Plantando um Jardim para Polinizadores com Crianças: 5 Dicas Essenciais

Você está visualizando atualmente Plantando um Jardim para Polinizadores com Crianças: 5 Dicas Essenciais

Plantando um Jardim para Polinizadores com Crianças

Plantar um jardim para polinizadores com crianças é uma maneira fantástica de conectá-las com a natureza, enquanto ensina conceitos como ecossistemas e biodiversidade, e a interconexão de todos os seres vivos.

Claro, elas provavelmente não perceberão que estão aprendendo sobre esses conceitos importantes, mas saberão que estão se divertindo cavando, regando e observando borboletas e abelhas. Além disso, o processo de ver o jardim crescer e atrair polinizadores pode ser incrivelmente gratificante e motivador.

Boas notícias: você não precisa deixar essa ideia te sobrecarregar. Você não precisa de hectares de espaço ensolarado e plano. Você não precisa de dias inteiros para planejar e projetar uma paisagem elaborada. Sabemos que aqueles de nós com crianças, especialmente pequenas, nem sempre têm tempo, energia ou orçamento para planejar coisas elaboradas.

Então comece pequeno, seja paciente e abrace o caos que pode surgir quando você cresce com crianças. Os pássaros, borboletas e abelhas vão agradecer. Continue lendo e aprenda como plantar um jardim para polinizadores amigável para crianças e a próxima geração de cultivadores.

Se Você Plantar, Eles Virão

Projete plantações na altura das crianças para inspirar exploração e senso de propriedade.

Vamos falar sobre acessibilidade. Crianças pequenas vivem em um mundo onde tudo é geralmente muito alto, muito grande ou muito pesado. Traga o jardim para o nível delas, e elas sentirão um senso de propriedade e independência. Quando as crianças podem acessar e se mover livremente pelo jardim, elas são mais propensas a seguir suas curiosidades e explorar.

Vasos e contêineres são facilmente acessíveis para pequenos jardineiros. Certifique-se de que os contêineres tenham drenagem adequada e sejam robustos o suficiente para não tombarem. Já tem uma cama elevada em andamento? Colete pedras ou faça uma placa colorida para delimitar um pequeno canto como um jardim para polinizadores exclusivo para crianças.

Dê às crianças suas próprias ferramentas de mão em tamanho infantil, como pás e regadores. Cores divertidas e adesivos certamente não fazem mal aqui! Crianças pequenas, em particular, gostam de ter algo que é “delas” para decorar e usar à vontade.

Diversidade de Plantas

Plante uma variedade de flores para atrair polinizadores durante todo o ano.

Não é surpresa que os polinizadores precisem de pólen ou néctar o ano todo, não apenas no auge do verão quando estamos trabalhando ao ar livre. Garanta que sua plantação forneça atração durante todo o ano para os polinizadores (e crianças) adicionando plantas nativas que florescem em diferentes épocas do ano. As crianças podem gostar de acompanhar os períodos de floração de diferentes plantas e observar o que está florescendo naquela semana.

Perenes que Florescem na Primavera

  • Columbine
  • Wood phlox
  • Beardtongue
  • Lupine
  • Wild strawberry

Perenes que Florescem no Verão

  • Butterfly weed
  • Coneflower
  • Black-eyed Susan
  • Wild bergamot
  • Blazing star Liatris

Perenes que Florescem no Outono

  • Asters
  • Goldenrod
  • Joe Pye weed
  • Turtlehead
  • Blanket flower

Você sabia que as abelhas baseiam suas cores na luz ultravioleta e, portanto, veem e podem até preferir flores azuis e roxas em vez de outras cores? Você sabia que a lobélia, a trepadeira trombeta e outras flores tubulares coevoluíram com beija-flores, para acomodar seus bicos e línguas longos e estreitos?

Esses não são apenas fatos divertidos para compartilhar com as crianças – são coisas importantes a considerar ao plantar para polinizadores. Diferentes tamanhos, formas e cores de flores, bem como alturas e hábitos de crescimento variados, apoiarão o maior número de polinizadores diferentes. Plante uma variedade, e você certamente atrairá uma variedade.

Compartilhe Abrigo

Crie abrigos simples como casas de pássaros e pilhas de galhos para polinizadores.

Assim como as pessoas, os polinizadores precisam de mais do que apenas comida para sobreviver; eles também precisam de abrigo. Criar lugares para os polinizadores nidificarem, se reproduzirem e se esconderem de predadores e clima ruim é crucial para seu ciclo de vida. O habitat pode ser integrado em nossas comunidades de várias maneiras, algumas delas em um nível de paisagem maior que pode ser difícil para as crianças entenderem.

No entanto, há muitas coisas em pequena escala e amigáveis para crianças que podemos fazer como jardineiros para ajudar a abrigar abelhas, borboletas e pássaros bem em nossos quintais.

Instale casas de borboletas e caixas de ninho de pássaros por todo o quintal, e faça observações diárias sobre o que (ou quem) é visto entrando e saindo delas. Considere instalar uma casa de morcegos perto de sua casa ou garagem, o que proporcionará muitas oportunidades para observar o comportamento dos morcegos. Compre uma pronta, ou melhor ainda, envolva as crianças no projeto desde o início, construindo uma casa de morcegos DIY juntos.

No entanto, o melhor habitat para polinizadores pode ser encontrado bem do lado de fora, sem necessidade de montagem! Folhas, árvores mortas (“snags”), troncos caídos e pilhas de galhos são fáceis de estabelecer e fornecem abrigo vital e habitat para hibernação para abelhas nativas, borboletas, mariposas e outros polinizadores. É hora de reverter o pensamento tradicional de que os quintais precisam estar “limpos” de todos esses componentes muito naturais de uma paisagem saudável.

Adicione Anuais de Crescimento Rápido

Anuais de crescimento rápido como zínias e calêndulas encantam as crianças rapidamente.

As crianças adoram ver os frutos do seu trabalho instantaneamente. Perenes e arbustos são fantásticos para proporcionar estrutura de vários anos e alimento consistente para polinizadores. No entanto, anuais que podem ir de semente a flor em questão de meses, ou até semanas, podem proporcionar uma experiência muito divertida e educativa.

Experimente anuais de crescimento rápido e lindas, como zínias, cosmos, calêndulas, calêndula, girassóis e capuchinhas. Esses anuais de cores vibrantes são atraentes tanto para polinizadores quanto para crianças. Todos eles crescem felizes em pleno sol e em quase qualquer tipo de solo, e são muito fáceis de começar a partir da semente.

Plante essas sementes diretamente no solo quando as temperaturas estiverem quentes. Ou, configure um projeto de início de sementes em ambiente interno amigável para crianças especialmente para plantas polinizadoras. Mostre às crianças os diferentes tamanhos e formas das sementes, peça que ajudem a preencher bandejas de início de sementes, deixe que escrevam etiquetas para cada variedade e incentive-as a verificar suas sementes diariamente (eu sei que eu faço!). A maioria dos tipos de plantas mencionados acima germinará dentro de uma semana.

Evite Toxinas

Opte por métodos orgânicos para proteger abelhas e outros polinizadores.

Esta dica parece óbvia, mas é tão importante que vale a pena colocar no papel. A maioria dos inseticidas e herbicidas sintéticos vendidos para eliminar organismos incômodos também são prejudiciais para abelhas, pássaros e outros polinizadores benéficos.

Neonicotinóides, como os usados comumente em culturas agrícolas, gramados e jardins, bem como em medicamentos para carrapatos e pulgas para animais de estimação e gado, são especialmente letais para populações de abelhas. Pesquisas também mostraram que os neonicotinóides são prejudiciais para peixes, répteis, sapos, pássaros e até mamíferos.

Em vez de combater insetos e ervas daninhas com toxinas, foco em práticas de manutenção holísticas. Enriqueça os solos com bastante composto, use fertilizantes orgânicos, use barreiras físicas como coberturas de fileiras para manter as pragas fora de suas culturas e remova ervas daninhas manualmente, com lonas ou cobertura de folhas. Esses métodos exigem um pouco mais de esforço? Sim. Eles também protegem a saúde humana e dos polinizadores? Absolutamente.

Considerações Finais

No verão em que minha filha completou dois anos, eu a observei enquanto ela escalava a borda de uma de nossas camas elevadas e pisoteava alegremente algumas mudas de tomate recém-transplantadas. Lutei contra minha reação instintiva de gemer e cerrar os dentes, e em vez disso a direcionei gentilmente para o caminho coberto de mulch.

Agora, prestes a completar quatro anos, ela tem uma compreensão muito mais sutil do espaço do jardim. Ela ainda se diverte tanto borrifando tudo à vista com a mangueira, empilhando cascalho da entrada em todos os vasos de coleus na porta e arrancando pétalas para fazer poções. Apesar de todo esse caos, quero que ela se divirta o máximo possível em nosso quintal, porque é um tempo significativo passado juntos. Então, afrouxei meus “padrões” de cultivo.

Se você quer que as crianças explorem e sejam curiosas sobre polinizadores, terá que deixá-las entrar no jardim. E eu quero dizer, entrar mesmo. Crianças pequenas, em particular, não terão noção de compactação do solo ou de quão delicadas são as mudas recém-transplantadas. Mas elas certamente se deliciarão em ajudar a encher um regador, procurar borboletas e pintar uma caixa de ninho de pássaros com você.

Se você tem plantas especiais que são particularmente preciosas ou frágeis, considere plantá-las fora de vista ou atrás de uma cerca. Mas, a melhor dica para plantar um jardim para polinizadores com crianças? Relaxe e convide-as para participar.