7 Pragas Comuns em Hortas de Legumes no Outono

Você está visualizando atualmente 7 Pragas Comuns em Hortas de Legumes no Outono

O outono é uma das minhas épocas favoritas para estar no jardim. Os dias mais frescos e o ar mais seco são um alívio bem-vindo após os verões quentes e úmidos, tornando as tarefas menos urgentes. Além disso, vegetais de outono como couve-flor, brócolis e rutabagas oferecem colheitas abundantes e adocicadas pelo frio.

No entanto, jardins de outono raramente são perfeitos. Mesmo que as temperaturas mais baixas e os dias mais curtos levem a uma diminuição na pressão de pragas, algumas ainda persistem. Se você adotar uma abordagem muito laissez-faire, lagartas e pulgões podem rapidamente devorar suas colheitas, que de outra forma seriam perfeitas. Acredite, eu já passei por isso.

Conhecer algumas pragas comuns de vegetais de outono ajudará você a diferenciar os “bons” dos “maus” insetos. Vou compartilhar algumas pragas notáveis e explicar métodos de controle úteis.

Pulgões

Aja rapidamente contra essas pragas para evitar o crescimento rápido da população.

Se você cultiva plantas há mais de alguns meses, provavelmente está familiarizado com os pulgões. Esses pequenos insetos de corpo mole atacam uma ampla variedade de plantas, desde plantas tropicais de interior até árvores altas e vegetais resistentes. Existem muitas espécies diferentes de pulgões, mas todas têm aparências e métodos de alimentação semelhantes.

Os pulgões têm pequenas partes bucais em forma de palha que usam para perfurar as folhas das plantas e beber a seiva. Embora alguns pulgões não causem danos visíveis, essas pragas vegetais podem se multiplicar rapidamente em qualquer estação, incluindo o outono. Um pulgão pode passar de ninfa recém-nascida a adulto em menos de uma semana, e cada fêmea pode produzir mais de 50 ninfas por semana. Isso significa que dez pulgões podem crescer para mais de um milhão em cerca de seis semanas!

Embora os pulgões se reproduzam e amadureçam mais lentamente no outono do que no verão, pequenas populações ainda podem crescer rapidamente. E essas populações maiores podem enfraquecer seriamente uma ampla variedade de plantas vegetais. Portanto, você deve controlar os pulgões assim que os avistar.

Opções de Controle

Embora os pulgões sejam prevalentes no jardim, muitos predadores naturais se alimentam deles. Manter um habitat diversificado e evitar pesticidas de amplo espectro incentivará a presença de insetos benéficos como joaninhas, crisopídeos e vespas parasitas. Esses predadores podem procurar pulgões e comê-los antes que tenham tempo de se tornar um grande problema.

Mesmo que você tente manter um ecossistema saudável, os pulgões ainda podem se tornar um problema que vale a pena tratar. Se você notar uma dúzia ou mais dessas pragas em suas plantas, pode limpá-las com um pano úmido e ensaboado. Você também pode tentar lavá-los de suas plantas com um jato potente de água.

Infestações maiores geralmente requerem métodos mais intensivos. Pulverizar as pragas de corpo mole com óleo de neem, sabão inseticida ou outro tipo de óleo hortícola os matará. Certifique-se de que o spray entre em contato com as pragas para obter os melhores resultados. Pulverize fora do horário de pico de atividade dos polinizadores, no início da manhã ou ao anoitecer. Uma névoa leve é suficiente.

Percevejos Harlequim

Apesar de sua beleza, esses insetos podem danificar gravemente as plantas.

Os percevejos harlequim podem parecer bonitos, mas não se deixe enganar por seus padrões intrincados de vermelho, preto e branco. Essas pragas podem causar sérios danos!

Durante o outono, é mais provável que você veja a forma adulta da praga em seus vegetais. Eles têm cerca de meia polegada de comprimento com corpos em forma de escudo semelhantes aos percevejos. Em áreas mais quentes, você pode continuar a ver os ovos listrados de preto e branco e as pequenas ninfas pretas e vermelhas ao longo do outono.

Esses verdadeiros insetos atacam membros da família Brassicae, como couve, repolho, couve-flor e brócolis. Eles usam suas partes bucais perfurantes/sugadoras para beber a seiva das plantas, e sua alimentação leva a manchas amarelas ou marrons nas folhas. Quando os percevejos harlequim aparecem em grande número, podem enfraquecer ou até matar plantas. Portanto, é melhor controlá-los assim que os avistar.

Opções de Controle

Se você avistar alguns adultos ao redor de suas plantas de repolho ou comendo suas folhas de nabo, use os dedos para esmagá-los. Isso pode ser um trabalho sujo, mas usar luvas torna a tarefa mais gerenciável. Você também pode pegar os insetos e colocá-los em um recipiente cheio de água com sabão. O mesmo vale para qualquer massa de ovos que você encontrar.

Você pode tratar infestações maiores com inseticidas orgânicos como óleo de neem e sabão inseticida. Como os insetos geralmente põem seus ovos na parte inferior das folhas, certifique-se de pulverizar todos os lados da folhagem. Pode ser necessário fazer aplicações repetidas para erradicá-los completamente.

Lagartas do Exército

Essas pragas de lagarta podem devastar rapidamente seu jardim de vegetais de outono.

Várias espécies de lagartas do exército podem se tornar pragas no jardim de vegetais de outono. Isso inclui a lagarta do exército do outono, a lagarta do exército da beterraba e a lagarta do exército do sul. Todos os tipos de lagartas do exército são formas juvenis de mariposas.

As juvenis são lagartas que variam em aparência dependendo da espécie, idade das larvas e indivíduo. As larvas emergem com menos de um quarto de polegada de comprimento e crescem até um pouco mais de uma polegada. Elas podem ser verdes, cinzas, pretas, marrons ou uma combinação dessas cores.

As lagartas do exército recebem esse nome por sua tendência a viajar em grupos quando procuram novas fontes de alimento. Portanto, grandes números de pragas podem aparecer de uma vez.

As plantas afetadas variam dependendo da espécie de lagarta do exército. Alguns vegetais impactados incluem beterrabas, brócolis, alface e repolho. Embora você possa frequentemente avistar as pragas, também pode notar buracos de forma irregular nas folhas.

Opções de Controle

Uma maneira de tratar as lagartas do exército é removê-las fisicamente das plantas. No entanto, isso é frequentemente difícil se as lagartas forem muito pequenas ou estiverem presentes em grande número.

Outra opção de controle inclui pulverizar as culturas afetadas com uma bactéria do solo naturalmente presente chamada Bacillus thuringiensis (Bt). À medida que as lagartas do exército comem o Bt, elas param de se alimentar e eventualmente morrem. Embora o Bt prejudique essas lagartas, não afetará insetos benéficos como vespas parasitas, crisopídeos e moscas-das-flores. No entanto, afetará outras lagartas.

Lagartas do Repolho

Essas pragas criam buracos irregulares nas folhas das culturas de brassicas.

As lagartas do repolho são pragas comuns de outono que atacam uma variedade de vegetais da família das brassicas. Algumas de suas plantas favoritas incluem repolho, nabos, brócolis, couve-flor, couve, couve-galega e bok choy. Elas mastigam as folhas, levando a buracos irregulares e possivelmente plantas desfolhadas.

As lagartas variam em aparência dependendo da espécie. As lagartas do repolho importadas são verde-claras. As lagartas do repolho com listras cruzadas têm costas listradas de azul claro e preto e grandes listras amarelas e pretas ao longo dos lados de seus corpos.

Ambas as espécies amadurecem em mariposas que põem seus ovos na parte inferior das folhas. A lagarta do repolho importada põe ovos oblongos, amarelo-claros, enquanto a lagarta com listras cruzadas põe aglomerados de ovos amarelos e achatados.

Opções de Controle

A melhor maneira de controlar as lagartas do repolho depende do número de lagartas em suas plantas. Se você avistar algumas lagartas e ovos, pode removê-los manualmente. No entanto, esteja ciente de que os adultos continuarão a pôr ovos em suas plantas.

Se você tiver uma grande infestação e muitas lagartas pequenas, pode pulverizar as plantas com Bt. Essa bactéria entra no trato digestivo dos membros da família Lepidoptera e os impede de se alimentar. Não prejudicará outros insetos, mas você deve sempre seguir as instruções de aplicação ao usá-lo.

Lagartas Medideiras

Essas lagartas esguias mastigam buracos irregulares nas folhas das brassicas.

Embora alguns jardineiros frequentemente as confundam com lagartas do repolho, as lagartas medideiras são uma praga completamente diferente. Elas são mais esguias do que outras pragas semelhantes e se movem como uma lagarta medideira. Elas também são sempre verde-claras, com listras brancas tênues ao longo dos lados.

Essas pragas se alimentam de numerosos vegetais da família das brassicas no outono, incluindo repolho, couve, brócolis, couve-flor e couve-galega. Embora estejam presentes durante grande parte da temporada de cultivo, você frequentemente notará um aumento significativo na atividade no outono.

Quando as larvas são jovens, elas se alimentam na parte inferior das folhas. Portanto, você pode não notar que elas estão lá quando aparecem pela primeira vez. À medida que crescem, mastigam toda a folha, causando buracos irregulares. Se não forem tratadas, podem desfolhar folhas inteiras.

Além de ficar de olho nas larvas, você também pode procurar os ovos e os adultos. Os adultos são pequenas mariposas marrons conhecidas como mariposas corujas. Essas mariposas põem ovos únicos amarelo-claros nas folhas das brassicas.

Opções de Controle

Uma maneira de controlar as lagartas medideiras é remover os ovos e as larvas manualmente. Você pode esmagá-los com os dedos ou colocá-los em um balde cheio de água com sabão.

Outra opção é pulverizar as plantas infectadas com Bt. Esta é uma bactéria do solo naturalmente presente que prejudica o trato digestivo das larvas de mariposas e borboletas. Quando as lagartas medideiras ingerem a bactéria, param de se alimentar e morrem. Como o Bt é lavado pela chuva, você provavelmente precisará pulverizar suas plantas uma vez por semana.

Você também pode excluir as lagartas medideiras de suas plantas com telas de proteção. Apenas certifique-se de que não há ovos ou larvas em suas plantas antes de cobri-las!

Besouros Pulga

Pequenos besouros causam danos de “buracos de tiro” em brassicas folhosas.

Embora sejam pequenos, os besouros pulga podem rapidamente dizimar brassicas folhosas como rúcula, folhas de rabanete, couve, couve-galega e bok choy. Algumas espécies também comem culturas como espinafre, pimentão e berinjela. Essas pragas são frequentemente um problema maior em clima quente, mas permanecem no jardim até o outono.

Existem várias espécies de besouros pulga, mas todos têm aparência semelhante. Eles têm corpos oblongos que são pretos, bronze ou cinza e pernas esguias que usam para saltar pequenas distâncias. A maioria das espécies tem menos de um quarto de polegada de comprimento. Apesar de seu pequeno tamanho, podem comer muito em um dia, deixando pequenos danos de “buracos de tiro” nas folhas.

Os besouros pulga não são propensos a matar plantas, mas levam a folhas feias. Com o tempo, as plantas podem se tornar atrofiadas e fracas devido aos danos.

Opções de Controle

Uma das melhores maneiras de prevenir danos dos besouros pulga é excluir fisicamente os pequenos insetos de suas culturas. Você pode colocar uma tela de proteção ou rede de insetos sobre suas plantas e prender as bordas ao chão com sacos de areia ou outros objetos pesados. Apenas certifique-se de que não há pragas em suas plantas antes de cobri-las, ou você estará apenas prendendo-as.

Você também pode pulverizar as pragas com inseticidas orgânicos. Algumas opções eficazes incluem piretrinas e espinosade. Se você optar por usar controles químicos, certifique-se de seguir cuidadosamente as instruções do produto.

Lagartas Cortadeiras

As larvas cortam os caules das plantas, fazendo com que as mudas tombem.

Lagarta cortadeira é o nome genérico para as larvas de mariposas que se alimentam dos caules das plantas jovens. As larvas cortam todo o caule, fazendo com que as mudas caiam no chão. Como as lagartas cortadeiras comem caules pequenos, as mudas são as mais suscetíveis aos danos. As pragas se alimentam de uma variedade de culturas, incluindo repolho, couve, couve-galega, feijão, pimentão e alface.

Embora as diferentes espécies variem em aparência, elas compartilham algumas semelhanças. As larvas são rechonchudas, sem pelos e alguma variação de marrom, preto e cinza. Elas frequentemente se enrolam em forma de C quando tocadas.

As lagartas frequentemente se escondem em detritos durante o dia e se alimentam à noite. Portanto, pode ser difícil avistá-las. No entanto, cavar perto das bases das plantas infectadas frequentemente revelará as pragas.

Opções de Controle

Como as lagartas cortadeiras se escondem sob detritos do solo, evite usar cobertura morta perto da base de mudas recém-transplantadas. Você pode adicionar cobertura morta uma vez que as mudas estejam maiores. Você também deve manter seu jardim livre de ervas daninhas e remover qualquer detrito vegetal que caia no chão.

Como as lagartas cortadeiras comem caules inteiros, pulverizar plantas com inseticidas não é eficaz. No entanto, você pode proteger fisicamente as mudas tenras colocando um colar de papelão ou papel alumínio ao redor da base do caule. Coloque uma ou duas polegadas do material sob o solo e deixe outras duas polegadas acima do solo.