Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Brunnera

Você está visualizando atualmente Como Plantar, Cultivar e Cuidar de Brunnera

Visão Geral

Com folhas em forma de coração e flores azuis espumantes, a brunnera é uma adição encantadora ao jardim de sombra. Essa cobertura vegetal de bosque tem a reputação de ser de baixa manutenção e fácil de cultivar e controlar. Suas folhas distintas combinam bem com outros amantes da sombra, como samambaias e hostas. Adicione brunnera ao seu jardim de sombra ou bosque para um toque de cor e folhagem encantadora.

O que é Brunnera?

Essa planta perene amante da sombra prospera como uma deslumbrante cobertura vegetal de baixa manutenção.

Brunnera é uma planta de sub-bosque amplamente apreciada. Essa planta perene amante da sombra faz uma cobertura vegetal deslumbrante e produz flores delicadamente bonitas na primavera. Funciona bem em espaços sombreados onde outras plantas podem ter dificuldade em prosperar. Sua propagação lenta e facilmente controlada a torna uma adição ideal e de baixa manutenção ao jardim.

História

Essa planta prospera em áreas sombreadas, oferecendo uma bela cobertura vegetal.

Brunnera empresta seu nome do botânico suíço Samuel Brunner, que era um especialista em botânica do norte da África e da Itália. Seu nome comum, bugloss, vem da palavra grega para ‘língua de boi’. O motivo para isso são os finos pelos que cobrem as folhas de muitas espécies.

Alguns tipos de brunnera se naturalizaram na América do Norte. Eles são comumente usados como cobertura vegetal em áreas sombreadas onde muitas plantas não crescem, muito menos florescem. Um cultivar, ‘Jack Frost’, um esporte de B. macrophylla, ganhou o título de Planta Perene do Ano em 2012 da Associação de Plantas Perenes.

Área Nativa

Brunnera prospera em condições frescas e úmidas de sub-bosque de bosques.

Brunnera é nativa da Europa Oriental e do Noroeste da Ásia, onde cresce no sub-bosque de bosques. Espere encontrá-la crescendo naturalmente ao lado de riachos e lagos, pois ela gosta particularmente de condições frescas e úmidas.

Características

Brunnera é uma planta perene de formação de touceira com um sistema radicular rizomatoso que ajuda na propagação e colonização. Um único exemplar cresce cerca de 18 a 24 polegadas de altura e dois a três pés de largura. As folhas são em forma de coração e verde escuro, muitas com variegadas em tons de branco, verde-acinzentado e prateado. Muitas variedades têm folhas peludas com textura áspera.

No início da primavera até meados da primavera, hastes altas e finas crescem e sustentam cachos de pequenas e finas flores azuis. Essas flores se assemelham a não-me-esqueças e ganharam o apelido de falsas não-me-esqueças. As flores podem durar até o início do verão.

Usos

Brunnera se destaca como uma cobertura vegetal ornamental de sombra de baixa manutenção.

Essa planta perene é uma ornamental encantadora e de baixa manutenção. É ótimo para aquelas áreas sombreadas do jardim que podem ser difíceis de acessar e cuidar. Faz uma bela borda e combina bem com outras espécies amantes da sombra e da umidade.

Onde Comprar

Variedades comuns são facilmente encontradas em viveiros locais.

Geralmente, você pode encontrar variedades populares em viveiros locais. Para encontrar tipos mais raros, pode ser necessário procurar online.

Plantio

Plante brunnera na primavera para o estabelecimento ideal das raízes antes do inverno.

A primavera é a melhor época para plantar. Isso lhe dá o tempo máximo para estabelecer raízes antes do inverno. Escolha um local com sombra total ou parcial apenas de manhã e, se necessário, adicione composto bem decomposto ao solo. Cave um buraco que seja tão profundo e duas vezes mais largo que o torrão de raiz.

Coloque sua planta no buraco de modo que o topo do torrão de raiz fique nivelado com a terra circundante. Preencha ao redor do torrão de raiz e pressione suavemente o solo para remover quaisquer bolsas de ar. Espaçar as plantas individuais cerca de 18 a 30 polegadas de distância para considerar sua propagação.

Em seguida, regue abundantemente. Inicialmente, elas precisarão de água a cada dois dias até que surjam novos brotos. Não permita que o solo seque enquanto estão se estabelecendo.

Como Cultivar

Brunnera é de baixa manutenção e fácil de cultivar no local certo. A umidade consistente é a coisa na qual você precisará prestar mais atenção.

Luz

O quanto de sol é necessário depende do clima. A área climática indicada é de Zonas 3-8. Ela prefere temperaturas frescas e queimará em excesso de luz solar. Em climas quentes, certifique-se de que esteja na sombra. Algumas horas de luz solar indireta são tudo o que realmente precisa para prosperar.

Em climas mais frios, ela tolerará alguma exposição ao sol, mas o horário do dia é importante. O sol da tarde em praticamente qualquer local é muito quente e intenso para essas folhas. Algumas horas de sol da manhã são ideais para brunnera em climas frios.

Água

Essa planta prospera em ambientes consistentemente úmidos e sombreados com solo fresco.

O solo consistentemente úmido é o melhor. Você a encontrará crescendo naturalmente ao lado de riachos e em áreas sombreadas ao lado de lagos. Em qualquer lugar onde o solo permaneça levemente úmido e fresco, ela ficará feliz. Como vive na sombra, talvez não precise regar com tanta frequência.

Novamente, a rega, assim como a exposição ao sol, depende do seu clima. Em clima quente, é provável que ela precise de mais água. Durante a primeira temporada, o solo deve permanecer úmido o tempo todo. Uma vez estabelecida, ela será um pouco mais tolerante ao solo seco, mas não muito. Em nenhum momento será tolerante à seca.

Solo

Boa drenagem e solo fértil e argiloso garantem condições de crescimento ideais.

Como gosta de permanecer úmida, a drenagem é importante quando se trata de solo. O solo ideal é fértil, argiloso e bem drenado. No momento do plantio, você pode emendar o solo com uma boa dose de composto para adicionar nutrientes e melhorar a drenagem.

Brunnera não é exigente quanto ao pH do solo. Ela se adapta a solos ácidos, neutros ou alcalinos. Ela crescerá mais rápido e maior em solo rico, fértil e úmido.

Temperatura e Umidade

Brunnera prospera em climas frios, mas luta no calor.

Em termos de temperatura, brunnera lida melhor com o clima frio do que com o calor. As variedades de folhas prateadas tendem a ser mais tolerantes ao calor e se sairão melhor perto da extremidade sul do intervalo. Ela é resistente ao inverno, mas a folhagem morrerá após uma geada. A umidade, de mãos dadas com o calor, fará com que ela sofra.

Adubação

Adube anualmente com adubo multiuso na primavera para um crescimento ideal.

Brunnera não deve precisar de adubo durante a primeira temporada. Emendar o solo com composto orgânico fornecerá muitos nutrientes que se degradam lentamente. Nos anos seguintes, adube uma vez por ano, na primavera.

Dê uma única aplicação de adubo multiuso. Um líquido é mais suave do que um adubo granulado, mas ambos funcionam bem. No entanto, ela não deve precisar de mais nada, a menos que tenha um solo pobre.

Manutenção

Deixe a folhagem morta até a primavera para proteger as raízes e adicione cobertura morta para isolamento.

Ao longo da estação de crescimento, remova quaisquer folhas rasgadas ou danificadas. Isso mantém a planta aplicando energia para novas folhas e flores saudáveis. Também mantém a planta com uma aparência mais atraente em geral. Evite a vontade de podar as folhas mortas da planta até a primavera.

A folhagem morta ajuda a proteger as raízes durante o inverno. Quando novas folhas começarem a surgir na primavera, é hora de remover toda a folhagem antiga e morta. Aplique uma camada de cobertura morta no outono para oferecer às raízes um isolamento adicional durante o inverno e reduzir a quantidade de rega que você precisa fazer durante a estação de crescimento.

A cada dois a três anos, desenterre e divida suas plantas para evitar o amontoamento. Simplesmente replante as porções que você dividiu para que tenham espaço suficiente para crescer. Faça isso na primavera. Retirar as flores mortas não é vital, mas reduzirá a ressemeadura e deixará a planta mais arrumada.

Cultivo em Recipientes

Cultive em vasos grandes e bem drenados em locais sombreados para obter os melhores resultados.

Você pode cultivar esta planta em recipientes, e ela se torna um exemplar de baixa manutenção em um recipiente, exceto por um aspecto. Ela precisará de mais água do que a planta média em vaso. Escolha um vaso grande o suficiente para acomodar as raízes e profundo o suficiente para que o solo não seque muito rapidamente. Seu recipiente deve ter uma drenagem adequada para evitar problemas fúngicos.

Use uma mistura de envasamento bem drenante amendada com composto como meio de plantio. Coloque sua planta em um local fresco e sombreado. Para variedades com folhas prateadas, algumas horas de sol da manhã são aceitáveis. Localize variedades com folhas mais escuras na sombra com luz indireta apenas. Plantas em vasos são mais vulneráveis ao clima frio. No inverno, mova-as para um local protegido, como um galpão ou garagem. Replante e divida a cada ano para evitar o enraizamento.

Propagação

Propague na primavera por divisão ou no inverno por estacas.

O método mais comum e eficaz de propagação é por divisão. Na primavera, assim que a planta começar sua estação de crescimento, desenterre-a e divida as raízes. Em seguida, simplesmente replante as divisões, dando-lhes espaço suficiente para se espalhar. Você também pode propagar por estacas na água. Isso é melhor feito durante o inverno.

Variedades Populares

Jack Frost

‘Jack Frost’ é uma brunnera variegada com muitas marcações prateadas nas folhas. Isso a torna uma boa escolha para áreas do jardim que recebem algum sol da manhã. As marcações prateadas a tornam mais resistente a danos solares e mais tolerante ao calor também. Ela floresce em maio e junho com flores de cores vibrantes que são delicadas em forma.

Sea Heart

‘Sea Heart’ é uma variedade mais baixa que faz uma bela cobertura vegetal. Tem folhas prateadas com veias verdes marcantes. Na primavera, surgem brotos de botões rosa, que se abrem em flores azuis. Isso cria um efeito bicolor adorável, já que as flores se abrem enquanto outras ainda estão em botão. Essa variedade também é mais tolerante ao sol e ao calor por causa de suas folhas prateadas.

Alexander’s Great

‘Alexander’s Great’ é tão tolerante ao sol e ao calor quanto as duas últimas, mas essa tem uma característica muito impressionante. As folhas são enormes! Se você quer um exemplar impressionante, essa é a escolha. As folhas prateadas com veias verdes profundas podem chegar a 12 polegadas de comprimento e 10 polegadas de largura!

Este híbrido nem sempre se auto-semeia fiel ao original. Alguns brotos podem ter folhas verdes sólidas que serão menos tolerantes ao sol. Basta desenterrá-los e movê-los para um local mais sombreado para mais variedade.

Emerald Mist

‘Emerald Mist’ é a mais escura dessas variedades, com apenas um pouco de prata nas bordas externas. Como resultado, ela prefere um local mais sombreado. As folhas em forma de coração de um verde-azulado profundo parecem lindas em um plantio em massa. As delicadas flores azuis aparecem em um tom mais claro em contraste com a cor profunda das folhas. Esta é uma variedade mais alta, que pode crescer até 15 polegadas de altura, e forma um monte impressionante.

Problemas Comuns

Esta é uma planta surpreendentemente resistente com muito poucos problemas. Não há grandes doenças que provavelmente surgirão. Brunnera é resistente a doenças na maior parte do tempo.

Pragas

Proteja-se contra pragas como caracóis e lesmas com vários remédios.

Caracóis e lesmas são os maiores problemas que você enfrentará com essa planta. Sua afinidade por áreas frescas e úmidas os torna um lar agradável para essas criaturas que podem se instalar sob suas grandes folhas. Outros culpados na arena de pragas incluem nematóides. Nenhum deles é provável que cause danos graves, mas podem deixar buracos desagradáveis nas folhas.

Por não poder solarizar o solo na sombra, se livrar dos nematóides pode ser complicado. Nematoides benéficos são uma boa opção. Aplique dois tratamentos com duas semanas de intervalo nas estações temperadas antes de plantar brunnera. Existem muitas soluções para manter caracóis e lesmas afastados. A terra de diatomáceas é eficaz, assim como armadilhas de cerveja e borra de café.

Queimadura de Sol

Evite a queimadura de sol movendo a planta para um ambiente mais sombreado prontamente.

O maior problema ambiental para brunnera é a queimadura de sol. Se você notar que as folhas estão com aparência doente e mudando para um tom dourado esbranquiçado, provavelmente estão recebendo muito sol. As melhores soluções são plantar algo maior nas proximidades para proteção ou mover sua brunnera para um local mais sombreado.

Perguntas Frequentes

Se as folhas estiverem marrons e crocantes, provavelmente precisa de mais água. Brunnera ama a umidade, então o solo deve estar consistentemente úmido para manter suas folhas exuberantes em forma de coração.

Não, não é considerada tóxica, mas também não é considerada comestível. Não se preocupe se um animal de estimação provar, mas não é algo que uma criança deve mastigar.

Não, não é considerada invasiva. Ela se espalha lentamente e é fácil de controlar, pois suas raízes são relativamente superficiais.

Se precisar de mais informações ou tiver outras dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos aqui para ajudar!