Você já ouviu falar em cobertura morta de lascas de madeira e palha, mas sabia que a cobertura morta de folhas é tão boa quanto? Em algumas situações, pode até ser melhor usar cobertura morta de folhas em vez de madeira. Além de suprimir ervas daninhas, as folhas são um ótimo material orgânico e gratuito.
Então, se você está pensando em usar cobertura morta orgânica enquanto nos aproximamos do inverno, considere a cobertura morta de folhas para construir e manter um solo saudável. As coberturas mortas orgânicas vêm em muitas variedades diferentes, mas a cobertura morta de folhas é um dos melhores recursos para se ter à mão.
Incorporar a cobertura morta de folhas em sua paisagem ajudará no crescimento das plantas e fornecerá nutrientes valiosos para o solo do seu jardim de vegetais ou canteiros de flores. Também é ótimo para sua composteira. A cobertura morta inorgânica pode ser a escolha para alguns, mas para a maioria dos jardins, as folhas são mais do que adequadas.
Então, quais são as particularidades de trabalhar com cobertura morta de folhas? Continue lendo e vamos examinar como você pode usar esse material orgânico em seu jardim.
O que é Cobertura Morta de Folhas?
Em termos simples, a cobertura morta de folhas são pilhas de folhas em várias formas que atuam como um protetor para as plantas e o solo ao redor. A cobertura morta de folhas é matéria orgânica que vem de uma árvore. Como as árvores tendem a soltar folhas anualmente (a menos que sejam perenes), usar folhas caídas no jardim é uma ótima maneira de não gastar nada com cobertura morta.
Mofo de Folha
O mofo de folha é o que torna a cobertura morta de folhas tão ótima. Você já se perguntou por que a floresta é tão rica ou por que o solo da floresta é tão macio? Isso tem tudo a ver com o mofo de folha. À medida que as folhas caem, elas cobrem o solo da floresta e se decompõem em mofo de folha. O mofo de folha condiciona o solo e ajuda o solo a reter água, permitindo que plantas de sub-bosque cresçam quando a primavera chega.
O mofo de folha também fornece aeração ao solo e permite a movimentação mais fácil de micronutrientes e organismos que melhoram a qualidade do solo. Micro-organismos como fungos, protozoários e nematoides dão às plantas que crescem ali maior proteção contra doenças e pragas. Ele também atua como um aquecedor de solo, mantendo criaturas vivas durante os tempos difíceis do inverno.
O mofo de folha é a razão pela qual tantas pessoas consideram a cobertura morta de folhas como a melhor cobertura morta.
Tipos de Cobertura Morta de Folhas
Há muito a considerar ao usar cobertura morta de folhas em sua pilha de compostagem, canteiros de flores ou jardim de vegetais. O tipo de cobertura morta de folhas que você escolhe é importante. Diferentes folhas se decompõem e servem a diferentes funções. Algumas são mais adequadas para certas situações, enquanto outras são melhores usadas em outros lugares. Considere o seguinte antes de aplicar cobertura morta em seu jardim.
A cobertura morta de folhas parcialmente compostada vem de folhas que ainda não chegaram ao estágio de mofo de folha. Isso pode estar no chão da floresta, em jardins de vegetais ou na sua compostagem. A cobertura morta de folhas trituradas vem de folhas caídas ou verdes que foram trituradas por algum processo mecânico guiado por humanos. Estas são folhas secas inteiras que vêm de galhos mortos ou folhas caídas.
Há muito debate sobre se a serrapilheira parcialmente decomposta é uma opção viável como cobertura morta. A verdade é que é, mesmo que precise se decompor mais antes de ser usada, como ela é aplicada é a chave. Se você tiver uma pilha de compostagem muito quente, adicionar folhas secas pode ajudar. Mas adicionar folhas verdes só exacerbará o problema. Então, pense no ambiente desejado e ajuste sua cobertura morta para se adequar a esse desejo.
A grama também é uma opção viável para cobertura morta de folhas. Quando aplicada em uma camada fina, ela fornece o fertilizante rico em nitrogênio pelo qual a cobertura morta é conhecida. É ainda ótimo misturar com folhas como cobertura morta. Você sempre pode incorporar cobertura morta de folhas com coberturas mortas de madeira dura também (onde apropriado).
Uma Palavra de Cuidado
Muitos jardineiros dizem que as folhas de nogueira negra não são adequadas para canteiros de vegetais porque contêm herbicidas naturais que podem inibir o crescimento das plantas. A juglona é um desses compostos que as folhas de nogueira negra contêm. O mesmo vale para aparas de grama, pois têm uma má reputação por roubar nitrogênio do solo. Mas ambos são bons em camadas finas, especialmente quando foram compostados adequadamente. Com o tempo, ambos fornecem nutrientes valiosos e melhoram a estrutura do solo.
Plantas venenosas como hera venenosa, sumagre, trepadeira-da-virgínia e urtiga podem ser usadas como cobertura morta (assim como você usaria cobertura morta de madeira e outras coberturas mortas de folhas). Embora todas as coberturas mortas orgânicas se decomponham em nutrientes benéficos, essas plantas não perdem suas qualidades irritantes para a pele com o tempo. Isso pode tornar o uso de suas folhas trituradas arriscado no jardim. Você não quer se encontrar cavando apenas para sair com erupções cutâneas desconfortáveis e persistentes.
Os carvalhos também são conhecidos por adicionar acidez ao solo através dos taninos em suas folhas. Agulhas de pinheiro verde (não marrons) e perenes fornecem mais. Quando você as espalha, pense se uma área contém plantas que amam ácido. Capuchinhas, mirtilos, narcisos e hortênsias são apenas algumas plantas que adoram folhas de cobertura morta de perenes. Em canteiros de plantas que amam solo neutro e alcalino, lascas de madeira podem ser uma opção melhor em vez de folhas de perenes.
Prós da Cobertura Morta de Folhas
Vamos falar sobre todas as razões para aplicar cobertura morta de folhas em seu jardim. Primeiro, ela ajuda a regular a temperatura do solo. Isso se torna um grande problema nos meses mais frios e quentes. Temperaturas do solo que são reguladas manterão as raízes das plantas mais vulneráveis seguras no auge do inverno.
As folhas também atraem outros organismos benéficos como minhocas, que ajudam a promover o microbioma no solo. Isso torna suas colheitas mais vigorosas. Relacionado à nossa primeira vantagem, a cobertura morta de folhas também ajuda a reter a umidade do solo. Então, no verão quente, a serrapilheira ajudará até mesmo solos arenosos a reter a umidade e sustentar suas plantas durante os extremos.
As folhas suprimem o crescimento de ervas daninhas, permitindo que suas plantas prosperem sem a ameaça de perda de nutrientes. Finalmente, elas previnem a erosão do solo, reduzindo a compactação do solo que pode ocorrer em solos pesados.
Contras da Cobertura Morta de Folhas
Mas as folhas não estão isentas de seus problemas. Se sua combinação de aparas de grama e folhas trituradas não for colocada corretamente, você terá matéria orgânica espalhada pelo seu quintal pelo vento. Você também pode ter o problema oposto com a colocação inadequada.
Se você espalhar uma camada muito espessa de serrapilheira em uma área, ela pode criar uma camada impenetrável que pode sufocar plantas menores em seu jardim. Isso não é ótimo para muitas plantas que requerem boa drenagem. Mas se as folhas não forem picadas, elas também podem se aglutinar e impedir que a umidade alcance o solo completamente, e isso é igualmente ruim!
As coberturas mortas de folhas se decompõem mais rapidamente e requerem reaplicação regular. Isso não é tão ruim, considerando que as árvores soltam suas folhas de outono anualmente, mas você pode achar que a cobertura morta não dura até esse momento. Por fim, elas podem conter sementes de ervas daninhas que contornarão a supressão benéfica de ervas daninhas pela qual as folhas secas são conhecidas.
Usos da Cobertura Morta de Folhas
Como mencionamos na seção anterior, a aplicação inadequada de folhas secas sobre o solo é a causa raiz dos problemas associados à cobertura morta de folhas no jardim. Nesse sentido, vamos discutir as maneiras de usar a cobertura morta de folhas para reforçar os benefícios pelos quais a cobertura morta é conhecida.
Canteiros de Jardim
Uma aplicação anual de folhas de outono é a maneira mais fácil de usar cobertura morta de folhas. Isso pode ser folhas secas caídas que você varre para seus canteiros de jardim. Um soprador de folhas também funciona para juntar as folhas. Elas também podem ser coletadas em sacos de lixo de plástico e depois aplicadas em uma camada de uma polegada sobre a área de superfície do seu jardim.
Se você tritura as folhas ou não, é uma escolha sua, mas observe que triturar as folhas ajudará a acelerar o processo de decomposição. Folhas inteiras são uma opção viável, mas levarão mais tempo para se decompor. Você pode usar um cortador de grama com um acessório de ensacamento ou um cortador de grama básico. Folhas frescas e aparas de grama frescas são aceitáveis, mas podem ser melhores para canteiros que estão esperando para serem plantados na primavera.
Pilhas de Compostagem
Outro ótimo uso para a cobertura morta de folhas é na sua pilha de compostagem. Isso pode ser folhas trituradas, frescas ou até mesmo folhas secas inteiras de árvores de madeira dura ou macia. Incorpore folhas, grama e casca triturada na compostagem, junto com restos de cozinha e pequenas árvores processadas, e você descobrirá que tem uma fonte muito viável de nutrientes para a temporada de jardinagem. Empilhe folhas mortas em sua pilha de compostagem e você reterá a umidade que é muito necessária para novas plantas.
Apenas lembre-se de usar o tipo certo de folhas aqui. Folhas verdes aquecerão a compostagem. Folhas secas ajudarão a equilibrar o calor, pois carecem da maior parte do conteúdo de nitrogênio das folhas verdes.
Gramados
Falando de umidade, folhas mortas de outono têm provado repetidamente ser ótimas para gramados domésticos. As folhas retêm a umidade que é tão necessária para gramados que bebem muita água. Elas atraem minhocas e organismos que mantêm o solo onde sua grama está plantada saudável também. Contanto que você aplique uma camada fina o suficiente e evite sufocar a grama, você terá um gramado ainda mais viável na primavera seguinte. Use seu cortador de grama para triturá-las no lugar.
Habitat da Vida Selvagem
Há um ditado entre os ecologistas: deixe as folhas. Por quê? Porque as folhas protegem insetos, gastrópodes e minhocas que precisam de um lugar quente e úmido para viver nos extremos climáticos. Elas abrigam mariposas, borboletas e besouros também. Mais insetos na área significa mais comida para pássaros. Isso significa mais comida para pássaros maiores e para aqueles que comem esses grandes pássaros também. Deixar as folhas é uma das melhores maneiras de ser ecologicamente amigável em sua prática de jardinagem, e você obtém o benefício adicional da cobertura morta de folhas junto com essa amizade.
No entanto, não há mal em deixar as folhas em locais organizados. Se você preferir ter sua cobertura morta de folhas nos canteiros de jardim em vez de no gramado, isso é perfeitamente aceitável, especialmente se sua associação de moradores exigir uma aparência mantida. Cobrir todos os canteiros de jardim com folhas fornecerá um habitat amplo em seu quintal para insetos que passam o inverno.
Como Fazer Cobertura Morta com Folhas
À medida que as folhas se decompõem, elas criam uma camada retentora de umidade na superfície do solo.
Falamos sobre alguns dos usos conceituais da cobertura morta de folhas até agora. Agora vamos discutir os métodos passo a passo de fazer cobertura morta com folhas.
Deixe as Folhas
Assim como discutimos na última seção, você pode simplesmente deixar as folhas mortas onde estão e deixá-las fazerem seu trabalho. A natureza teve muito tempo para descobrir as melhores maneiras de fertilizar a terra no inverno. Você pode notar benefícios para seu jardim na forma de controle natural de pragas e atração de polinizadores benéficos. Mas algumas situações exigem um pouco mais de esforço do que o método de deixar e deixar viver.
Recolha e Relocalize
Você pode varrer as folhas do gramado diretamente para o seu jardim, como discutimos anteriormente. Ou você pode passar um cortador de grama sobre as folhas caídas para quebrá-las e depois movê-las para o espaço desejado. O mesmo vale para a grama. Recolha-a enquanto corta e aplique-a em outro lugar, seja um canteiro de flores ou uma composteira.
Quando você aplica cobertura morta de folhas em seu jardim, certifique-se de manter a camada abaixo de três polegadas. Muito espessa terá efeitos indesejáveis em qualquer planta que ainda esteja crescendo. Se você estiver deixando o canteiro em pousio durante o inverno, amontoe as folhas o quanto quiser, pois elas se decomporão no solo!
Um uso interessante para a cobertura morta de folhas é a isolação de inverno. Muitos jardineiros de rosas juram podar, desenterrar suas plantas de rosas no outono e deitá-las de lado para serem completamente cobertas por folhas. As folhas fornecem calor, proteção e umidade adequados para manter as rosas durante os tempos difíceis.
Mulch Verde
Digamos que você seja uma daquelas pessoas que gosta de podar os arbustos e árvores em seu quintal. Você pode usar folhas verdes dessas atividades para cobrir seus canteiros. Mantenha a camada que você aplica muito mais fina em áreas onde as plantas estão crescendo, pois levará mais tempo para essas folhas se decompor ao longo do tempo. Sinta-se à vontade para triturá-las para catalisar o processo de decomposição, no entanto.
Perguntas Frequentes
P: As folhas são uma boa cobertura morta?
R: Elas são uma excelente cobertura morta na maioria das situações porque são cheias de nutrientes que criam um solo rico quando se decompõem.
P: A cobertura morta de folhas é melhor do que a cobertura morta de madeira?
R: Depende da situação, mas no geral as folhas se decompõem mais rápido do que a madeira. Elas fazem todas as mesmas coisas que a cobertura morta de madeira também.
P: Você pode usar folhas frescas como cobertura morta?
R: Sim. Contanto que venham de uma fonte livre de doenças e você as triture primeiro, elas funcionarão como cobertura morta.