21 Ideias de Cercas Vivas para o Seu Paisagismo

Você está visualizando atualmente 21 Ideias de Cercas Vivas para o Seu Paisagismo

Se você já teve o suficiente dos seus vizinhos espiando suas atividades no quintal, pode ser hora de construir — ou plantar — uma cerca viva. Em vez de comprar algum tipo de cerca ou tela manual, por que não optar por uma cerca viva que beneficiará a vida selvagem local também?

Existem muitos arbustos e pequenas árvores que se adequam perfeitamente a esse propósito. Plante-os em linha e você terá uma cerca viva. Eles geralmente têm folhagem densa e perene para manter sua borda durante todo o ano. Enquanto alguns crescem mais altos que outros, você pode podar muitos ao seu gosto.

Você pode procurar plantas perenes para cerca viva discretas e sutis, com folhagem verde simples, ou pode buscar aquelas que têm flores que atraem polinizadores. Embora a maioria das plantas de borda a seguir prefira pelo menos algumas boas horas de sol, algumas podem lidar com sombra também.

Você também pode criar bordas simples em seu quintal para designar diferentes propósitos, como uma área de piscina ou um jardim de ervas. Não sabe por onde começar? Confira essas ideias de cerca viva. Algumas dessas opções são classificadas como espécies invasoras em áreas da América do Norte. Seja seletivo sobre o que você planta, faça uma pesquisa antes de plantar e escolha nativas sempre que possível.

Felco 211-60 Lopper

A cabeça de corte curva com uma lâmina contrária em gancho e um raio variável na lâmina proporcionam potência e precisão que cortam a madeira com facilidade. Os cabos de 60 cm / 23,6 polegadas oferecem flexibilidade para cortar em diferentes alturas e são confortáveis de usar graças aos cabos de alumínio leves e aos amortecedores de choque.

Compre na Dr. Jardim

Forsythia

As flores cobrem os galhos e criam uma nuvem de cor amarela já em fevereiro.

O gênero Forsythia contém uma pequena lista de arbustos decíduos e perenes conhecidos por suas flores amarelas brilhantes. Esses arbustos florescem no início da primavera antes que a folhagem apareça. As flores cobrem os galhos e criam uma nuvem de cor amarela já em fevereiro.

Esses arbustos podem atingir até três metros de altura. Sua altura e folhagem densa os tornam ideais para criar uma cerca viva ou tela. Plante-os em um local com sol pleno para obter o máximo de flores possível.

Você também pode criar bordas em sua propriedade com essas perenes, onde suas flores se tornarão um sinal característico das mudanças de estação.

Photinia de Ponta Vermelha

A nova folhagem na photinia de ponta vermelha emerge vermelha, daí o nome.

A photinia de ponta vermelha, também conhecida como photinia de Fraser, é uma pequena árvore perene. Você pode manter essas perenes podadas no tamanho de arbustos, mas se permitidas amadurecer, elas alcançarão 6 metros de altura. Sua folhagem densa permanece durante o inverno, criando privacidade entre você e seus vizinhos.

A nova folhagem na photinia de ponta vermelha emerge vermelha, daí o nome, e você verá que a planta também costuma estar coberta de botões de flores vermelhas. Note que seu perfume pode ser desagradável.

Embora a photinia de ponta vermelha não aprecie condições encharcadas e solo argiloso, ela resiste a outros desafios comuns, incluindo seca, spray de sal e solo alcalino.

Ninebark

Sua folhagem decídua assume cores diferentes dependendo do cultivar, dos quais existem muitos.

Ninebark é um arbusto perene que atinge cerca de 2,5 metros de altura na maturidade. Sua folhagem decídua assume cores diferentes dependendo do cultivar, dos quais existem muitos. Você pode encontrar arbustos de ninebark com folhas verdes, roxas e quase amarelas. Flores brancas vistosas aparecem na primavera e no verão.

Embora ninebark floresça em pleno sol, cultivares de folhagem roxa precisam de alguma sombra ao meio-dia, caso contrário, perdem a cor. Você pode plantar esta nativa em solos úmidos perto de margens de rios e lagoas. Na verdade, é bastante resistente a inundações. Se 2,5 metros é mais alto do que você prefere, você pode optar por um cultivar anão.

Cereja de Folha Roxa

Este arbusto decíduo tem folhas roxas que são quase vermelhas brilhantes.

A cereja de folha roxa é um híbrido da família das rosas. Este arbusto decíduo tem folhas roxas — daí o nome — que se tornam quase vermelhas brilhantes. Na primavera, delicadas flores cor-de-rosa pontilham esses arbustos, dando lugar a atraentes frutos roxos. A cereja de folha roxa atinge cerca de 2,5 metros de altura e largura com folhagem densa.

Se você está procurando algo ainda maior, o cultivar ‘Big Cis’ pode alcançar impressionantes 4,2 metros com folhas maiores. Ou se você está em busca de cor, o cultivar ‘Minnesota Red’ é conhecido por suas folhas roxas mais escuras, bem como por sua tolerância ao frio.

Junípero Blue Heaven

Esta árvore perene oferece cor azul durante todo o ano e atinge cerca de 6 metros de altura.

O junípero Blue Heaven é o nome comum de um cultivar de junípero das Montanhas Rochosas que tem um hábito de crescimento mais vertical e agulhas azuis. Esta árvore perene oferece cor azul durante todo o ano e atinge cerca de 6 metros de altura, o que é bastante compacto para um conífero.

Plantar vários juníperos Blue Heaven próximos uns dos outros cria uma cerca viva encantadora e caprichosa. Essas árvores preferem muito sol e solo bem drenado. Elas não toleram solos úmidos ou argilosos, pois são naturalmente adequadas a áreas rochosas. Dito isso, essas árvores de baixa manutenção prosperarão apesar da baixa qualidade do solo. Não é necessário fertilizante.

Viburno Arrowwood

Esta opção decídua e de baixa manutenção produz cachos vistosos de flores brancas na primavera.

Esta opção decídua e de baixa manutenção produz cachos vistosos de flores brancas na primavera. Ela beneficia a vida selvagem local, hospedando borboletas e fornecendo alimento para pássaros e pequenos mamíferos. O viburno Arrowwood pode atingir 3 metros de altura, mas você pode podá-lo ao tamanho desejado com tesouras de poda.

Arborvitae Americana

Existem vários cultivares com diferentes formas de crescimento, incluindo formas piramidais e colunares.

A arborvitae americana é outra ótima opção de conífero. Esta árvore perene tem um visual clássico de agulhas. Elas são ideais se você está procurando uma cerca viva séria com paredes altas, pois essas árvores atingem entre 12 e 18 metros na maturidade. Existem vários cultivares com diferentes formas de crescimento, incluindo formas piramidais e colunares.

Elas são tolerantes a muitas dificuldades comuns, incluindo solo úmido, solo argiloso e poluição pesada do ar, e embora cresçam melhor com muita luz, você pode cultivá-las em sombra parcial. Elas até sobreviverão em sombra total, embora a folhagem fique rala.

Hortênsia Paniculata

As flores desbotam para rosa e depois marrom no outono, oferecendo cor por um longo período de tempo.

Se você quer algo que cresça rápido, confira as hortênsias paniculata. Esses arbustos decíduos de múltiplos caules têm uma taxa de crescimento rápida com folhagem densa e espessa para criar uma cerca visual. Elas geralmente atingem cerca de 4,5 metros de altura, mas podem chegar a 7,5 metros em condições ideais.

No verão, flores brancas de hortênsia surgem desses arbustos. As flores desbotam para rosa e depois marrom no outono, oferecendo cor por um longo período de tempo. As hortênsias paniculata preferem solo bem drenado que seja ligeiramente ácido. No melhor cenário, elas gostam de alguma sombra à tarde também.

Ligustro Dourado

A nova folhagem nesses híbridos decíduos é amarela, desbotando para verde e depois vermelha no outono.

Esses arbustos são comumente usados como cercas vivas, com um hábito de crescimento arredondado que forma uma barreira densa. O ligustro dourado não é muito exigente. Ele prospera na maioria dos tipos de solo e exposições ao sol, desde que não seja plantado em sombra total.

Cedro Vermelho Oriental

Alcançando 12 metros de altura, os cedros vermelhos orientais podem fornecer uma tela séria entre você e seus vizinhos.

O cedro vermelho oriental é na verdade outra espécie de junípero. Este conífero é nativo de grande parte da América do Norte, prosperando em uma ampla gama de condições entre as zonas de resistência 2 a 9. Alcançando 12 metros de altura, os cedros vermelhos orientais podem fornecer uma tela séria entre você e seus vizinhos.

Uma vez estabelecidos, são árvores de baixa manutenção que não precisarão de muito. Você pode plantá-los em praticamente qualquer solo, seja pantanoso ou rochoso. Os cedros vermelhos orientais toleram solo de baixa qualidade, sal e até seca. Plantar essas árvores também fornece habitat e alimento para a vida selvagem local, como a borboleta hairstreak do junípero.

Flor de Franja Chinesa

Pode ser perene ou semi-perene, com folhagem de folhas largas e flores em forma de estrela e franjas.

A flor de franja chinesa, também conhecida casualmente pelo seu gênero, Loropetalum, é um arbusto ou pequena árvore diversificada. Pode ser perene ou semi-perene, com folhagem de folhas largas e flores em forma de estrela e franjas. Muitos cultivares da flor de franja chinesa existem, alguns com folhas avermelhadas e flores rosas.

Esses arbustos atingem cerca de 2,5 metros de altura e podem formar uma cerca densa. Você pode facilmente criar uma sebe com plantas de flor de franja chinesa, e os cervos as deixarão em paz. Plante perenes de flor de franja chinesa em solo bem drenado e ligeiramente ácido em um local onde os ventos de inverno não possam causar danos.

Glicínia Americana

Essas vinhas perenes produzem flores perfumadas de cor roxa azulada na primavera.

Se você está em busca de cor, considere plantar glicínia americana, que é uma videira lenhosa que pode crescer até 12 metros. Este crescimento rápido é ideal para cobrir cercas existentes com vida. Nas condições adequadas, a glicínia americana pode dominar uma barreira monótona. Sua taxa de crescimento é um tanto agressiva, mas é uma espécie nativa.

Essas vinhas perenes produzem flores perfumadas de cor roxa azulada na primavera. As flores pendentes geralmente têm cerca de 15 centímetros de comprimento e surgem já em abril. Outros cultivares estão disponíveis com flores de outras cores. A glicínia americana precisa de sol pleno para realmente se destacar.

Salgueiro Manchado

As novas folhas emergem rosa claro ou brancas, amadurecendo para verde com variação prateada.

O salgueiro manchado, também conhecido como salgueiro manchado japonês ou salgueiro Nishiki, é um arbusto redondo e decíduo com folhagem atraente. As novas folhas emergem rosa claro ou brancas, amadurecendo para verde com variação prateada. No outono, os caules ficam vermelhos, criando um contraste de cores.

Esses arbustos perenes são resistentes em zonas temperadas de 5 a 8, e eles crescem melhor quando recebem bastante luz solar. Sua taxa de crescimento rápida e arredondada torna os salgueiros manchados perfeitos para uma cerca viva de altura média. Eles atingem cerca de 1,8 metros de altura. Os salgueiros manchados também alimentam uma variedade de polinizadores e abelhas especializadas, embora esses arbustos não sejam nativos.

Lilás

Tipicamente roxas, flores de 20 centímetros surgem no início da primavera.

Você simplesmente não pode errar com um clássico. O lilás comum, também chamado de lilás francês ou lilás inglês, é uma pequena árvore ou arbusto de floração primaveril. Essas perenes podem atingir até 5 metros de altura em condições perfeitas, criando uma cerca viva de considerável altura.

Claro, a característica estrela desses arbustos são suas flores amadas. Tipicamente roxas, flores de 20 centímetros surgem no início da primavera. Você pode detectar seu forte perfume do outro lado da rua. Note que uma geada tardia pode inibir as flores.

Muitos cultivares de lilás estão disponíveis, alguns com outras cores de flores, incluindo azul, rosa e branco.

Hortênsia Trepadeira

Flores brancas ou amareladas florescem na primavera e no verão nas vinhas.

Se você tem uma cerca velha em uma área sombreada, pode querer cobri-la com graciosas hortênsias trepadeiras. Essas perenes podem crescer na forma de arbusto ou trepadeira, e você pode até cultivá-las em sombra total. As hortênsias trepadeiras podem realmente adicionar vida a uma área monótona do seu gramado.

A hortênsia trepadeira pode ser lenta para se estabelecer no início, mas esta espécie tem uma taxa de crescimento rápida uma vez que se acomoda. Flores brancas ou amareladas florescem na primavera e no verão nas vinhas. O melhor de tudo é que a hortênsia trepadeira não tem problemas sérios com pragas ou doenças.

Weigela

Este arbusto perene decíduo tem ramos grossos que são brevemente cobertos de flores na primavera.

A weigela pertence à família das madressilvas, e como a madressilva, tem um hábito de crescimento denso e arredondado. Este arbusto perene decíduo tem ramos grossos que são brevemente cobertos de flores na primavera. Normalmente, as flores tubulares cor-de-rosa surgem por cerca de duas semanas no final da primavera.

Alcançando cerca de 3 metros de altura e 3,6 metros de largura, a weigela é frequentemente usada como planta de borda. Os jardineiros frequentemente buscam cultivares variegados ou outras variedades com flores de cores diferentes. Os arbustos de weigela são bastante fáceis de cuidar, pois não têm problemas com poluição do ar ou solos argilosos.

Louro-Cereja

A folhagem densa e brilhante desta árvore permanece o ano todo, adicionando cor à sua paisagem.

O louro-cereja, também conhecido como louro-inglês, é outro arbusto perene, embora você também possa considerá-lo uma árvore. Esta perene pode atingir alturas de 6 metros e se espalhar por 3 metros de largura, então apenas algumas plantas de louro-cereja poderiam criar uma poderosa