19 Melhores Arbustos para Plantar em Setembro

Você está visualizando atualmente 19 Melhores Arbustos para Plantar em Setembro

Arbustos

Os arbustos são uma parte importante tanto dos ecossistemas naturais quanto do design paisagístico, e setembro é um ótimo momento para plantá-los. Essas espécies preenchem a lacuna entre plantas herbáceas de baixo crescimento e árvores de sombra imponentes. Eles fornecem forma, estrutura, habitat para a vida selvagem, alimento e muita beleza intrínseca. Os arbustos podem ser usados para fornecer barreiras, telas de privacidade e controle de erosão. São plantas de longa duração e oferecem interesse durante todo o ano para o seu jardim.

Você tem espaço para um arbusto? Se sim, reúna seus suprimentos e prepare-se para começar a cavar, pois o outono é um ótimo momento para plantar! Você encontrará uma variedade de opções altamente diversificadas, independentemente de onde você mora.

Alguns arbustos adoram clima frio, enquanto outros prosperam em calor e umidade. Alguns são perenes, enquanto outros perdem suas folhas a cada inverno. Você encontrará arbustos robustos para grandes espaços e variedades anãs que podem ser cultivadas em vasos. Muitos jardineiros procuram arbustos altamente ornamentais com flores bonitas e folhagem colorida no outono.

Observe seu jardim e faça um plano. Quais são as condições do seu quintal e quanto espaço você quer dedicar aos arbustos? Navegue por esta lista para obter algumas ideias de arbustos fantásticos que crescem bem em uma variedade de paisagens domésticas. Sinta-se à vontade para experimentar algo novo, desde que seja adequado para sua localização específica.

Agora, vamos explorar mais sobre 19 belos arbustos que você pode plantar em setembro para dar um toque especial ao seu jardim.

Azaleia

As azaleias são arbustos de paisagismo altamente variados e extremamente populares para plantio em setembro. Esses arbustos extremamente vistosos exibem suas flores deslumbrantes a cada primavera. Uma azaleia saudável pode estar quase totalmente coberta por flores vistosas e de cores vivas em tons de branco, rosa, vermelho e roxo. Pelo resto do ano, a folhagem perene ou semi-perene serve como um bom pano de fundo para outras flores sazonais anuais e perenes.

Para um apelo máximo, plante várias azaleias juntas para criar uma cerca viva ou um agrupamento. Escolha um local com sombra parcial e solo úmido, rico e ácido, com boa drenagem. Plantas cultivadas em condições favoráveis são muito fáceis de crescer e de baixa manutenção, proporcionando interesse ornamental por muitos anos.

Camélia

Comumente plantadas em setembro ou nos meses de outono, as camélias são arbustos populares que se originaram na Ásia. Existem dezenas de cultivares com uma espetacular variedade de cores e tipos de flores, incluindo flores simples e duplas em variados tons de branco, rosa, vermelho e bicolor. A maioria das pessoas cultiva camélias por suas flores vistosas e duradouras que florescem do outono até a primavera, atraindo polinizadores de estação fria e adicionando um toque de cor ao seu jardim de inverno.

Esses arbustos têm folhas grandes, brilhantes e perenes, então você sempre terá sua folhagem para apreciar. As camélias são de crescimento lento e adoram locais sombreados. Cultive-as ao longo de um lado sombreado da sua casa ou como parte de um jardim de floresta. O solo deve ser úmido, ácido e bem drenado.

Azevinho Chinês Anão

O azevinho chinês anão é um daqueles arbustos perenes que faz uma excelente cerca viva baixa para plantar em setembro. As folhas grossas e verdes brilhantes têm uma ponta afiada e fornecem uma parede sólida de folhagem durante todo o ano. Como este azevinho geralmente não ultrapassa um metro e vinte de altura, ele não funcionará como uma tela de privacidade ou quebra-vento, mas sim como uma borda atraente.

O azevinho chinês anão tem cachos de flores brancas perfumadas que florescem na primavera. Essas plantas são dióicas, então, a menos que plantas masculinas e femininas sejam cultivadas juntas, elas não produzirão frutos semelhantes a bagas. Cultive o azevinho chinês em solo ácido, úmido e bem drenado. Essas plantas desempenham bem em pleno sol ou sombra parcial.

Flor de Franja

A flor de franja, também conhecida como flor de franja chinesa, é um arbusto perene de folhas largas nativo da Ásia. Este arbusto compacto pode ser podado para formar uma cerca viva ordenada ou deixado crescer em sua forma natural. Ele cresce bem tanto em pleno sol quanto em sombra parcial e prefere solo úmido e bem drenado.

A flor de franja é nomeada por suas flores vistosas em forma de franja rosa ou vermelha que florescem em massa durante o inverno e a primavera. A cultivar ‘Rubrum’ tem folhagem perene com um tom de bordô ou marrom para adicionar um toque de cor durante todo o ano. As folhas têm uma textura ligeiramente áspera e peluda, que as faz parecer ligeiramente pegajosas ao toque. Folhas jovens e frescas emergem vermelhas e escurecem com o tempo.

Gardênia

As gardênias são nativas da Ásia tropical e populares em climas mais quentes. Suas belas e fragrantes flores podem florescer em qualquer época do ano, embora nas partes mais frias de sua área de distribuição, elas geralmente floresçam no final da primavera e início do verão. Plante esses arbustos em setembro para garantir um show prolífico na próxima estação.

Esta espécie tem folhas grandes e verdes brilhantes que as mantêm vibrantes durante todo o ano. Se cultivadas como plantas em vasos, as gardênias podem ser trazidas para dentro durante o inverno para protegê-las do congelamento.

As gardênias são plantas de alta manutenção e requerem cuidados regulares. Para mantê-las densas e robustas, pode sua gardênia após a floração. Fertilize regularmente e use composto rico em nutrientes para incentivar flores e folhas saudáveis. Mantenha o solo úmido, mas evite borrifar água nas folhas para desencorajar infestações fúngicas e manchas nas folhas.

Mirtilo Highbush

Aqui está um arbusto resistente com tantas características favoráveis que é difícil não amá-lo. O mirtilo highbush é um arbusto nativo decíduo de bosques abertos e matas do leste da América do Norte. Existem várias espécies e cultivares de mirtilo, e todos eles precisam de solo ácido para se desenvolver bem e produzir frutos. Além disso, os mirtilos adoram bastante luz solar com solo consistentemente úmido, mas bem drenado e muita matéria orgânica nutritiva.

Se você tem as condições adequadas para um mirtilo highbush, este é um arbusto bem-vindo para paisagismo. As plantas de mirtilo têm flores ornamentais brancas em forma de sino na primavera que os polinizadores não resistem. Durante o verão, produzem uma abundância de frutos deliciosos e nutritivos. Se você não comer os frutos, os pássaros se servirão, transformando seu jardim em uma estação natural de alimentação de pássaros. Finalmente, no outono, prepare-se para um espetáculo de folhagem vermelha escarlate.

Fothergilla Grande

A fothergilla grande é uma planta que floresce na primavera com flores brancas perfumadas em forma de escova de garrafa. Essas flores vistosas atraem polinizadores da primavera e as vagens de sementes posteriores atraem pássaros forrageiros. No outono, ela exibe uma folhagem colorida em tons de amarelo dourado, laranja e vermelho bordô. Você vai querer esta planta em um local de destaque onde possa apreciar sua beleza sazonal variada.

Algodão Lavanda

Este arbusto perene de folhas largas é nativo da região do Mediterrâneo. Este pequeno arbusto tem muito apelo no jardim e pode ser plantado em setembro na maioria dos ambientes. Ele é uma ótima adição ao seu jardim de pedras ou xeriscape, ou cultive vários juntos para formar uma borda arbustiva baixa na borda do seu jardim perene ou jardim de ervas.

O algodão lavanda é de cor verde prateada pálida, com folhas altamente texturizadas e um cheiro pungente distinto. Ele floresce no verão com vários caules florais altos, cada um encimado por um semicírculo de flores. Essas massas florais são compostas por muitas flores tubulares densamente compactadas para formar uma massa amarela brilhante muito vistosa.

Viburno de Folha de Couro

O viburno de folha de couro é um arbusto de tamanho médio nativo da China. Este arbusto vistoso tem folhas grandes, ovais e texturizadas que medem até quinze centímetros de comprimento e sete centímetros e meio de largura. As folhas são semi-perenes em climas mais frios, mas perenes em climas mais quentes, proporcionando cor e textura durante todo o ano. O viburno de folha de couro é uma ótima opção para uma cerca viva de espécies mistas.

Na primavera, o viburno de folha de couro floresce com muitos cachos densos de flores brancas cremosas. Borboletas e abelhas visitam as flores em busca de seu néctar abundante. No outono, formam-se frutos pretos ou vermelhos bordô vistosos, que duram até os meses de inverno, atraindo pássaros forrageiros.

Pinheiro Mugho Anão

O pinheiro Mugho é um arbusto ornamental com agulhas perenes nativo da Europa. Existem muitas cultivares anãs disponíveis que permanecem notavelmente compactas e são perfeitas para paisagismo em espaços menores. No entanto, você precisará viver em um clima frio, pois este pequeno pinheiro adora o clima de inverno e verões frescos. Ele também precisa de bastante sol com solo úmido e bem drenado.

O pinheiro Mugho tem agulhas rígidas e verdes brilhantes que formam ramos densos em forma de escova de garrafa. Essas árvores em miniatura crescem lentamente e geralmente têm uma forma arredondada muito atraente. Cultive um pinheiro Mugho em um jardim de pedras ou jardim de pátio. Dê-lhe algum espaço para que ele possa ser o centro das atenções sem ser sufocado por outras vegetações.

Nove-Cascas

O nove-cascas é um arbusto decíduo nativo da América do Norte central e oriental. Em sua faixa norte, ele cresce melhor em pleno sol, enquanto na parte sul de sua faixa, ele aprecia sombra moderada. Cultive-o em solo de qualidade média, ácido e com boa drenagem. Se você está procurando um arbusto nativo versátil com excelente valor ornamental, considere o nove-cascas.

O nove-cascas é uma adição maravilhosa ao seu jardim amigável aos polinizadores. Este arbusto de tamanho médio floresce no final da primavera com cachos arredondados de flores brancas. O melhor momento para podar esses arbustos é imediatamente após a floração, para que eles tenham tempo de desenvolver madeira para as flores do próximo ano. O nome nove-cascas refere-se à sua casca esfoliante marrom e cinza, que adiciona interesse ao paisagismo no inverno.

Hortênsia de Folha de Carvalho

Se você precisar podar sua hortênsia de folha de carvalho, faça isso imediatamente após a floração, pois as flores do próximo ano se formam na madeira velha. Essas hortênsias nativas preferem um local sombreado com solo rico, úmido e bem drenado. Use-as como parte de uma cerca viva ou dê-lhes um local de destaque em seu jardim sombreado de floresta onde você possa apreciar suas flores espetaculares.

Uva do Oregon

Os jardineiros da Costa Oeste provavelmente já estão familiarizados com a uva do Oregon, também conhecida como agrifólio do Oregon ou berberis de folhas de azevinho. Este arbusto perene é nativo de bosques úmidos e sombreados do norte da América do Norte. No paisagismo doméstico, dê-lhe um local sombreado com solo bem drenado, rico e ácido.

A uva do Oregon se espalha por brotos de raiz e formará colônias de múltiplos caules. Permita que elas se espalhem um pouco, pois essas plantas ficam melhores com várias crescendo juntas, dando-lhes uma aparência mais robusta. Na primavera, a uva do Oregon produz massas de flores amarelas brilhantes que amadurecem em frutos roxo-escuros que se assemelham a um cacho de uvas. Os pássaros adoram os frutos e você também pode colhê-los para fazer geleias e compotas.

Alecrim

O alecrim é uma erva familiar nativa das regiões mediterrâneas da Europa, África e Ásia. Este arbusto ornamental com cheiro distintivo adora pleno sol e solo bem drenado. É uma boa erva para jardinagem em vasos e canteiros elevados e é atraente o suficiente para ser cultivada puramente como ornamental ou usada como erva culinária, ou ambos!

O alecrim floresce no final da primavera e início do verão. As pequenas flores roxas pálidas atraem abelhas, borboletas e beija-flores. A folhagem altamente aromática é pequena, rígida e perene. O alecrim desenvolve-se em um arbusto arredondado e com muitos ramos e pode ser podado para incentivar um crescimento mais denso. Existem muitas cultivares de alecrim com pequenas variações nas flores e na forma.

Sálvia Russa

A sálvia russa é um pequeno arbusto perene nativo da Ásia, onde cresce em pastagens secas. Em cultivo, essas plantas têm uma forma atraente e geralmente atingem entre sessenta e noventa centímetros de altura. No entanto, durante o pico da floração, seus caules florais se estendem até um metro e vinte de altura. Esta planta adora pleno sol com solo bem drenado e é uma ótima opção para um jardim de polinizadores ou xeriscape perene.

A sálvia russa tem belas folhas verde-prateadas com um cheiro distintivo quando esmagadas ou esfregadas. Ela floresce no final do verão e no outono e de repente ganha vida com a abundância de polinizadores. As dramáticas panículas ramificadas de flores vistosas azul-lavanda brilham ao sol da tarde, tornando a sálvia russa uma adição bem-vinda ao seu paisagismo.

Potentilha Arbustiva

Esta planta nativa é fácil de cultivar e faz uma ótima borda, cerca viva baixa ou espécime único. Use-a em um jardim de polinizadores, jardim de pedras ou área naturalizada, desde que receba muita luz solar e solo bem drenado.

No verão e no outono, quando está em plena floração, a potentilha arbustiva está cheia de flores simples e amarelas brilhantes. Essas flores alegres iluminarão seu jardim e atrairão borboletas e abelhas. Pode sua potentilha durante o inverno para ajudar esta planta a manter sua forma arredondada. Sem poda regular, ela tende a parecer desordenada. Confira algumas das muitas cultivares bonitas com formas e cores de flores variadas.

Árvore da Fumaça

A árvore da fumaça, ou arbusto da fumaça, é nomeada por seu halo nebuloso de flores no meio do verão. No auge da floração,