tochas” no final da primavera e início do verão. Os botões e flores vermelhas em espigas altas se transformam em amarelo para uma aparência multicolorida.

O Kniphofia suculento se espalha por rizomas formadores de touceiras. Ele se desenvolve melhor em solos orgânicos com boa aeração e drenagem.

Swamp Sunflower

Este girassol alto atrai pássaros e borboletas com flores vibrantes.

Este girassol perene tem caules altos e ramificados com cachos de flores amarelas semelhantes a margaridas que dão lugar a sementes nutritivas. Os ramos são altos e fazem bons poleiros.

Os girassóis de pântano são uma excelente fonte de alimento para pássaros e abelhas especializadas e uma planta hospedeira para a borboleta silvery checkerspot. Tetrazes, codornas e pequenos mamíferos forrageiam nas sementes.

As plantas florescem no final do verão e outono para um espetáculo de ouro brilhante no final da estação. Elas atravessam as estações com um apelo solto e naturalístico.

Anise Hyssop

As cabeças de flores secas fornecem alimento essencial de inverno para os pássaros.

O hissopo de anis é um velho favorito do jardim com muitas flores tubulares roxo-azul. Floresce profusamente no verão até a geada e é uma rica fonte de néctar para abelhas, borboletas, beija-flores e mais.

Para obter o melhor da erva, pode-a no início da primavera, quando o novo crescimento aparecer. Isso protege os caules da exposição ao frio e do morrer. Também promove oportunidades de hibernação de insetos.

Faça a poda das flores gastas no verão para desfrutar de uma rodada de florescimento no final da estação. As cabeças de flores secas apoiarão pássaros como pintassilgos, juncos e pardais durante todo o inverno.

Sunflowers

As cabeças de sementes fornecem nutrição vital de inverno para pássaros e vida selvagem.

Os girassóis florescem do verão ao outono, combinando com a paleta da colheita em amarelo, granada e marfim. Embora possam parecer um pouco desleixados após a geada, quando gastos, marrons e secos, os benefícios das cabeças de sementes ricas em nutrientes que sustentam pássaros ocupados e pequenos mamíferos superam a estética de curto prazo.

Para maximizar seu impacto, plante girassóis em grupos e semeie duas a três plantações sucessivas para que, quando um grupo desbotar, outro tome seu lugar. Semeie até quatro a seis semanas antes da primeira geada prevista.

Globe Thistle

Flores azuis marcantes adicionam beleza única e interesse de inverno.

O cardo-globo produz globos azuis marcantes em caules altos do meio do verão até o outono. As flores rígidas e estruturadas são únicas no caule e fazem excelentes arranjos florais frescos ou secos. Os globos cheios de sementes fornecem forragem de final de estação e apelo de inverno com cabeças de flores secas que permanecem eretas.

Na estação quente, as pequenas flores que formam cada globo atraem abelhas, mariposas e borboletas. A folhagem verde-prateada aumenta o interesse visual.

O cardo-globo tolera solos pobres com boa drenagem. Se a auto-semeadura for um problema em seu espaço de cultivo, faça a poda ao longo da estação (e para promover o florescimento). Deixe o restante no outono para a vida selvagem e beleza.

Coral Bells

Folhagem colorida proporciona interesse o ano todo em bordas frias.

As campainhas de coral são semi-perenes, dependendo do clima. Elas embelezam a borda fria com folhagem colorida e manchas dinâmicas. Deixe as folhas por esse motivo e para proteger a coroa. Mesmo caules e folhagens desbotados oferecem proteção adicional em condições frias.

Os nativos da América do Norte têm folhas verdes atraentes e sprays de flores de verão em vermelho-rosado, com híbridos em folhagem de lima, roxo, bronze, vermelho e prata. Plante-os em setembro e outubro para beleza durante toda a estação.

Heuchera precisa de solos ricos, orgânicos e bem drenados. É relativamente tolerante à seca uma vez estabelecida.

“`