Como Plantar, Cultivar e Cuidar da Grama Roxa Fonte no Jardim

No momento, você está visualizando Como Plantar, Cultivar e Cuidar da Grama Roxa Fonte no Jardim

Visão Geral

Capim-roxo é um termo genérico que abrange um punhado de cultivares de Cenchrus setaceus no lado avermelhado do espectro de cores. É uma planta ornamental agrupada com folhas estreitas e arqueadas e plumas de flores felpudas em forma de escova de garrafa.

Anteriormente conhecido como Pennisetum setaceum, esta espécie é uma planta perene delicada que não sobreviverá a invernos com temperaturas extremas. Resistente apenas até a zona 9, trate-a como uma planta anual em regiões frias. É lindo como destaque em jardins de contêineres coloridos ou como acento na paisagem.

Nas regiões mais quentes, plante capim-roxo para obter contraste e uma estética natural. Ele se espalha facilmente por sementes e representa um risco de incêndio em algumas partes do mundo, então certifique-se de verificar sua lista local de plantas invasoras antes de cultivar esta planta em um clima mais quente.

Características

As robustas espigas de flores atraem pássaros com suas sementes.

As folhas do capim-roxo são longas e finas, com uma superfície áspera e densamente cobertas por finos pelos. Elas têm em média entre um e três pés de comprimento, permanecendo firmes na paisagem em tons de roxo, vermelho e bronze. A folhagem mantém sua cor durante toda a estação e não murcha. Sua forma é arredondada, de ampla expansão e rígida.

No final do verão até o início do outono, ele produz robustas espigas de flores com racemos terminais em tons de rosa, creme, roxo e vermelho. As flores são alongadas e felpudas, arqueando-se e se inclinando para fora em forma de fonte. Elas contêm sementes que atraem pássaros e se espalham livremente.

Este capim ornamental é resistente nas zonas 9-11 e cresce melhor em locais com sol pleno a sombra parcial. Ele tolera uma ampla gama de condições de solo e é muito tolerante à seca, o que o torna um tesouro ou uma ameaça, dependendo de onde você mora.

História e Cultivo

Botânicos desenvolvem novas cultivares com folhas coloridas.

Originário das regiões áridas e arbustivas da África e Ásia Ocidental, as sementes de capim-roxo foram introduzidas na América do Norte no final do século XIX. Enquanto esta planta perene herbácea era comercializada, ela também se espalhava naturalmente em partes do Arizona e do sul da Califórnia, tornando-se rapidamente uma planta invasora.

Atualmente, o Serviço Nacional de Parques designa o capim-roxo como uma espécie invasora no Havaí, Califórnia, Nevada e Arizona, mas ele continua sendo popular e relativamente inofensivo em regiões com invernos rigorosos. Os botânicos contribuem para sua popularidade criando cultivares de capim-roxo com folhas vermelho-púrpura, e hoje existem dezenas de variedades vendidas em centros de jardinagem.

Propagação

As cultivares são plantas híbridas que não se reproduzem fielmente por sementes. Se colhidas ou permitidas a se auto-semearem, as novas plantas provavelmente terão características de uma das espécies de capim-roxo naturalmente coloridas de bege. Para gerar um clone da sua variedade existente, utilize o processo de divisão. Aqui estão os passos:

Divisão

Divida a massa de raízes para propagação.

  • Comece na primavera ou outono, quando as folhas foram cortadas ou estão apenas surgindo.
  • Cave toda a massa de raízes.
  • Remova o máximo de terra possível e coloque plana em uma superfície dura.
  • Use uma faca ou pá plana para cortar a massa de raízes limpa ao meio.
  • Cada nova seção deve conter algumas raízes peludas e algum tecido foliar.
  • Repita até que os pedaços de raiz tenham o tamanho e a quantidade desejados.
  • Replante as novas seções como faria com uma nova planta.

Plantio

Garanta espaçamento adequado para um crescimento saudável.

  • Plante na primavera, após todo perigo de geada ter passado, ou no outono, cerca de seis semanas antes da primeira geada esperada. Isso dá às raízes a chance de se estabelecerem sem estresse.
  • As instruções de plantio a seguir se aplicam tanto a plantas de viveiro quanto a seções de transplante recém-divididas:
  • Emende o solo para obter uma consistência solta e granulada em vez de densa e compacta (veja o Solo abaixo).
  • Cave um buraco aproximadamente duas vezes mais largo que a massa de raízes da sua planta e dois centímetros mais curto.
  • Quando plantar mais de um capim, espaçe os buracos pelo menos a cinco pés de distância.
  • Ajuste a profundidade do buraco para que a coroa fique logo acima do nível do solo quando você a colocar.
  • Reencha com o solo escavado e pressione para criar um monte que direcione a irrigação para longe da coroa.

Como Cultivar

O capim-roxo é muito fácil de cultivar quando suas necessidades básicas são atendidas. Aqui está uma análise de suas preferências de luz, água, solo, clima e fertilizante:

Luz

Plante em pleno sol para um crescimento ideal.

Plante em um local com pleno sol, se possível. Isso significa pelo menos seis horas de luz solar direta por dia. Se o pleno sol não for uma opção, o capim-roxo tolera locais de sombra parcial (entre 4 e 6 horas de sol direto por dia) mas nada menos.

Água

Verifique a umidade do solo e regue ao nível do solo.

Escolha um local ou recipiente que drena bem para obter o resultado mais saudável. Coloque seu capim em um dique ou área alta onde suas raízes e coroa não serão inundadas por água parada, pois isso convida doenças e apodrecimento. O solo deve estar úmido, mas não encharcado.

Durante o primeiro ano de crescimento, ou se você estiver cultivando-o como uma planta anual, certifique-se de que esteja recebendo uma polegada de água por semana. Monitore os níveis de precipitação locais, use um medidor de umidade do solo ou use um teste com o dedo para determinar se o solo está seco e precisa de rega suplementar. Use uma mangueira de gotejamento ou regador para direcionar a água ao nível do solo, em vez das folhas.

Solo

Adicione composto para solo compactado ou turfa para solo arenoso.

Esta planta tolera uma ampla gama de tipos de solo, mas cresce melhor em solo franco, que é uma mistura de areia, argila e húmus ou silte. Faça um teste de solo para determinar a composição exata do seu canteiro, ou use seu julgamento para determinar se um canteiro potencial precisa de emenda.

Se o solo estiver compactado e difícil de trabalhar, adicione um pouco de composto ou material orgânico para soltar a estrutura. Se o solo for muito arenoso, turfa, vermiculita e esterco compostado podem ajudar a retardar a drenagem e obter uma consistência mais pegajosa e hospitaleira.

Clima

Esta planta intolerante ao frio age como uma anual abaixo da zona 9.

O capim-roxo é uma planta de clima quente que gosta de temperaturas de verão entre 24 e 29 graus Celsius. Embora seja conhecido por ser o mais tolerante ao frio do gênero, ele não retornará previsivelmente em zonas abaixo da 9. Nessas regiões, ele desfruta de uma longa e colorida estação como uma planta anual, mas provavelmente não voltará no próximo ano, a menos que as temperaturas sejam excepcionalmente quentes.

Fertilização

Aplicar fertilizante não impactará significativamente sua saúde ou aparência.

Este capim ornamental não precisa de alimentação suplementar para parecer o melhor possível sob condições ideais de crescimento. Uma aplicação de fertilizante provavelmente não afetará sua saúde e aparência geral, mas também não fará mal. Se estiver fertilizando um canteiro de paisagismo ou um contêiner misto que inclua capim-roxo, use uma proporção NPK equilibrada (10-10-10) para obter os melhores resultados.

Manutenção

Conhecido por ser prolífico e de baixa manutenção, ele cuida de si mesmo na maior parte do tempo. Se você estiver cultivando-o como uma planta anual, não precisará fazer muito (além de atender às suas necessidades de água e exposição ao sol) para mantê-lo bonito durante toda a estação. Nas zonas 9-11, onde este gênero é perene, a poda e a divisão são as únicas tarefas de manutenção necessárias.

Podar

Corte este capim anualmente para promover novo crescimento.

Uma vez por ano, corte-o até a coroa para remover a folhagem morta e incentivar novo crescimento. Muitos jardineiros (e seus amigos pássaros) apreciam a folhagem de inverno e a deixam intocada até a primavera, mas o momento dessa tarefa é uma questão de preferência. Começando na primavera ou no final do outono, use tesouras de poda limpas e afiadas para cortar o capim-roxo até cerca de oito polegadas acima do nível da coroa.

Divisão

Renove este capim a cada poucos anos por meio de divisão e replantio.

A cada três ou quatro anos, o capim-roxo começa a se amontoar. Um buraco ou ponto morto no meio da coroa da planta, bem como uma redução na floração, são indicações de que é hora de realizar essa tarefa de manutenção. Aqui estão os passos:

  • Comece com uma poda no início da primavera ou outono para reduzir a altura das folhas.
  • Use uma pá ou garfo para escavar toda a massa de raízes do solo.
  • Coloque a planta em uma lona ou superfície dura.
  • Use uma pá ou serra de mão limpa e afiada para cortar a massa de raízes.
  • Cada seção deve conter algum material de raiz e algum tecido vegetal.
  • Repita a divisão até atingir a largura desejada.
  • Plante como faria com um novo exemplar.

Variedades

O termo genérico ‘capim-roxo’ refere-se a qualquer cultivar de capim-roxo com folhagem no lado vermelho ou roxo do espectro de cores. Como proprietários e designers de paisagens são atraídos pelo contraste que as folhas vermelhas proporcionam em uma paisagem predominantemente verde, a indústria de jardinagem respondeu com dezenas de opções.

Nem todos os produtores e distribuidores se adaptaram à mudança de gênero de Pennisetum para Cenchrus, então você pode ver variedades marcadas de qualquer maneira em descrições de viveiros e sites. Aqui está uma amostragem das cultivares mais populares:

Rubrum

As flores começam marrom e se tornam rosa cremoso.

Esta é a variedade quintessencial e a mais provável de encontrar em lojas e paisagens. É grande e vistosa, com folhas densas de cor bordô e grandes plumas de racemos felpudos no final do verão.

As flores jovens geralmente são marrom, mas eventualmente amadurecem para uma cor rosa cremosa. ‘Rubrum’ é apreciado nos círculos de jardinagem por sua relativa esterilidade. Embora suas sementes se dispersem no vento após a fertilização, raramente se auto-semeiam na natureza.

Fireworks

Este capim de porte médio não se espalha facilmente.

Esta cultivar de porte médio e vistosa tem folhas vermelhas vibrantes com nervuras contrastantes em bordô escuro ou verde floresta. As bases e margens das folhas muitas vezes são variegadas em tons de creme.

As flores se assemelham a rabos de raposa e pendem ligeiramente no final de hastes firmes e arqueadas. Elas emergem marrom, mas amadurecem para uma cor bege no final da estação. ‘Fireworks’ manterá sua cor o ano todo nas zonas 9 e 10 e não se espalha facilmente.

Red Riding Hood

Essas flores florescem em junho e mantêm sua cor até o outono.

Para uma explosão de cor em menor escala na paisagem ou em um contêiner, ‘Red Riding Hood’ é uma ótima opção. Com no máximo dois pés de altura e largura, esta cultivar compacta tem folhas estreitas e arqueadas em um tom profundo de bordô. Suas longas flores cerdas são de cor rosa a marrom. Elas se abrem em junho e mantêm sua cor até o outono.

Problemas Comuns

Podar as folhas afetadas para manter a limpeza.

O capim-roxo tem poucos problemas com pragas e doenças. Plantas mal espaçadas ou mal regadas podem ter alguns problemas fúngicos, mas estes são estéticos e temporários. Se você notar um filme em pó branco na folhagem, podar as folhas afetadas o mais próximo possível da coroa e não se preocupe com isso. Para evitar que esses problemas se repitam, direcione a irrigação para o solo, em vez das folhas, e mantenha uma boa distância de outras plantas.

As folhas também podem ser comidas por lesmas ou caracóis em condições úmidas e úmidas, mas novamente, não é nada grave. Se as folhas estiverem ligeiramente rasgadas nas margens ou com pequenos buracos, procure rastros viscosos na parte inferior para indicar a presença de lesmas ou caracóis.

Como esses animais são mais ativos à noite, visite o jardim após o anoitecer e retire-os à mão ou jogue-os com força com uma mangueira. Você também pode colocar armadilhas de cerveja no solo próximo para atraí-los. As folhas afetadas ou desagradáveis podem ser podadas perto da coroa para manter as plantas arrumadas.

FAQs

Sim! Traga-o para dentro no final da estação e cuide dele como uma planta de interior.

Não! Os gatos muitas vezes pastam nele para ajudar a expelir bolas de pelo, e é perfeitamente seguro quando não tratado com produtos químicos.

Pode estar recebendo muito nitrogênio. Pare de fertilizá-lo e evite a propagação não intencional de nitrogênio a partir de aplicações de gramado ou plantas próximas.

Pensamentos Finais

Consulte a lista de espécies invasoras locais antes de plantar capim-roxo em seu jardim. Embora seja uma planta visualmente atraente e de baixa manutenção, é importante considerar seu impacto ecológico e a possibilidade de se espalhar descontroladamente em algumas regiões.

Plantar capim-roxo pode adicionar um toque de elegância e cor vibrante à sua paisagem, especialmente quando combinado com outras plantas perenes e anuais. Com os cuidados adequados e a atenção à manutenção, você pode desfrutar da beleza desta planta durante toda a estação de crescimento. Além disso, ao entender seus requisitos específicos de cultivo, você pode garantir que ele prospere e se mantenha saudável, proporcionando um ambiente natural e encantador para o seu jardim.