O Que é o Spray de Piretrina?
Um inseticida que muitos jardineiros têm em seus galpões é o spray de piretrina. A piretrina pode ser controversa entre os jardineiros porque, embora seja derivada naturalmente, pode prejudicar insetos benéficos e humanos em grandes quantidades. Existe também uma versão sintética chamada permetrina, que pode tornar o assunto um pouco confuso. Alguns jardineiros acham melhor evitar tudo isso, apenas para estar seguro.
Mas, ao mesmo tempo, as piretrinas facilitarão muito sua vida quando se trata de controle de pragas, especialmente quando você está lidando com grandes surtos que precisa controlar rapidamente. Ela pode matar insetos sugadores como mosquitos e pulgões e insetos voadores como moscas-brancas. Sem mencionar que também mata percevejos, formigas e até pulgas!
Embora as piretrinas possam causar problemas, muitas marcas são classificadas pelo OMRI como seguras para uso em jardinagem orgânica, então você pode usá-las se preferir omitir produtos químicos sintéticos do seu jardim. E enquanto as permetrinas não são orgânicas, você ainda pode usá-las no jardim, e elas também podem ser encontradas em roupas tratadas e coleiras antipulgas para afastar pragas enquanto são usadas.
Vamos explorar os prós e contras das piretrinas e permetrinas e tudo o que as torna semelhantes e diferentes.
O Que é o Spray de Piretrina?
O spray de piretrina (com ou sem sabão inseticida) é um pesticida orgânico. Fonte: Lorin Nielsen
A piretrina é composta por seis toxinas naturais que podem ser encontradas nas cabeças de flores secas de uma certa flor de crisântemo, Chrysanthemum cinerariifolium. Sinônimos para seu nome botânico são Tanacetum cinerariifolium ou Pyrethrum cinerariifolium. Você pode ter ouvido essa espécie de crisântemo ser chamada de margarida pintada ou margarida piretro por causa desse uso. As toxinas são extraídas das flores, diluídas e usadas como inseticida.
A piretrina, às vezes chamada de piretro, foi registrada pela primeira vez como pesticida na década de 1950. Ela tem sido usada para matar pulgas, moscas, formigas, mariposas, mosquitos e muitas outras pragas. Se apenas ingredientes naturais forem misturados aos sprays de piretrina, os produtos são geralmente reconhecidos como seguros para jardinagem orgânica pelo Instituto de Revisão de Materiais Orgânicos, ou OMRI.
Semelhante à piretrina é a permetrina. A permetrina é sintetizada em laboratório, mas age exatamente como as toxinas encontradas nas flores de crisântemo. Elas são usadas de maneira semelhante às piretrinas, mas são mais frequentemente usadas para pragas de insetos em edifícios, roupas e em animais de estimação e gado.
A permetrina foi registrada na Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) em 1979 e, posteriormente, foi revisada devido a preocupações de segurança, mas foi novamente considerada segura e registrada novamente em 2006.
Como as Piretrinas Funcionam?
As piretrinas e a permetrina matam pragas de insetos de maneira semelhante. Cada uma delas excita o sistema nervoso do inseto uma vez que o inseto toca ou come o inseticida. Eles eventualmente ficam paralisados e morrem porque seus corpos não conseguem eliminar as toxinas rapidamente o suficiente.
A toxina da piretrina geralmente é suficiente para matar pragas, mas muitos produtos usam outro produto químico ou adição, chamado sinergista, para torná-la mais potente e eficaz. Os materiais adicionados variam entre os produtos. Opções orgânicas incluem sabões inseticidas, óleo de neem ou opções orgânicas semelhantes. Se um produto químico adicional for usado, o produto não será classificado pelo OMRI como orgânico, mesmo que a piretrina natural seja usada. Verifique a classificação do OMRI na sua piretrina se você estiver fazendo jardinagem orgânica, apenas para garantir que é um pesticida apropriado para suas necessidades.
Pequenas quantidades de piretroides não prejudicarão humanos ou animais porque seus corpos são capazes de quebrar as toxinas. No entanto, outros mamíferos têm sensibilidades ligeiramente maiores do que os humanos, especialmente quando se trata de permetrinas. Se você tem animais de estimação, observe que os gatos geralmente são mais sensíveis do que os cães. Como um piretroide mata insetos, no entanto, eles são frequentemente usados em coleiras de controle de pragas, como coleiras antipulgas.
Tipos de Piretróides
Você provavelmente encontrará piretrina e permetrina na forma de um spray pronto para uso (RTU) ou um concentrado que precisará ser misturado com água antes de usar. Ambos os tipos podem ser pulverizados diretamente nas plantas conforme necessário. Esses dois pesticidas também podem vir na forma de nebulizadores, pós ou pó de piretro, xampu para animais de estimação e produtos para piolhos.
A permetrina é um pouco mais flexível em seus usos. Você pode encontrar este produto em repelentes de insetos, coleiras e medicamentos antipulgas, roupas tratadas e etiquetas de orelha de gado. É comumente usada em programas de controle de mosquitos de saúde pública e é pulverizada em grandes áreas para combater grandes infestações.
Lembre-se de que a piretrina é derivada naturalmente dos crisântemos e pode ser usada na jardinagem orgânica, e que a permetrina é sintética, mas funciona da mesma forma que a piretrina.
Outros Piretróides
Existem outros tipos de produtos derivados de piretrina em laboratório, como bifentrina, deltametrina e resmetrina. Esses produtos químicos não são tão intimamente relacionados à piretrina, mas ainda estão na família dos piretróides.
Você provavelmente não usará esses produtos no jardim, mas pode querer saber para que eles são usados. A bifentrina é tipicamente usada na agricultura convencional e está disponível como sprays, grânulos ou aerossóis. A deltametrina é tipicamente usada ao ar livre em grandes áreas, como campos de golfe, mas também pode ser usada em ambientes internos em rachaduras onde as pragas entram no edifício. A resmetrina é usada em instalações de manuseio de alimentos, instalações industriais ou para gado e animais de estimação para controlar insetos como pulgas ou moscas.
Muitos outros piretróides estão disponíveis, mas geralmente não estão disponíveis para jardineiros residenciais e são limitados ao uso comercial. Alguns piretróides foram banidos devido ao seu potencial de prejudicar pessoas e o meio ambiente.
Benefícios do Uso de Piretrina
A margarida piretro é parte da família dos crisântemos. Fonte: KENPEI
A piretrina é altamente eficaz contra a maioria dos insetos, tornando-se uma escolha favorita de muitos jardineiros. Ela pode controlar pulgões, lagartas, pulgas, besouros das pulgas, cigarrinhas, percevejos, mariposas, mosquitos e formigas. Como é um inseticida natural, você pode usá-lo no jardim ao redor de flores, vegetais, frutas e outras plantas. Existem algumas precauções que você precisará tomar, mas entraremos nisso na próxima seção.
A permetrina derivada em laboratório pode ser integrada em roupas e acessórios especialmente tratados para manter mosquitos, pulgas e outros insetos afastados enquanto você os usa. Esses produtos são ótimos para levar em viagens de acampamento ou ao lago. Coleiras antipulgas manterão seus animais de estimação livres de insetos e evitarão que sua casa seja infestada. A permetrina também está disponível para uso no jardim como pesticida, embora geralmente esteja em combinação com outros inseticidas em sprays e seja apenas um dos ingredientes ativos.
Ambos os inseticidas são formas poderosas de controle de insetos, e você nem precisa usar grandes quantidades para que funcionem. Pulverizar apenas um pouco de inseticida onde você precisa será suficiente para controlar o surto, mas não será suficiente para prejudicar você ou seus entes queridos.
Os sprays de piretrina são populares no jardim, mas existem muitas outras formas que são tipicamente usadas em ambientes internos para combater pulgas e outros insetos. Nebulizadores são potentes e matarão pragas instantaneamente, enquanto pós funcionam mais lentamente, mas fornecem uma solução mais a longo prazo.
Desvantagens do Uso de Piretrina
O inseticida de piretrina tem suas preocupações que você deve levar em consideração antes de usá-lo, assim como a permetrina. A maior preocupação a ser observada é que ele é altamente tóxico para abelhas e outros insetos benéficos. A preocupação é principalmente quando o spray está molhado. Uma vez que seca e começa a se decompor no ambiente, torna-se menos preocupante.
A melhor maneira de evitar prejudicar criaturas amigáveis é aplicar o spray no início da manhã para que ele tenha tempo de secar antes que elas saiam para polinizar. Quando você pulverizar, mire nas folhas e caules e evite as flores, a menos que estejam ativamente infestadas por pragas. Alternativamente, espere até pouco antes do pôr do sol e pulverize suas plantas então, pois a maioria das abelhas terá se retirado para suas colmeias para a noite nesse ponto.
Outra desvantagem é que pequenas quantidades de piretrinas são irritantes para humanos e animais, e grandes quantidades podem ser prejudiciais. Se entrar em contato com a pele, olhos ou boca, ou for inalado, pode causar vários sintomas, incluindo queimação e irritação, nariz escorrendo, tosse, dificuldade para respirar, vômito e sintomas semelhantes à asma. Se você entrar em contato com uma pequena quantidade, provavelmente não terá mais do que irritação e queimação. Ainda assim, você deve sempre usar equipamento de proteção e manter crianças e animais de estimação longe dele em todos os momentos.
As piretrinas também são altamente tóxicas para uma variedade de animais aquáticos, como lagostas, ostras, camarões, peixes e insetos. De acordo com o Centro Nacional de Informações sobre Pesticidas, estudos mostraram que peixinhos expostos a piretrinas colocaram menos ovos ao longo do tempo. Felizmente, as toxinas geralmente se decompõem no solo antes de conseguirem alcançar o lençol freático, tornando-as não muito ameaçadoras para a vida aquática se você estiver usando-as apenas no jardim.
Como Usar Inseticidas de Piretrina
O rótulo do OMRI significa que é aprovado para uso em jardinagem orgânica. Fonte: Lorin Nielsen
Siga cuidadosamente as instruções do rótulo, pois cada marca provavelmente terá suas próprias direções para o produto.
Você encontrará spray de piretrina na forma de uma solução concentrada que precisa ser misturada antes de usar ou como um spray pronto para uso (RTU) pré-misturado com um pulverizador manual. Concentrados exigirão uma pequena porção, geralmente até algumas colheres de sopa, para serem misturados com água. Alguns produtos exigirão que você adicione óleo de neem ou sabão à mistura. Alguns RTUs podem já ter óleo de neem ou sabão na mistura.
Depois de misturar o concentrado de acordo com as instruções do rótulo ou remover a embalagem do seu spray RTU, você pode pulverizar a mistura diretamente nas plantas infestadas. Tente evitar cabeças de flores e botões para não arriscar que abelhas e outros polinizadores entrem em contato com o spray, pois é tóxico para eles.
Embora este passo não seja necessário, você pode cobrir as plantas com uma cobertura de linha até que o spray seque para proteger os polinizadores. O spray se torna menos ameaçador uma vez que está seco, então você pode remover a cobertura nesse ponto.
Outra maneira de proteger os polinizadores é pulverizar seletivamente as áreas que precisam de atenção, em vez de pulverizar toda a planta ou canteiro. Se você notar algumas plantas específicas ou um canteiro particular que tem um problema de pragas, tente pulverizar apenas essas plantas primeiro antes de pulverizar todo o seu jardim. Você poderá minimizar o risco não apenas para as abelhas, mas para você e outros que possam estar na área.
Quando você pulverizar seu jardim, use roupas e equipamentos de proteção para não entrar em contato com o spray, mesmo que esteja usando uma forma orgânica de inseticida de piretrina. Óculos de proteção, máscaras faciais e mangas compridas evitarão que você inale ou entre em contato acidentalmente com o spray. Este é um passo especialmente importante se você usar nebulizadores ou pós, pois esses podem entrar em seus olhos ou nariz mais facilmente do que sprays.
Os sprays de piretrina podem ser usados em frutas e vegetais até alguns dias antes da colheita. Quando expostas à luz solar, o Centro Nacional de Informações sobre Pesticidas relata que as piretrinas se decompõem em questão de poucos dias, tornando-as seguras para uso em jardins comestíveis. Claro, siga as instruções do rótulo do seu frasco; as instruções do rótulo indicarão o tempo ideal para esperar antes da colheita. Elas também são eficazes em plantas ornamentais.
Perguntas Frequentes
Margaridas piretro secas. Fonte: Museu de Toulouse
P: A piretrina é prejudicial para os humanos?
R: O inseticida de piretrina é prejudicial para os humanos em grandes quantidades. Pequenas quantidades podem causar irritação, seja sensação de queimação ou dificuldades respiratórias. É importante garantir que você esteja devidamente protegido ao manusear piretrinas para não ser exposto acidentalmente. As pequenas quantidades que você colocará em suas plantas não serão suficientes para prejudicá-lo, desde que você evite ser exposto diretamente. A maioria dos mamíferos não será prejudicada pelas pequenas doses usadas para aplicações típicas de controle de pragas.
P: O que a piretrina mata?
R: As piretrinas matarão quase qualquer inseto! Formigas, muitos insetos voadores, mosquitos, mariposas, cigarrinhas e pulgões são apenas algumas das muitas pragas que ela matará quando expostas. O lado negativo disso é que ela pode matar polinizadores benéficos que todo jardim precisa, incluindo abelhas. Evite pulverizar piretrinas em flores e botões, e evite pulverizar durante o horário do dia em que esses insetos estão ativos. Aplicações no início da manhã ou pouco antes do pôr do sol são os horários mais seguros do dia para aplicar em sua planta.
P: A piretrina é proibida?
R: A piretrina não é proibida, mas algumas formas de piretróides são. Piretróides são versões sintéticas, feitas pelo homem, de piretrina que se comportam de maneira semelhante à piretrina natural que vem das flores de crisântemo. Quando os riscos dos piretróides estavam sendo reavaliados, alguns deles foram proibidos devido a preocupações de risco. Tanto as piretrinas quanto as permetrinas são consideradas seguras para a maioria dos usos em jardins, e essas são as que você provavelmente encontrará para venda no varejo.