10 Coisas Que Você Deve Saber Antes de Cultivar Tomates

Você está visualizando atualmente 10 Coisas Que Você Deve Saber Antes de Cultivar Tomates

O cultivo de tomates não é ciência de foguetes; essa cultura prolífica pode praticamente crescer sozinha quando deixada por conta própria. Mas se você quer tomates extraordinários, plantas saudáveis e altos rendimentos, alguns métodos são comprovados para entregar resultados. Se você dominar essas dicas simples antes de cultivar tomates, poderá cultivar essa famosa fruta como um profissional, sem todas as dores de cabeça dos erros de iniciante.

O fundador da Epic, Kevin, deve ser considerado um mestre no cultivo de tomates após quase 12 anos de jardinagem no quintal. Se você adicionar meus seis anos de experiência em agricultura orgânica comercial, este artigo provavelmente inclui quase tudo o que você precisa saber para cultivar tomates incríveis, sem todo o exagero e mitos.

Vamos explorar dez coisas cruciais para saber antes de plantar sua próxima safra de tomates! Esses passos (quase) garantirão que você estará nadando em frutas saborosas durante todo o verão!

10 Coisas que Gostaríamos de Saber como Iniciantes no Cultivo de Tomates

Você já pensou nas dicas que mudariam sua vida que você daria a si mesmo quando adolescente? Se você tivesse a sabedoria atual naquela época, provavelmente poderia ter evitado muitos erros bobos. Felizmente, as apostas não são tão altas no jardim, mas é muito mais divertido colher colheitas abundantes desde o início.

Uma safra de tomates fracassada não é o fim do mundo, mas por que desperdiçar seu tempo e dinheiro se há maneiras comprovadas de ter sucesso a cada temporada? Esperamos poder poupar algumas dores de cabeça compartilhando as dez coisas básicas que gostaríamos de saber como iniciantes no cultivo de tomates.

Indeterminados vs. Determinados

A escolha entre indeterminados e determinados é crucial para colheitas durante todo o verão.

A maior divisão no mundo dos tomates é entre indeterminados e determinados. A coisa mais importante a saber é que, se você tem pouco espaço, escolha os determinados. Mas se você tem mais espaço para uma treliça, cultive indeterminados para poder desfrutar de frutas durante todo o verão.

Essas duas categorias distintas descrevem exatamente como sua planta de tomate crescerá e produzirá frutas, o que pode afetar seu tempo, treliçamento, poda e preservação. Economize muitos problemas entendendo os dois tipos e reconhecendo qual está rotulado no seu pacote de sementes.

Indeterminados

Opte por tomates indeterminados para uma produção contínua e abundante de frutas no verão.

Os indeterminados também são conhecidos como tomates de videira. Esta categoria inclui a maioria dos tomates cereja, heirlooms, beefsteaks e slicers. As variedades de videira são “indeterminadas” porque seu crescimento final não é “determinado”. Em outras palavras, essas plantas poderiam, hipoteticamente, crescer e frutificar por um ciclo de vida prolongado se a estação não fosse limitada por geadas. Os indeterminados florescem e frutificam continuamente, produzindo um suprimento contínuo de frutas enquanto as condições forem favoráveis.

As variedades de videira requerem uma treliça para apoiá-las e se saem melhor com podas regulares, pois produzem muitos brotos laterais. Esses tipos não se saem tão bem apenas com uma gaiola de tomate. Eles preferem crescer verticalmente e produzem conjuntos de frutas pesadas durante todo o verão. Portanto, se você deseja uma produção mais consistente por um período mais longo, escolha indeterminados e certifique-se de escolher um sistema de treliça forte.

Determinados

Escolha tomates determinados para espaços compactos e colheitas fáceis em uma única temporada.

Os determinados são mais frequentemente chamados de tomates arbustivos. As variedades arbustivas são ideais para ambientes de cultivo compactos e para pessoas que adoram envasar ou preservar. Muitos tomates slicers, de molho, romas e uvas se enquadram nesta categoria. Eles são chamados de “determinados” porque seu crescimento é “predeterminado”. Isso significa que eles crescem até um certo tamanho e depois param. Eles produzem todas as suas frutas em uma ou duas grandes colheitas (dentro de um mês) em vez de fornecer um suprimento consistente de frutas espalhadas ao longo da temporada.

Se você odeia podar, esses são os tomates para você! Eles não requerem poda, mas pode ajudar a aumentar a produção. As variedades arbustivas são ótimas para recipientes e gaiolas de tomate simples. Eles também podem ser cultivados com um sistema de treliça Florida weave para mantê-los contidos. Os determinados atingem no máximo cerca de cinco a seis pés, o que os torna muito mais manejáveis para sacos de cultivo ou vasos.

Indeterminados
Determinados

Tipo de videira
Tipo arbusto

Grandes, videiras podem crescer indefinidamente
Compactos, ótimos para recipientes

Crescem de 6 a 20 pés ou mais
Máximo de 5 a 6 pés

Necessita de treliça forte
Funciona com gaiola de tomate

Requer poda para melhores resultados
Poda mínima

Produzem consistentemente durante toda a temporada
Produzem todas as frutas em um período de um mês

Melhor para lanches e colheitas regulares
Melhor para envasamento e preservação

Melhores Variedades

Selecione variedades que sejam confiáveis e deliciosas.

Existem mais de 10.000 variedades conhecidas de tomates no mundo! Antes de se sentir sobrecarregado ao escolher uma variedade, lembre-se de que você tem toda a sua vida para experimentar novos tomates. A melhor aposta para iniciantes é escolher variedades que sejam confiáveis e, mais importante, deliciosas. Existem muitas sementes no mercado que prometem frutas bonitas, mas na verdade faltam em sabor. Se você se sente atraído pelos tomates mais coloridos e emocionantes, pare para considerar se eles irão performar e ter um sabor tão bom quanto parecem.

Para tornar seus esforços de jardinagem mais valiosos, priorize o cultivo de uma abundância de tomates que você absolutamente adora comer! Reduza sua seleção com essas variedades aprovadas pela Epic que nunca deixaríamos de cultivar em um jardim:

Felizmente, você pode experimentar várias variedades de tomate sem se preocupar com a polinização cruzada. Mas se você pretende maximizar seus rendimentos, ainda é melhor priorizar de três a cinco cultivares na sua primeira temporada.

Poda dos Seus Tomates

Variedades determinadas não precisam de muita poda.

Antes de nos aprofundarmos na poda, saiba que você pode pular essa etapa completamente cultivando variedades determinadas. Os tomates determinados não crescem para cima e permanecem compactos, o que geralmente elimina a necessidade de poda. Você pode precisar remover algumas folhas inferiores mortas ou doentes, mas isso é tudo.

Os indeterminados, por outro lado, requerem um pouco de cuidado. Muitas pessoas ficam intimidadas pela poda. Parece assustador cortar partes das suas plantas que você trabalhou tanto para cultivar. Felizmente, a poda de tomates é mais simples do que você pensa, desde que você conheça essas três partes botânicas chave da planta:

Este é o caule central grosso da planta de tomate.

Qualquer ramo lateral do caule principal que leva a uma folha é chamado de folha solar.

Esses pequenos brotos laterais se formam na “dobra do cotovelo” entre uma folha solar e o caule principal.

Alguns jardineiros acreditam que a remoção dos brotos não é necessária, enquanto outros juram por ela. Os brotos têm a capacidade de formar novas folhas, videiras ou frutas, mas também podem “sugar” energia da planta se deixados por conta própria. Gostamos de beliscá-los ou podá-los o máximo possível, e aqui está o porquê.

Essa técnica simples de poda pode triplicar ou quadruplicar seus rendimentos de uma única planta. Também mantém seu jardim mais arrumado. Kevin usa esse método em seu jardim e é exatamente a mesma técnica que eu usei em mais de 10 fazendas orgânicas de alta produção em todo o país. É chamada de Técnica de Líder Único.

Basicamente, você escolhe uma videira principal e remove todos os brotos laterais à medida que crescem, fazendo com que a planta se concentre em um caule principal para crescer verticalmente e produzir flores ao longo do caule central. Um líder único é altamente vantajoso para:

Melhorar a produção de flores e frutas
Garantir fluxo de ar entre a folhagem
Reduzir o risco de doenças
Prevenir o crescimento excessivo da folhagem
Manter o jardim arrumado
Facilitar o acesso às frutas para colheita
Facilitar o treliçamento da planta

Sempre use podadores afiados e higienizados ou mãos limpas para podar suas plantas. Se você tiver alguma doença no seu jardim, ajuda borrifar suas ferramentas com uma solução diluída de água sanitária ou com peróxido de hidrogênio entre os cortes. Isso evita que fungos ou outros patógenos se transfiram entre as plantas.

Escolhendo a Treliça Certa

Confie em nós, você não quer cultivar um tomate sem uma treliça. Rapidamente se torna uma bagunça desleixada com frutas apodrecendo no chão. Em vez disso, uma treliça simples mantém sua planta ereta e garante que suas frutas permaneçam limpas. Aqui estão quatro métodos, do mais fácil ao mais complexo:

Estaca Simples

Use uma estaca de bambu e barbante para apoiar plantas determinadas.

A opção mais barata e fácil é uma estaca de bambu básica. Uma estaca de bambu pode ser empurrada para o solo ou para um recipiente. Ela atua como suporte central para a videira principal de uma planta determinada (arbusto). Você pode usar barbante para amarrar o tomate à estaca, mantendo-o ereto à medida que cresce.

Gaiola Clássica

Escolha gaiolas quadradas resistentes para suporte confiável da planta.

Uma opção intermediária é uma gaiola de tomate. As gaiolas são um pouco mais caras, mas fornecem um suporte significativamente maior, o que significa mais frutas de qualidade. No entanto, é melhor evitar as gaiolas cônicas frágeis, pois elas se desfazem muito facilmente. Uma planta tombada é muito decepcionante e às vezes irrecuperável. Uma gaiola de tomate quadrada e resistente é muito mais resiliente em condições climáticas adversas e durável para sustentar muitas frutas.

Florida Weave (Não Apenas para a Flórida)

Para fileiras de plantas, atualize para um sistema versátil de Florida weave.

Se você deseja cultivar muitos tomates em uma fileira, o próximo passo na escada de treliçamento é um sistema de Florida weave. Este design simples permite que você cultive de 5 a 10 plantas ou mais de forma linear. Só requer postes em T ou estacas espaçadas de quatro a cinco pés de distância e marteladas no chão.

Plante seus tomates a 12-18 polegadas de distância e depois use barbante durável para tecer de um lado para o outro entre as estacas. O barbante trançado basicamente prenderá os tomates em uma camada central. Adicione outra camada a cada semana ou mais à medida que as plantas crescem mais altas, e então você pode deixá-las produzir em abundância.

Método de Barbante Superior e Clipes

Para suporte superior, opte por um sistema de treliça de método de barbante superior.

A opção final é a mais complexa, mas de maior qualidade. Isso é chamado de método de barbante superior. Você deve construir uma estrutura mais permanente com uma viga de madeira ou metal a cerca de seis pés do chão. Em seguida, use ganchos para pendurar barbante diretamente para baixo. À medida que as videiras crescem, clipes de tomate são usados para prender as plantas ao barbante, mantendo-as arrumadas e controladas.

Rega Adequada

Para plantas saudáveis, regue profundamente e com pouca frequência para evitar problemas.

Se você esquecer todo o resto deste artigo, lembre-se de duas palavras para regar tomates: Profundo e infrequente!

Os tomates são plantas sedentas, mas não necessariamente querem água o tempo todo. Em vez disso, é importante regar profundamente, mas com menos frequência. Você também quer evitar grandes flutuações de seco a encharcado, pois a inconsistência na rega pode causar alguns problemas importantes, como a podridão apical, que explicaremos mais abaixo. Felizmente, isso pode ser facilmente evitado instalando o sistema de irrigação correto e usando-o corretamente.

Melhor Irrigação para Tomates

Regue profundamente e infrequentemente na base da planta para promover raízes fortes.

A melhor irrigação para tomates é uma mangueira manual direcionada diretamente na base ou linhas de gotejamento correndo ao longo de cada lado da treliça. Você quer evitar molhar as folhas com uma mangueira ou aspersor, pois isso pode levar a muitos problemas de doenças irritantes.

Não importa qual configuração de irrigação você use, lembre-se de regar os tomates com menos frequência, mas com mais água. Em outras palavras, é melhor dar às suas plantas uma boa e longa bebida de água duas a três vezes por semana. Você não quer gotejar pequenas quantidades de água na superfície todos os dias. Em vez disso, ligue sua mangueira ou linhas de gotejamento por períodos mais longos com mais dias entre as sessões.

Isso funciona porque sessões de rega mais longas promovem a penetração da umidade profundamente no solo. Regas mais profundas forçam as raízes a crescerem mais profundamente em busca de mais umidade, resultando em plantas de tomate mais saudáveis e fortes.

Método Água-Espera-Água

O método “Água-Espera-Água” melhora a absorção de umidade do solo.

Kevin apelidou esse método de “Água-Espera-Água” porque esperar que a água penetre pode realmente melhorar a absorção de umidade pelo solo. Se você estiver regando com uma mangueira, fique lá por cerca de um minuto enquanto o fluxo de água penetra na superfície.

Deixe absorver enquanto você continua com outras plantas, depois volte pela fileira mais uma vez para irrigar a zona das raízes por mais 30-60 segundos. Se estiver cultivando em recipientes, irrigue até que a água saia do orifício de drenagem por 30-60 segundos, depois pare.

Mulching

A cobertura protege as raízes, ajuda o solo a reter a umidade e minimiza o crescimento de ervas daninhas de forma eficaz.

Não podemos falar sobre a umidade do solo sem mencionar a cobertura. A cobertura melhora significativamente a retenção de água, o que ajuda a prevenir o estresse hídrico nos tomates. Como o estresse hídrico pode reduzir severamente os rendimentos, sempre usamos cobertura para proteger as raízes das plantas de secarem.

Uma camada de dois a três polegadas de palha ou folhas secas evita que os raios UV secantes do sol atinjam diretamente a superfície do solo. Isso garante que o solo permaneça úmido por mais tempo. Como bônus, a cobertura reduz a pressão das ervas daninhas e enriquece o solo com matéria orgânica à medida que se decompõe.

Se você estiver usando linhas de gotejamento, passe-as por baixo da cobertura para obter benefícios extras. Mas se você estiver irrigando com uma mangueira, lembre-se de molhar a cobertura e a base da planta em vez de molhar as folhas. A umidade nas folhas de tomate convida a doenças fúngicas indesejadas.

Fertilização Correta

Alimente as plantas com fertilizantes balanceados de liberação lenta para um crescimento vigoroso.

Não é segredo que os tomates são plantas que exigem muitos nutrientes. À medida que esses cultivadores vigorosos produzem folhagem e frutas, é óbvio que eles precisam de muitos nutrientes para alimentar seu crescimento prolífico. No entanto, fertilizar em excesso ou usar o fertilizante errado pode fazer mais mal do que bem.

Se você estiver cultivando em recipientes, o melhor fertilizante para tomates é um fertilizante líquido balanceado de liberação lenta. Adicione um pouco de fertilizante a um regador e aplique toda vez que regar. Isso é útil porque as plantas cultivadas em recipientes são altamente limitadas em seu alcance radicular. Elas não podem acessar os minerais no solo, então apreciam um impulso regular diretamente no vaso.

Para cultivadores em solo ou em canteiros elevados, é melhor usar composto de qualidade ou uma pequena quantidade de fertilizante granulado orgânico de uso geral. Misturas balanceadas de liberação lenta, como o Espoma Tomato-tone Organic Plant Food, garantem uma quantidade uniforme de nitrogênio, fósforo e potássio. Isso evitará a fertilização excessiva com nitrogênio. Se você adicionar muito nitrogênio, a planta pode crescer muitas folhas sem produzir muitas frutas.