7 Razões para Não Deixar Seus Canteiros de Jardim Vazios no Fim da Temporada

Você está visualizando atualmente 7 Razões para Não Deixar Seus Canteiros de Jardim Vazios no Fim da Temporada

“`html

Crescimento excessivo de ervas daninhas, erosão e compactação do solo são apenas algumas das coisas negativas que podem acontecer se você deixar seus canteiros de jardim vazios durante o inverno. Em vez de colocar o jardim para descansar, mantenha as plantas existentes no lugar ou adicione novas para mantê-lo vivo e próspero. Existem inúmeros benefícios em deixar a vegetação ou adicionar novas plantas para manter o jardim durante a estação tranquila – elas fornecem serviços ecológicos e adicionam um toque de verde.

De perenes dormentes a culturas de cobertura, as plantas desempenham papéis importantes em canteiros elevados e no solo durante a estação tranquila. Se você tem um canteiro vazio e quer pular o plantio, considere a cobertura morta para melhorar os processos naturais. Pontos extras para anuais e vegetais de estação fria, incluindo culturas de cobertura, que oferecem melhorias no local.

Sobre as Culturas de Cobertura

Melhore seu solo com culturas de cobertura fáceis de semear.

Se você não está planejando uma rotação de cultivo sazonal ou tem terra nua para segurar até a primavera, plantas especializadas ajudam a melhorar e nutrir o local. Culturas de cobertura como gramíneas e leguminosas plantadas no outono trabalham com microrganismos para proteger e enriquecer o solo entre as fases de cultivo primário. E você pode transformá-las em matéria orgânica no final da estação, incorporando-as ao solo. As culturas de cobertura são rápidas e simples de semear e melhoram as condições de cultivo a longo prazo.

O melhor de tudo é que a cobertura de culturas é fácil e faz o trabalho por nós enquanto o jardim faz uma pausa. Opte por espécies de sementes de outono e espalhe-as de forma uniforme e generosa. Aproveite os verdes de outono e inverno com manutenção mínima, além de regar durante períodos secos.

Corte-as para a próxima rodada de plantio sazonal antes que elas produzam sementes, deixando o material cortado no lugar ou adicionando-o à pilha de compostagem. As culturas de cobertura também beneficiam os polinizadores em estações de transição. Use-as em canteiros elevados para melhorar o solo durante os períodos tranquilos.

A morte no inverno (morte após geadas fortes) depende da resistência e clima da cultura. Escolha variedades resistentes ao frio para sua zona de cultivo USDA para obter o tempo de crescimento mais longo e os maiores benefícios. Verifique os “dias para maturidade” no pacote de sementes para garantir que você tenha tempo suficiente para semear e estabelecer a cobertura da estação fria. Se você souber que uma cultura de cobertura é invasiva em sua região, opte por uma que não seja.

Suprimir Ervas Daninhas

Culturas de cobertura plantadas densamente suprimem efetivamente o crescimento de ervas daninhas.

Por sua própria natureza, as ervas daninhas se adaptam a várias condições, incluindo o clima frio do outono, inverno e início da primavera. Quer estejam dormentes como sementes de inverno ou surgindo como caules frescos e espalhados, as ervas daninhas estão à espera. Ter vegetação no lugar ajuda a reduzir a disseminação de ervas daninhas.

Culturas de cobertura, plantadas densamente, oferecem um manejo eficaz de ervas daninhas através da competição e supressão. As culturas sazonais criam uma “cobertura viva”. Elas crescem juntas e cobrem uma área rapidamente. As raízes e partes superiores folhosas inibem o crescimento de ervas daninhas através de emaranhamento, aglomeração e sombreamento.

O paradoxo é que algumas culturas de cobertura têm crescimento agressivo e de ervas daninhas. Embora queiramos essa qualidade em canteiros sazonais contidos, o melhor manejo é controlar sua disseminação após a floração. Corte ou apare as flores gastas para evitar a produção de sementes.

Enriquecer o Solo

Solos saudáveis enriquecem as plantas com nutrientes e umidade.

Solos saudáveis são a base para uma boa produção de crescimento folhoso, flores e frutos nas próximas estações. Um canteiro limpo e vazio carece de matéria orgânica extra que, no processo de decomposição, adiciona nutrientes ao solo circundante.

Material orgânico em decomposição torna a terra mais rica e fértil. Microrganismos essenciais processam a biomassa em nutrição valiosa. As plantas absorvem os nutrientes através de suas raízes à medida que o crescimento retoma na primavera, e o ciclo continua.

Para áreas vazias, considere cobrir com cobertura morta como uma camada orgânica. Folhas caídas e mofo de folhas criam uma excelente cobertura morta e condicionadores de solo.

Ao fornecer recursos para microrganismos, as culturas de cobertura apoiam a ciclagem de nutrientes e a fixação de nitrogênio para a saúde das plantas e do solo. Culturas de cobertura leguminosas como ervilhaca, ervilhas, trevo e feijões auxiliam na fixação de nitrogênio. Suas raízes suportam bactérias benéficas que vivem no solo. Elas absorvem nitrogênio do ar e o convertem para a absorção das plantas. Cultive uma cultura leguminosa por uma estação inteira para criar nitrogênio para beneficiar plantações futuras.

Além de aumentar a nutrição, as culturas de cobertura retêm a umidade do solo através de suas raízes. Além disso, incorporar culturas de cobertura desbotadas no canteiro no final da estação as transforma em matéria orgânica para nutrição adicional.

Apoiar Polinizadores

Habitats de inverno apoiam a vida no jardim e promovem a biodiversidade.

A vida no jardim continua no inverno, mesmo que seja menos visível. Com um habitat de suporte, as criaturas que habitam nossos jardins na primavera e no verão permanecem por perto, mesmo que mais escondidas e menos ativas.

A paisagem de outono e inverno é um habitat importante para abelhas nativas, borboletas e mariposas. Estas hibernam e põem ovos em folhas caídas e caules ocos. Anfíbios, invertebrados, pássaros canoros e pequenos mamíferos hibernam no abrigo de plantas em pé, troncos, pilhas de galhos, muros de pedra e solos saudáveis.

Algumas perenes herbáceas, como equinácea, coreopsis, monarda, erva-de-são-joão e rudbeckia, formam caules ocos e folhas secas que se tornam cavidades de nidificação para abelhas nativas e outros insetos. Gramíneas ornamentais são um refúgio para pássaros e pequenos mamíferos em busca de alimento e abrigo.

Minimizar a Erosão

Deixar as plantas intactas protege o solo e previne a erosão.

Há um equilíbrio entre cortar perenes herbáceas para prevenir doenças fúngicas e deixar espécimes lenhosos em pé. Deixar seleções no lugar sem cortar pode reduzir o escoamento. Também ajuda a formar uma barreira natural de neve.

Raízes e crescimento folhoso protegem os solos superficiais contra condições severas de inverno, especialmente em locais ventosos ou inclinados. A cobertura de culturas é um bom método para prevenir a perda de solo devido à erosão. Reduz o escoamento, o respingo do solo das chuvas e o deslocamento pelos ventos. Manter o solo superficial intacto promove uma estrutura geral saudável.

Utilizar Folhas

Folhas de outono enriquecem o solo enquanto fornecem habitat para a vida selvagem.

A queda natural de folhas no outono beneficia os canteiros ao fornecer isolamento, retenção de umidade, supressão de ervas daninhas e nutrição através da decomposição. As folhas de outono são uma cobertura morta, composto e condicionador de solo ideais.

As folhas também fornecem benefícios ecológicos, como abrigo para insetos benéficos como borboletas rabo-de-andorinha, mariposas luna e insetos-pau que nidificam, põem ovos e hibernam entre elas. Deixar as folhas é uma prática amigável aos polinizadores.

Se você tiver folhas em excesso, empilhe-as para se tornarem mofo de folhas para enriquecimento futuro do solo e cobertura morta. Leva cerca de seis meses para decompor completamente o material foliar, mas o mofo de folhas é fácil de fazer e um recurso valioso para emendar solos nativos ao plantar e cobrir.

Melhorar a Estrutura do Solo

Sistemas radiculares melhoram a estrutura do solo e aumentam a retenção de umidade.

As raízes das culturas de cobertura criam canais para ajudar a aerar e melhorar a estrutura do solo. Elas retêm a umidade e previnem o ressecamento excessivo. Partes de plantas em decomposição também aeram e reduzem a compactação.

Use vegetação de cobertura como parte da rotação de plantio. A rotação de culturas é especialmente útil em hortas ou ao cultivar a mesma família em grande quantidade. Solanáceas como tomates e pimentões, por exemplo, ou cucurbitáceas como pepino e abóbora, beneficiam-se de não serem plantadas no mesmo local por alguns anos. Elas compartilham as mesmas pragas e doenças do solo.

As culturas de cobertura ajudam a mitigar pragas e doenças ao misturar a rotação. No entanto, elas não são imunes a pragas e podem atrair suas próprias.

Minimizar a Manutenção

Cobrir com cobertura morta e deixar a vegetação reduz a manutenção e apoia os polinizadores.

Estamos acostumados a arrumar, cortar e remover detritos de canteiros elevados e no solo. Se ajustarmos nossa estética em nome de melhorar os solos, apoiar os polinizadores e suprimir as ervas daninhas, podemos perceber menos manutenção ao longo do tempo. Sazonalmente, passaremos menos tempo varrendo e recolhendo folhas. Cobrir com cobertura morta e manter a vegetação existente no lugar é o caminho de menor resistência.

A cobertura de culturas é uma maneira rápida e fácil de manter canteiros vazios saudáveis, embora venha com considerações de manutenção. Antes do plantio na primavera, planeje a remoção. Deixe o material morrer naturalmente pela morte no inverno ou sufoque-o com lonas ou papelão. Corte ou apare, especialmente logo após a floração, para evitar a produção de sementes. Ou, puxe-o e adicione-o à pilha de compostagem.

Culturas de Cobertura Úteis

Use sementes de vegetais restantes para melhorar o solo e aeração.

Não há necessidade de deixar seus canteiros de jardim vazios quando você pode rapidamente espalhar sementes de culturas de cobertura. Culturas de cobertura populares para o outono incluem leguminosas (aquelas fixadoras de nitrogênio de primeira linha) como trevo, feijão, ervilhas e ervilhaca. Gramíneas como centeio anual, aveia, trigo de inverno e trigo-sarraceno oferecem cobertura de crescimento rápido.

Tem sementes restantes do jardim de vegetais de outono? Couve, rabanete e nabos fazem excelentes culturas para melhorar a aeração.

Prepare o canteiro removendo a vegetação e a cobertura morta e alisando-o com um ancinho. Você também pode semear enquanto os vegetais de final de estação crescem e produzem, semeando ao redor deles. Espalhe as sementes generosamente para uma cobertura densa.

Trevo Vermelho

Esta cobertura do solo tolerante à geada enriquece os canteiros e atrai polinizadores.

O trevo vermelho fornece um serviço valioso como cobertura do solo leguminosa de estação fria. Esses cultivadores eretos têm uma raiz principal que fixa nitrogênio. Flores vermelhas de uma polegada de comprimento aparecem na primavera e atraem insetos benéficos.

Esta cobertura do solo tolerante à geada é resistente a -23°C. Cresce durante o inverno como uma anual de estação fria nas zonas 6 e mais quentes. Semeie sementes seis a oito semanas antes da primeira data de geada para obter o melhor vigor.

Favas

Estas plantas tolerantes à geada melhoram o solo e atraem polinizadores.

Favas de sementes pequenas são uma anual de estação fria com caules altos, frescos e folhosos e um hábito arbustivo. Suas raízes abundantes fixam nitrogênio e quebram solos para menos compactação.

As favas produzem pequenas flores brancas com centros pretos escovados. As flores da primavera atraem polinizadores como uma valiosa fonte de néctar de transição.

As favas são tolerantes à geada e resistentes ao frio, germinando em temperaturas de até 2°C. As leguminosas vigorosas amadurecem em 30 a 60 dias.

Ervilhaca Peluda

Estas plantas vigorosas suprimem ervas daninhas e enriquecem o solo.

A ervilhaca é uma leguminosa formadora de tapetes vigorosa com caules rastejantes. É uma fonte valiosa de nitrogênio e supressão de ervas daninhas. Além disso, a ervilhaca peluda pode aumentar a resistência a doenças e prolongar a fotossíntese nas plantações seguintes.

Flores tubulares de branco a roxo se agrupam ao longo dos caules na primavera, destacando o tapete em cores. É mais rica em nitrogênio nesta fase e mais fácil de “virar” nos canteiros. Ela se decompõe rapidamente em algumas semanas antes do tempo de plantio.

Trigo-Sarraceno

Estas plantas altas enriquecem rapidamente o solo e aumentam a fertilidade.

O trigo-sarraceno é uma anual sensível à geada que cresce do outono ao inverno em climas amenos. Em climas frios, semeie-o no início da primavera ou no final do verão para uma cobertura de crescimento rápido. As plantas se decompõem rapidamente quando incorporadas como matéria orgânica.

O trigo-sarraceno tem caules altos e flores brancas abundantes que atraem insetos benéficos. As flores aparecem rapidamente, cerca de 35 dias após a semeadura.

O trigo-sarraceno é outro fixador de nitrogênio com raízes benéficas. Ele fornece fósforo para que as plantas futuras desenvolvam folhagem e flores saudáveis.

“`