O Que Seu Jardim Realmente Precisa Agora

O que esperar nesse post

Raramente paramos para pensar nos nutrientes presentes no solo, mas eles são cruciais para a saúde dos nossos jardins. Nutrientes permitem que as gramíneas cresçam com novas folhas e ajudam arbustos antigos a desenvolver raízes fortes e grossas.

Sem nutrientes, suas plantas parecerão cansadas e desgastadas ao final da estação. Elas precisarão de ajuda para ficarem bonitas no próximo ano. A fertilização no outono ajuda as perenes lenhosas a se prepararem para o inverno e incentiva um gramado verde para as futuras estações.

Embora seja bom fertilizar no outono, o excesso de fertilização tem consequências drásticas que você deve evitar. Um pouco de fertilização já é suficiente. Perenes superfertilizadas crescem frágeis e fracas, e produzirão um crescimento tenro que se tornará mole após a primeira geada.

Aqui, vamos guiá-lo pelo processo de fertilização no outono para garantir que você faça da maneira certa. Vamos lá!

O Jardim Precisa de Cobertura Morta

A cobertura morta orgânica se decompõe ao longo do tempo para alimentar o solo.

Em vez de focar na fertilização de outono agora, considere adicionar cobertura morta! Cobertura morta é um termo para qualquer emenda de solo que você usa para cobrir e alimentar o solo. Coberturas comuns incluem composto, lascas de madeira e palha.

À medida que a cobertura morta se decompõe, ela libera nutrientes no solo. Minhocas decompõem as partículas em húmus, um subproduto valioso do solo. O húmus é poroso e absorvente. Ele retém ar e água para as raízes das plantas acessarem.

Quanto mais você usar cobertura morta, melhor será seu jardim. Solo descoberto leva a danos por geada, pragas e doenças, ameaçando a saúde das suas plantas. Comece a estação do outono com uma nova camada de cobertura morta.

Mantenha Baixo e Devagar

Coloque uma camada espessa para suprimir ervas daninhas e manter a umidade.

A cobertura morta é ideal porque se decompõe lentamente ao longo do tempo, ao contrário do fertilizante, que age rapidamente. Ela tem benefícios adicionais, como proteger as raízes das plantas do frio. Com a cobertura morta regular, suas perenes precisarão de pouca fertilização no outono para prosperar.

Duas ou três adições de cobertura morta por ano são suficientes. Adicione uma camada de dois a três centímetros de espessura e nivele-a com um ancinho. Regue bem a emenda para ajudar a fixá-la no seu jardim.

Fertilizantes alimentam plantas, enquanto coberturas alimentam o solo, que alimenta as plantas. É melhor alimentar o solo do que as plantas. Solos saudáveis são resilientes a extremos rigorosos. Eles abrigam minhocas, fungos, bactérias e outros organismos que criam um ecossistema próspero no subsolo.

Use Cobertura Morta Orgânica

Existem muitos tipos diferentes de cobertura morta orgânica para escolher.

Então, que coberturas você deve usar? É melhor usar uma cobertura morta orgânica, não uma sintética. Coberturas sintéticas, inorgânicas, como folhas plásticas, não se decompõem. Elas ficam no solo e o protegem, mas não o nutrem e alimentam.

Você pode usar um tipo sintético se quiser, embora eu recomende optar por coberturas orgânicas sempre que possível. Tipos orgânicos se decompõem facilmente; basta colocá-los no jardim e observar enquanto se decompõem. Com folhas sintéticas, você precisará substituí-las uma vez por ano ou mais antes que se quebrem em pedaços pequenos.

Além do composto, experimente qualquer uma dessas coberturas orgânicas:

  • Mofo de folhas
  • Folhas caídas
  • Recortes de plantas
  • Palha
  • Fibra de coco
  • Lascas de madeira (para perenes lenhosas)
  • Esterco compostado
  • Recortes de grama

Ou, em vez de cobertura morta, cultive uma cultura de cobertura! Culturas de cobertura alimentam o solo enquanto crescem, e você pode incorporá-las ao solo na primavera. Leguminosas, como favas e ervilhas de inverno, enriquecem o solo convertendo nitrogênio da atmosfera em uma forma utilizável pelas plantas do jardim.

Fertilize Gramados, Árvores e Arbustos

Certas plantas se beneficiam de uma última rodada de fertilização agora.

Algumas plantas se beneficiam da fertilização no outono, principalmente perenes lenhosas e gramados. Essas plantas estão se preparando ativamente para a estação de inverno. Quando os dias começam a encurtar e as temperaturas caem, as plantas respondem às mudanças fazendo algumas próprias.

As árvores começam a absorver nutrientes de suas folhas para armazená-los em suas raízes, por isso as folhas mudam de cor durante o outono. Gramados produzem novo crescimento verde antes de puxar seus nutrientes para as raízes para o inverno. Uma aplicação de fertilizante no outono ajuda essas espécies a crescerem raízes robustas a tempo para o rigoroso clima de inverno que se aproxima.

Ao fertilizar, siga as instruções da embalagem para taxas de aplicação adequadas. Evite a superfertilização e considere testar o solo primeiro se não tiver certeza de quão fértil ele é. O teste dirá quantos ou poucos nutrientes estão no solo, para que você possa adicionar os que estão faltando.

Ao fertilizar, use um tipo orgânico bem equilibrado com uma formulação como 5-5-5 ou 10-10-10. Regue bem o local para ajudar o produto a infiltrar-se no solo.

Evite Fertilizantes à Base de Sal

Tenha cuidado com os fertilizantes que você compra.

Fertilizantes sintéticos são à base de sal e agem rapidamente. Eles alimentam as raízes das plantas, enquanto fertilizantes orgânicos alimentam o solo. Eles funcionam bem para alívio rápido; no entanto, têm efeitos duradouros na rede alimentar do solo.

A fertilização com produtos à base de sal mata organismos, o que pode levar as plantas a se tornarem dependentes de fertilizantes no seu jardim. Quanto menos bactérias e fungos houver para decompor macromoléculas, menos nutrientes haverá para o seu jardim a longo prazo. Você precisará fertilizar com mais frequência e em doses mais altas.

Em vez disso, opte por fertilizantes orgânicos. É mais difícil superfertilizar com eles, pois se decompõem ao longo do tempo, assim como as coberturas. Eles contêm coisas como farinha de osso, sangue e penas, ou opções veganas como farinha de alfafa.

Exceções para Climas Quentes

Em climas mais quentes, você pode fertilizar quase o ano todo.

Alguns cultivadores podem querer fertilizar o ano todo! Cultivadores no ensolarado sul da Califórnia, Flórida, Porto Rico e Havaí podem cultivar culturas durante a estação de inverno. O inverno nessas regiões é consideravelmente ameno, e é uma ótima estação para cultivar culturas de inverno.

Se você cultiva no inverno em uma dessas regiões, pode fertilizar durante o outono e inverno. Combine a fertilização de outono com cobertura morta para resultados excepcionais.

Algumas plantas são grandes consumidoras, enquanto outras precisam de pouca ou nenhuma fertilização. Primeiro, pesquise o que suas plantas preferem, depois dê a elas o que precisam para prosperar. A superfertilização é tão mortal quanto a falta de fertilização, e é fácil de fazer durante a estação do outono. Um pouco de pesquisa faz uma grande diferença!

Principais Conclusões

A fertilização no outono ajuda as plantas do jardim a sobreviverem ao inverno.

Árvores e arbustos lenhosos, e gramados se beneficiam da fertilização no outono.

Em caso de dúvida, adicione composto. A cobertura morta no outono é uma ótima maneira de fornecer nutrientes.

A cobertura morta tem muitos mais benefícios do que a fertilização, embora ambos tenham seus lugares. Use o método que funciona melhor para o seu jardim, ou experimente ambos para ajudar espécimes famintos.

Jardineiros de clima quente são sortudos! Você pode cultivar o jardim e fertilizar o ano todo para colheitas intermináveis.

Perguntas Frequentes

Você pode fertilizar até a primeira geada forte. Após a geada, as plantas entrarão em dormência e não precisarão de fertilização até a primavera. Algumas plantas mais sensíveis, como hortênsias e rosas, devem receber sua última fertilização no máximo um mês antes da geada.

Use um tipo orgânico e bem equilibrado. Uma formulação 5-5-5 ou 10-10-10 deve funcionar bem para a maioria das espécies de jardim.

Se o gramado ainda estiver crescendo ativamente, então sim, você pode! Não fertilize o gramado se ele não estiver mais crescendo e as geadas forem abundantes na sua região.

Continue sua leitura aqui