Adicionar uma camada de cobertura morta ao seu jardim não só ajuda a embelezar o espaço, mas também beneficia as plantas e o ambiente ao redor. Mas com tantos tipos diferentes disponíveis, qual material você deve escolher?
Se você mora em uma área com muitas árvores de pinheiro, as agulhas são um recurso prontamente disponível e acessível. As agulhas de pinheiro, também conhecidas como palha de pinheiro, cobrem o solo tão bem quanto lascas de madeira, palha e outros tipos comuns de cobertura morta.
Vou explicar os benefícios e desvantagens para que você possa tomar a decisão por si mesmo. Além disso, vou esclarecer alguns equívocos comuns sobre usar palha de pinheiro como cobertura morta.
A Resposta Curta
As agulhas de pinheiro, também conhecidas como palha de pinheiro, fazem uma excelente cobertura morta em muitos locais. Aplicá-las a alguns centímetros de profundidade previne ervas daninhas, conserva a umidade e diminui a erosão. Além disso, seu revestimento ceroso faz com que demorem a se decompor, então você só precisa aplicá-las uma vez por ano.
A Resposta Longa
As agulhas de pinheiro são uma ótima cobertura morta na maioria dos jardins. No entanto, antes de decidir usá-las, considere os seguintes fatores.
Os Benefícios
A cobertura morta de palha de pinheiro reduz a erosão, retém a umidade, suprime ervas daninhas, enriquece o solo e tem uma textura leve.
As agulhas das árvores de pinheiro fornecem muitos dos mesmos benefícios que outros tipos de cobertura morta, além de algumas vantagens únicas, dependendo de onde você mora.
Em termos de benefícios ambientais, a palha de pinheiro oferece o seguinte:
- Diminui a erosão do solo e o escoamento
- Reduz a evaporação da superfície do solo
- Mantém o solo fresco durante o verão
- Limita as ervas daninhas
- Proporciona um ambiente favorável para organismos benéficos do solo
- Adiciona matéria orgânica ao solo
Como são material orgânico, elas se decompõem e enriquecem o solo. Elas são uma ótima opção se você deseja evitar o desperdício e o uso de energia associados a coberturas plásticas e tecidos de paisagismo.
Outro benefício é sua textura leve e fofa. Como as agulhas não compactam tanto quanto materiais como folhas e lascas de madeira, é menos provável que formem uma camada densa. Portanto, a água e o ar continuam a fluir para dentro e para fora do solo, limitando condições anaeróbicas e inundações. Além disso, seu peso leve significa que são fáceis de espalhar!
A palha de pinheiro também é um material barato, especialmente se você mora em uma área com muitas árvores de pinheiro. Como as agulhas são bastante leves, você pode rastelar, ensacar e transportá-las para a área que deseja cobrir. E se você não quiser coletar suas próprias agulhas, pode comprar fardos de palha de pinheiro em lojas de materiais de construção e centros de jardinagem.
Um benefício final da palha de pinheiro é sua durabilidade! Mesmo com umidade adequada e temperaturas quentes, alguns centímetros em um canteiro de jardim levarão de um a dois anos para se decompor. Portanto, você só precisa aplicar a palha de pinheiro uma vez por ano. Como a longa vida útil se deve ao revestimento ceroso na parte externa das agulhas, evite triturá-las.
As Desvantagens
Alguns acham a cor marrom-avermelhada menos adequada para a estética do jardim.
Embora a palha de pinheiro seja fácil de encontrar em áreas com muitas árvores de pinheiro, é difícil adquiri-la em áreas repletas de árvores decíduas ou paisagens áridas. Se você mora em um lugar com muitos bordos, carvalhos ou outras árvores decíduas, considere usar folhas como cobertura morta.
Dependendo de quem você perguntar, a cor natural marrom-avermelhada é outra possível desvantagem. Embora eu ache essa cor terracota encantadora, pode não ser o que todo jardineiro está procurando.
Impacto no pH do Solo
Quando compostadas, seu pH se torna neutro.
Se você frequentar círculos de jardinagem por tempo suficiente, ouvirá algumas pessoas mencionarem que as agulhas de pinheiro diminuem o pH do solo. Em outras palavras, elas tornam o solo mais ácido. Mas essa afirmação é verdadeira?
Não há como negar que essas agulhas têm um pH ácido. Seu pH varia entre 3,2 e 3,8, enquanto um pH neutro é 7,0. No entanto, adicioná-las ao topo do solo não necessariamente aumenta o pH.
Quando você as vê se decompondo no topo do solo ou em uma pilha de compostagem, é fácil pensar que esse processo de pH ocorre magicamente. Mas uma coleção de micróbios invisíveis são os motores que fazem o trabalho. Essas bactérias e fungos trabalham para decompor partículas grandes e neutralizar substâncias ácidas e básicas. Isso significa que uma vez compostadas, elas têm um pH próximo ao neutro.
Procurando provas para respaldar isso? Então, veja um estudo conduzido por pessoal da Extensão da Universidade Estadual de Washington. Esses especialistas buscaram examinar o uso de agulhas de pinheiro ponderosa como fonte de carbono na compostagem e abordar as preocupações dos cidadãos com as cutículas cerosas das agulhas e seu baixo pH.
Para iniciar o experimento, eles dividiram as agulhas de pinheiro em três categorias:
- Agulhas inteiras do ano corrente
- Agulhas trituradas do ano corrente
- Agulhas trituradas que foram deixadas por um ano
Os experimentadores misturaram cada tipo de agulha de pinheiro com borra de café, aparas de grama e folhas secas de madeira dura, depois colocaram cada mistura em GeoBins projetados para compostagem doméstica. Eles completaram quatro réplicas para cada grupo.
Dentro de três meses, todos os GeoBins continham composto pronto para uso no jardim. Não só os materiais se decomporam, mas o pH de cada composto estava em ou próximo ao neutro. Isso significa que você pode compostá-las sem se preocupar que criarão composto ácido. Da mesma forma, você pode ter certeza de que usá-las não diminuirá drasticamente o pH do solo.
Você ainda pode estar se perguntando por que o pH do solo abaixo das árvores de pinheiro é ácido. Embora seja fácil assumir que as agulhas de pinheiro diminuem o pH do solo, lembre-se de que as árvores de pinheiro só podem crescer em solo ácido. Portanto, elas só aparecem onde o solo já era ácido antes de sua chegada.
Considerando o Tipo
Diferentes espécies de pinheiro produzem agulhas de tamanhos diferentes, mas todas funcionam bem como cobertura morta.
Embora todos os tipos sejam semelhantes em composição, cada espécie de pinheiro produz agulhas únicas. Alguns pinheiros, como o pinheiro-branco-oriental, o pinheiro-vermelho e o pinheiro-ponderosa, têm agulhas que medem vários centímetros de comprimento, enquanto árvores como o pinheiro-jack e o pinheiro-de-folha-curta possuem agulhas mais curtas. Todos os tipos têm uma textura semelhante, mas agulhas maiores são um pouco mais fáceis de coletar.
Você não precisa cortar galhos para obter as agulhas. Embora todos os pinheiros sejam coníferos, eles lentamente perdem suas agulhas à medida que crescem. Essas agulhas caídas se acumulam no chão, onde você pode facilmente rastelá-las em pilhas e depois transportá-las para o local desejado.
Como Aplicar
Calcule a quantidade necessária com base no tamanho do seu jardim e espalhe na primavera para controle de ervas daninhas.
Primeiro, determine quanto você vai precisar. Meça o comprimento e a largura do seu jardim (ou qualquer área que você queira cobrir), depois multiplique os dois números para determinar a área. Cada fardo de palha de pinheiro cobrirá cerca de 4 metros quadrados se você aplicá-la a uma profundidade de cinco a sete centímetros. Então, se o seu jardim tem 6 metros por 2 metros ou 12 metros quadrados, você precisará de três fardos de palha de pinheiro.
Uma vez que você tenha sua palha em mãos, é hora de espalhá-la. Embora você possa aplicá-la em qualquer época do ano, a primavera é uma época ideal pois permite sufocar sementes de ervas daninhas que ainda não emergiram. Além disso, ao cobrir o solo enquanto as plantas ainda estão pequenas, você evitará que a água respingue da superfície do solo e, portanto, limitará a propagação de doenças.
Você pode aplicar a cobertura morta antes ou depois de plantar anuais na primavera. Espalhá-la antes de plantar limita a necessidade de precisão. No entanto, você precisará afastar a cobertura morta das áreas onde deseja plantar. Se você optar por cobrir depois de plantar, certifique-se de deixar as plantas pequenas descobertas.
Não importa qual opção você escolha, mire em uma profundidade de cinco a sete centímetros. Isso previne ervas daninhas, conserva a umidade e estabiliza a temperatura sem usar material em excesso. Eu acho que a melhor maneira de espalhar a palha de pinheiro é sacudi-la sobre o solo com as mãos. No entanto, você também pode aplicá-la com um garfo de feno.
Desde que você aplique a quantidade adequada de material, só precisará reaplicar a palha de pinheiro uma vez por ano. Se você vir alguns pontos descobertos entre os eventos principais de cobertura, basta polvilhar um pouco mais para cobrir o solo.
Considerações Finais
Se você mora em uma área com abundância de árvores de pinheiro, vá em frente e use as agulhas como cobertura morta! Aplicar alguns centímetros das agulhas reduzirá as ervas daninhas e limitará a erosão e a evaporação. E, independentemente do que qualquer outra pessoa diga, lembre-se de que as agulhas de pinheiro não afetarão drasticamente o pH do solo.