Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Plantas Stromanthe

Você está visualizando atualmente Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Plantas Stromanthe

Visão Geral

As plantas Stromanthe são populares como plantas de interior e membros da família Marantaceae. As plantas desta família são comumente conhecidas como plantas de oração. Essas belezas tropicais e coloridas ganharam muitos seguidores como cultivares um pouco exigentes, mas recompensadoras.

Eles têm algumas necessidades específicas que as tornam um desafio, especialmente para iniciantes. Esta provavelmente não é a melhor escolha se você está apenas começando. No entanto, com dedicação e conhecimento, é possível mantê-las por muitos anos. Vamos falar sobre stromanthe e como você pode cuidar de uma por conta própria.

História

A espécie Stromanthe deriva seu nome de raízes gregas.

Há várias espécies populares, cujas descobertas ocorreram ao longo dos últimos cem anos mais ou menos. O nome Stromanthe vem do grego stroma, que significa cama, e anthos, que significa flor. Uma cultivar, a stromanthe ‘Triostar’, é vencedora do prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society.

Área Nativa

Eles são nativos das florestas tropicais do Brasil e de outras regiões tropicais das Américas.

A Stromanthe é principalmente nativa das florestas tropicais do Brasil. No entanto, também são encontradas em outras regiões tropicais das Américas. Elas prosperam no sub-bosque tropical, que cresce no chão da floresta na sombra das copas das árvores.

Características

Os membros da família Marantaceae levantam suas folhas à noite e as abaixam durante o dia.

As plantas Stromanthe são plantas tropicais eretas com folhas longas, estreitas e pontiagudas. Elas são rizomatosas e terrestres, preferindo o sub-bosque fresco e úmido da floresta tropical. Existem várias espécies diferentes, sendo a maioria caracterizada por sua variação colorida.

As folhas crescem a partir de um aglomerado basal com um hábito de ramificação. Elas são parentes distantes do gengibre. Elas fazem parte da família Marantaceae, que conhecemos como plantas de oração e araruta. Elas têm o hábito único de levantar suas folhas à noite e abaixá-las durante o dia. Isso dá a aparência de mãos em oração quando as folhas estão levantadas.

Usos

A Stromanthe prospera ao ar livre em climas quentes como as Zonas 10-12.

Em climas muito quentes, a stromanthe pode viver ao ar livre e é um elemento paisagístico muito bonito. A maioria das pessoas as mantém como plantas de interior, no entanto, porque não toleram geadas.

Nas Zonas 10 a 12, a stromanthe atuará como uma planta perene ao ar livre, às vezes atingindo até seis pés de altura. Na Zona 9, ela crescerá ao ar livre como uma anual, permanecendo resistente à raiz. Em outros lugares, ela precisa viver dentro de casa.

Onde Comprar

Você provavelmente as encontrará em qualquer lugar que venda plantas de interior exóticas. Enquanto algumas variedades são raras, outras são muito comuns e populares. Você pode até encontrar os tipos mais comuns na mercearia de vez em quando.

Normalmente, você encontrará as variedades mais raras online. Eu acho a internet um ótimo lugar para encontrar variedades mais raras como esta. A variedade ‘Triostar’ é muito popular por sua variação branca, verde e rosa.

Plantio

Selecione um vaso de cerâmica com boa drenagem para replantar sua nova planta amante da umidade.

Replante sua planta o mais rápido possível após a compra. O solo do viveiro pode ser muito denso para essa amante da umidade. Embora você possa usar um vaso de terracota, pode ser difícil manter o solo úmido o suficiente. Um vaso de cerâmica com boa drenagem é o melhor.

Como Cultivar

A Stromanthe pode ser um pouco exigente. Não diria que são plantas de alta manutenção, mas são plantas de manutenção moderada com certeza. Encontrar o equilíbrio certo de água, luz e umidade é muito importante.

Luz

Forneça um local com luz brilhante e indireta.

Forneça um local com luz brilhante, mas indireta, durante a maior parte do dia. Como outras plantas de oração, elas podem parecer gostar de luz solar direta por um período. No entanto, se você deixá-las sob luz solar direta por muito tempo, as folhas queimarão e ficarão desbotadas. Luz indireta ou filtrada manterá as folhas vivas e eretas.

Uma janela com vidro de privacidade ou uma cortina fina é um local ideal. Uma ou duas horas de luz solar direta no início do dia não farão mal. Apenas certifique-se de que não estejam expostas à luz solar direta por muito tempo e especialmente não à tarde.

Água

Evite pontas de folhas marrons usando água destilada.

A Stromanthe gosta de umidade, mas não de solo encharcado. A drenagem é importante por esse motivo. Se o seu recipiente tiver uma drenagem adequada e o solo estiver correto, você deve regar cerca de uma vez a cada semana e meia. Ela pode ser sensível aos minerais na água da torneira. Portanto, dependendo da sua água específica, pode ser melhor usar água destilada.

Se as pontas das folhas começarem a ficar marrons, a água da torneira pode ser a culpada. Tente regar com água destilada por um mês ou mais e veja se isso ajuda. A falta de umidade também pode causar esse problema.

Solo

Replante rapidamente em solo rico em nutrientes com adição de composto.

Como ela gosta de permanecer úmida, mas não encharcada, um solo bem drenado que retenha um pouco de umidade é o melhor. Se você estiver preocupado que o solo de envasamento regular retenha muita umidade, adicione um pouco de perlita. Isso manterá o solo arejado e fofo, permitindo a passagem da água.

Devido a essa afinidade pela umidade, muitos viveiros as plantam em solo denso que fica muito úmido. É melhor replantá-las o mais rápido possível. O solo deve ser rico em nutrientes, então misturar um pouco de composto também é uma boa ideia.

Temperatura e Umidade

A Stromanthe prefere níveis de umidade de 60-80% para prosperar.

Mantenha a temperatura estável. Elas preferem uma temperatura estável entre 65-75°F (18-24°C), o que as torna excelentes plantas de interior. Mantenha-as longe de espaços com correntes de ar onde a temperatura possa cair abaixo de 60°F (16°C). Esteja ciente disso no inverno, quando o espaço ao redor das janelas pode ficar bastante frio. Quedas repentinas de temperatura podem fazer com que sua planta perca folhas.

Elas adoram umidade, o que pode ser um problema em algumas casas. No inverno, esta planta pode precisar de cuidados extras, pois ligar um aquecedor pode ressecar o ar da casa. Esta planta prosperará melhor a 60-80% de umidade, o que pode ser difícil de alcançar sem danificar outros objetos da casa.

A Stromanthe ficará muito feliz no banheiro, pois a umidade é tipicamente mais alta aqui. Em seus outros espaços de convivência, dê-lhe umidade extra borrifando ou usando um umidificador ou uma bandeja de pedras.

Adubação

A aplicação regular de adubo de algas marinhas a cada mês ou dois melhora o crescimento.

A Stromanthe é uma planta faminta que gosta de adubação regular. Gosto de usar um adubo feito para plantas tropicais em cultivares desta família. Adube uma vez por mês com um adubo balanceado em força regular ou a cada duas semanas com uma fórmula diluída. Um pouco de adubo de algas marinhas a cada mês ou dois dará um impulso extra à sua stromanthe.

Manutenção

Pode na primavera durante o crescimento ativo para manter a densidade.

A poda é boa por várias razões. Primeiro, a poda pode estimular a floração. Esta planta florescerá, mas pode precisar de uma poda para redirecionar a energia longe das folhas mais antigas e em direção às flores. Podar o crescimento morto ou doente também dará nova energia à sua planta.

Pode na primavera durante uma fase de crescimento ativo. Evite podar durante o inverno, quando está em dormência, pois levará mais tempo para se recuperar. Use tesouras afiadas e remova quaisquer folhas danificadas e aquelas com bordas marrons ou amareladas. Mantenha sua planta frondosa cortando o crescimento longo até logo acima de um nó. Tente evitar cortar mais de um terço da planta de uma vez.

Vire o vaso uma vez por semana para que um lado diferente da planta esteja voltado para a luz. Isso ajudará a evitar que ela cresça mais de um lado ou em uma direção. Isso criará uma planta mais cheia, equilibrada e atraente e um sistema radicular mais forte.

Crescimento ao Ar Livre

Corrija o solo pobre ou arenoso com composto para um crescimento ideal.

Se você mora em um clima quente, pode cultivar esta planta ao ar livre. Ela é uma ótima espécie para cultivo em vaso, mas crescerá bem no solo com os cuidados adequados. Não a coloque sob luz solar direta, pois queimará. Certifique-se de que ela receba luz brilhante, mas indireta. Alguma sombra à tarde é boa, mas quanto mais luz sua planta receber, mais brilhantes serão as cores.

Mantenha-a bem regada, pois ela não tolera a seca. Se o seu solo for pobre ou muito arenoso, corrija-o com composto bem decomposto e adicione adubo no momento do plantio.

Propagação

Você pode propagar a partir de estacas ou por divisão. Não é difícil propagar e é muito divertido compartilhar com amigos.

Divisão

Coloque novas plantas em um local com luz brilhante e indireta.

Divida na primavera, quando entra em sua fase de crescimento. Isso dará tempo suficiente para que suas divisões se tornem fortes e independentes. Remova a planta do recipiente e use uma faca limpa e afiada para separar um aglomerado com algumas raízes. As seções devem se soltar facilmente.

Corte as raízes para um tamanho gerenciável e replante suas novas divisões em solo para vasos bem drenado. Coloque suas novas plantas em uma área bem iluminada, fora da luz solar direta. Mantenha-as consistentemente úmidas, especialmente durante este período inicial, para que enraízem corretamente.

Estacas

Propague uma estaca colocando o caule na água imediatamente.

A propagação a partir de estacas é igualmente simples e eficaz. Esta bela planta é fácil de multiplicar! Selecione um caule com mais de uma folha e sem danos. Certifique-se de que o caule esteja saudável. Use tesouras afiadas e limpas para cortar o caule logo abaixo de um nó. Em seguida, corte a folha mais baixa ou duas, dependendo do comprimento do caule. Certifique-se de deixar pelo menos uma folha intacta.

Coloque imediatamente o caule em água limpa. Não permita que ele seque como faria com uma suculenta. Mantenha sua estaca em um local quente com muita luz indireta e observe as raízes crescerem. Levará cerca de duas a três semanas para ter um crescimento suficiente. Em seguida, plante sua estaca no solo e mantenha-a levemente úmida, cuidando dela até ver um novo crescimento.

Variedades Populares

Triostar

Esta é uma planta de interior popular conhecida por suas folhas variegadas marcantes.

‘Triostar’ é provavelmente a variedade mais popular. Você encontrará esta com mais frequência e facilidade do que outros tipos, e não é difícil ver o porquê. Esta é uma das plantas de interior mais bonitas. Os brotos são rosa pálido com tons pálidos.

Este rosa se aprofunda e cobre a parte inferior das folhas. A parte superior das folhas tem variação em verde escuro, creme e rosa pálido, onde a parte inferior é visível.

Charlie

‘Charlie’, do Brasil, apresenta variação sutil.

‘Charlie’ é uma bela variedade verde e branca variegada. Nativa do Brasil, a variação é mais sutil. É menos chamativa, mas quando floresce, é linda. As hastes das flores seguram cálices de laranja tangerina, que se abrem em pequenas flores brancas. Plantas diferentes exibem diferentes concentrações de variação, então duas plantas podem parecer bastante diferentes.

Magic Star

‘Magic Star’ apresenta folhas estreitas, verdes escuras com nervuras verdes claras e marcações brancas.

‘Magic Star’ tem uma aparência única que pode lembrar uma calathea. As folhas são estreitas e muito verde escuro com nervuras verdes claras e poucas, mas distintas, marcações brancas. Os caules e a parte inferior das folhas são de um bordô profundo, criando muito drama escuro.

Problemas Comuns

As plantas Stromanthe não são de baixa manutenção, elas certamente têm uma curva de aprendizado quando se trata de seus cuidados. Esta não é uma ótima planta para iniciantes por esse motivo.

Bordas Marrons nas Folhas

A aplicação excessiva de fertilizantes pode potencialmente levar a bordas marrons nas folhas.

Como mencionei anteriormente, esta planta pode ser bastante sensível aos minerais na água da torneira. Sais, cloro, flúor e outros minerais podem se acumular e queimar as bordas das folhas. Isso geralmente aparece primeiro nas pontas das folhas.

Se você perceber isso acontecendo, mude para água filtrada, destilada ou da chuva por um período para ver se a planta se recupera. O excesso de fertilizante também pode ser o culpado, mas é menos provável. Certifique-se de que o nível de umidade também seja suficiente.

Pragas

Combata as pragas enxaguando-as com água para reduzir os números.

Como a maioria das plantas de interior, esta pode ser atraente para certas pragas que sugam os nutrientes dela e a deixam infeliz. Você pode ver sinais reais de insetos mastigando as folhas, mas mais frequentemente, notará folhas pálidas e a planta inteira parecendo triste.

À medida que os insetos drenam os nutrientes, é provável que pare de produzir novas folhas e possa parecer pouco saudável em geral. Os culpados mais prováveis são ácaros, pulgões ou cochonilhas. Para tratá-los, borrife as plantas com água para reduzir a população e depois trate-as com óleo de nim.