Fertilização no Final do Verão
Fertilizar no final do verão é apropriado em alguns casos, mas não em todos. É bom alimentar suas hortaliças de outono, e alimentar suas anuais de final de estação é uma boa ideia. No entanto, para muitas plantas de jardim, você nunca deve fertilizar em agosto ou além.
Plantas que Devem Ser Fertilizadas
As plantas que você deve fertilizar nesta época do ano incluem suas hortaliças de outono. Em agosto, essas plantas estão apenas começando e precisarão de muitos nutrientes para atingir seu pleno potencial. Anuais de final de estação também podem receber uma aplicação leve de uma fórmula que estimule a floração.
Suas plantas em vasos ainda podem ser alimentadas; a maioria delas será levada para dentro no inverno. Perenes de floração tardia também podem lidar com um pouco de estimulador de floração. Queremos que elas floresçam vigorosamente, mas com moderação no nitrogênio. Isso fará com que produzam novos crescimentos vulneráveis, tornando-as mais suscetíveis a danos por geada.
Plantas que Não Devem Ser Fertilizadas
Esse novo crescimento vulnerável é precisamente a razão pela qual nunca fertilizamos certas plantas em agosto ou além. Para muitas plantas do seu jardim, é hora de começar a transição para a dormência e descanso. Árvores e arbustos, em geral, não requerem nutrientes adicionais neste momento. Você também deve evitar perenes que não estão mais florescendo. Aqui estão alguns específicos a evitar no mês de agosto, e além.
Lilás
Alimentação no final da estação empurra brotos tenros que o inverno não poupará.
Lilases são os primeiros na minha lista de plantas que você nunca deve fertilizar em agosto. A razão para isso é dupla. Por um lado, elas florescem na primavera, então nesta época do ano, estão se acalmando. Fertilizar agora fará com que o arbusto produza novos crescimentos, que são mais vulneráveis a danos pelo frio.
Lilases também florescem em madeira velha. Isso significa que, no final do verão, já estão formando botões que serão as flores da próxima primavera. Alimentá-las agora pode interferir no desenvolvimento dos botões. Pode incentivar o crescimento verde, resultando em menos flores.
É melhor esperar até a primavera para alimentar seus lilases. Você pode dar-lhes uma aplicação de composto ou esterco, que se decomporá lentamente. Esses nutrientes serão suficientes para manter as raízes felizes durante o inverno e prontas para fazer seu trabalho na primavera.
Hortênsia de Folha Grande
Crescimento verde agora rouba energia das flores do próximo ano.
A razão pela qual você nunca deve fertilizar hortênsias de folha grande em agosto é semelhante à dos lilases. Esses arbustos produzem flores no crescimento da temporada anterior, então estão formando-as no final do verão. Fertilizantes, especialmente nitrogênio, podem incentivar o crescimento das folhas e sufocar a formação de botões.
Esse novo crescimento será tenro e mais suscetível a danos por geada ou morte no inverno. Novos caules macios podem não endurecer a tempo, resultando em morte das pontas e uma redução drástica nas flores, se houver. Você quer que suas hortênsias de folha grande se acalmem para o inverno e entrem gradualmente em dormência.
Nunca fertilize essas plantas em agosto, e sim espere até o início da primavera. O momento ideal para começar é assim que você vê o novo crescimento das folhas. Você pode dar-lhes uma segunda aplicação de uma fórmula de liberação lenta no final da primavera para o início do verão. Por enquanto, remova as flores gastas e deixe o resto para a natureza. Você pode cobrir com cobertura morta para proteger as raízes.
Rosa
Hora de desacelerar e guardar forças para a primavera.
Rosas são outro arbusto florido que você nunca deve fertilizar em agosto, pelo menos, não em climas amenos ou mais frios. Ao fazer isso, você pode interromper o ciclo de dormência da rosa, induzindo um novo crescimento. A geada danificará ou até matará esse novo crescimento tenro, enfraquecendo a planta por completo.
Fertilizar agora também pode levar a menos flores na primavera. Isso desloca a energia da planta para o desenvolvimento de folhagem e raízes. Sua rosa precisa armazenar essa energia para a primavera, quando começará a produzir esses botões.
Por enquanto, prepare sua rosa para a dormência removendo as flores gastas. Isso pode incentivar uma última explosão de flores em repetidores. Mantenha sua rosa regada e aplique cobertura morta para proteger as raízes. Caso contrário, deixe a natureza seguir seu curso.
A exceção a isso é em climas quentes, onde uma aplicação leve não causará danos. Mas esta deve ser a última aplicação do ano.
Macieira
Brotos tenros agora não terão chance quando a geada chegar.
Você nunca deve fertilizar uma macieira, ou a maioria das árvores frutíferas como um todo, em agosto. Por um lado, você terá aquele surto de novo crescimento, que pode ser um desastre para árvores frutíferas. Seu crescimento tenro é altamente suscetível a danos por geada, o que prejudicará sua produtividade na próxima temporada.
Alimentar sua macieira agora desloca a energia da formação de botões para o crescimento de folhagem e raízes, e não queremos isso agora. Também interrompe o ciclo de dormência da árvore, mantendo-a em modo de crescimento, em vez de desacelerar e armazenar energia para a primavera.
Fertilize suas árvores frutíferas no início da primavera, assim que os botões das folhas começarem a se abrir. Uma segunda aplicação no início do verão é apropriada se o novo crescimento parecer fraco. Por enquanto, colha qualquer fruta restante na árvore e aplique cobertura morta para suprimir ervas daninhas. Deixe algum espaço ao redor do tronco para evitar apodrecimento.
Pereira
Agora é tudo sobre equilíbrio, não surtos de novo crescimento.
As razões pelas quais você nunca deve fertilizar pereiras em agosto são as mesmas das macieiras. Isso incentiva novos crescimentos tenros que serão mais suscetíveis a danos por geada, o que pode causar morte. Também torna a árvore mais vulnerável a pragas e doenças.
Pereiras também começam a formar botões por volta desta época do ano. A fertilização tardia desloca a energia disso para o novo crescimento. Você terá menos flores e menos frutos na próxima temporada. Espere até o início da primavera, e por enquanto, mantenha-a regada e adicione alguma cobertura morta para proteger as raízes.
Pessegueiro
Estimular o crescimento agora convida problemas quando o frio chegar.
Pessegueiros, como outras frutas, não precisam de uma aplicação de fertilizante no final do verão. Alimentar seu pessegueiro agora, especialmente nas zonas 6-8, provavelmente resultará em danos pelo frio e, potencialmente, morte. Você não quer ramos fracos entrando no inverno.
Nunca fertilize seus pessegueiros em agosto, pois isso interrompe seu ciclo natural de dormência. Eles formam os botões das flores do próximo ano no final do verão, então você reduzirá o número e a qualidade das flores ao fertilizar agora. Em vez disso, espere até o início da primavera, pouco antes da quebra dos botões, para alimentar seus pêssegos e outras frutas.
Ameixeira
Deixe a árvore focar em amadurecer e se acalmar.
Outra árvore frutífera que você nunca deve fertilizar em agosto é a ameixeira. Fertilizantes ricos em nitrogênio são uma má ideia. O novo crescimento que o nitrogênio produz é vulnerável a danos pelo frio. Danos por geada podem levar à morte e também tornam a árvore mais suscetível a doenças.
Fertilizar árvores frutíferas em agosto pode levar a danos estruturais de longo prazo. Isso interrompe o ciclo de dormência da sua ameixeira e interfere na formação de botões. Espere para alimentar até o início da primavera e, em vez disso, aplique cobertura morta e monitore pragas e doenças.
Tulipa
Crescimento agora significa flores fracas ou ausentes na primavera.
Você nunca deve fertilizar tulipas ou outros bulbos que florescem na primavera em agosto. Tulipas estão dormentes em agosto; estão em dormência total sem folhagem para alimentar. Fertilizar agora é um desperdício de recursos, pois os bulbos não podem e não absorverão os nutrientes. Na verdade, pode aumentar o risco de apodrecimento ou atrair patógenos do solo.
Em alguns casos, se o bulbo não estiver completamente dormente, fertilizar pode causar crescimento prematuro. Você terá tulipas brotando no outono e morrendo no inverno. Então você corre o risco de não ter flores ou flores fracas na primavera. Os momentos para fertilizar tulipas são no final do outono, quando você as planta, com uma fórmula de liberação lenta, e no início da primavera.
Narciso
Bulbos sob a superfície estão armazenando força lentamente.
Narcisos, como tulipas, são outro bulbo que você nunca deve fertilizar em agosto. Alimentá-los agora pode causar apodrecimento do bulbo ou crescimento fúngico, especialmente se o seu solo não tiver uma excelente drenagem. O nitrogênio, em particular, promove tecido macio e atividade microbiana.
O fertilizante desempenha um papel significativo no desempenho das flores dos seus narcisos. Os melhores momentos para fertilizar são no outono, quando você os planta. Trabalhe com uma fórmula de liberação lenta, de preferência uma que seja baixa em nitrogênio. Depois, alimente-os novamente na primavera, assim que as folhas começarem a emergir.
Jacinto
Clima quente pode enganar os bulbos a acordarem muito cedo.
Nunca fertilize seus jacintos em agosto. Eles estarão completamente dormentes neste ponto do ano. Bulbos dormentes não podem absorver nutrientes, então é um desperdício de recursos e pode levar ao apodrecimento ou dano do bulbo.
Em climas quentes, também pode fazer com que os bulbos quebrem a dormência cedo, o que leva a um crescimento fraco e fora de época.
Equinácea
Deixe-a descansar agora para um retorno mais forte na primavera.
Equináceas são perenes tenras e são eficientes com nutrientes em geral. Elas geralmente se saem muito bem sem fertilizante algum. No entanto, se precisar, alimente-as quando o novo crescimento aparecer, geralmente no final da primavera.
Em agosto, as equináceas desaceleram seu crescimento em preparação para a dormência. Alimentá-las agora, especialmente com nitrogênio, pode causar um surto de crescimento. Esse crescimento tardio é mais suscetível a danos por geada, o que enfraquece a planta. Enfraquecer a planta pouco antes do inverno é uma receita para a morte. Nunca fertilize equináceas em agosto.
Milefólio
Folhagem excessiva agora pode significar menos flores mais tarde.
Milefólio começa a desacelerar à medida que o verão chega ao fim, então você nunca deve fertilizá-los em agosto. Fertilizar agora causará um surto de crescimento macio e novo. Isso é improvável de endurecer antes do outono, o que o torna vulnerável à morte.
Fertilizar seu milefólio em agosto reduzirá sua tolerância à seca e ao frio. Isso leva a plantas mais fracas entrando no inverno e a um crescimento ruim na primavera. Milefólio realmente não precisa de fertilizante algum. Isso leva a caules flácidos, folhagem excessiva e menos flores.
Líatris
Flores fortes começam com bulbos saudáveis descansando durante o inverno.
Você nunca deve fertilizar seu líatris em agosto. Nesta época do ano, eles estão desacelerando e se preparando para a dormência. Novo crescimento neste ponto do ano não endurecerá e pode enfraquecer a planta durante o inverno.
Líatris cresce a partir de cormos, e é aí que eles armazenam sua energia para o próximo ano. Se você fertilizar no final do verão, a planta não saberá conservar energia, puxando-a de volta para o cormo. Isso resulta em cormos mais fracos e menos flores no próximo ano. Esta planta raramente precisa de fertilizante algum. Uma aplicação leve de composto geralmente é suficiente.
Asclepias
Energia das raízes se acumula agora para as flores coloridas do próximo ano.
Asclepias é outra perene que você nunca deve fertilizar em agosto, especialmente se você a estiver cultivando para alimentar borboletas-monarca. Asclepias começa a transição para a dormência no final do verão. Fertilizar agora atrasará esse processo e interferirá no armazenamento de energia das raízes.
Asclepias prefere solo pobre, e muitos nutrientes reduzirão suas flores. Junto com essas flores, o valor polinizador também diminui. O excesso de fertilização de asclepias em qualquer momento levará a mais crescimento macio e exuberante. Esta planta é suscetível a pulgões, e eles são mais atraídos por esse crescimento macio e tenro.
Bálsamo de Abelha
Boa circulação de ar ajuda a manter o míldio afastado à medida que o clima esquenta.
Você nunca deve fertilizar bálsamo de abelha em agosto pelas mesmas razões que asclepias. A fertilização tardia mantém a planta em modo de crescimento ativo e reduz sua capacidade de armazenar energia. Também incentiva novo crescimento, que será vulnerável a danos por geada.
Bálsamo de abelha também é propenso a míldio, especialmente no final do verão. O clima quente e úmido é um terreno fértil para fungos. Estimular crescimento novo, espesso e exuberante neste momento pode reduzir a circulação de ar ao redor da planta e levar ao míldio.